CHAT 03 a 09/jul

03jul17

Leia também…
Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Receba um resumo semanal desse Chat, toda segunda-feira...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livros
      RSS dos comentários



8 Responses to “CHAT 03 a 09/jul”

  1. 1 Leitão

    Bom dia, amigos!

    Uma semana bem positiva a todos!
    Leitão

  2. 2 Raul

    Bom dia, Leitão! O que ocorreu com os papeis da MDIA3 ? Estou mais ou menos com o dobro de ações que tenho cadastrado na minha planilha e o preço está sendo negociado pela metade do valor que eu costumava comprar. Como faço para consertar isso na planilha disponibilizada pelo seu curso, sendo que eu tenho certeza de que venho anotando tudo direitinho e em dias?

  3. 3 Leitão

    Oi Raul!
    Provavelmente foi um Desdobramento de ações. Dobra a qtde e divide o preço por 2, fica tudo na mesma, não altera em nada. Fazem isso para tornar o preço mais acessível no mercado, mais liquidez… Basta dobrar na planilha e dividir por 2 para ajustar… pode fazer conforme achar melhor, direto no total ou em cada lançamento…

    Abraço!
    Leitão

  4. 4 Marcos

    Boa noite Leitão,

    venho acompanhando a VLID3 a algum tempo. Parece ser uma boa empresa, com fundamentos bons/razoáveis mas está numa tendência de queda, já caiu mais de 50% desde seu topo histórico em 2015.

    hoje parece ter formado uma figura de reversão. Estou pensando em fazer uma especulação com ela, mas duas coisas me deixam em dúvida:

    ela realmente é uma boa empresa, dá para especular com ela?

    embora graficamente ela deu um sinal de compra, o IBOV ainda está ruim. Será que vale mesmo a pena fazer compras especulativas com o IBOV assim?

    abraço!

  5. 5 Cesar

    Oi Leitão!

    Já fiz seu curso há alguns anos e tenho uma carteira um pouco nova ainda…
    Mas sempre bate aquela angústia do investimento está atras até da renda fixa…
    Segundo sua experiência de mais de 10 anos em investimento gradual, nesses tempos de incerteza política e econômica qual tem sido o rendimento mensal de uma carteira amadurecida (boas ações segundo seus ensinamentos) em percentual (valorização, dividendos e juros de capital).

    Abs, desejando a vc a eterna paciência e gentileza para conosco…

  6. 6 Leitão

    Oi Marcos!

    A VLID3 é uma empresa com bons fundamentos sim. Se vai especular com ela, ok, quanto aos fundamentos não é problema; pois como sempre digo, devemos evitar especular com empresas ruins… esse não é o caso.

    Quanto a especular agora, ok… se, dentro de sua técnica, análise e estratégia, você vê oportunidade, defina bem tudo e ok… Quanto à divergência do IBOV, é mais um fator a ponderar… Cada ação deve ser analisada individualmente mesmo, o IBOV entra no final como um fator a mais… o bom é especular somente com tudo a nosso favor… mas vai de cada pessoa, cada estratégia mesmo… se você não se sentir seguro e confortável para especular contra o índice, aguarde mais então…

    ———————————
    Oi Cesar!

    Essa angústia é bem comum mesmo pois temos a tendência de sempre pensar investimento em bolsa de forma cartesiana, linear, como é na renda fixa. Ainda mais se ficar comparando o tempo todo…

    Para evitar isso mude de referência. Esqueça a renda fixa e pense assim: sou sócio de empresas e cresço com elas. Tire a visão de “renda mensal”, “percentual de renda”, etc… isso é renda fixa; mude a visão para “sócio”, “empresário”, “dono”. Fique satisfeito em acumular mais quantidade de ações, de aumentar suas posições de sócio, de adquirir novas empresas, de ser dono de variadas empresas de variados setores… Assim sua alegria será maior pois vai ficar contente em crescer como “empresário”.

    Por exemplo: essa angústia não acontece com quem investe em imóveis. Por que? Se uma pessoa que investe em imóveis parar para pensar ela vai sofrer muitas vezes também. Se essa pessoa for buscar cotação de seus imóveis todos os meses, ou mesmo diariamente, vai ficar angustiada com os valores nominais e mercadológicos de seus imóveis; vai ficar angustiada com as manutenções, as vacâncias, as reclamações de síndicos, etc…

    Mas quem investe em imóveis não sofre tanto assim simplesmente porque enxerga seu investimento em imóveis como um investimento em imóveis. Não fica comparando a toda hora com a renda fixa.

    Imagine se você comprar um AP para locação e ficar mensalmente comparando seu dinheiro investido no AP com o valor caso estivesse em renda fixa, juros, etc…

    Então, voltando, pense o investimento em ações como investimento em ações. Você é um empresário e não um poupador simplesmente.

    Estamos em franca crise política com reflexos na bolsa, então não se angustie. É super normal ter números baixos agora… mas esqueça a crise e concentre-se em fazer o certo.

    Abraço!
    Leitão

  7. 7 Clovis Pereira

    Bom dia Leitão.
    Me desculpe se este assunto já foi comentado, não consegui achá-lo. Gostaria de saber das vantagens e desvantagens da solicitação de conversão das ações PNA para ON divulgada pela VALE.

  8. 8 Leitão

    Oi Clovis!
    Boa tarde!

    Estou ficando fora esses dias, de férias… mas vi sua msg aqui… Veja em detalhes:
    http://www.vale.com/hotsite/PT/Paginas/RI/nova-governanca.aspx?utm_campaign=vale_novomercado&utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_term=%2Bações%20%2Bvale&utm_content=acoes

    Um abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s