CHAT 28/ago a 03/set

28ago17

Leia também…
Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Receba um resumo semanal desse Chat, toda segunda-feira...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livros
      RSS dos comentários



16 Responses to “CHAT 28/ago a 03/set”

  1. 1 Leitão

    Bom dia, amigos!

    Uma excelente semana a todos!
    Leitão

  2. 2 Tulio

    Bom dia Leitão! Com a bolsa passando de 71.000 pontos, em tendência de alta, nossa carteira de ações fica azulzinha, mas não seria uma boa hora de fazer uma alocação de aportes? Estou em 50% RF e 50% ações, seria interessante passar para 70% RF / 30% Ações?

  3. 3 Leitão

    Oi Tulio!
    Bom dia!

    Vai do gosto…

    Mas se a sua carteira não é amadurecida ainda (menos de 5 anos, em formação), melhor evitar mexer… Ainda mais porque sua alocação está bem equilibrada 50/50… deixe que naturalmente ela vai se desequilibrar e aí, quando sentir mesmo necessidade, poderá mexer… Lembre-se também que, ao vender ações, vai perder dividendos…

    Abraço!
    Leitão

  4. 4 Sandro

    Olá Leitão

    Aquele seu gráfico da NATU3 de 28 de julho ta se comportando exatamente como esperado. Pena que comprei pouco, pois ainda estou indo devagar para aprender. Ta batendo quase 20% de valorização. Ah se tivesse investido mais rsrs

  5. 5 Leitão

    Oi Sandro!
    Obrigado!

    Mas é assim mesmo, se ainda está em processo de aprendizado, vá com calma e minimize os riscos, sem ganância.

    O perigo é o seguinte: Se a gente ganha, fica contente e alimenta o desejo de fazer mais; se a gente perde, fica com vontade de continuar para descontar a perda. Esse processo é o que sequestra na jogatina (seja na bolsa ou nos cassinos). Fazer tudo com consciência como um Especulador e não um Jogador é que é o desafio. Fica a dica :-)

    Abração!
    Leitão

  6. 6 Zano

    Alguém sabe sobre FESA3? tem bons indicadores, mas poucas operações na Bolsa.

  7. 7 Leitão

    Oi Zano!
    Boa tarde!

    A FESA andou bem estagnada (o setor dela todo), e agora está começando a mostrar melhoras… pode-se analisar com calma…

    Uma dica: Poste sua dúvida lá na turma pois assim terá boas opiniões dos amigos por lá também… E ao pesquisar no campo de pesquisa o código FESA ou FESA3 ou FESA4 virão também mensagens… http://leitaoemacao.com/buteco

    Abraço!
    Leitão

  8. 8 Seco

    Leitão, fiz seu curso esse ano, estudei algumas enpresas para investir mas ainda nao comecei. Tenho 6.5k parados na poupança e consigo juntar em torno de 200 a 250 por mês, gostaria de saber como dividir esses 6.5k pra compra das ações, seria melhor mensal ou trimestral a compra?
    Obrigado, abraços.

  9. 9 Leitão

    Oi Seco!
    Bom dia!

    Mensal é melhor pois vai coincidir com os vencimentos do seu salário (imagino). Assim manterá a disciplina necessária de compras fixas todo o mês.

    Você pode, por exemplo, pegar esse valor de 6.5 k e dividir em digamos 12 parcelas, somar à essa parcela o valor que poupará a mais todo mês e comprar as sequencias conforme o rodízio que estabelecer. O conceito é: diluir montantes no tempo, manter aportes equilibrado, compras fixas, diversificação de empresas e setores e qualidade na escolha as mesmas… seguindo os conceitos, adapte conforme achar melhor no seu caso.

    Dica: troque uma ideia com a turma: http://leitaoemacao.com/buteco – lá terá mais feedback…

    Abraço!
    Leitão

  10. 10 Rei

    Seco, o importante é molhar a horta um pouquinho todo mês ;)

  11. 11 fitdac

    fesa3 é cíclica. a comodite dela está no topo… possívelmente a cotação tbm, se vai começar a cair agora ou daqui a meses eu não sei… até que venha novo ciclo e assim por diante… sabendo disso se vc comprar parcelado terá um bom PM na nova onda de alta no futuro. Só um pitaco valeu…

  12. 12 Leitão

    Obrigado pelos pitacos, pessoal! :-)

  13. 13 RICARDO CARVALHO SOUZA

    Boa noite Leitão. Camarada poderia me dizer uma coisa. Acompanho os seus comentários e sou fã de carteirinha mesmo. Depois do seu curso, minha vida mudou para melhor. Poder acompanhar as empresas e selecionar as melhores para meu IG é sensacional. Só que algumas empresas ainda não consegui entender porque são tão analisadas, estudadas e colocadas como queridinhas em carteira. Um exemplo é a VALE. Vale a pena investir na VALE, sendo que seus gráficos de lucro não apresentam nada de empolgante? A NATU também. Ela é colocada como queridinha, mas seu gráfico de lucros está despencando desde 2014 e seu índice div brut/patri muito acima de 1 abaixo do que se espera para uma boa empresa. E para fechar as tentativas de compreensão, temos a PETR com gráfico de lucros decepcionantes também e diversos ìndices (div brt/patr, liquidez corrente e ROE) muito abaixo de uma boa empresa. Gostaria de saber o que faz estas empresas estar em carteira.

  14. 14 Leitão

    Oi Ricardo!
    Bom dia!

    Que bom ter notícias sua e saber que está caminhando bem, obrigado pelo feedback positivo!

    Suas observações sobre essas empresas está correta, é isso mesmo que comentou. O fato de alguns investidores considerarem elas válidas para sua estratégia em particular é um fator subjetivo de cada um. Alguns já as possuem de longa data e isso faz diferença; outros analisam critérios a miúde e depois de ponderarem bastante consideram válidas para suas estratégias em particular; outros apenas aceitam o risco no conjunto de sua carteira; enfim, desde que bem conscientes do que estão fazendo, investir nelas ou não investir nelas vai do gosto. Se você não acha que elas passam nos seus critérios e não são válidas para sua estratégia em particular, ok, é isso mesmo… parta para outras melhores.

    Abraço!
    Leitão

  15. 15 Marcos

    Bom dia Leitão,

    Tava lendo o folhetim e me chamou a atenção ver quanta gente ainda investe em ETER3 mesmo depois dos péssimos resultados dos últimos anos.

    Afinal, qual os critérios para decidir qual o momento em que se deve deixar de ser sócio de uma empresa? Análise gráfica pode ser usada para isso? Deve ser levado em conta algo além da análise dos balanços?

    Abs@

  16. 16 Leitão

    Oi Marcos!
    Bom dia!

    Sim, sua observação para ETER é correta, e o curioso é que a resposta que dei acima para o Ricardo cabe aqui também, veja:

    “Suas observações sobre essas empresas está correta, é isso mesmo que comentou. O fato de alguns investidores considerarem elas válidas para sua estratégia em particular é um fator subjetivo de cada um. Alguns já as possuem de longa data e isso faz diferença; outros analisam critérios a miúde e depois de ponderarem bastante consideram válidas para suas estratégias em particular; outros apenas aceitam o risco no conjunto de sua carteira; enfim, desde que bem conscientes do que estão fazendo, investir nelas ou não investir nelas vai do gosto. Se você não acha que elas passam nos seus critérios e não são válidas para sua estratégia em particular, ok, é isso mesmo… parta para outras melhores.”

    Quanto à Análise Gráfica, ela é uma ferramenta de decisão para Especulação. Para Investimento, nesse caso, vamos usar a Análise Fundamentalista. Nossa decisão é em cima dos resultados financeiros da empresa, pelo conjunto de indicadores e histórico deles. Podemos usar análise gráfica de forma auxiliar para compreender o momento psicológico da ação, o histórico de evolução no mercado, etc… é auxiliar, não decisória.

    Um abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s