CHAT 01 a 30/setembro
Leia também…
> Histórico de Chat’s (muitas dicas!)
Mais: Antes e depois | Melhores artigos do Blog | Chat’s | Livros
Filed under: chat | 19 Comments
Tags:chat
-
Eduardo Leitão
e-mail: leitao@leitaoemacao.com Mais de 2,6 milhões de visitas em 16 anos no ar!
- 2.701.689 visitas (Obrigado!)
Histórico de Post’s
-
Posts recentes
- RADL3 – RaiaDrogagil – Análise Gráfica – 24-06-2022
- LOGG3 – LOG Logística – Análise Gráfica – 23-06-2022
- LAVV3 – Lavvi Imob. – Pincelada rápida – 22-06-2022
- IBOV – Análise Gráfica – 21-06-2022
- AGRO3 – BrasilAgro – Análise Gráfica – 21-06-2022
- PSSA3 – Porto Seguro – Análise Gráfica – 21-06-2022
- 15 Ações Para Estudos Nesta Semana
- USIM3 – Usiminas – Análise Gráfica – 16-06-2022
- Regras básicas para ser TRADER! Será mesmo? Cuidado com o que você curte, pois isso forja sua vida!
- EZTC3 – EzTec – Análise Gráfica – 09-06-2022
- BBAS3 – Banco do Brasil – Análise Gráfica – 07-06-2022
- EGIE3 – Engie Energia – Análise Gráfica – 07-06-2022
- LOGG3 – LOG Logística – Análise Gráfica – 07-06-2022
- RANKING COM 200 AÇÕES por Desempenho Histórico (by Leitão) – Junho/2022
- 12 Ações Para Estudos Nesta Semana
Comentários
Marcelo em LOGG3 – LOG Logística –… Leitão em LOGG3 – LOG Logística –… Marcelo em LOGG3 – LOG Logística –… IBOV – Análise… em Análise do Índice IBOV no Long… Leitão em 15 Ações Para Estudos Nesta… Jussara em 15 Ações Para Estudos Nesta… Leitão em 12 Ações Para Estudos Nesta… Marcos em 12 Ações Para Estudos Nesta… Leitão em 12 Ações Para Estudos Nesta… Marcos em 12 Ações Para Estudos Nesta… Regras básicas para… em Análise do Índice IBOV no Long… Regras básicas para… em Jogatinas disfarçadas de… Leitão em EZTC3 – EzTec – An… Anônimo em EZTC3 – EzTec – An… Leitão em Regras básicas para ser T… Sobre…
Eduardo Leitão
e-mail:leitao@leitaoemacao.com
Blog no ar desde 2006
+ sobre o Leitão...
estou em:
Belo Horizonte - Minas Gerais
Precisando de ajuda para tomar boas decisões financeiras na vida?
Gosto de ajudar!
Pode me enviar um e-mail direto para leitao@leitaoemacao.com externando suas dúvidas que ajudo voluntariamente, sem custos...depoimentos
Leitão e Amigos, Durante minhas incursões à inúmeros Sites que tratam do Mercado Financeiro, o seu é disparado o mais honesto, transparente e confiante de todos, além é claro do vasto conteúdo já aqui discutido sobre o assunto, mais uma vez PARABÉNS POR ESTA INICIATIVA.
(Vanio Vedova)
---------------------
Leitão, belo trabalho tem feito aqui, o brasileiro de uma maneira geral tem pouca experiência em renda variável e seu blog é rico em informações úteis e valiosas, faço votos que continue. Abraços!
(Marcos)
---------------
Ola leitao! Parabens pelo site e pelas explicacoes! Vc fala portugues e nao o “bovespes”...
(Adriano Fachin)
------------
Leitão sou seu FÃ, parabens pelo blog. Aprendi mais com seu blog do que com os sites q pesquisei sobre o mercado de ações. parabens.
(BetoSMS)
---------------
Realmente! É um achado! Leitão! Meus gigantescos parabéns! Didatico, realista, sincero! São as melhores palavras que consegui pensar pra definir o seu blog :D
Ainda não sou investidor mas trabalho em uma empresa de investimentos e acompanho, mesmo que devagar, pouco e sempre, o mercado… Penso em entrar na roda em breve… Estudar um pouco mais, antes.
Estou realmente abismado! Até o gráfico que você disponibiliza eu consegui ler (e entender). Mestre dos magos! Parabéns mesmo! Já está no meu “Favoritos” Abs
(LeandroSk)
Olá Leitão, como vai?
Estou com um “problema ” para resolver.
Estou com 56 anos e recebi de herança 6 milhões dos imóveis vendidos d família.
Estou querendo me estruturar para desacelerar e gerar minha renda através desse montante.
Não vejo hoje as ações e fundos imobiliários com preços atrativos. Os preços dos bons ativos me parecem descolados pra cima em relação ao caixa/ lucros gerados. Gostaria de poder gastar pelo menos 0,5% ao mês, pois tenho filhos na faculdade e muitos gastos.
Como vc faria esta transição no atual momento. Muito obrigado e fique com Deus. Abraço. Roberto
Oi Roberto!
Bom dia!
Primeiramente, parabéns! Imagino que esse patrimônio foi fruto de muito trabalho de seus pais e antepassados. Com certeza já geraram muito fruto por onde passaram…
É realmente um problema, pois isso poderá trazer bem ou mal, dependendo de sua postura em relação ao dinheiro. Um perigo muito grande é se acomodar, no sentido ruim da palavra, de ficar ocioso ou mesmo tirar sua capacidade de produzir, de frutificar. O engano do dinheiro sobrando no banco pode ser ruim para você e principalmente para sua descendência (muitos filhos, ao receberem moleza por parte dos pais, ficam igualmente moles, fúteis, frágeis)… Esse é o primeiro alerta que quero dar.
Outro problema é o oposto, querer investir demais, empreender demais, e com isso o dinheiro vai lhe trazer mais problemas do que soluções. Muitos criam tantas coisas ao seu redor que depois acabam de cabeça quente, cheio de problemas que o dinheiro e as coisas ligadas a ele trazem. Isso é bem comum de acontecer. Esse é meu segundo alerta…
Outra armadilha é o estilo de vida. Quanto mais caro o estilo de vida, mais você vai ser dependente do dinheiro. O bom mesmo é ter dinheiro no banco e nem precisar dele, andar mais leve…
Bem, dados os cuidados a se ter que já comentei, e outros mais, o que você tem que fazer primeiro é repensar seu modo de viver, ver onde acha que pode se tornar mais leve, identificar seus verdadeiros talentos, dons, inclinações, onde você é produtivo e se desenvolver… Nunca se tornar ocioso, ser sempre produtivo. O bom do dinheiro sobrando é que você pode ser produtivo sem a amarra financeira, fazer as coisas por inclinação e boa vontade, sem necessariamente pensar no retorno financeiro (e curiosamente, mutias vezes você continua ganhando dinheiro, pois quem faz o que faz de boa vontade, sempre recebe sua paga).
Você disse estar com 56 anos, 6M na conta, e que gostaria de gastar 0,05 por mês, o que dá pelo menos R$ 25.000,00 mensais se apenas colocar o dinheiro na Poupança. Com esse patrimônio dá para investir de forma bastante empreendedora e diversificada. Ações, imóveis, renda fixa, negócios, etc… Mas, sinceramente, se apenas colocar na Poupança e retirar os juros você vai viver tranquilo o resto da vida… Mesmo que a inflação corroa uma parte e o capital original perca poder de compra, ainda assim é dinheiro suficiente para viver o resto da vida.
E os filhos? Deixe para eles bons valores, exemplos, desafios… não deixe moleza, dinheiro em excesso, facilidades em demasia…
Por fim, penso o seguinte: você com certeza é de família trabalhadora e que, através de seu trabalho, gerou e gera muitos frutos, e são colhidos não só por vocês mas por todos a sua volta. Nosso trabalho e nosso patrimônio não é só para nós mesmos… Somos como uma árvore que dá sombra e frutos a todos que passam por nosso caminho. Não devemos acumular somente, devemos principalmente distribuir… Essa é a beleza da vida! Esse paradoxo entre acumular e distribuir é um mistério que vale a pena viajar…
Bem, gostaria de conversar mais sobre isso. Mas espero já ter ajudado um pouco… Se quiser conversar mais sobre isso ficarei feliz em ajudar! Sei que não respondi diretamente sua pergunta, mas acredito que comentei coisas importantes nessa breve mensagem…
Grande abraço!
Leitão
É isso mesmo. Claro.
Mas os próximos 10 anos vão ser de muitos gastos.
3 filhos estudando em cursos caros, pós graduação etc.
Meu objetivo é deixar -los bem preparados, e com uma casa pra cada. Aí acredito que dei minha contribuição e posso deixá-los por suas próprias pernas.
Pensando assim 6 milhões, não parecem muito, por isso te questionei.
Gerar renda e ainda ajudar os filhos e morrer antes do dinheiro acabar. Kkkk.
Qq coisa que possa acrescentar agradeço. Abraço Roberto
Oi Roberto!
Rssss…. 6M é muito sim, mas qualquer quantia será pouco se não souber levar… Dá para você cumprir sua missão e ainda sobra, pode ter certeza. Se mal administrado já dá, imagina se bem gerido. Agora, se cometer erros com mal investimentos, pode ser trágico. Você fez bem em procurar orientação antes…
Vá com calma. Coloque de imediato tudo na Poupança mesmo. Dedique um tempo para aprender sobre Tesouro Direto e Ações. Duas formas eficazes de se investir, mas que demandam um entendimento prévio… não invista em nada que não conheça bem antes…
Quando sentir-se preparado para as ações, poderá, por exemplo, ir transferindo 1/3 gradualmente para a montagem de uma boa carteira. Mas gradualmente, não compre muito de uma vez, nunca concentre demais, diversifique setores, analise bem os fundamentos de cada empresa que escolher… Evitar erros é mais importante do que acertar…
Aqui mesmo no Blog e nos meus livros tem bom material para se orientar nas ações… E precisando de ajuda, pode contar comigo!
Abraço!
Leitão
Leitão
Qual seria o momento mais apropriado para a pessoa viva somente de renda?Quando os dividendos ultrapasse os gastos de um ano?
Como foi o seu caso, se é que possa ou queira compartilhar.
O que pensa a respeito
Glauco
Oi Glauco!
Bom dia!
Costumo dizer que “viver de renda” não é um objetivo final a ser atingido, é um Estilo de Vida, em que vamos aprendendo a gastar menos do que ganhamos, a evitar armadilhas de custo de vida, de luxos, de decisões erradas… vamos aprendendo a viver mais simples…
É uma caminhada e um aprendizado constante. Vivendo assim, sem perceber, num belo dia temos um fluxo de caixa positivo, um patrimônio considerável, um custo de vida racional e satisfatório, uma tranquilidade financeira e emocional.
Mas não pense que é só sentar e ficar esperando dinheiro cair na conta. Administrar patrimônio dá trabalho. É preciso olhar atento e mão-na-massa em tudo que você vem construindo. Mas que bom que é assim, pois devemos ser produtivos por toda a vida… Ociosidade mata!
No meu caso eu trabalhei duro por 15 anos em firma, até que digamos “fiz a virada” aos 32 anos, num processo de mudança de vida para cuidar do que havia construído e do que ainda haveria de criar… A partir daí continuei trabalhando duro sim, mas em um outro patamar, com outra visão de vida.
Hoje estou com 42 e digo que valeu muito a pena. Dou meu testemunho de vida que vale a pena! E aqui no Blog estão os últimos 12 anos dessa caminhada… :-)
Bem, estou escrevendo um novo livro sobre tudo isso… Desde que Heitor e Dudinha nasceram meus projetos estão na gaveta, mas… uma hora retomo! rsss
Abraço!
Leitão
Bom dia, Leitão
Na realidade não penso em parar 100%, até porque como sou professor, posso diminuir a quantidade de aulas ou aumentar dependendo da situação. Mas com estilo de vida com custo baixo, ajuda mais ainda nas minhas decisões, como sou professor de Física concursado, dificilmente eu ficaria sem aulas e junto aos dividendos e aluguel eu posso amplificar na RV, mas 47anos e 25anos lecionando estou estruturando para daqui a 5anos eu consiga diminuir bem o ritmo ( lembrando que estou com o planejamento pronto). Mesmo com a mudança de regra da aposentadoria, o único problema efetivo seria esperar dar a idade necessária.
abração
Glauco
Leitão, vc é uma pessoa muito boa e de coração enorme! Confesso que li esse chat e fiquei com lágrimas nos olhos.
Se vc soubesse o tanto que eu aprendi aqui. Muito lindo esse seu espaço, muito bom essa sua cozinha mineira! Vc partilha e se doa. Eu sou muito grato por isso!
Espero muito que o Roberto prospere, que os filhos dele prosperem mais ainda, que o coração dele multiplique os seus ensinamentos. Sei que ele terá que ter um bom cuidado daqui pra frente, agora é uma etapa que tem tudo pra dar certo, mas os erros podem acontecer também…
Estou torcendo muito para que vc possa ajudar o Roberto, orientar e ensinar.
Leitão, vc é uma pessoa muito abençoada!
Abraços!
Oi Glauco!
Que bom que já está se programando para essa mudança de vida, que tem que ser gradual mesmo… Nesse prazo de 5 anos dá tempo de ir se adaptando, com certeza. O que não pode (e muita gente tenta) é procurar mudar de vida de um dia para o outro.
Sua flexibilidade no trabalho também será ótima para isso. E vale a pena ir desenvolvendo outros dons/talentos/inclinações para quem sabe ter outras fontes de atividade e renda, instigantes, que tragam retorno financeiro e satisfação também.
Eu, por exemplo, sei fazer de tudo um pouco, rsss… desde encanador, eletricista, marceneiro, criador de animais, construtor, escritor, etc, etc, etc rsss… De fome não morro não, rssss….
Sobre a aposentadoria do governo, nunca contei com ela. Eu nunca trabalhei de carteira assinada e então não criei ilusões com a aposentadoria. Acho que isso foi bom, pois me livrou da armadilha e ilusão da “aposentadoria”. Não fiquei preso a um CNPJ, a uma expectativa , a uma única alternativa. Criei minhas próprias alternativas. Valeu muito a pena…
Abraço!
Leitão
Oi Marcelo!
Obrigado pelas gentis palavras! Valeu mesmo! Fico sempre contente em poder ajudar… Eu creio que as palavras têm poder, e essa troca de energia aqui com os amigos é muito boa!
Forte abraço!
Leitão
Boa tarde leitão. Gosto tbm de realizar várias coisas.
Eu acabei abrindo os olhos em relação a aposentadoria tarde d+ e que no momento estaria faltando pouco. Fiquei tempo contribuindo com INSS e Estatutário e a dois anos recebi um desafio de realizar a implantação de uma escola integral no meu município e ao mesmo tempo coordenar a área das Ciências da natureza e Matemática, o que tem contribuído para desenvolvimento pessoal. Mas como disse eu pretendo ficar até os 30 anos e depois seguir rumo em outras coisas.
abração
Glauco
Legal, Glauco! É isso aí mesmo… fazer seu melhor agora e já se programar para boas mudanças, quando as desejar fazer… Já fica aqui meu desejo de sucesso nesses projetos todos! :-)
Grande abraço!
Leitão
obrigado Leitão
tamu junto
abração
Glauco
Leitão, boa noite
Para iniciar uma carteira, colocando um aporte inicial, é melhor esperar o mercado corrigir?
O que você acha de investimentos em bancos digitais?
Oi “Anônimo”! (Você esqueceu de dizer seu nome ou nickname)
Bom dia!
Qualquer momento é bom para se começar a investir, desde que do jeito certo. E qualquer momento é ruim para se começar a investir, se fizer do jeito errado.
Não precisa esperar correção de mercado. Fazendo a Estratégia de Investimento Gradual você pode diluir o aporte inicial em várias parcelas e ir comprando aos poucos, diluindo o risco no tempo e aproveitando todas as fases da bolsa, seja de alta ou de baixa. É preciso primeiro aprender a escolher boas empresas, ter critérios de escolha e manutenção, e sistemática de aportes… O Blog inteiro é sobre isso e aos poucos você vai ficando por dentro do assunto. Procure ir lendo de trás para frente, isso ajuda muito.
Sobre “investir em bancos digitais”, não entendi sua pergunta. Se você está valando em usar bancos digitais como meio de investir em ações e etc., não sei, prefiro os grandes consolidados. E se está falando em investir em ações de bancos digitais, também prefiro os grandes consolidados… Mas tudo vai primeiro passar por critérios de análise fundamentalista, ver a saúde financeira de tal empresa e seus resultados…
Vamos caminhando juntos aqui, tem muito conteúdo para lhe ajudar. E aos poucos vou ajudando mais… surgindo dúvidas no decorrer das leituras, pode postar aqui que ajudo…
Abraço!
Leitão
Fala Leitão!!
Com mais esse corte na Selic para 5,5% e previsão de terminar o ano com 4,5% o Tesouro Direto atrelado à Selic ainda é a melhor opção para uma reserva de emergência?? Vc vê algum outro investimento no mercado que possa cumprir essa função?
Oi “Anônimo”! (Você esqueceu de dizer seu nome ou nickname)
Pois é, isso é bom, pois o capital terá que se deslocar da mera estocagem especulativa para o investimento verdadeiro, seja em ações, empresas, empreendedorismo, etc… Força o dinheiro a circular e trabalhar, ao invés de ficar parado.
Mas respondendo sua pergunta, o Tesouro Direto é sempre o melhor em matéria de renda fixa, é a base. Nele tem várias formas como pré-fixado, pós-fixado, inflação, Selic, etc. Os demais, bancários, derivam disso, seja CDB, etc… Muitas vezes a simples Poupança pode ser uma alternativa para dinheiro guardado para emergências, pois não tem I.R.
Não tem jeito. Nós brasileiros vamos ser forçados a sermos mais empreendedores com o dinheiro e com os investimentos a partir de agora. Acabou a moleza. Quem já vem aprendendo sobre o investimento em ações a mais tempo já saiu na frente. E quem ainda não aprendeu vai ter que aprender, pois a renda fixa já era!
Abraço!
Leitão
Com 6M acredito que consigo uma rentabilidade próxima a 1% ao menos em qualquer Banco.
Oi Thelmo!
Boa tarde!
Olha, hoje em dia com taxa básica caindo acho difícil conseguir algo bom na renda fixa… é melhor pensar em 6%(?) a.a ou até menos (melhor ter um cenário realista e pessimista, seguro, do que imaginar cenários otimistas que não se realizam)… procure uns 02 bancos consolidados, converse com o gerente e veja se consegue taxas melhores…
Abraço!
Leitão