CHAT 10 a 16/jul

10jul17

Leia também…
Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Receba um resumo semanal desse Chat, toda segunda-feira...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livros
      RSS dos comentários



19 Responses to “CHAT 10 a 16/jul”

  1. 1 Leitão

    Bom dia, amigos!

    Uma semana de diferenciação a todos!
    Leitão

  2. 2 Marcos

    Boa noite Leitão,

    estava pesquisando dados fundamentalistas sobre empresas de energia elétrica e 3 me chamaram a atenção: TAEE11, TIET11 e EGIE3.

    o que vc acha dessas empresas, qual seria a melhor para investir?

    outra pergunta, vc vê problemas em investir em ações units, essas com final 11? certa vez vi um comentário aqui de que deveríamos evitá-las, mas não entendi pq.

    um abraço!

  3. 3 Leitão

    Oi Marcos!
    Boa tarde!

    Desculpe-me a demora…

    A TAEE11 é a melhor das 03… TIET11 a pior…

    Algumas empresas só possuem as unit mesmo, como o caso da Taesa… Mas quando há opção, prefira as ON… Veja sempre a liquidez de cada papel e a distribuição de dividendos também, ajuda a se decidir pelo tipo de papel… mas como já disse, na dúvida e podendo optar, fique com On.

    Abraço!
    Leitão

  4. 4 Marcos

    Muito obrigado Leitão!

    Mas fiquei curioso, por qual motivo devemos preferir as ON em relação às units?

  5. 5 Leitão

    Disponha, Marcos!

    De forma sucinta, ON são atreladas aos sócios controladores e isso traz mais amarração, mais segurança…

    Abraço!
    Leitão

  6. 6 Rei

    Leitão,

    Desculpe discordar, mas são muitos critérios para decidirmos qual é melhor e qual é pior… Dependo do que você está olhando: dividendos, crescimento, controle da dívida, consistência de lucro, governança, projeções de investimento, etc… Eu por exemplo, dentro dos meus critérios, prefiro a EGIE, mas não que a TAEE seja ruim.

    Como uma grande fã seu, acho que não devemos nunca dar uma resposta pronta em relação a estes comparativos, pois a ideia deve ser sempre levar a uma reflexão (a não ser claro em casos de furadas).

    Um abraço!
    Rei

  7. 7 Leitão

    Oi Rei!
    Boa tarde!

    Verdade! Você tem toda razão! Obrigado pelo toque!

    Principalmente no meu caso tenho que ser sempre bem imparcial e responsável para não influenciar decisões de outros…

    TAEE e EGIE são empresas com fundamentos interessantes e merecem uma analise mais atenta. Já TIET realmente tem fundamentos fracos… Eu, particularmente, gosto mais da TAEE. Mas cada um vai ponderar seus critérios nessa comparação…

    Abração!
    Leitão

  8. 8 Marcos

    Oi Leitão!

    vc continua investindo em CSNA3? Vc não atualizou mais os gráficos mas também não retirou ela de sua lista. Ela vem oscilando nos resultados, mas graficamente parece que deu uma oportunidade de compra para especular. Será que ainda vale especular com ela?

  9. 9 Anônimo

    Leitao vc compra papeis/empresas americanos?

  10. 10 Paciente

    Bom dia pessoal!

    Marcos, vi sua dúvida sobre ON x PN, e lembro q li aquele livro “Sonho Grande” que fala sobre a trajetória do trio comandado pelo Jorge Paulo Leman, lá ele deixa explícito o que eles (sócios majoritátios ) pensam de quem compra PN, transcrevo aqui:

    ” É como comprar um Fiat e achar que tem direito a uma Ferrari na garagem”

    Pense sobre isso quando for decidir sobre alguma empresa.

    Abraço,

    Paciente

  11. 11 Rei

    Excelente Leitão!!
    Tiet (ex geti) já foi boa, mas piorou muito, porém ainda não é de se jogar fora (pelo menos para quem já tinha em carteira, como eu) dá pra aproveitar pelo menos a boa distribuição de dividendos. Quem carrega ha bastante tempo provavelmente já recuperou o investimento inicial só com os dividendos. Para quem está pensando em entrar agora, acredito não ser uma boa opção.
    Sobre a TAEE, assim com a TIET, não gosto dessa complicação que inventaram de UNIT, agrupamento de ONs com PNs.
    Um abraço
    Rei

  12. 12 Leitão

    Oi Marcos!
    Ainda tenho um pouco de CSN antiga em carteira, mas parei de comprar a um bom tempo depois da piora nos fundamentos. Também não a uso para especular mais por isso não tenho atualizado gráficos com ela…

    ————————–
    Oi “Anônimo”!

    Não compro empresas americanas… não senti necessidade dessa complicação até hoje. O mercado brasileiro já é bastante emocionante… Rsss…

    ———————
    Oi Paciente!
    Obrigado pelo comentário!

    ————-
    Oi Rei!
    É isso aí! :-)

    —————
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  13. 13 Marcos

    Obrigado pela dica, Paciente

  14. 14 SANDRO MARCELO XAVIER

    Leitão e amigos
    Gostaria de saber qual o indicador que mostra percentual de valorização/desvalorização atrelado a períodos de tempo. Por exemplo, quero saber o quanto valorizou determinada ação nos últimos 12 meses, ou no ano passado, ou nos ultimos 4 anos. Por um acaso, seria aquele campo chamado “Oscilações” na página de indicadores da Fundamentus?
    Um abraço

  15. 15 Leitão

    Oi Sandro!
    Sim, o quadro “Oscilações” no site Fundamentus é uma referência bem objetiva para isso que deseja…

    Abraço!
    Leitão

  16. 16 Amarildo Fidelis

    Boa noite Leitão.

    Estou em dúvida sobre a conversão das minhas ações preferencias em ordinárias.

    Caso eu não converta, como ficam as ações se a maioria mudar?

    O que você me aconselharia?

  17. 17 Amarildo Fidelis

    I Sorry, esqueci de citar que são as ações da VALE no meu comentário anterior.

  18. 18 Luiz frank

    Eu nao gosto de preocupacies, por isso estou 100% em bbas3. Opina ai querido Mestre!

  19. 19 Leitão

    Oi Amarildo, oi Luiz!
    Estou de férias, mas vi a msg de vocês aqui… vou dar um help rápido…

    Optar pelas ON é melhor mesmo… tem mais fatores a considerar, mas surgindo dúvida ou insegurança é melhor ir direto em ON que não tem problema, é só ficar de olho na questão da liquidez, dividendos, tag-along.

    Sobre a Vale, ainda não é obrigatório mas a tendência é mudar… tem um tópico legal sobre isso lá no Buteco… Entre com seu login e depois clique aqui:
    http://leitaoemacao.com/b2/buteco2.asp?topico=856

    Abraços!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

