CHAT 29/jan a 04/fev

29jan18

Leia também…
Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Receba um resumo semanal desse Chat, toda segunda-feira...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livros
      RSS dos comentários



14 Responses to “CHAT 29/jan a 04/fev”

  1. 1 Leitão

    Bom dia, amigos!

    Uma semana de AÇÃO a todos!
    Leitão

  2. 2 Rafael

    Apesar de nunca ter participado do chat, leio todas as edições que recebo no meu email. Quero deixar um elogio gigante ao artigo do Will no último chat. Sensacional. Tenho só 23 anos, mas vou guardar para replicar a metodologia quando meus filhos vierem (espero que demore mais um pouco!).

  3. 3 Rafael

    Leitão, aproveitando que já estou aqui. Nesse momento a Bolsa não para de subir (e atingir recordes atrás de recordes). Sabendo que se trata de algo momentâneo (principalmente por decisões políticas recentes), não seria um ótimo momento para realizar lucro em ações supervalorizadas e reinvestir esse valor em ações mais baratas (ou investir em renda fixa e aguardar os preços voltarem a normalidade)?

  4. 4 Leitão

    Oi Rafael!
    Obrigado pelas visitas aqui na minha cozinha!

    Seja nas fases de alta ou de baixa é preciso manter a disciplina, a estratégia. Senão ficamos aos sabor do vento.

    Vender ações porque houve uma boa alta e ficar aguardando uma baixa parece uma estratégia bastante óbvia. Mas não é assim. Ao vender você pode perder dividendos, gera custos com corretagens e impostos e ainda pode perder mais altas. Além disso seu emocional vai minando, seus erros vão se acumulando e no final das contas deu mais errado do que certo. Ficar comprando e vendendo é Especular, e isso fazemos à parte.

    Mas uma obs.: Nas fases de alta é válido fazer vendas das empresas que ficaram com fundamentos ruins. É uma boa oportunidade para se desfazer dos pepinos… mas só dos pepinos.

    Abraço!
    Leitão

  5. Leitão,
    O Chat da semana passada (22 a 28/01) foi uma verdadeira aula. Claro que ficamos mal acostumados com tanta coisa boa que lemos aqui. O Will nos deu uma aula de “finanças pessoais”, em como lidar com nossos filhos e teve a humildade de dizer que aprendeu com seu ex-sogro.eheheh A “técnica” da mesada é sensacional, uma pena que meus filhos já estão todos crescidos. Pois isso deve funcionar perfeitamente quando são crianças e começam a descobrir o valor do dinheiro. Tenho 2 filhas e 1 filho, sempre adotei a técnica da mesada, mas apenas meu menino adquiriu o habito da poupança. Tenho quase certeza de que se adotasse a “técnica” do ex-sogro de Will, os três teriam adquirido o habito do investimento/poupança.

  6. 6 Leitão

    Oi Janio!
    Obrigado!

    Pois é, temos que ensinar os pequenos desde cedo :-) Também gostei das dicas do Will :-)

    Abração!
    Leitão

  7. 7 Robert

    Boa noite Leitão!
    Ultimamente ando dando uma aprofundada nos balanços das empresas, e venho lendo bastante a respeito, e vejo que para alguns analistas o fluxo de caixa chega a ser mais importante que os próprios lucros da empresa, qual é a sua opinião sobre isso? e gostaria que se possível você desse uma breve explicação sobre a diferença, pois já li algumas coisa, mas ainda não compreendi muito bem.
    Abraço!

  8. 8 Leitão

    Oi Robert!
    Boa noite!

    O DFC tem importância sim para quem quer se aprofundar na análise das empresas. Acontece que é um aprofundamento, e não dá para ficar aprofundando demais em todas as empresas, senão torna-se inviável para o pequeno investidor.

    Se você tem tempo e gosto, tudo bem. Mas para quem não tem tempo nem gosto por aprofundar em análises financeiras, isso não é um impedimento para se fazer investimentos consistentes, sistemáticos e eficientes. Gosto sempre de mostrar os dois lados da moeda. E o lado mais simples é mais acessível à maioria.

    No link abaixo, por exemplo, tem uma boa explicação:
    http://www.analisandoacoes.com.br/mercado-de-acoes/demonstracao-de-fluxo-de-caixa-e-sua-importancia/

    Imagine um pequeno investidor, comum, ao ler o texto acima vai desanimar e ficar quietinho com o dinheiro na poupança… Não precisa ser assim…

    Um abraço!
    Leitão

  9. 9 Robert

    Com certeza! Pra quem não tem tempo, nem gosto realmente desanima! Mas minha dúvida é a seguinte as vezes a gente vê algumas empresas tendo lucros, mas com seu fluxo de caixa livre negativo. Claro que algumas vezes, pode ser devido algum investimento, ou gasto com algo que vai melhorar o funcionamento dos negócios, mas se o FCL persiste negativo por alguns anos seguidos isso poderia ser um sinal de alerta?
    Desculpa por fugir um pouco do ponto central das discussões do site, mas como já falei eu não confio em tudo que leio por aí, aqui eu sei que posso confiar!
    Obrigado mais uma vez
    Abraço!

  10. 10 Leitão

    Oi Robert!
    Fique à vontade para perguntar!

    Sim, sua observação está correta. Mas aqui vem um problema: nosso papel é de Investidor e não de Administrador. Muitas vezes podemos cair no erro de ficar nos preocupando com a gestão da empresa como se fossemos administradores das mesmas, como se pudéssemos interferir na gestão delas assim como os grandes investidores.

    Buffet, por exemplo, não é um sócio comum, minoritário. Ele praticamente compra e fica dono das empresas, então faz todo sentido ter uma visão de gestor sobre elas. Já nós, minoritários, não temos o menor poder de influência sobre a gestão, de modo que todo nosso esforço de análises do negócio acaba sendo em vão… Mas temos uma vantagem: podemos pular do barco a qualquer momento. Já o capitão do navio (majoritário) precisa ficar, lutar, e muitas vezes afundar com o mesmo.

    No final das contas, para nós importam os resultados finais, independente dos problemas da gestão. Até podemos nos antecipar a problemas analisando a gestão minunciosamente, mas na prática o esforço é demasiado e o benefício nem tanto. Analisar de forma objetiva os resultados finais é mais prático, mesmo que isso implique em perder detalhes muitas vezes relevantes. Votamos ao ponto inicial: tendo tempo e gosto, ok, é bom. Não tendo tempo ou gosto, podemos fazer bons investimentos de forma objetiva e assertiva.

    Um abraço!
    Leitão

  11. 11 Cristian

    Leitao,

    O que voce acha da EMBR3 para diversificacao?
    E com essa espectativa de compra pela Boeing?

    Abraço

  12. 12 Leitão

    Oi Cristian!

    Olha, eu nunca senti firmeza na Embraer… Está sempre patinando nos lucros e nos dividendos, não tem consistência. Hora dá resultado, hora não dá, e vai nessa falta de consistência. Ela poderia ser melhor gerida, ou pelo menos ter uma visão mais voltada para os sócios. Tem empresas que são até fortes, mas os acionistas são sempre preteridos…

    O fato de mudar de gestão ou entrar em fusões e incorporações é algo para o futuro, que pode ou não ser bom para uma empresas. E como não podemos investir baseados em futuro, melhor não ficar “apostando”. Apostar é para jogador, não para investidor.

    Mas essa é só minha opinião. Analise com mais calma e construa sua opinião sobre a empresa…

    Um abraço!
    Leitão

  13. 13 Moisés

    Realmente essa questão da disciplina é muito séria: as vezes vamos querer esperar o bolsa baixar para comprarmos…e, como atualmente a renda fixa não está tão atrativa devido a queda da taxa Selic. E, paralelamente, o acesso a várias corretoras independente possibilitou a oferta de numerosos fundos de investimento, principalmente multimercados. Nesse caso, nosso dinheiro estará lá e, quando a bolsa cai, os Fundos Multimercados quase que invariavelmente também caem, além de que o resgate na maioria desses fundos é de 30 dias após a solicitação do regate, ou seja, não é liquidez diária. Poderia ser um “tiro no escuro”, essa estratégia. Isso sem contar as famosas taxas de administração e performance, além da incidência do imposto conhecido como “come-cotas”.

    Vejo muitas tentações que podem minar a estratégia do IG.

    Na (gan)ÂNSIA de querer ganhar demais, podemos deixar o “cavalo passar arreado”, perdendo dinheiro e dividendos.

    E essa deixa do Mestre de vendermos as bombinhas na alta, foi muito boa!!!

  14. 14 Leitão

    Oi Moisés!

    É isso mesmo… A nossa emoção nativa de ganância nos leva a ir com a manada e cair nas ilusões. Poucos são os que mantêm a espinha dorsal seja nas fases de depressão ou de euforia. A maioria vai com o vento… Quem tem bons conceitos não vai com o vento, caminha firme…

    Abração!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s