CHAT 01 a 31/dezembro

03dez19


Leia também…
Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Gráficos e dicas em seu e-mail...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livros
      RSS dos comentários



24 Responses to “CHAT 01 a 31/dezembro”

  1. 1 Lima's

    Ola Leitao! Apos um prévio balanço dos setores em 2019, sob esse novo governo, qual seria, na sua opinião, o setor que será a menina dos olhos em 2020?

  2. 2 Leitão

    Oi Lima’s!

    Devemos investir de modo a não depender de “previsões” ou “estimativas”. Tudo que fazemos com base em futurologia acaba sendo jogo. Pode dar certo. Mas pode dar errado. Ou seja, não é uma boa forma de investir.

    Mesmo que eu (ou qualquer pessoa) fizesse uma análise macroeconômica de qualidade, e depois uma análise setorial também de qualidade, esse esforço é em vão se o objetivo for ter “estimativas”…

    Devemos investir com base no Presente. O presente é real e de leitura factível. E assim, com uma boa leitura do presente, e uma boa Estratégia, ficamos tranquilos com o futuro. Tanto faz se o presidenter for X ou Y, ou o setor Z for o melhor… O que importa é que estamos Sempre fazendo a coisa certa.

    Aqui no Blog tem muito material sobre isso que comento. Procure ir lendo aos poucos de trás para frente, os artigos, chats, comentários, etc… Costumo deixar as dicas abaixo para quem chega recente, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/about/dicas/

    E aos poucos vou ajudando mais. Apareça sempre por aqui! Vamos caminhando juntos!

    Abraço!
    Leitão

  3. 3 Rogério

    Olá Leitão, há algum fato relevante que justifique tamanha alta da WEG3 nos últimos tempos ? Ela está subindo sem freios… procurei algum fato relevante e não encontrei

  4. 4 Leitão

    Oi Rogério!
    Boa noite!

    Não há nenhum fato por parte da empresa, tudo normal. Os balanços indo bem, como de costume, seguindo o normal da empresa.

    O mercado dá mesmo esses espasmos, sem nexo algum, tanto para cima como para baixo. Devemos manter a disciplina e não entrar nessas ondas. Weg agora está inflada, sem nenhum nexo…

    Abraço!
    Leitão

  5. 5 Fernando

    Boa tarde, Leitão. Tenho participado pouco das discussões, mas continuo trabalhando na minha carteira de investimentos de longo prazo.
    A Wege realmente está com um comportamento bem acima das expectativas. As primeiras ações compradas em maio de 2019 já valorizaram mais de 80%. Não seria um bom momento de vender, considerando este momento de alta expressiva?
    Um abraço,
    Fernando

  6. 6 Leitão

    Oi Fernando!
    Boa tarde!

    Carteiras ainda jovens, em formação, são muito sensíveis às variações de preço, seja para cima ou para baixo. Nessa fase ainda de construção é bom evitar mexer muito… Esse tipo de manutenção (vendas/rebalanceamentos/mudanças de alocação) são mais relevantes depois de uns 5 anos, com a carteira já mais amadurecida… Veja qual é seu caso.

    Vender agora, com pouco tempo, seria apenas “fazer um lucro” pontual. Especulação. E depois com o passar dos anos perderia dividendos e valorizações. Investir exige tempo…

    Uma estratégia alternativa seria apenas não comprar mais das gordinhas por um tempo, destinando para outras da carteira ou novatas também… Ou mesmo vender apenas um pouco da gordura e já destinar gradualmente para as demais do time (lembrando que isso é bom para carteiras já mais amadurecidas)… O mais importante é ter sempre em mente que o objetivo maior é construção de patrimônio e renda passiva…

    Abraço!
    Leitão

  7. 7 Fernando

    Boa tarde, Leitão.
    Obrigado pelo comentário. Realmente eu estava com o pensamento de especulação, que tenho feito com outras ações. A minha carteira é recém iniciada, Maio de 2019. Vou deixá-la amadurecer.
    Abraço,
    Fernando

  8. 8 Rafael

    Leitão, pegando o gancho dos colegas, tenho WEGE3 em minha carteira e escolhi trocá-la esse mes no rodízio por outro menos esticada. Mas ficou uma dúvida, qual o valor ou percentual abaixo da cotação atual que posso voltar a comprá-la ? Percebo na leitura que ela está esticada mas não sei quando recompra-la, R$25 a R$28 ou -10%, -20% da cotação atual ? Só uma dica!

  9. 9 Leitão

    Oi Rafael!
    Bom dia!

    Como expliquei para o Fernando mais acima, esse tipo de mudança na estratégia ou manutenção na carteira só devemos fazer após alguns anos, quando a carteira já está bem montada e amadurecida (ideal após 5 anos pelo menos). Ficar mexendo na estratégia antes de um amadurecimento na carteira acaba sendo prejudicial…

    Mas respondendo sua pergunta: Use o indicador P/L como referência para isso, e não o preço isoladamente (Observe níveis de PL que estão dentro do padrão para a empresa e níveis muito fora do padrão, como agora por exemplo.). E faça Análise Gráfica também com o Preço para ajudar… (Linhas de tendência simples ajudam muito, ao ver que está muito afastada da linha primária ou aproximando da mesma).

    Abraço!
    Leitão

  10. 10 Anônimo

    Muito obrigado Leitão!

  11. 11 Beto

    Boa noite leitão,

    É impressão ou a perigosa euforia esta voltando? Vejo comentarios em rodas de bar, na midia, bolsa batendo recorde! Previsão de 200 mil pontos, 500 mil! Novatos com carteira cheia de MGLU3, VVAR3, etc. Qual sua opinião?
    Aproveitei essa alta da semana e vendi muita coisa.

    Abraços

  12. 12 Ronan

    Leitão, saberia explicar o que significa o “resultado negativo” nos indicadores, por exemplo da EGIE3.
    Como uma empresa que aumenta seu lucro mês a mês, sempre teve resultado negativo?

    PS: já fiz o seu (excelente) curso, mas devo ter perdido essa parte
    Obrigado

  13. 13 Leitão

    Oi Beto! Oi Ronan!
    Bom dia!

    *Desculpem-me a demora, estive fora nesse final de semana…

    ————–
    Beto, realmente estamos em fase de euforia… E deve aumentar muito ainda e persistir por um bom tempo antes de vir uma ressaca depois (como sempre).

    Como sempre, estamos com olhar acima disso… E ao longo dos anos procuramos ser frios e proativos nos momentos de mercado de baixa (quando todos estão com medo) e prudentes nos mercados de alta (quando todos estão achando que a lua é feita de queijo)…

    —————————
    Ronan, bom vê-lo por aqui! Pode desconsiderar esse indicador, não nos é útil… você já analisou bem, a empresa é lucrativa e tem ótimos fundamentos…

    Abraços!
    Leitão

  14. 14 Ronan

    Leitão!!
    Muito obrigado pela resposta. Era o que eu precisava saber mesmo
    Abraço

  15. 15 Janio Fontanella

    Bom dia!

    Caro Amigo Leitão,

    Quero desejar a você um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de realizações!
    Extensivo a seus Familiares!

    Aproveitando para agradecer mais uma vez tudo que você tem feito para nos colocar no bom caminho do Investimento em Ações,

    Que Deus lhe Abençoe!

    Grande Abraço

    Jânio Fontanella

  16. 16 Leitão

    Oi Jânio!
    Bom dia!

    *Desculpe-me a demora, estive fora nesse feriado… :-)

    Muito obrigado, meu amigo! Valeu mesmo pelo carinho e pelo incentivo! Tem sido muito bom poder caminhar junto com os amigos por aqui!

    Um forte abraço e que Deus abençoe você e família!
    Leitão

  17. 17 André

    Oi, Leitão!

    Iniciei a construção da minha carteira em maio de 2015, e fiz compras regulares e sistemáticas até setembro de 2018. Contudo, devido a algumas situações, não consegui manter as compras.

    Agora a minha situação voltou ao normal, e estou em dúvida se nessa época de alta o melhor a se fazer é voltar a fazer o rodízio como se ainda estivéssemos na baixa ou adotar alguma estratégia diferentes, evitando comprar aquelas com P/L muito altas, por exemplo… Poderia me dar uma ajuda?

    Valeu!

  18. 18 Leitão

    Oi André!
    Bom dia!

    Que pena que teve que interromper a estratégia de compras, justamente num bom período… Mas o que montou anteriormente está valendo… No seu caso, como ficou muito tempo sem comprar, agora ao retornar poderá, nessa primeira rodada, dar sim preferência para as ações menos inflacionadas e também poderá escolher outras boas empresas não tão caras para incrementar a carteira e diversificar mais os setores… E da segunda rodada em diante é manter a disciplina de rodízio independente de preço.

    *Ah! E inclusive, aproveitando a alta agora, pode rever também as empresas que estão com fundamentos ruins, e retirar da carteira, dando uma faxina na carteira… esses momentos de alta são bons para isso.

    Abraço!
    Leitão

  19. 19 André

    Obrigado, Leitão!

    Como vou fazer essa “faxina”, terei capital para fazer um rodízio completo na minha carteira, se for o caso… Acha que vale a pena fazer isso, fazer uma rodada completa mesmo com as empresas inflacionadas, pra já entrar de novo no rodízio? Ou vale a pena aportar uma quantidade maior em alguma empresa que esteja mais barata?

  20. 20 Leitão

    Oi André!
    Bom dia! Votei hoje!

    Não não… mantenha as compras graduais seguindo uma disciplina de aportes mensais equilibrados, evite compras volumosas muito rápido. O que você pode fazer com esse capital extra é dividir por X e somar essas parcelas extras ao valor padrão que já vem aportando…

    Abraço!
    Leitão

  21. 21 Marcus

    Prezado Leitão, tudo bem?
    Desejo um feliz ano novo para você e para todos os amigos investidores do blog!
    Gostaria de saber qual sua opinião sobre a quantidade ideal de “setores” para diversificação de uma carteira de IG.
    E quais são os principais/melhores setores para esse propósito.
    Desde já, obrigado!

  22. 22 Leitão

    Oi Marcus!
    Boa noite! Obrigado! Vamos juntos!

    É sempre bom procurar empresas de qualidade em todos os setores, diversificar ao máximo possível. Mas alguns setores são críticos, não encontramos boas empresas… E outros setores são melhores, vamos encontrar mais de uma.

    Não tem regra para isso ou qtde ideal. O importante é procurar diversificar ao máximo possível, desde que mantenha a qualidade das empresas.

    No meu Ranking você vai ter uma boa lista para estudos e pesquisa, de diversos setores diferentes, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/tag/ranking/

    Um abraço!
    Leitão

  23. 23 Marcus de

    Amigo Leitão, boa tarde! Tudo Bem?
    Estou intrigado com a posição da SBSP3 em seu ranking…
    Tenho estudado essa empresa para talvez incluí-la na minha carteira de IG, mas a colocação dela no seu ranking tem me deixado com “um pé a trás”.
    Pode me dizer sua opinião sobre ela?
    Obrigado!

  24. 24 Leitão

    Oi Marcus!
    Boa tarde!

    O objetivo do meu Ranking é justamente esse: provocar reflexões ao se analisar uma empresa, quando ela está muito bem colocada ou o inverso, quando ela não está tão bem na lista…

    A Sabesp não é ruim, mas seu desempenho histórico não é tão virtuoso assim… pelo ranking, vemos que tem umas 60 empresas com desempenho melhor que ela, ou seja, talvez encontre outras melhores em sua pesquisa pessoal…

    Ela tem um DY histórico baixo também…

    E se você comparar com outras do mesmo setor, vai perceber que a Sanepar é bem mais consistente…

    Em fim, esse esforço de garimpo é importante mesmo. Continue nesse caminho… E precisando de um help estou sempre por aqui…

    Abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s