CHAT 19 a 25/mar
Leia também…
> Histórico de Chat’s (muitas dicas!)
Mais: Antes e depois | Melhores artigos do Blog | Chat’s | Livros
Filed under: chat | 17 Comments
Tags:chat
-
Eduardo Leitão
e-mail: leitao@leitaoemacao.com blog stats
- 2.615.500 visitas (Obrigado!)
- Blog desde 2006...
14 anos no ar!
...mais de 25.000 comentários!
...mais de 5.000 leitores/mês!
Obrigado!Primeira visita ao blog? > Dicas
Pesquisar no Blog…
Histórico de Post’s
-
Posts recentes
- Recesso de 15/dez a 15/jan
- IBOV – Gráfico – 09-12-2020
- RANKING COM 200 AÇÕES por Desempenho Histórico (by Leitão) – Dezembro/2020
- O que acontece quando você tem SORTE na Bolsa?
- VALE3 – Gráfico – 19-11-2020
- IBOV – Gráfico – 10-11-2020
- ABEV3 – Gráfico – 03-11-2020
- CHAT Nov/Dez-2020
- IBOV – Gráfico – 27-10-2020
- GRND3 – Gráfico – 27-10-2020
- PETR4 – Gráfico – 19-10-2020
- VALE3 – Gráfico – 19-10-2020
- Sacos de vento, com pum dentro
- WEGE3 – Gráfico – 14-10-2020
- EGIE3 – Gráfico – 14-10-2020
Comentários
Joe em Recesso de 15/dez a 15/ja… Leitão em Recesso de 15/dez a 15/ja… Joe em Recesso de 15/dez a 15/ja… Luiz em Recesso de 15/dez a 15/ja… judi em Bolsa ou Poker? Frank em Recesso de 15/dez a 15/ja… José Maria em Recesso de 15/dez a 15/ja… Davi Cabral em Recesso de 15/dez a 15/ja… Anônimo em Recesso de 15/dez a 15/ja… Leitão em IBOV – Gráfico –… Joe em IBOV – Gráfico –… Leitão em CHAT Nov/Dez-2020 Marcelo em CHAT Nov/Dez-2020 Polly em CHAT Nov/Dez-2020 Leitão em CHAT Nov/Dez-2020 Blogroll
Sobre…
Eduardo Leitão
e-mail:leitao@leitaoemacao.com
Blog no ar desde 2006
+ sobre o Leitão...
estou em:
Belo Horizonte - Minas Gerais
Precisando de ajuda para tomar boas decisões financeiras na vida?
Gosto de ajudar!
Pode me enviar um e-mail direto para leitao@leitaoemacao.com externando suas dúvidas que ajudo no que for possível...depoimentos
Leitão e Amigos, Durante minhas incursões à inúmeros Sites que tratam do Mercado Financeiro, o seu é disparado o mais honesto, transparente e confiante de todos, além é claro do vasto conteúdo já aqui discutido sobre o assunto, mais uma vez PARABÉNS POR ESTA INICIATIVA.
(Vanio Vedova)
---------------------
Leitão, belo trabalho tem feito aqui, o brasileiro de uma maneira geral tem pouca experiência em renda variável e seu blog é rico em informações úteis e valiosas, faço votos que continue. Abraços!
(Marcos)
---------------
Ola leitao! Parabens pelo site e pelas explicacoes! Vc fala portugues e nao o “bovespes”...
(Adriano Fachin)
------------
Leitão sou seu FÃ, parabens pelo blog. Aprendi mais com seu blog do que com os sites q pesquisei sobre o mercado de ações. parabens.
(BetoSMS)
---------------
Realmente! É um achado! Leitão! Meus gigantescos parabéns! Didatico, realista, sincero! São as melhores palavras que consegui pensar pra definir o seu blog :D
Ainda não sou investidor mas trabalho em uma empresa de investimentos e acompanho, mesmo que devagar, pouco e sempre, o mercado… Penso em entrar na roda em breve… Estudar um pouco mais, antes.
Estou realmente abismado! Até o gráfico que você disponibiliza eu consegui ler (e entender). Mestre dos magos! Parabéns mesmo! Já está no meu “Favoritos” Abs
(LeandroSk)
Bom dia, amigos!

Uma semana de avanços a todos!
Leitão
Bom dia Leitão!
queria pedir sua opinião sobre duas empresas que a meu ver tem indicadores fundamentalistas bons mas que cairam muito de preço desde seu topo histórico, CCRO3 e HGTX3.
vc vê algo nos fundamentos que justifique esta queda? eu estou aguardando um sinal gráfico para especular com elas na compra.
abs!
Oi Marcos!
Bom dia!
A CCRO vem mantendo bons fundamentos. A queda tem mais a ver com notícias de corrupção do que com fundamentos. A HGTX está com fundamentos bons mas estagnados, então a queda tem à ver com isso e agora está mais coerente.
Mas nenhum desses fatores influencia na decisão de Especular. Se vai especular com base em Análise Gráfica o que vai determinar é o momento do preço do papel e a técnica de operação e não os fundamentos em si…
Para Investir é vital ver a qualidade da empresa. Para Especular o que importa é a análise gráfica de preço (mas, claro, como sempre digo, é bom Especular só com empresa de qualidade).
Investir VS Especular. Tema eterno aqui do Blog…
Abraço!
Leitão
Entendi Leitão, mas é que gosto de especular com empresas que tem bons fundamentos. Especialmente empresas boas que estão com o preço bem descontado mas apresentam um sinal de reversão no gráfico. Abs!
ETER3 RJ, adeus!
Olá Leitão.
Sobre os direitos de subscrição de ITSA, com as cotações atuais, não é um bom negócio comprar os direitos, participar da subscrição e vender logo depois? Nunca tinha reparado muito nisso, mas lendo uma postagem que vc indicou acabei entendendo como funciona.
Marcos / Leitão
Observo bastante o VPA, em ambas, CCRO e HGTX as empresas estavam e ainda estão supervalorizadas, é natural que ocorra esse ajuste histórico que se for ainda maior, é justificável.
Oi Frederico!
Isso é fazer uma especulação com os papéis… ok, se os custos e impostos compensarem, ok…
——————–
Oi Anderson!
O P/VPA é um indicador isolado. Mas se acrescentar a análise do P/L e D/Y fica melhor… Aí você tem que ponderar cada empresa em cada setor e ver o histórico desses indicadores para ver se estão historicamente altos ou baixos…
Na maior parte das vezes as empresas (papeis) estão super-valorizadas. Então, é natural que de ciclo em ciclo venham choques de realidades para que os preços voltem a níveis mais coerentes… Esse zig-zag é bem normal. Nosso papel é entender e nos posicionarmos bem nesses ciclos…
Abraços!
Leitão
Bom dia Leitão!
Mais uma perguntinha sobre IR… rsrs
Vamos supor que num mês eu venda um total de 10mil reais mas tenha um prejuízo de 1mil reais.
No meses seguintes eu posso descontar esses mil reais do lucro que eu vier a ter ou só posso descontar o prejuízo dos meses que a venda total superar os 20mil reais?
Abs!
Peraí, acho que não ficou claro.
A gente só paga imposto quando tem lucro e o total de venda num mês for superior a 20mil, correto?
A pergunta é: eu posso descontar do lucro os prejuízos dos meses anteriores, mesmo se num mês eu tiver vendido menos de 20mil e tiver tido prejuízo?
A pergunta vem pq na declaração de IR anual a gente declara em Campos diferentes os meses abaixo e acima de 20mil.
Ficou mais claro?
Oi Marcos!
Boa tarde!
Desculpe-me, mas o assunto IR foge ao foco aqui do Blog. Prefiro não comentar sobre IR aqui…
Vou ficar devendo, não repare :-)…
Um abraço!
Leitão
Ok Leitão, sem problema!
Se algum amigo do blog puder me ajudar eu agradeço.
Leitão, tudo bem?
Pode me informar um site ou material bom para entender tudo sobre subscrição de ações?
Oi Vinne!
Bom dia!
O Google, rsssss…
https://www.google.com.br/search?q=o+que+%C3%A9+subscri%C3%A7%C3%A3o+de+a%C3%A7%C3%B5es&oq=o+que+%C3%A9+subscri%C3%A7%C3%A3o+de+a%C3%A7%C3%B5es&aqs=chrome
Na lista acima, vários artigos bem explicativos…
Abraço!
Leitão
Leitão, a MPLU3 é uma empresa muito. Atualmente está em um momento interessante, com DY bem legal, bons fundamentos mesmo. P/L interessante, todos os parâmetros bem legais. Tenho a MPLU na minha carteira, e sigo investindo através do IG. Entretanto, fico um pouco com pé atrás, pois apesar dos fundamentos, é um tipo de negócio que não consegue se sustentar por muito tempo, bastando por exemplo, uma quebra de parceria com seu maior fornecedor (TAM), para a empresa afundar. O que você acha sobre isso?
Empresa com bons fundamentos, na foto!!
Mas e o filme?De onde vem a grana da empresa?É sustentável a longo prazo? Vc confia no controlador (latam)? E se ele precisar de caixa ?
Ou seja negócio bom mas frágil no meu entendimento.Mas a precificação está em nível favorável historicamente.
Então alocação condizente ao risco, acredito que médio. abs
Oi Túlio!
Sim, suas ponderações estão corretas e o amigo “Anônimo” também comentou bem.
Na verdade esse “pé atrás” deve ser mantido sempre. Com todas. Todas as empresas em nossa carteira, por melhor que possam parecer na foto atual, podem dar problemas no futuro (Vide Eternit, por exemplo).
Por isso é importante manter a gestão de risco em todas, independente de serem fotogênicas ou não. Mantenha uma alocação equilibrada em todas. Por exemplo: se tem 20 empresas, cada uma deve receber cerca de 5% do volume total de aportes… E assim, mesmo que uma ou outra quebre e vá a zero, o risco continua sob controle…
Um abraço!
Leitão