CHAT 01 a 30/novembro

04nov19


Leia também…
Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Gráficos e dicas em seu e-mail...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livros
      RSS dos comentários



9 Responses to “CHAT 01 a 30/novembro”

  1. 1 kethleen

    Boa noite leitão
    sei que essas duas empresas são de setores diferentes, mas pensando em adicionar uma delas numa carteira de investimento, qual você sugere entre FLRY3 e RADL3 ? tenho uma vaga no meu time, mas só vou colocar uma das duas… penso na FLRY mas to numa duvida danada ! vi o site do fundamentus, mas ainda estou indecisa

    E a SLCE3 ? também cogito esta…

    muito obrigada

  2. 2 Leitão

    Oi Kethleen!
    Boa noite!

    São 03 empresas interessantes e merecem atenção e estudos sim. No caso da RADL, está muito inflacionada nesse momento. Nesse caso você pode deixar ela na lista de queridinhas e esperar para entrar quando os preços voltarem para a realidade… Está caríssima mesmo…

    FLRY tem mostrado bons resultados e constância.

    SLCE também não está ruim, e nesse caso, se comparada às duas anteriores, está com seus preços mais baixos e relação D/Y melhor…

    Bem, espero ter ajudado um pouco…

    Abraço!
    Leitão

  3. 3 Kethleen

    obrigada ! ajudou na minha decisao ! ;)

  4. 4 Marcus de Assis

    Olá Leitão, tudo bem?
    Você poderia me dizer qual a diferença entre BRDT e PETR? Olhando no fundamentus vejo que as duas estão no mesmo setor e subsetor.
    Se possível, diga também se tem preferência por alguma delas. Vi, inclusive, a distância entre as duas no seu último Ranking.
    Desde já, obrigado!

  5. 5 Leitão

    Oi Marcus!
    Boa tarde!

    A BR Distribuidora é a parte da Petrobrás que lida com distribuição propriamente dito, postos de gasolina. A Petrobrás é dona de 38% dela e o controle é Estatal, então fica essa ressalva. Como pisaram no tomate da mãe, a filha pode ou não ser afetada… Mas o fato é que, até o momento, diferente da mãe, ela tem apresentado ótimos resultados, lucros, dividendos… por isso ela está bem colocada no Ranking.

    Não sei dizer também se tem boato sobre privatização de partes da Petrobrás, e talvez a distribuidora entre nessa. Isso eu não sei dizer pois não estou acompanhando. Como a mãe dela é problemática, fico com o pé atrás com a distribuidora… mas é questão de gosto mesmo. Se for olhar friamente os resultados, ela merece atenção sim.

    Abraço!
    Leitão

  6. 6 Felipe Penteado

    Olá Leitão!
    Pra uma segunda fase da carteira de ações, além do inefável conteúdo adquirido no curso e do apoio de consulta de indicadores do Fundamentus, tenho me atentado aos relatórios anuais emitidos por cada empresa – bacana pra entender um pouco mais sobre a gestão, estrutura societária e rumos prospectados. Algumas parecem apresentar nível de governança muito mais apurado que outras e isso talvez se reflita justamente nos indicadores que lemos/interpretamos. Enfim, dá trabalho, pois são em média 120 páginas por documento, mas tenho ficado bem satisfeito com o conhecimento adquirido e tido mais segurança em relação aos números ali entregues pela empresa em questão ao longo dos anos.
    Um textão desse pra uma dúvida curtinha: você costuma acompanhar mais algum documento para as análises?
    Abcs, Felipe

  7. 7 Leitão

    Oi Felipe!
    Bom dia!

    Sim, os releases, apresentações e relatórios da administração ajudam a entender melhor o negócio da empresa e como andam os rumos da gestão. É super válido estudá-los sim, mas é questão de tempo e gosto… Se você pode e está gostando, é bom sim. Eu também faço isso. Esse estudo ajuda muito para a Estratégia de Investimento em Valor. Já para a Estratégia de Investimento Gradual isso é opcional, não faz falta. (Vou explicar isso em breve).

    É importante ter uma leitura crítica, pois muitos gestores gostam de florear demais. Supervalorizam os pontos positivos de sua gestão, e minimizam os pontos negativos. Alguns, com baixa governança, simplesmente enrolam e passam por cima de problemas.

    Quanto melhor a Governança de uma empresa (sua transparência e responsabilidade com os sócios) , melhor serão os relatórios, as apresentações… melhor será a comunicação com os sócios em geral. Empresa boa com gestão eficiente não tem nada a esconder.

    Abraço!
    Leitão

  8. 8 MOISÉS

    Olá, Mestre, boa tarde e um excelente final de semana com sua família. Estou encerrando o trampo aqui no centro-oeste goiano e agorinha estarei junto com a Patroa. Os filhos estamos aguardando para se Deus assim nos permitir, muito em breve.

    Mestre,

    Com a queda dos juros reais no Brasil, como segurar a ansiedade de querer ir com tudo no mercado de ações, visto que não teremos mais o custo de oportunidade da renda fixa aqui?

    Numa era de excesso de informação, plataforma, oferta de produtos (FII´s, fundos atrelados a inflação/Ima-B, como segurar a disciplina?

    Acredito que não haja uma palavra ou chavinha mágicas, mas como somos feitos de hábitos, o melhor mesmo seria se afastar de tudo (notícias, internet)?

    Se sim, como fazer isso nessa era do excesso da informação?

    Obrigado desde já e tudo de bom também já para 2020 aí em MG!

  9. 9 Leitão

    Oi Moises!
    Boa noite!

    *Desculpe-me a demora, estive fora esses dias… E hoje fiquei o dia inteiro corrento atrás de uma vaca fujona lá no sítio, rsss…

    Filhos são um bênção de Deus! Não pensa muito não… faz logo uns 3 ou 4 na carreira sem pensar muito e encara o trampo… vai ralar no começo mas depois é só alegria! :-)

    Pois é… nessa era de excesso de ruído (nem chamo de informação… informação é algo mais decantado), o melhor mesmo é ir na contra-mão… desintoxicar, desplugar, desembabacar mesmo… Isso em todas as áreas da vida. Procurar o que é mais raiz e se vacinar contra os modismos…

    Isso vale para os investimentos. Manter a disciplina com a bolsa, se encontrar oportunidades, bom, se não encontrar, manter a sistemática… evitar os modismos…

    Eu sou do contra. Quando está tudo mundo indo para um lado, eu vou para o outro… Tem dado certo, rsss…

    Abração!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s