CHAT 21 a 27/ago

21ago17

Leia também…
Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Receba um resumo semanal desse Chat, toda segunda-feira...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livros
      RSS dos comentários



13 Responses to “CHAT 21 a 27/ago”

  1. 1 Leitão

    Bom dia, amigos!

    Uma ótima semana a todos, um passo a cada dia!
    Leitão

  2. 2 Rei

    Delicia ver o Ibovespa buscar os 70.000 pontos. Se ainda estamos em crise, fico imaginando a quanto chegará o índice se entrar gente competente no próximo ano, e depois como seria com uns 4 anos de crescimento razoável de PIB…

    Reparem no “se”. Na bolsa, tudo é possível, podemos chegar a 100.000 ou voltar pro 35.000… Independente disso, devemos continuar os aportes mensais na alta e na baixa, acompanhar os balanços, e curtir a jornada de construção do portfólio para o longo prazo (no meu caso penso em começar a usufruir daqui a 25 anos…)

    Abraço e boa semana a todos.

  3. 3 Leitão

    Oi Rei!
    Bom dia!

    Esse é o espírito da coisa! :-)

    E muitos ficam só vendo a banda passar…

    Abraço!
    Leitão

  4. 4 Tiago

    Olá, Leitão! Tudo bem?

    Poderia comentar um pouco sobre CIEL3 para investimento em seu atual cenário?

    Desde já, fica aqui meu agradecimento por todos os ensinamentos que compartilha conosco.

    Abraço,
    Tiago.

  5. 5 Leitão

    Oi Tiago!
    Bom dia! Tudo jóia! Eu que agradeço as visitas aqui na minha cozinha!

    A CIEL3 é uma empresa com bons fundamentos, bom desempenho em faturamento e lucros. Acredito estar na maioria das carteiras dos bons investidores. Está em um setor bom, mas agora bem mais concorrido. Talvez isso esteja pressionando suas margens de lucro… A distribuição de dividendos também foi diminuída… Em resumo, é uma boa empresa que merece sim ser estudada…

    Um abraço!
    Leitão

  6. 6 Carlos Alberto

    Leitão, boa noite,

    Qual site você recomenda que informe o lucro por ação e Pl nos últimos 10 anos, ano a ano.

  7. 7 Leitão

    Oi Carlos!
    Boa noite!

    Tem um projeto novo que está ainda em fase inicial, mas seus idealizadores estão bastante motivados… veja em https://plataforma.penserico.com/dashboard.pr … Pode lhe ajudar nesses indicadores que comentou…

    Abraço!
    Leitão

  8. 8 Luiz

    Leitão, você acredita em coincidências? Rs

    Não soa muito esquisito essa notícia do governo de vender a Eletrobras após o fechamento do mercado na terça-feira? Justamente em um período onde o ibov sinalizava vários candles de indefinição e perda do movimento de alta, mostrando que ia mais uma vez bater na resistência e congestionar o governo solta essa. A impressão que eu fiquei é que o governo manipulou o mercado e forçou um rompimento. É até leviano falar isso, mas no mínimo é uma “coincidência” das boas.

  9. 9 Leitão

    Oi Luz!

    Não sei dizer se foi ou não intencional, mas tudo isso é passível de acontecer e faz parte do “jogo” da bolsa. Muitos “players” grandes fazem esse tipo de manipulação (vide o Joesley recentemente). Isso sempre existiu e sempre vai existir.

    No caso da Eletrobrás, é uma empresa com péssimos fundamentos, historicamente muito ruim. Por mim podem jogar à vontade com o papel dela, não ponho a mão em cumbuca… :-)

    Abraço!
    Leitão

  10. 10 Marcos

    Boa noite Leitão!

    continuando a minha garimpagem, encontrei outras duas empresas que parecem muito boas: WIZS3 e SMLE3. O que acha delas?

    na semana passada eu lhe perguntei sobre MPLU3, vc confirmou que era uma empresa interessante. Hoje apareceu outra do mesmo setor a SMLE3. Setor de fidelização, essas coisas. Acha que esse é um setor interessante para investir/especular?

    Abs!

  11. 11 Leitão

    Oi Marcos!
    Bom dia!

    WIZS3 é bastante nova na bolsa, com poucos dados históricos, difícil de analisar… casos assim é bom pensar bem pois ficamos limitados na análise… exite um esforço bastante considerável para investigar… veja se vale a pena.

    SMLE3 está com desempenho bom, mas também é recente na bolsa, com histórico pequeno… mas já dá para analisar e pode ser válido sim… Sobre o setor, acho bem novo, um tanto quanto insólito… conheço bem o setor de tecnologia do qual essas empresas dependem e constroem suas operações, e esses “sistemas” podem ser bastante voláteis… Mas se você tem uma carteira com 20 ou mais empresas, bem diversificada e bem construída com boas empresas, pode sim se “aventurar” com empresas e setores menos comuns…

    Abraço!
    Leitão

  12. 12 RICARDO CARVALHO SOUZA

    Boa noite Leitão. Camarada poderia me dizer uma coisa. Acompanho os seus comentários e sou fã de carteirinha mesmo. Depois do seu curso, minha vida mudou para melhor. Poder acompanhar as empresas e selecionar as melhores para meu IG é sensacional. Só que algumas empresas ainda não consegui entender porque são tão analisadas, estudadas e colocadas como queridinhas em carteira. Um exemplo é a VALE. Vale a pena investir na VALE, sendo que seus gráficos de lucro não apresentam nada de empolgante? A NATU também. Ela é colocada como queridinha, mas seu gráfico de lucros está despencando desde 2014 e seu índice div brut/patri muito acima de 1 abaixo do que se espera para uma boa empresa. E para fechar as tentativas de compreensão, temos a PETR com gráfico de lucros decepcionantes também e diversos ìndices (div brt/patr, liquidez corrente e ROE) muito abaixo de uma boa empresa. Gostaria de saber o que faz estas empresas estar em carteira.

  13. 13 Leitão

    Oi Ricardo!
    Bom dia!

    Que bom ter notícias sua e saber que está caminhando bem, obrigado pelo feedback positivo!

    Suas observações sobre essas empresas está correta, é isso mesmo que comentou. O fato de alguns investidores considerarem elas válidas para sua estratégia em particular é um fator subjetivo de cada um. Alguns já as possuem de longa data e isso faz diferença; outros analisam critérios a miúde e depois de ponderarem bastante consideram válidas para suas estratégias em particular; outros apenas aceitam o risco no conjunto de sua carteira; enfim, desde que bem conscientes do que estão fazendo, investir nelas ou não investir nelas vai do gosto. Se você não acha que elas passam nos seus critérios e não são válidas para sua estratégia em particular, ok, é isso mesmo… parta para outras melhores.

    Abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s