IBOV – Gráfico – 09-03-2020

10mar20

Bom dia, amigos!

Após um dia atípico de muito pânico da massa, trago uma leitura do IBOV para ajudar no acompanhamento do mercado. Não vou postar outras ações em específico pois o momento ainda não permite boa leitura, mas o fato é que vale a pena ficar de olho para o surgimento de boas janelas de oportunidade em empresas de qualidade…

Acompanho o mercado a quase 20 anos e é incrível como o comportamento de massa é sempre o mesmo. A imensa maioria das pessoas na bolsa de valores não sabem o que estão fazendo lá e por isso entram em pânico sempre… Os sentimentos são os mesmos: ganância, euforia, pânico, desespero…

Mas aqui no Blog os amigos já estão vacinados contra isso!

E vamos que vamos!
Abraços!
Leitão

Veja também…

Gráficos “Antes e Depois…”

Melhores artigos do Blog

Livros

Chat’s

Gráficos e dicas em seu e-mail...



40 Responses to “IBOV – Gráfico – 09-03-2020”

  1. 1 Anônimo

    suporte em 85k depois 72k e 68k ? confere?

  2. 2 Leitão

    Oi “Anônimo”!

    Não… isso é futurologia. Não há nenhuma técnica de Análise Gráfica capaz de supor isso nesse momento.

    Prefiro esperar mais pregões para poder fazer uma leitura melhor, usando as técnicas que já uso a muitos anos e que realmente funcionam…

    Abraço!
    Leitão

  3. 3 Hagar

    Oi Leitão!

    Obrigado por continuar mantendo o blog. Seus princípios ajudam muita gente!
    Só pra descontrair, ontem eu tava mais feliz que minha mulher no shopping! Faltou $ pra aproveitar todas as promoções haha

  4. 4 Leitão

    Oi Hagar!
    Heheheheh! Obrigado!

    Pois é… E eu fico igual pescador em loja de artigos pra pescaria :-)

    Abração!
    Leitão

  5. 5 Leandro

    Oi leitão,

    Dei uma olhada no ibov dolarizado e parece estar chegando no suporte de longo prazo, esse grafico dolarizado tb é um bom parâmetro? Dados da Enfoque.
    Abraço

  6. 6 Leitão

    Oi Leandro!

    Sim, esse tipo de gráfico dolarizado tem valor sim… é bem provável que esteja mesmo chegando a um suporte de longo prazo (dolarizado)…

    Abraço!
    Leitão

  7. 7 Fernando

    Oi Leitão! Só uma pergunta, nesses momentos de pânico seria só a massa agindo irracionalmente ou teria algum grupo de grandes investidores agindo para aumentar ainda mais a queda?! Ótima análise, como sempre!

  8. 8 Leitão

    Oi Fernando!
    Obrigado!

    A massa de jogadores já é bastante cega para fazer isso sozinha. Mas é bastante normal que grandes players influenciadores também ajudem a empurrar o entulho… Isso sem falar da mídia totalmente sem noção que também não fala coisa com coisa, por pura estupidez mesmo, que também contribui com a bagunça…

    O legal é constatar que meu Blog está com 14 anos de idade e todo o conteúdo continua vivo e atual, rssss….

    Abração!
    Leitão

  9. 9 Anônimo

    Leitão, é coerente uma compra para LP em PETR4, ITSA4 e BBAS3?
    ou esperaria uma leitura melhor para efetuar as compras, não consegui enviar as ordens ontem no final do pregão.

  10. 10 Leitão

    Oi “Anônimo”! (Você esqueceu de deixar seu nome ou nickname)

    Não posso dar dicas de operação assim diretamente. O que faço aqui no Blog é ajudar na leitura do mercado e na discussão de conceitos importantes para melhorar a consciência dos amigos no que se refere a investimentos em bolsa…

    A primeira coisa é saber identificar empresas com qualidade em seus resultados. Não adianta a empresa ser grande, famosa, popular… tem que ter qualidade, resultados reais. A PETR, por exemplo, não está com bom desempenho. Então, não adianta cair preço sem melhorar qualidade. Pois empresa ruim barata ainda é empresa ruim.

    Outra coisa é saber que tipo de Estratégia você vai usar, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2010/09/15/as-melhores-estrategias-para-a-bolsa-de-valores/

    Meu Blog inteiro é sobre isso e vale a pena ir lendo aos poucos todo o conteúdo aqui… é bem relevante e vai lhe ajudar nessa ampliação de visão…

    E aos poucos vou ajudando mais… Aparaça sempre!

    Abraço!
    Leitão

  11. 11 Surfista Acionário

    E aí Leitão, fez a festa no saldão de segunda? Eu aproveitei uma disponibilidade de caixa e comprei uns bons filés, só os com ótimos fundamentos, igual as suas boas lições (fiz o curso em 2008, até hoje tenho as anotações, graças a ele meu processo de aprendizado na bolsa – e até em outros investimentos – foi muito mais fácil).

    Lembrei demais das lições sobre emoções nativas nessas flutuações da bolsa. Outro dia um título assim “Coronavirus: preço do petróleo cai 30% e bolsas despencam.” Que? O preço do petroleo caiu pq adoeceu com o coronavirus? Hahahahah Só conversa furada! Vi muita gente desesperando com as oscilações na bolsa e eu tranquilão, tudo funcionando redondo dentro das estratégias, tudo com controle de risco…

    Vou aparecer mais aqui no blog, difícil encontrar lugar são assim para conversar sobre ações. Já passei por twitter, instagram, facebook, forums, pra tudo que é lado é só “dica quente”, indicadores técnico blax-blox milagroso, notícias conjunturais irrelevantes, já li até bam-bam-bam do investimento recomendando que nunca se deve investir em renda variável pra formar capital… Você fala de fundamentos parece que você é um E.T., análise gráfica o cara pergunta se é indicador técnico, não é a toa que tanta gente perde dinheiro.

    Abraços!
    Surfista Acionário

  12. 12 Leitão

    Oi Surfista!
    Puxa, que mensagem legal! Obrigado, meu amigo!
    Dá uma alegria danada ao ver meus ex-alunos caminhando bem assim!

    É isso mesmo! Todo mundo sem noção… Pelo menos nesses 14 anos de Blog tenho conseguido ajudar os amigos mais próximos aqui… e já valeu muito a pena!

    E continuamos juntos nessa caminhada!
    Abração!
    Leitão

  13. 13 Pollyanna

    Obrigada professor pelas análises. A bolsa está dando ótimas oportunidades em empresas com fundamentos bons. Você já começou as suas compras ou ainda está aguardando ? Estou montando uma carteira bacana…tinha muita empresa inflacionada com P/L absurdamente alto… e as pessoas achando normal.

  14. 14 Beckerbauer

    Leitão, boa noite, fico observando o D.Y. de algumas empresas dispararem no histórico de 12 meses, mas ao mesmo tempo vejo que são empresas como, irbr3, que estão em meio a um fogo cruzado danado.
    Na minha mente penso que a melhor opção seria evitar esse tipo de ativo, pois já mentiram em fechamentos e estão com denúncia na CVM.
    O pensamento está correto, ou o valuation da empresa ainda é considerado fiel?

  15. 15 Sedex

    Leitão, as queridinhas não receberam mais atualizações??

    Grande abraço!

  16. 16 Leitão

    Oi Pollyanna!
    Sim, é isso mesmo… Tinha muitas empresas inflacionadas… Agora está ficando melhor e vão surgindo oportunidades sim… Estou de olho sim :-)

    ————————–
    Oi Beckerbauer!
    Sobre a IRBR eu ainda não estou por dentro do que está ocorrendo com ela. Fiquei até curioso sim pois a queda com ela foi muito forte.

    Mas várias outras empresas, sem problemas aparentes, estão mesmo ficando muito interessantes e com boa relação D/Y… Essa queda generalizada joga tudo para baixo, empresas boas e também ruins. É questão de filtrar e aproveitar as oportunidades…

    ——————-
    Oi Sedex!

    A lista das “Queridinhas da Turma” acabou em desuso depois que creio o meu Ranking, que é bem mais sistemático e está sempre atualizado, veja:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/tag/ranking/

    —————
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  17. 17 Anônimo

    Leitão, CIEL3 ainda é uma boa empresa pra se comprar ?

  18. 18 Leitão

    Oi “Anônimo”! (Você esqueceu de deixar seu nome ou nickname)

    A Cielo vem enfrentando perda de mercado, margens caindo e lucros caindo. Portanto, a queda de preços na bolsa é justificável.

    Nesse momento em que temos muitas outras empresas também com preços caindo mas por motivos de sentimento de manada, vale a pena dar atenção a outras…

    A Cielo é um caso à parte. Ela tem que começar a mostrar resultados melhores, senão seus preços baixos continuarão baixos por um bom tempo…

    Abraço!
    Leitão

  19. 19 Marcos

    Boa tarde Leitão! Que paulada hein?

    Estou observando algumas empresas, vc pode me dizer o que acha delas?

    LCAM3 – CVCB3 – HGTX3

    Um abraço!

  20. 20 Luiz

    Oi Leitao, em todos os seus anos de mercado, vc ja viu uma correcao com essa força? Sera que esta crise é diferente?
    Estou comprando em etapas, mas sinceramente pela primeira vez esta dando medo, 2008 ficou no chinelo frente a essa, nao vi em 2008 fecharem tudo e pararem o mundo

  21. 21 Leitão

    Oi Marcos!
    Boa noite!

    LCAM tem bom desempenho sim, mas sempre esteve super inflacionada. E mesmo com a queda atual, ainda considero cara.

    CVCB também tem bom desempenho e estava muito cara. Agora está mais realística, mas tem a questão direta do impacto no turismo diante dessa crise. Vale a pena acompanhar e analisar o Risco/Oportunidade para ela.

    HGTX esta com o desempenho nos lucros declinante, mas sustentando. Ficando mais barata vale a pena sim acompanhar…

    —————————-
    Oi Luiz!
    Já vi esse filme várias vezes. Acabei de postar sobre isso lá na turma dos meus ex-alunos, no Buteco da turma, vou colar aqui:

    “Era bem visível que a bolsa estava bastante esticada, nem precisava muito esforço para ver isso… Mas a manada não enxerga isso e os “analistas” só fazem é incentivar os leigos à jogatina, sem escrúpulos mesmo…

    Aí vem uma queda (seja por qual motivo for), coisa normal, e todo mundo fica desesperado… coisa também super normal de acontecer, já que a maioria não sabe o que está fazendo na bolsa, e movidos pela ganância e também pela inocência, colocam grandes quantias no topo da bolsa… ou seja, erro básico do básico….

    Agora vai ocorrer o contrário: os preços vão ficar bastante baixos, até mais do que a lógica manda, coisa também normal, visto que como não sabem o que fazer na fase de alta, tão pouco saberão fazer na fase de baixa…

    Aí passa um tempo, passam os “motivos” para as baixas, e o ciclo se repete…

    Já nós vamos fazendo o certo sempre: nas fases de baixa e nas fases de baixa, e vamos caminhando bem sempre… Olhando os fundamentos, firmes na Estratégia, com o emocional vacinado… ”

    ———–
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  22. 22 Marcio

    Boa Noite tudo bem? Por mais que todos sejam vacinados aqui é assustador ver tudo que está acontecendo de uma vez.
    Pandemia, Guerra nos preços de petróleo, Nosso país que não engrena. A Bolsa com uma queda de 35% praticamente em 4 dias. A Bolsa americana caindo 10% hoje( nem em 2008 vi uma queda dessas)
    No meio de tudo isso, vou tentar falar de uma ação que estou de olho. Não se trata de arriscar ou jogatina.. Vou chamar de estratégia.
    Via Varejo( VVAR3) pra mim Leitao tem um potencial enorme de Valorização. A empresa passa pela reestruturação e já começou a dar resultados lucros.o governo vai incentivar o país a consumir a consumir , baixando taxas de juros, facilidade de crédito etc…
    Eu ja estava de olho ,Com esta queda ficou muito atrativa. Não vou fazer loucura vender minha cada, carro etc. Mais acredito que comprar um lote coisa em torno de 880 reais para médio longo prazo… Com o lucro lá na frente, caso se confirme vendo e realoco na minha carteira de investimento.
    Em paralelo a isso não vou deixar de aportar na minha carteira de investimentos
    Espero não estar fazendo errado. Qual sua opinião Leitao?

  23. 23 Leitão

    Oi Marcio!
    Boa noite!

    Já passei por vários circuit-breaker’s no passado, dias de queda de 8%, 10%… Pânico generalizado, ações variando para cima e para baixo em percentuais irreais, etc, etc… tudo isso não é novidade.

    Uma dica: sabe o que eu faço em tempos assim? Desligo a TV, o rádio, filtro tudo que posso para não receber informações da massa… Pois não sou de ferro: eu sei que se ficar vendo jornais, lendo, ouvindo, conversando, vou acabar minando meu emocional. É natural isso, somos seres emotivo. Mas a razão tem que criar estratégias para tutelar a emoção… Não é questão de se alienar, é questão de ter confiança no que se está fazendo e se resguardar do emocional de massa.

    Sobre VVAR, Afff!!! E digo mais, Afff!! E mais um afff!! A empresa só dá prejuízo! Nem de graça eu quero um negócio desses, rsss… Não importam as “perspectivas”, importam os resultados reais.

    Veja mais:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2020/01/30/perspectivas-para-a-bolsa-e-papo-com-cerveja-gelada/

    Abraço!
    Leitão

  24. 24 Marcos

    Muito obrigado!

    Mais uma dúvida: vi que vc acrescentou COGN3 em sua carteira ( fazia um tempo que eu não entrava aqui ) mas eu vi que os lucros dela vem caindo desde 2017 segundo o Fundamentus.

    Pq vc incluiu ela? Vale mesmo a pena investir nela mesmo assim?

  25. 25 Leitão

    Oi Marcos!
    Disponha!

    Incluí a COGN aqui na lista do Blog, não na minha carteira. Na minha carteira ela teve uma passagem, mas tirei, não me agradei mais dos fundamentos…

    Abraço!
    Leitão

  26. 26 Marcelo Bezerra de Araujo

    Depois da tempestade vem a Bonanza! Comprei minhas primeiras ações em 2006, as ações estavam tudo bombando, elas tinhas as vitaminas da galáxias, era só comprar usim, ggbr, csna, vale, as também as empresas de Eike que os “rendimentos” eram quase 10% ao mês, nem o super homem podia ser mais viril que a bolsa de valores… Pois é… Chegou em em 2008 e eu tinha um equilíbrio despotente na carteira de 80% em ações e 20% em renda fixa… E não é que o trem desabou! Começou depois do mês de maio.. deu um solavaco peste. Vi o desespero nós jornais e das pessoas na rua, eu estava precavido com 20 % em renda fixa… E não é que a bolsa caiu uns 20% em alguns dias… Eu logo como investidor e com reserva em RF, já fui comprando ações, todo feliz! E depois caiu mais 10% e eu fui queimar minha renda fixa… E caiu mais 8 e zerei minha renda fixa….a bolsa caiu até outubro … Foram meses… Oi fundo do poço é mais embaixo…. Minha sorte que não me desesperei e mantive meu IG. Hj minha carteira é madura, uma crise dessa não faz nem cosquinha e estou muito animado se caso abaixar mais os preços, vou potencializar minha carteira.
    Vi muita gente na primeira queda ja sair comprando, mas em crise o buraco tá mais embaixo. Não precisa ter pressa pq a queda é brusca e se levantar no outro dia espere, pq se isso não firmar, desce com mais força. A ação da melhor empresa cai! Eu hj em dia amo crise. Crise é uma maravilha! Oportunidade única!
    Eu tenho as melhores empresas do Brasil na minha carteira…
    Dica: Nessa crise e com as essas quedas que surgiram … Vejam os gráficos das empresas filé
    Das empresas com fundamentos… Veja o fundo delas no gráfico e veja se elas estão baratas
    Se ela é a melhor empresa do Brasil, comprovada nós fundamentos… Se ela está barata, com desconto.. e se atingiu um fundo histórico..
    É bingo
    Obs… Nessa queda do corona ainda não comprei… No próximo estresse acho que vai começar a dar bom

  27. 27 Leitão

    Oi Marcelo!
    Bom dia!

    Legal seu depoimento, obrigado! Isso ajuda a outros amigos aqui do Blog!

    É bem por aí mesmo…

    E vamos que vamos!
    Abraço!
    Leitão

  28. 28 Lucas Schembek

    Bom dia Leitão, estou alocando parte dos meus recursos (200 mil) em algumas ações, estou esperando o mercado acalmar e efetuar as compras, não tive tempo de disponibilizar os recursos na corretora para efetuar as compras ontem.

    ABEV3 20.000
    ITSA4 40.000
    PETR4 40.000 * (Swing) saída em R$ 28
    BBAS3 20.000
    BBDC4 20.000
    WIZS3 20.000
    BRSR6 20.000
    BRML3 20.000

    Estava pensando em colocar para surfar apenas a petro, e de principio manteria para o “resto da vida” essas ações e faria aportes mensais nessas e em outras com os preços atrativos.
    O que acha dessa compra? tomaria cuidado com algum papel relacionado?

  29. 29 Lucas Schembek

    ahh estou pensando também em remanejar o recurso também na ABCB4

  30. 30 Leitão

    Oi Lucas!
    Boa tarde!

    Nunca é bom aportar muito valor de uma única vez. A melhor estratégia é fazer aportes graduais, parcelados, em sistema de rodízio, e ir alocando equilibradamente ao longo do tempo… Assim reduz o risco e mantém melhor equilíbrio…

    E é preciso selecionar bem as empresas, não pode errar nisso. Se escolher mal vai perder tempo e dinheiro na bolsa. Tem que ter critérios claros de escolha e não se deixar levar por tamanho, fama ou popularidade.

    Outra coisa: procure diversificar setores, evite repetir… você já comentou sobre 5 bancos em uma pequena lista…

    E mais: monte uma carteira com 20 ou mais empresas, diversificando os setores. Assim o risco individual fica em torno de 5%, bem controlado e diversificado.

    Sobre os papéis, não posso opinar assim diretamente. Posso só comentar rapidamente:

    PETR nem de graça eu quero. E especular com papel ruim também não é bom.

    ABEV é famosa mas está com seus lucros declinantes.

    BRSR6, para quê um banco mediano e patinante se pode escolher outros melhores…

    BRML3 desempenho muito ruim nos lucros…

    Para ajudar em suas escolhas, use meu Ranking… Ele ajuda bastante nessas pesquisas e estudos:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/tag/ranking/

    Bem, e tem mais conceitos, mas não consigo explicar tudo por aqui… Quando animar, venha para a turma: http://leitaemacao.com/curso

    Um abraço!
    Leitão

  31. 31 Marcos

    Boa noite Leitão,

    Continuo só de olho nas 3 que falei antes ( CVCB3, LCAM3 e HGTX3)

    Especialmente a CVC tem me chamado a atenção pois caiu muito e a empresa tem fundamentos bons a meu ver. Claro que o turismo vai ser muito prejudicado com esse isolamento, mas não dura para sempre.

    Vc conhece bem essa empresa? Acha que ele resiste bem a esse período de vacas magras? Tá despencando tanto que as vezes dá a impressão que ela não vai resistir e fechar as portas rsrs

    Um abraço!

  32. 32 Leitão

    Oi Marcos!
    Boa tarde!

    Olha, estamos passando por uma crise sem precedentes. O impacto no sistema de saúde pode ser muito forte e é a principal preocupação. Sob o ponto de vista de investimentos em bolsa, 2020 pode ficar comprometido, mas só isso, um ano de resultados ruins nos balanços. Mas por experiência e intuição creio que 2021 tudo volta ao normal.

    Nesse momento é melhor evitar empresas mais vulneráveis à essa crise como a CVC, cujo setor é diretamente impactado. Como tudo cai numa crise, encontre outras mais robustas e menos sensíveis à crise.

    Não é para sair vendendo suas empresas em carteira no desespero. É apenas para manter as estratégias com serenidade, evitando o desespero e também evitando a ganância, dois mal conselheiros.

    Abraço!
    Leitão

  33. 33 Leandro Mngr

    Olá pessoal. Espero que estejam todos bem e protegidos.

    Leitão, uma pergunta sobre investimento gradual: dentro da estratégia de alocação, usa-se stop?

    Pergunto pois já vi gente dizendo que deixa sem com a desculpa de que é “investimento para o longo prazo”

    Tenho certeza que veremos isso no nosso curso, mas…. o que me diz?

    Abraços e paz para todos!
    Leandro

  34. 34 Leitão

    Oi Leandro!
    Boa tarde!

    Na Estratégia de Investimento Gradual não usamos Stop… o conceito de Stop é usado só em operações Especulativas, curto prazo, e com a devida técnica e estratégia específica.

    No Investimento Gradual o controle de risco é feito através de uma correta Análise Fundamentalista, acompanhando os resultados financeiros das empresas; uma correta sistemática de alocação equilibrada e gradual; uma boa diversificação de empresas e setores; e por aí vai… Não tem nada a ver com “buy-and-hold, comrpar e esquecer”, tem a ver com Estratégia e inteligência financeira… vou ensinar tudo isso no curso de maio :-)

    Grande abraço!
    Leitão

  35. 35 Leandro Mngr

    Oi Leitão

    Uhm entendo.

    Mas no caso de um “evento” como esse que estamos vivenciando, onde sabemos que nada tem a ver com a performance/financeiro das empresas, ter um stop posicionado, mesmo que posicionado em um ponto diferente do de uma estratégia especulativa?

    Bom, já vai vendo que terás um novo aluno “ansioso” hahahaha

    Abração
    Leandro

  36. 36 Leitão

    Oi Leandro!
    Rsss! As dúvidas são combustível para o aprendizado, assim é que é bom!

    Não não… Stop só em Especulação… Em Investimento nossa segurança está no conjunto de Estratégias que citei acima… Caso venha crises, passamos por elas com serenidade e inclusive aproveitando as fases de baixa….

    Abraço!
    Leitão

  37. 37 Leandro Mngr

    Fala mestre!

    Sim, sim.. acredito que serenidade é o melhor ingrediente de qualquer estratégia de investimento.

    hahahaha estava escrevendo um último argumento, mas deixa… vou deixar para o curso.
    Começando meu controle de ansiedade em 3,2,1…

    :D

    Até lá!

  38. 38 Leitão

    :-)

  39. 39 Thiago Santos

    Prezado mestre, essas altas sucessivas é um alento do que o pior já passou, uma correção da precificação pra baixo dos ativos? ou um repique forte de toda a queda dos últimos dois meses? as duas hipóteses me parecem razoáveis e mesmo sabendo que não é o objetivo do blog vim consultar com o mestre pra ver se estou totalmente míope ou no caminho certo da leitura?

  40. 40 Leitão

    Oi Thiago!
    Boa tarde!

    O mais provável é que seja só um repique, pull-back, e depois cai ainda mais…

    Ainda não dá para fazer uma leitura clara, estou aguardando mais…

    Abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s