CHAT 04 a 10/dez

04dez17

Leia também…
Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Receba um resumo semanal desse Chat, toda segunda-feira...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livros
      RSS dos comentários



18 Responses to “CHAT 04 a 10/dez”

  1. 1 Leitão

    Bom dia, amigos!

    Uma ótima semana a todos!
    Leitão

  2. 2 Bittemilher

    Bom dia a todos, chefe Leitão o que achas da Fleury, para um carteira de dividendos? a gestão parece estar indo de vento em popa.

  3. 3 Leitão

    Oi Bittemilher!
    Bom dia!

    A Fleury (FLRY3) passou muito tempo patinando nos resultados, mantendo desempenho de caranguejo (lateral rss). De 2016 para cá melhorou bastante, com lucros mais consistentes… É cedo para dizer que firmou, que engatou mesmo… Mas vale a pena sim investigar e acompanhar a empresa com mais atenção.

    Não se iluda com os dividendos atuais. Veja os resultados como um todo pois nem sempre bons dividendos pontuais são sinônimo de consistência de longo prazo. Pode ser apenas um anabolizante momentâneo… mas em fim, vale acompanhar…

    Abraço!
    Leitão

  4. 4 Bittemilher

    Muito obrigado.

  5. 5 Igor Menezes

    Boa tarde Leitão, sobre ALUP11 e TAEE11, como elas tem muitas controladas como devemos analisar o lucro e o endividamento? Se pegarmos o consolidado não vamos estar considerando dados errados, visto que a holding só tem partes das controladas. Muito obrigado

  6. 6 Seco

    Boa tarde leitão, uma dúvida que me surgiu, caso eu invista pela corretora X e decida migrar para a corretora Y por ter achado suas taxas mais interessantes, eu devo vender todas a minhas ações que eu comprei pela corretora X e compra-las novamente pela Y?

  7. 7 Leitão

    Oi Igor!
    O Consolidado é uma síntese melhor, mas pode sim analisar tanto um quando outro e ponderar melhor… dá mais trabalho, mas quando se está animado a investigar mais, vale a pena sim…

    ———————
    Oi Seco!
    Não… pode apenas migrar a custódia de uma para outra. É relativamente fácil. Para isso peça um help para sua corretora…

    ——–
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  8. 8 Dyan

    Boa tarde Leitão,

    Estava analisando a MDIA3 (M Dias Branco), os indicadores fundamentalistas estão bons, a empresa pertence ao Novo Mercado da Bovespa, está em expansão de mercado consumidor do nordeste para todo Brasil no ramo de massas e biscoitos. Mas uma coisa me incomoda, a distribuição de dividendos é mínima, exigida por lei, para os acionistas, embora a cada ano os dividendos cresçam bastante e o lucro líquido também. O senhor acha que inseri-la numa carteira de longuíssimo prazo vale a pena ? Mesmo com dividendos tão baixos ?

  9. 9 Leitão

    Oi Dyan!
    Boa tarde! Deixa isso de senhor heim! Rsss… Tudo bem o Blog tá rodado, 11 anos, mas não exagera, rsss…

    Sua análise da MDIA3 está perfeita, é tudo isso mesmo que comentou! Empresa muito interessante com essa ressalva de pagar pouco dividendo. Mas observe que ela tem feito um bom trabalho com os lucros retidos, o que é importante nesse caso. Já que ela retém, deve investir bem e crescer com consistência, então ela está fazendo bem o dever-de-casa. Pode olhar pra ela com carinho que merece sim…

    Abração!
    Leitão

  10. 10 Bruno Araújo

    Boa tarde amigos do Chat.

    Primeiramente gostaria de parabenizar a você, Leitão, pelo trabalho realizado. Não sei se é nesse espaço aqui que deixo minha dúvida mas segue lá.

    Leitão, o que vc acha de comprar e vender mensalmente opções no dinheiro (ATM) de determinado ativo e usar o dinheiro para compra de novas ações? Explicando melhor minha pergunta: A venda de opções no dinheiro é que proporciona o melhor rendimento. Em alguns meses a bolsa sobre e em outras ela caí. Quando sobe, normalmente sou exercido em minhas ações e compro uma quantidade menor com o dinheiro. Logo depois já lanço outras opções no dinheiro. Quando cai, ganho um bom recurso para novas compras. Não sei se poderia encarar isso como um dividendo mensal em que em uns meses é menor e outro maior.

    A pergunta é para o Leitão mas está aberta a todos que queiram contribuir com suas opiniões. Os recursos humanos aqui são de primeiríssima categoria.

  11. 11 Leitão

    Oi Bruno!
    Obrigado pelas visitas, que bom que o Blog está ajudando! Vamos caminhando juntos!

    Olha, isso é Especulação, ou melhor, na maioria das vezes cai apenas na Jogatina. Você usou o termo “dividendo”, não tem nada a ver… Dividendo é para Sócio, para Investidor.

    Você pode especular de diversas formas e os derivativos são mais uma opção, e quanto mais inclinado ao jogo, pior… Lidar com Opções é para poucos. A maioria cai apenas na jogatina. Fica meu alerta…

    Abraço!
    Leitão

  12. Prof. o RI da Eternit enviou hoje em fato relevante:
    “o impacto para a Companhia será a perda do faturamento da controlada SAMA, que corresponde a 22% do faturamento líquido consolidado da Eternit ”
    Sentença proferida: “Dentre os pedidos do MPF, o mais relevante é para que a SAMA, no prazo de 15 dias, deposite em juízo o lucro líquido até o montante de R$ 500 milhões, sob pena de, não o fazendo, ser direcionado o cumprimento a sua controladora”

    Queria saber sua opinião sobre essa empresa que nos deu imensas alegrias no passado e hoje está assim nessa tristeza. rs.

    Tenho uma boa quantidade de Eter3 com o preço médio de R$3.00. Dei o cartão amarelo ha 2 anos. Minha vontade é de dar o cartão vermelho e partir pra outra, mas cadê a coragem?!

    Na minha opinião perder 22% do faturamento do lucro é um baque grande. Além disso tem as multas altas que já foram proferidas.
    Sei que a Eternit se mexeu procurando alternativas entrando em outros mercados e substituindo o amianto por outros materiais, mas terá musculatura e resiliência para suportar tudo isso?

    Um abraço,
    Mônica

  13. 13 Vinicios

    Leitão, em todos esses anos acompanhando o blog, nunca tinha visto demorar tanto essa bolsa se definir depois de um suporte/resistência rompido no Fibo. Já tá entendiante essa falta de definição

  14. 14 Leitão

    Oi Mônica!
    Bom dia!

    Sim, é uma pena tudo isso… mas muito sujeito de acontecer em qualquer empresa: marretadas do legislativo ou do judiciário. Vide as elétricas, com a Dilma, por exemplo…

    Se para nós, investidores minoritários, que não temos ligação umbilical com as empresas, já é difícil, imagine para os empreendedores que pegam o boi pelo chifre nas empresa, que dão o sangue… isso sem falar dos trabalhadores, dos empregos, do impacto nas cidades, etc…

    Olha, quando uma empresa apresenta problemas e aumento de risco temos sempre duas alternativas: sair logo no começo e partir para outra (afinal, uma das vantagens dos minoritários é essa mobilidade); ou ficar, analisar, acompanhar, assumir o risco e administrá-lo dentro do aceitável para sua estratégia, e pagar para ver… Deixar o risco acima do que é administrável e aceitável é que não pode…

    Agora o preço está muito baixo, talvez não valha a pena sair no pior momento… Se não saiu antes, agora é que não é bom mesmo. Pondere também o seguinte: quando uma empresa cai em um buraco por problemas de gestão é uma coisa, quando ela cai em um buraco por problemas externos a ela, é outra. Fica a esperança de, passados esses problemas, ela votar a crescer. Mas é apenas esperança, e pode demorar anos…

    Veja um caso como a Gol, por exemplo, ela é um buraco sem fundo mas é porque a empresa é ruim mesmo, num ramo rum… Já a Eternit é outra coisa…

    Mas infelizmente é isso: sair agora, no preço mais baixo, não vale a pena. O risco aconteceu, se ele estava dentro do aceitável, ok. Se ele fugiu do aceitável e agora está incomodando, não tem jeito.

    Fica a lição pra todos nós: sempre manter as alocações equilibradas, risco controlado… mesmo uma empresa hoje, que nos mostra ser excelente, impecável, pode cair em problemas… não tem empresa que está imune a problemas, ainda mais com nosso “Risco Brasil”. E mais: se uma empresa começar a dar problemas, ou saia logo e parta para outras, ou ajuste bem o risco e esteja consciente quanto a ele…

    Um abraço!
    Leitão

  15. 15 Leitão

    Oi Vinicius!
    Dezembro é sempre assim mesmo… mês de férias, folgas, feriados, etc… o ritmo da bolsa e de tudo vai diminuindo… é normal. :-)

    Abraço!
    Leitão

  16. 16 Igor

    Oi Leitão..
    Sei que você não gosta de ETFs, mas o que você acha sobre o IVBB11? Seria interessante ter uma parte do capital alocado nele(até como uma forma de diversificação em mercado internacional/dolar)?

  17. 17 Leitão

    Oi Igor!
    Bem, se quiser experimentar com um pouco para diversificar, ok. Mas pondere o seguinte: acompanhar índices não é lá grande coisa e as taxas de administração dos fundos pode comer também a já baixa rentabilidade…

    E antes de comprar fundos de índices, veja se não estão em topos históricos, faça uma breve análise gráfica com eles…

    Mas se está com capital sobrando e quiser diversificar um pouco, faça o teste e depois de uns anos veja se valeu a pena :-]

    Abraço!
    Leitão

  18. 18 Antonio Alves

    Igor, pra mim valeu, pois quando estive nele o dólar subiu e a bolsa americana também, mas pense quando acontecer o contrário…


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s