CHAT 04 a 10/set

04set17

Leia também…
Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Receba um resumo semanal desse Chat, toda segunda-feira...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livros
      RSS dos comentários



11 Responses to “CHAT 04 a 10/set”

  1. 1 Leitão

    Bom dia, amigos!

    Uma semana de afinações a todos!
    Leitão

  2. 2 Marcos

    Boa tarde Leitão!

    Queria continuar o assunto da semana passada. Vc disse que a decisão de deixar de ser sócio de uma empresa é muito pessoal, subjetiva. Então eu lhe pergunto: qual é o seu critério para essa decisão?

    Abs!

  3. 3 Leitão

    Oi Marcos!
    Boa tarde!

    A piora sistemática dos fundamentos, que possa ser identificada como degeneração e não somente problema pontual ou sazonal. Por exemplo: Lucros decrescentes, margens decrescentes, redução na distribuição de dividendos, etc. Se esses fatores podem ser identificados como crônicos, aí cabe repensar se a empresa permanece ou não no time dentro de uma estratégia em particular.

    Abraço!
    Leitão

  4. 4 Dummy

    Leitão
    Se você fosse um rapaz recém-formado que fez o curso do Leitão e vai começar agora a selecionar os ativos de sua carteira de investimentos, em que grau ela seria diferente da carteira que você planejou lá no começo? Os critérios de seleção fundamentalistas permanecem os mesmos? Há hoje papeis no mercado relevantes o suficiente para serem selecionados com a finalidade de longo prazo?

  5. 5 Leitão

    Oi Dummy!
    Os critérios são os mesmos e a estratégia são as mesmas de sempre. Afinal, deve ser assim… Ou é investimento pra valer ou então é só uma brincadeira… :-) Se você começa investindo e depois começa a mudar seus critérios, vai ficar inseguro e perdido. Ainda mais quando o montante vai crescendo, é preciso muita segurança no que se está fazendo.

    Pra quem vem com uma carteira de longo prazo já a muito tempo é diferente de quem vai começar agora. Algumas empresas nesse momento estão bastante prejudicadas, podemos e devemos buscar sempre as melhores para cada momento. E é claro que com o passar dos anos vamos dando manutenção na carteira, tudo com calma e consciência. Comprar e esquecer é o popular Buy-and-hold de massa, isso não funciona…

    E temos sim muitos papeis relevantes. Sempre haverá. Sua pergunta me parece mais de incrédulo do que de analista mesmo, rsss…. Não se deixe levar pelas emoções da massa…

    Abraço!
    Leitão

  6. 6 Tony

    Leitao, e a sua ex, a USIM5, não tá na hora de voltar? Estou com ela desde sempre, e a continuar como está e ela voltar aos precos de antigamente, vai ser a rainha da carteira. O que sugere com este novo cenário do aco?

  7. 7 Leitão

    Oi Tony!
    Bom dia!

    A Usiminas foi uma empresa muito lucrativa no passado; passado bem distante. Já tem muito tempo que isso ficou para trás e ela hoje continua com sérios problemas de gestão. É uma pena. Uma grande empresa mas que não gera valor aos acionistas…

    Se ela agora eventualmente voltar a subir e dar picos de preço será por pura Especulação, ou Jogatina. Puro movimento de preços sem lastro com a realidade da empresa.

    E se ela no futuro melhorar efetivamente seus resultados, voltar a dar lucro e aí sim os preços subirem por motivos concretos, para quem já tinha ela nos tempos da lama, terá sido por pura sorte. E não devemos investir contando com a sorte. Sorte é para Jogadores, não para Investidores…

    Um abraço!
    Leitão

  8. 8 José Roberto Funari

    Oi Leitão e pessoal que acompanha o bloq!
    Leitão, saiba que indico seu site à todos os que consigo convencer de que investir em ações não é bicho de sete cabeças. Claro que se deve estudar, pesquisar, acompanhar, etc, mas, a recompensa chega e o processo de aprendizagem em si já é uma evolução. E é a prática que nos faz cada vez melhores.
    Só uma curiosidade: venho acompanhando seu blog a um certo tempo e ao clicar ali em x-outras sempre fico na esperança de encontrar alguma empresa nova que já tenha avaliado. Tem a pretensão de atualizar ou tem algumas boas empresas para indicar novas pesquisas?
    Tem alguma no forno?
    Entenda forno como se fosse pra assar pão de queijo! Coisa boa.
    Abraço à todos!

  9. 9 Leitão

    Oi José Roberto!
    Bom dia!

    *Desculpe-me a demora, estive fora nesse final de semana…

    Obrigado pelas visitas e também pelas indicações aos amigos! Que bom que tem encontrado boas coisas aqui na minha cozinha :-)

    Muitos me pedem novas análises pois o cardápio é o mesmo a anos e anos, rssss… Mas eu tenho dito o seguinte: vontade de abrir mais acompanhamentos de ações, mais análises gráficas e mesmo mais análises fundamentalista eu tenho; o problema é que me dá muito trabalho manter tudo atualizado e fazer mal feito eu não gosto… O Blog é muito visitado e tenho que ter também muita responsabilidade, principalmente com os iniciantes, para não influenciar decisões pessoais…

    Recentemente abri mais uma aqui no Blog e pretendo manter atualizada: a UGPA3. Aos poucos penso em abrir mais… vamos ver :-)

    Abração!
    Leitão

  10. 10 José Roberto

    Ok Leitão!
    Obrigado pela resposta e pela seriedade que tens com quem está aprendendo.
    Se tiver alguma outra, avise, por favor!
    Gosto quando as que tenho na carteira ‘batem’ com suas indicações. Além dos parâmetros que uso para ‘filtrar’ as empresas, fico feliz quando também aparecem aqui. Isso reforça a minha escolha.
    Abraço!

  11. 11 Leitão

    Valeu, José Roberto! Abração!


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s