CHAT 01 a 31/julho

14jul19


Leia também…
Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Gráficos e dicas em seu e-mail...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livros
      RSS dos comentários



14 Responses to “CHAT 01 a 31/julho”

  1. 1 Luiz frank

    Como posso saber se uma acao esta barata????

  2. 2 Leitão

    Oi Luiz!

    Essa é a pergunta que vale um milhão, rssss…

    Estudar a relação de Preço/Valor é o que chamam de Valuation, ou Investimento em Valor. É preciso analisar indicadores de qualidade e indicadores de preço e esse mix de informações vai facilitar estimar se uma ação está cara ou barata para determinado momento da empresa no mercado. Não é fácil…

    Essa é uma demanda antiga dos amigos. Esse ano estou concluindo um novo curso sobre Investimento em Valor… Espero concluir tudo e poder ensinar isso em detalhes para os amigos…

    Um abraço!
    Leitão

  3. 3 Anônimo

    Prezado Leitão
    Estou fazendo swing trades, mas quando a ação começa a oscilar e demorar (mais de 5 dias) a alcançar o valor que que estabeleci no stop gain, estou reajustando o stop loss para garantir um ganho menor e que eu não tenha prejuízo na operação. Por exemplo, se avaliei um potencial de ganho de 8%, a ação atingiu 6% de ganho, então estabeleço um stop loss com um valor de aumento de 2% com relação ao preço de compra. Isto é razoável? Contraria muito a estratégia de especulação?
    Um abraço,
    Fernando

  4. 4 Leitão

    Oi Fernando!
    Bom dia!

    É uma estratégia válida sim, não vejo problema. A desvantagem é que você pode sair da operação precocemente. De qualquer forma, minimizando ou zerando a perda, mantém uma esperança matemática positiva no conjunto…

    O importante é manter uma disciplina que permita que a soma dos ganhos supere a soma das perdas. Pense sempre no conjunto de operações e não somente em cada trade em particular.

    Um abraço!
    Leitão

  5. 5 Anônimo

    Oi Leitão,
    Obrigado pelo comentário. Estou seguindo uma estratégia, mas às vezes o valor esperado está demorando um pouco a chegar e faço pequenos ajustes no limite de perdas. Fiz 5 operações de swing trade nos últimos 2 meses e, ajudado pela subida da Bolsa, tive sucesso em todas elas. Estou também estruturando a minha carteira de IG, já estou com 7 ações compradas, e o resultado até agora está muito animador. Espero que continue assim.
    Estou sempre lendo o seu blog e todas as operações foram feitas com base no ranking de ações que você divulga. Tem ajudado muito nas minhas decisões e as suas planilhas de controle de trades e da carteira de IG facilitam muito o trabalho do dia a dia.
    Abraços.
    Fernando

  6. 6 Leitão

    Oi Fernando!
    Que legal! Vejo que está caminhando bem, consciente e atento a uma disciplina, com prudência…

    Policie-se sempre para não cair nas emoções primitivas de ganância, ansiedade, medo, etc… Mantenha a coisa saudável, gostosa de se fazer…

    E vamos que vamos!
    Abraço!
    Leitão

  7. 7 Marcus de Assis

    Prezado Leitão, tudo bem?
    Você poderia, por favor, ajudar na análise dos fundamentos da empresa CIEL3?
    Gostaria da sua opinião no sentido de saber se ela continua sendo uma boa empresa para o longo prazo, no investimento gradual.
    Ela está em minha carteira, mas o expressivo aumento da concorrência e o forte declínio do preço do papel desde janeiro/2018 (histórico de cotações) tem me preocupado.
    Muito obrigado! Quando sair o curso sobre investimento de valor estarei dentro!

  8. 8 Leitão

    Oi Marcus!
    Tudo jóia!

    O caso da Cielo está sendo bastante interessante, fora do normal, pois as “expectativas” futuras com a empresa causaram uma espécie de aversão e uma especulação em torno de sua queda, causando mais queda ainda… Uma profecia auto-realizável… Fruto do comportamento psicológico do mercado.

    Os fundamentos continuam aceitáveis e mesmo que caiam 50% ainda assim a queda está exagerada.

    Eu também tenho ações da empresa e por enquanto não vejo motivo para venda. Não é circo pegando fogo…

    Os lucros podem cair muito no futuro? Talvez sim, talvez não. Mas o fato é que vejo exagero e especulação nessa queda, então dá para esperar…

    Abraço!
    Leitão

  9. 9 Fabio

    Olá Leitão! Como vai?
    Sou um ex-aluno. Estou a alguns meses fora da bolsa, após ter zerado minhas posições.

    Estou avaliando voltar para uma carteira equilibrada (crescimento X dividendos), com parte dos meus investimentos que estavam no TD.

    A confirmação que quero fazer é sobre a estratégia de reentrada.

    Minha ideia é selecionar algo entre 6 a 10 papeis. Dividiria o montante total para renda variável em 10 parcelas. Cada parcela (mês) eu compraria as ações dos X papeis escolhidos, divididos igualmente (1/X).

    O que você acha?

    Grande abraço.

  10. 10 Leitão

    Oi Fabio!
    Bom dia!
    Tudo joia!

    Que bom que está voltando a se dedicar aos investimentos, é importante mesmo!

    Para recomeçar sugiro escolher pelo menos 20 empresas, diversificando ao máximo os setores, buscando as de melhores fundamentos em cada setor. Assim cada uma representará apenas 5% do total e o risco fica controlado.

    Você deve sim dividir o montante inicial em parcelas e comprar gradualmente. Melhor 12 ou mais parcelas, dependendo do montante. Se for muito, 24 ou mais parcelas. O mais importante é depois, quando terminar o montante inicial e continuar as parcelas com sua poupança mensal de sua renda… o IG depende de constância por anos e anos e não somente o montante inicial.

    Não precisa comprar todas todo mês… faça rodízio, comprando de duas a quatro por mês…

    Bem, esperto ter ajudado relembrando um pouco os conceitos. Espero também que lembre-se dos critérios que ensinei no curso para selecionar as melhores empresas, isso é o mais importante…

    E qualquer coisa, estou por aqui…

    Dica: troque ideias com a turma lá no Buteco, isso ajuda… http://leitaoemacao.com/buteco

    Grande abraço!
    Leitão

  11. 11 ANDERSON

    Bom dia pessoal
    Algum site gratuito que traga a relação de lucratividade histórica de todas as empresas?
    No fundamentus tenho que consultar uma a uma verificando no gráfico, queria em lista…

  12. 12 Leitão

    Oi Anderson!
    Boa tarde!

    Não existe… e não dá também para gerar uma lista histórica com todas, a complexidade e o formato de análise não seria viável ou útil…

    O que fiz e tem sido muito útil é criar um algorítimo para ler todas as empresas da bolsa e seus 10 anos de histórico… começa rodar à meia noite e termina somente às 06 da manhã, todos os dias… é muuuuuuita coisa e muito complexo, e o resultado foi o Ranking de Desempenho Histórico, veja:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/tag/ranking/

    Em breve ou trazer pra turma um Sistema Inteligente completo para isso… Aguarde… a turma vai gostar!

    Abraço!
    Leitão

  13. 13 Alberto

    Olá Leitão, saudações!

    Em julho terminei a compra das 20 ações que escolhi, seguindo seus ensinamentos, escolhendo empresas consistentes e com bons fundamentos, estou tendo já um bom lucro, mas sei que esse não é o foco inicial, e sim a longo prazo.

    Normalmente compro 2 empresas por mês, e agora em agosto vou partir para a 2ª rodada de compras. Minha dúvida é na escolha das ações que iniciarei essa segunda leva de comprar, sigo a mesma ordem inicial, ou utilizo algum critério para a escolha delas?

    Naturalmente algumas renderam bem mais que outras, então não sei se compro mais das que renderam menos ou simplesmente sigo a ordem de compra inicial.

    Obrigado e um abraço.

  14. 14 Leitão

    Oi Alberto!
    Bom dia!

    Bom ter notícias suas e saber que está se dedicando aos investimentos, com disciplina e seguindo o que ensinei no curso, é isso ai!

    Ótimo! 20 empresas diversifica bem os setores… se escolheu bem terá montado uma ótima carteira, e mesmo que nesse caminho perceba que uma ou outra não foi uma boa escolha, poderá fazer as trocas e manutenções necessárias sem problemas, pois no início as alocações são pequenas e baixo risco… a tendência é que com o passar dos anos seu time fique mais robusto e com arestas aparadas, basta manter seu olhar crítico sobre elas…

    Sobre o rodízio, sem problemas! Basta seguir a ordem sequencial normalmente, sem mudança…somente na primeira rodada é que você escolheu a ordem; de agora em diante é sequencial… Isso vai manter a alocação equilibrada em todas e a disciplina com todas…

    Apareça sempre lá na turma, inclusive pode postar essas e outras dúvidas lá também, assim todos contribuem e aprendem juntos: http://leitaoemacao.com/buteco

    Grande abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s