Investimentos reais, ou nem tanto…

15jan18

“Leitão, tudo bom?

Estou com vontade de investir em ações, mas estou com uma dúvida.

Quando a gente investe em imóveis temos a certeza que não vamos perder esse bem, temos escritura, ninguém te rouba, não tem como sair carregando uma casa nas costas, rsrs.

Agora, investimentos feitos online, como tesouro direto e ações são muito virtuais. Não dá a mesma sensação de segurança psicológica que um imóvel te dá.

Queria saber que garantia a pessoa tem que não terá problema com suas ações? Não sei se consegui ser claro, mas o que me deixa mais receoso em investir em ações é essa característica de investimento virtual que ela tem, que num clique posso ter problemas. Desculpe-me se a pergunta é boba, não entendo muito do assunto.

Obrigado,
Leandro”

—————————————-

Oi Leandro!

Sua pergunta é importante sim! É uma boa questão e isso incomoda mesmo a muitos!

Eu também tenho investimento em imóveis e, na prática, digo que é bem dolorido. Não é tão seguro e bom como muitos imaginam. Dá muita dor de cabeça com vacância, impostos, reparos, condomínios, amolações com inquilinos, etc, etc, e mais etc… Além da baixa liquidez. Se precisar vender, é um suplício… Enfim, o investimento em imóveis é bom sim, importante, mas não é tão bom e lucrativo como muitos pensam, nem tão tranquilo também como muitos pensam…

Quanto ao investimento em ações e outros que hoje em dia se faz de forma prática, online, parece mesmo muito virtual e volátil, eu lhe entendo. Mas tem lastro com a realidade sim: os grandes investidores investem nisso, então eles têm total interesse em manter a coisa funcionando. Se der problema nessa área o país colapsa, literalmente. Quando se investe em ações o patrimônio fica atrelado à Bovespa, não fica na corretora. Então, mesmo que a corretora quebre, não tem problema. Seu patrimônio está seguro. O mesmo acontece com o Tesouro, está com o Governo. Governo não quebra. Se quebrar a bolsa ou o Governo, pode fugir para as montanhas porque o mundo está acabando… Enfim, em matéria de segurança, tudo ok, não há com que se preocupar.

O maior risco de qualquer investimento está em nós mesmos: em não entendermos bem do que se trata e fazemos de forma displicente. Qualquer coisa que fazemos sem entender direito é perigoso, até mesmo andar de bicicleta…

Outro problema é a inércia. Muitas pessoas, por não entenderem bem, ou por pura preguiça mesmo, acabam ficando inertes. Não investem em nada. Trabalham anos e anos diligentemente, mas no final das contas não constroem nada… Isso também é um erro…  Experimente caminhar no sol quente do meio dia e no caminho encontrar uma boa sombra de uma grande árvore, é um alívio! É isso que acontece quando investimentos, estamos plantando árvores para dar sombra depois. Caso contrário, pense em caminhar, caminhar, caminhar e depois não encontrar nenhuma sombra no caminho…

Mas por fim quero ainda dizer o seguinte: investir, construir patrimônio, seja em qual área for, é importante. Mas lembre-se que tudo isso é meio, não fim. Nessa caminhada permaneça investindo no que é essencial, e o essencial é invisível aos olhos…

Abraço!
Leitão
—————————-
> Quer comentar? Alguma dúvida? Deixe uma mensagem…

Veja também…

> Tenho 44 anos. Vale a pena começar a investir na bolsa?

> Regras básicas para ser Trader?

> Se posso conseguir 10% de lucro em poucos dias, por que investir a longo prazo?



6 Responses to “Investimentos reais, ou nem tanto…”

  1. Texto incrível Mestre Leitão! Dá vontade de copiar e colar no meu blog pra ver se com essa clareza as pessoas entendem o valor do investimento contínuo para proporcionar mais qualidade naquilo que realmente é essencial. Abraço e sucesso!

  2. 2 Leitão

    Obrigado, amigo Fulgêncio! Fique à vontade para usar qualquer texto aqui do Blog… é só citar a fonte como de praxe :-)
    Grande abraço!
    Leitão

  3. 3 Robert

    Excelente texto leitão!
    Leitão recentemente, li o Investidor Inteligente de Benjamin Graham, achei um livro excepcional, principalmente na possibilidade de comprar ações com seu preço menor que seu valor, a partir de sua analise fundamentalista, que seria o valuation porém fiquei com duvidas em alguns termos técnicos e as formas de se encontrar, alguns indicativos nos relatórios financeiros das empresas brasileiras. Queria que você indicasse um bom livro ou local com material sobre valuation, mas feito aqui no Brasil.
    Muito obrigado!
    Eu me lembro você falou uma vez, não lembro se foi no curso ou se foi aqui, que você iria fazer um curso sobre valuation. E ae alguma previsão desse projeto?? acho que todos aqui iriam gostar! eu seria o primeiro aluno!

  4. 4 Leitão

    Oi Robert!
    Boa noite!

    Obrigado! Bom vê-lo por aqui!

    Sim, o Investimento em Valor é fascinante e desafiador… Graham é uma boa introdução. Infelizmente não temos literatura de qualidade sobre o tema aqui no Brasil (talvez hoje até possa existir, mas pelo menos nos meus 12 anos de Blog aqui eu não conheço nada de qualidade). A literatura americana é melhor… Procure livros lá fora sobre o próprio Graham, Buffet, Fisher, e outros nomes antigos…

    O projeto de montar um novo curso sobre Investimento em Valor ficou na gaveta até o final do ano passado. No final do ano passado e agora nesse começo de 2018 retomei e finalmente consegui avançar na parte mais difícil: o sistema de análise automatizado. O Valuation é bastante trabalhoso e impraticável para a maioria, por isso eu queria antes desenvolver um sistema informatizado para facilitar não só a análise das empresas e das oportunidades, mas principalmente o acompanhamento, que dá trabalho… Estou bastante avançado agora e se tudo correr bem acredito que termino tudo dentro desse semestre e finalmente vou poder passar tudo para a turma. Vai ser muuuuuuuito legal! Tomara que eu dê conta do recado, pois é muita coisa! Rsss….

    Abração!!
    Leitão

  5. 5 Robert

    Excelente!
    Não vejo a hora de sair esse curso! Existe bastante coisa pela internet, mas são muito superficiais e de confiabilidade duvidosa. Contigo eu sei que podemos confiar e que o conhecimento é de alta qualidade e também de experiência própria.
    Continuo firme com o investimento gradual, com as especulações não tenho muito tempo e estou em um local que a internet é famigerada! Pra se ter uma ideia tenho que fazer minhas compras mensais pelo telefone! Pois não consigo acessar o HB, kkkk.

    Abraço!

  6. 6 Leitão

    Oi Robert!
    Obrigado pela confiança, valeu! Espero poder corresponder à altura…

    E mantenha firme a disciplina, é isso aí! Gastar menos do que se ganha e investir com boa-vontade o que se guarda…

    E quanto à internet ruim, rsss, em compensação imagino que a natureza em volta de você aí deve ser exuberante… :-)

    Abração!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s