CHAT 01 a 31/dez

03dez18

Leia também…
Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Receba um resumo semanal desse Chat, toda segunda-feira...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livros
      RSS dos comentários



14 Responses to “CHAT 01 a 31/dez”

  1. 1 Leitão

    Bom dia, amigos!

    Grande abraço a todos!
    Leitão
    PS.: Esse chat fica aberto o mês inteiro para tirar dúvidas, fazer comentários, etc. Fiquem à vontade para participar! Todas as dúvidas são úteis e ajudam a todos, não existe pergunta boba…

  2. 2 Carlos Alberto

    Leitão, boa tarde,
    Você não entende também que o mercado está exagerando nessa queda da Cielo ?
    A meu ver, os fundamentos da empresa continuam excelentes, estando em 3º lugar no ranking que você acabou de divulgar, sendo inclusive a líder do setor, com market shake quase de 50%.
    Ou tem algum fato que o mercado está considerando e não estamos conseguindo enxergar. Concorrência vai existir sempre, ainda mais com essas fintecs, bigtecs e startups tão em voga.

  3. 3 Carlos Alberto

    Fintech, bigtech e startup, corrigindo meu português. Kkkkk

  4. 4 Carlos Alberto

    Market share (correção 2)

  5. 5 Leitão

    Oi Carlos!
    Boa tarde!

    Sim, também acho que está exagerado. E isso é normal. O mercado sempre faz isso: exagera para baixo e exagera para cima. O que devemos é saber aproveitar isso, seja para baixo ou para cima, mas sempre com estratégia.

    Comentei algo sobre isso recentemente, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2018/11/12/chat-29-out-a-30-nov/#comment-33606

    Abraço!
    Leitão

  6. 6 monicabpina

    Prof, uma dúvida. No caso de venda de ações com prejuizo pode-se vender além dos 20.000 que temos direito sem pagar imposto? Se sim, como deve ser justificado no IR?

    Outra dúvida, o direito de vender 20.000/mês é contado no período de 30 dias ou posso vender 20.000 reais em ações no dia 31 e no dia 01 vender mais 20.000 sem pagar imposto?

    Um abraço!
    Mônica

  7. 7 Leitão

    Oi Mônica!
    O IR só é cobrado sobre o Lucro em caso de Vendas acima de 20k dentro do mês. Se teve Prejuízo, independente do que for, não tem IR.

    Os 20k são contados dentro do período do mês. Se virou o mês zera tudo.

    Abraço!
    Leitão

  8. 8 monicabpina

    Obrigada prof. É uma decisão muito difícil, mas resolvi bancar um baita prejuizo na Eternit. Não tenho mais estomago pra ver minhas ações virando pó.
    Minha vontade é de chorar, mas vou partir pra outra.

    Um abraço!
    Mônica

  9. 9 Leitão

    Que pena, Mônica! Muita gente levou prejuízo com o caso da Eternit. Mas o risco dela era bem claro e era preciso manter a alocação dentro do que era suportável. Também tenho ações dela e no meu caso, dentro do manejo de risco, não compensa vender. Já caiu tudo que podia. Qualquer coisa acima de zero tá bom. Agora posso esperar eventual repique de cotação (espasmo rss), mesmo que demore. Os dividendos recebidos (quando haviam) amortizaram também o prejuízo.

    Abraço!
    Leitão

  10. 10 Erico

    Leitão, boa tarde. Acompanho o blog há alguns anos e aprendi muito aqui. É a primeira vez que escrevo. Faço apenas investimento gradual, não tenho interesse em especular.
    Tenho uma dúvida sobre reestruturação da carteira de IG. Atualmente tenho algumas ações CPLE6 em minha carteira, mas avaliei outra empresa do mesmo setor (no caso EGIE3) e segundo meus critérios, considero a EGIE3 uma empresa melhor de ser sócio. Minha ideia inicial é fazer essa transição gradualmente, inserindo EGIE3 no meu rodízio e mantendo CPLE6 em quarentena por um ano pelo menos para depois avaliar vendê-la. É razoável isso? Ou seria razoável também simplesmente trocar de empresa, vendendo todas as ações de uma para comprar o mesmo valor da outra?
    Um abraço
    Erico

  11. 11 Leitão

    Oi Erico!
    Boa tarde!
    Obrigado pelas visitas já a mais tempo! E não se acanhe, participe sempre! Gosto desse bate-papo com os amigos aqui…

    Nesse caso a CPLE6 está bem fraca, vale mesmo a pena mudar para uma melhor no setor e a EGIE está com resultados bem mais robustos… Se tiver uma oportunidade de se livrar das ações da CPLE6 sem perdas e sem pagar IR, vale a pena. Nesse caso o valor total não precisa ir necessariamente para a EGIE de uma vez. Poderá apenas diluir esse capital em parcelas e aportar gradualmente na carteira como um todo. Assim todas vão se equilibrando e a EGIE vai receber aportes graduais sem correria, o que é bom.

    Repetindo: evite aportar tudo de uma vez em uma empresa. Procure construir todas da carteira gradualmente.

    Abraço!
    Leitão

  12. 12 Erico

    Leitão
    Obrigado pelas dicas. Ia esperar um pouco mais para vender a CPLE6 (gosto de deixar no mínimo um ano de quarentena e só estava há seis meses), mas a alta de 50% que ela teve desde agosto contribuiu para que eu já começasse a me desfazer dela, sem pagar IR. E a nova empresa entra no rodízio normalmente, como todas as outras, gradualmente.

  13. 13 Sol

    Boa tarde, Leitão!
    Vc gosta de small caps? Gostei dessa empresa Sênior Solution.
    E de BDRs ?
    Grata,

  14. 14 Leitão

    Oi Sol!
    Boa tarde!

    Grande ou pequena, novata ou veterana, o que importa mesmo são os resultados. Esses rótulos não servem para nada. Temos novatas com bom desempenho e temos novatas com desempenho ruim, e o mesmo para as veteranas…

    A SNSL3 tem patinado bastante nos lucros. Nesse setor temos outras com desempenho melhor. Mas é um setor que tem sofrido muito. Teoricamente tecnologia é um setor promissor, mas paradoxalmente as empresas desse setor se canibalizam e ficam correndo atrás do rabo. Eu trabalhei em TI por 15 anos e sei bem como é por dentro…

    Quanto a BDR, nunca me interessei… Não posso opinar, não uso.

    Um abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s