BBAS3 – Gráfico – 24-01-2018

25jan18

Antes…

Depois…

Veja também…

Mais gráficos “antes e depois” com BBAS3…



14 Responses to “BBAS3 – Gráfico – 24-01-2018”

  1. Bom dia
    Sou iniciante
    Poderia explicar um pouco sobre volume, abertura, Maxima, negócios e etc…

  2. 2 Leitão

    Oi Marcos!
    Bom dia!

    Seja bem vindo à turma, aqui você vai encontrar muitas coisas para ajudar na sua caminhada de iniciante.

    Essas coisas básicas como volume, abertura, etc, você vai compreendendo aos poucos a partir de pesquisas na internet… O mais importante não é isso… o mais importante é compreender os conceitos fundamentais sobre Investimento, Especulação, diferenciar uma coisa da outra, aprender os caminhos corretos e evitar os vários caminhos errados… saindo fora da ilusão da Jogatina que existe na bolsa… Jogatina é o que mais tem na bolsa, então é isso que vai aprender aqui: evitar cair na jogatina.

    Para quem chega recente costumo deixar o link abaixo, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/about/dicas/

    Nesse começo não tenha pressa. Dedique-se a boas leituras, dê tempo ao tempo… Com dedicação e boas leituras vai ficar mais por dentro de tudo…

    E aos poucos vou ajudando mais… apareça sempre!

    Abraço!
    Leitão

  3. 3 Anônimo

    Leitão,

    resistência rompida… vale uma atualização ? abs…

  4. 4 Leitão

    Oi “Anônimo”!
    Bom dia!

    Você esqueceu de dizer seu nome ou nickname, rsss…

    Sim, está bastante alta para o momento então estou aguardando um pouco para fazer uma nova leitura… assim que tiver uma configuração legal posto aqui para os amigos…

    Um abraço!
    Leitão

  5. Eduardo, td bem?

    Dúvida: com o preço perto dos 40,00, vc acha que BBAS3 tá boa pra longo prazo? Basicamente, não pretendo vendê-la.

  6. Meu receio é se, após o próximo mercado de baixa, o preço de 40 teria sido alto hoje.

  7. 7 Leitão

    Oi GuiaMonetario!
    Bom dia!

    Depende de qual Estratégia está aplicando com a empresa. Veja bem: comprar e manter (o popular BuyAndHold) não é uma estratégia… sem critérios e sistemática, comprar e manter é apenas seguir a manada…

    Veja mais:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2009/03/31/buy-and-hold-e-ausencia-de-estrategia/

    Se, por exemplo, você usou seus critérios para escolher a BBAS3 e ela passou nesses critérios, o segundo passo é definir uma estratégia com ela (e todas as outras de sua carteira).

    Eu aplico sempre duas estratégias diferentes: Investimento Gradual (IG) e Investimento em Valor (IV). Elas são bem distintas, seguem critérios e regras distintas.

    No IG o preço atual de um papel não é relevante. Já no IV, sim. Por isso é preciso entender a diferença e os critérios dessas duas estratégias para saber o que se está fazendo. Qualquer coisa fora disso é apenas jogatina, contar com a sorte…

    Veja mais:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2010/09/15/as-melhores-estrategias-para-a-bolsa-de-valores/

    Um abraço!
    Leitão

  8. Na verdade, até 38,xx passaria no meu critério (um dos critérios que eu sigo é comprar com um P/L máximo de 10 – considero 10 porque acho que é um valor bem “precavido”). Lendo os relatórios do BB, me parece que o BB tende a crescer o lucro em 2018, de forma que 40,xx atenderia o meu P/L limite.Inclusive, eles colocaram uma expectativa de aumento também.

    Eu tenho pouco tempo de Bolsa, então eu gosto sempre de ler as análises fundamentalistas de terceiros – não para segui-los sem questionar, mas para me fazer raciocinar em pontos que eu não tinha pensado.

    Obs.: conheci seu blog neste fds, e já gostei. Parabéns.

  9. 9 Leitão

    Oi GuiaMonetário!
    Obrigado! Que bom que está gostando do Blog, sinta-se à vontade aqui, estamos entre amigos na minha cozinha mineira… :-)

    Sim, enquanto estamos apendendo é bom ter outros pontos de vista… E com o tempo vai criando a capacidade de análise e decisão mais independente. Só que o grande problema é que vai encontrar muita “poluição” nesse meio e isso pode prejudicar seu aprendizado. Aprender errado, com vícios ou conceitos errados. Na bolsa tem muitos descaminhos, então vale a pena ficar bastante crítico sobre tudo que ler…

    Sobre o BB e sobre sua estratégia, ok, tende a ser um Investimento em Valor… Mas para fazer Investimento em Valor é preciso muito mais critérios e conceitos do que o uso do P/L, por exemplo. Você está fazendo algo no sentido certo, mas para ser eficaz mesmo vai precisar de mais coisas… Mas aos poucos vai pegando o jeito… aqui mesmo no meu Blog vai encontrar muito conteúdo: procure ir lendo aos poucos, os artigos antigos, os chats, etc… E procure aprender diferenciar bem as estratégias de IG e IV.

    Outra coisa: Imaginar que o lucro de tal empresa vai subir baseado em expectativas não é uma forma segura de investir. O futuro é incerto sempre então é melhor criar métodos de análises baseadas no Momento Presente, sem depender de Futuros…

    Abraço!
    Leitão

  10. Quanto aos “mais critérios e conceitos” que vc disse, é por isso que disse “um dos critérios que eu sigo”. ;)

    Gosto muito dos critérios do Graham, mas os considero bastante rígidos. Até mesmo Fisher critica alguns, justamente por sua rigidez. O uso de limite pra P/L é uma das críticas de Fisher – não sei se vc já leu “Ações comuns, lucros extraordinários”, mas se sim, vc sabe do que eu tô falando.
    Por isso que eu acredito que até 40,xx, mesmo passando de 10 de P/L, eu vejo como seguro.

    Quanto a imaginar o lucro, eu também acho errado. E se vc ler direito o que eu disse, nem usei a palavra “imagino”. Eu vejo que parece que vai aumentar – eu nem afirmo que vai crescer com certeza, pq, como vc mesmo disse, não dá pra adivinhar o futuro -, por alguns pontos que eu gostaria de ler em outras análises também.

    Até hoje, já vi muitos blogs fazendo análises bem detalhadas e inteligentes de várias empresas, mas nenhum blog “atreve” a analisar ITUB, BBDC etc. Não sei se é de propósito, por coincidência ou se foi por falta de achar blogs mesmo.

    Bom, de qualquer forma, obrigado pelas respostas. :)

    Obs.: vc tem postado muitas análises técnicas recentemente. Tem algum “projeto” de análises fundamentalistas?

  11. 11 Leitão

    Oi GuiaMonetário!
    Sim, Graham, Fisher, Buffet, e outros antigos são fonte inteligente de aprendizado… Aos poucos vai fazer sua própria síntese de todos eles…

    É importante ter critérios, mesmo que muitas vezes sejam limitadores, que pouca coisa acabe passando na peneira… é assim mesmo.

    Sobre fazer “análises detalhadas” nem sempre é útil. Muitas vezes é contraprodutivo. É humanamente impossível acompanhar em detalhes todas as empresas e setores. O melhor caminho é buscar critérios objetivos e sintetizados de forma a filtrar, e ter estratégias claras e bem definidas para atuar. Filtrar e atuar de forma objetiva. Senão acabamos dispendendo muito tempo e energia num “trabalho” inglório…

    Aqui no Blog não publico “Análises Fundamentalistas” primeiro porque não posso, isso pode influenciar decisões de terceiros, e segundo porque não é o foco. Prefiro trazer leituras para acompanhamento mais objetivas e poder discutir conceitos fundamentais, que são mais úteis a todos, principalmente aos iniciantes.

    Investir em bolsa parece um bicho de sete cabeças, mas não é. Só precisamo fugir das complicações…

    Um abraço!
    Leitão

  12. Eu vou ser sincero: no meu primeiro ano de bolsa, eu tb achava que era um bicho de sete cabeças, mas com o tempo, eu fui vendo que não é bem assim.
    Inclusive, ter entrado na Bolsa melhorou bastante meu modo de ver as coisas na rua. Outdoor com propagandas não passam mais despercebido.

    Outro dia vi um outdoor num bairro em BH onde costumo passar (sim, moro em BH tb) fazendo propaganda de venda de apartamentos.

    Em outros tempos, eu não repararia isso, se não fosse meu interesse atual em esperar o setor imobiliário voltar a ficar “quente” para aproveitar algumas oportunidades na Bolsa.

    Só de ler alguns comentários do Guiainvest, eu vejo que muita gente complica. Parece que mta gente quer dinheiro rápido e tenta fazer mágica, daí parece que perde dinheiro e começa a falar que a bolsa é um cassino.

    Bom, felizmente, até hoje não aconteceu nada parecido cmg, então sigo feliz na bolsa. Hehehe.

  13. 13 Leitão

    Sim, isso mesmo. Aprender sobre bolsa e Investimentos nos faz crescer em todas as áreas pois precisamos desenvolver qualidades e comportamentos como calma, paciência, perseverança, temperança, sabedoria… Vamos aprendendo a diferença entre preço e valor, aprendendo sobre o que é realmente importante, o que é engano, aprendendo mais sobre as pessoas e principalmente sobre nós mesmos… Investir tem muito mais a ver com psicologia e filosofia do que matemática.

    Estamos em um ciclo de alta do mercado (após os anos de baixa recentes). Então tudo que fazemos dá certo. Isso é perigoso pois nos ilude. Aprenda bem os conceitos e não se iluda com acertos artificiais. Certifique-se que está realmente fazendo a coisa certa e não somente pegando uma onda…

    Vamos crescendo juntos aqui!

    Um abraço!
    Leitão

  14. Obrigado pelas palavras! ;)


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s