CHAT 26/jun a 02/jul

26jun17

Leia também…
Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Receba um resumo semanal desse Chat, toda segunda-feira...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livros
      RSS dos comentários



12 Responses to “CHAT 26/jun a 02/jul”

  1. 1 Leitão

    Bom dia, amigos!

    Uma ótima semana de boas sementes a todos!
    Leitão

  2. 2 Anônimo

    o chat é aqui por comentários ?

  3. 3 Leitão

    Sim! :-)

  4. 4 Anônimo

    Caro Leitão,

    Estou tentado em comprar seu curso pois sou um iniciante no mercado financeiro e gostaria de entender tudo sobre ações para não perder dinheiro e surfar em altas rentabilidades da bolsa.

    Entretanto, como é possível lucrar na bolsa se o Ibovespa como um todo amarga rentabilidades negativas, mês a mês.

    Existe um grupo de ações que está sempre se valorizando no longo prazo mesmo com a queda de todo o resto do Ibovespa ?

    Seu curso ensina como analisar as ações para conseguir investir com segurança sem perder dinheiro ?

    Qual tipo de dica valiosa você daria para um iniciante como eu ?

  5. 5 Leitão

    Oi “Anônimo”! (Você esqueceu de dizer seu nome ou nickname)

    Obrigado pelo interesse! Será muito bem vindo na turma e tenho certeza que irá gostar: vai amadurecer o olhar sobre a bolsa e também sobre os investimentos de forma geral, além de entrar para uma turma muito bacana e prestativa!

    O IBOV é apenas uma referência mediana, mas nossos investimentos podem e devem ser bem melhores que o IBOV. Podemos escolher empresas de qualidade e manter uma estratégia inteligente e sóbria, muito melhor do que o simples índice… Veja mais:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/11/01/nao-baseie-seu-olhar-apenas-no-indice-ibov/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2010/09/15/as-melhores-estrategias-para-a-bolsa-de-valores/

    A dica mais valiosa que eu posso lhe dar é: nada de ansiedade e pressa. Leia mais, estude um pouco mais sobre o assunto… tudo que é bom dá trabalho, exige um pouco mais de esforço e dedicação, e isso já começa na busca por boa orientação. Felizmente você já começou bem e aqui mesmo no Blog vai encontrar muita leitura que vai lhe ajudar…

    Costumo deixar as dicas abaixo para quem chega recente, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/about/dicas/

    Tem também meus livros, em versão impressa ou digital, veja:
    http://leitaoemacao.com/livro

    E quando sentir que chegou a hora de aprofundar:
    http://leitaoemacao.com/curso

    E aos poucos vou ajudando mais… Cole aqui na turma do Blog que você vai crescer no tema, tenho certeza!

    Um abraço!
    Leitão

  6. 6 Marcos

    Boa tarde Leitão!

    Dá lista inicial do seu blog já saíram USIM5, GGBR4 e praticamente vc não atualiza mais CSNA3. Pq vc não aproveita e substitui por outras ações para que tivéssemos um mínimo de 10 ações com gráficos atualizados por aqui?

    Podia aproveitar e revelar para a gente quais são as ações que compõem sua carteira, devem ser mais de 20. Pode acreditar, iria ajudar muito mais. Sei que vc vai dizer que isso poderia influenciar e tal, mas querendo ou não seus gráficos também influenciam.

    Colocar uma lista de ações boas poderiam ajudar a entender como fazer uma boa seleção com base em dados fundamentalistas.

    Um abraço!

  7. 7 Leitão

    Oi Marcos!
    Boa tarde!

    Sim, seria uma boa ideia e já até pensei em abrir mais análises aqui no Blog.

    Mas na prática isso me daria um bocado de trabalho extra e como já tenho 11 anos de material publicado aqui no Blog tenho preferido publicar menos coisas… O objetivo sempre foi ajudar os iniciantes e também me ajudar na disciplina no mercado (manter o Blog me ajuda muito, fico mais disciplinado…). Mas manter muitas analises atualizadas seria improdutivo…

    Essa quantidade de análises extras e mais material para estudos e evolução minha turma de ex-alunos tem feito… são muitas e muitas análises, discussões, atualidades, etc… http://leitaoemacao.com/buteco

    Veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/tag/folhetim/

    :-)

    Grande abraço!
    Leitão

  8. 8 Túlio (Mestre dos Magos)

    Caro Leitão e leitores,

    Fiz o seu curso a pouco mais de um ano, e confesso que aprendi muito no seu curso com seus ensinamentos, e isso foi um pontapé para eu aprofundar mais nos estudos e no aprendizado. Acredito que em matéria de bolsa de valores não existe nenhum curso que ensine o iniciante como o seu, inclusive, tenho dois filhos, de 3 e 1 ano, e me preocupo se quando eles crescerem você ainda estará na ativa como professor, espero que sim!!

    Na verdade, sou um pequeno, iniciante e aprendiz investidor da bolsa de valores, mas mesmo assim, me considero um expert em relação à maioria dos operadores da bolsa (intestidores, especuladores, jogadores, etc), pois aprendi com o seu curso, boteco e o blog a investir com consciência, disciplina, perspicácia, frieza, maturidade. Invisto consciente na bolsa a pouco mais de um ano, e confesso que já passei da fase em que as “emoções” interferiam nos meus investimentos, assim sigo na minha estratégia de investimento gradual que montei com a ajuda dos seus ensinamentos, almejando formar patrimônio e garantir minha liberdade no futuro.

    Apesar disso, somos seres humanos, e acabamos projetando uma “aposentadoria” com os frutos do nosso esforço, para mais alguns anos. E me vem o conceito de “carteira madura”. Você nos ensinou que uma carteira leva cerca de 5 anos ou mais para “amadurecer”. Reconheço que no começo, as variações de preços das minhas ações me deixava um pouco ansioso (entre euforia e depressão), agora não mais, aprendi a ter mais controle nas minhas emoções, embora isso nunca interferiu na minha estratégia, mas a gente fica meio nervoso.

    A minha dúvida é: Quando eu posso considerar minha carteira “madura”? Será quando a média de dividendos que eu receba mensalmente supere o valor dos aportes mensais?? Ou quando a variação de preço das ações não interfira tanto no valor do patrimônio total??

    Forte Abraço,

    Parabéns pelo trabalho!

    Túlio

  9. 9 Leitão

    Oi Túlio!
    Boa noite!

    Obrigado pelo gentil depoimento! Fico realmente satisfeito em ver que está caminhando com olhar maduro e consciente.

    Essa insegurança inicial é normal, somos assim mesmo. Mas quando temos confiança no que estamos fazendo e vamos fazendo, com o tempo tudo vai ficando mais natural e as emoções vão diminuindo… Você disse que sua carteira tem pouco mais de 01 ano, ou seja, bem jovem e super sensível às variações do mercado. Não se preocupe, mantendo a disciplina, vai ter mais tranquilidade no futuro…

    O amadurecimento de uma carteira leva pelo menos uns 05 anos, pois antes disso não deu tempo de aportar bem em todas as empresas, de fazer os devidos rodízios e equilibrar tudo… E o bom resultado dos dividendos precisa desse amadurecimento…

    Acontece que estamos passando por uma crise política bem séria e singular. Isso não é problema algum para formar uma boa carteira. Aliás, é bom. Mas como a sensibilidade do mercado fica alta, variações são bem sentidas em carteiras jovens como a sua. Deixe a crise ir passando e sua carteira ir amadurecendo…

    Veja esses meus artigos abaixo:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2014/01/09/como-sao-os-dividendos-em-carteiras-maduras/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2013/10/09/voce-sabe-exatamente-como-anda-o-desempenho-de-sua-carteira-de-acoes/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2013/07/03/os-sentimentos-das-pessoas-nas-diversas-fases-da-bolsa/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2016/02/05/altos-e-baixos-na-formacao-dos-precos-das-acoes/

    Um grande abraço!
    Leitão

  10. 10 Roberto

    Prezado Leitão,

    Sou novo no assunto (Bolsa de Valores). Eu tenho investimento em renda fixa no tesouro, porém pretendo me aventurar no mercado de renda variável. Já estou estudando algum tempo, para montar uma carteira de bons pagadores de dividendo. Porém, estava com muitas dúvidas na escolha dessas empresas. Desta forma, utilizei análise fundamentalista e cheguei em 10 empresas: TRPL4, ESTC3, SULA11,GRND3,FESA4,TAEE11,SAPR4,ITSA4,PSSA3,ABCB4 .Como sou iniciante e inseguro, porque nunca operei gostaria de saber sua opinião sobre esses ativos. A estratégia que usarei será buy hold (Value investing) pretendo investir 5 mil inicial . Eu conheci o seu site somente agora, por indicação de um colega. Parabéns pelo trabalho. Eu vou estudar mais por aqui. Ficarei feliz se me der uma luz. Toda ajuda é bem vinda .

    Abraços!

  11. 11 Leitão

    Oi Roberto!
    Bom dia!

    *Desculpe-me a demora, estive fora nesse final de semana…

    Obrigado pelas visitas e que bom que vai se juntar à turma aqui! Tenho certeza que vai crescer muito nessa caminhada…

    Essa insegurança é normal, e para vencê-la é preciso encontrar boa orientação e compreender bem o que se está fazendo. Você vai ficar mais por dentro agora… Mas não tenha pressa em comprar ações. Primeiro dê um tempo de aprendizado antes de começar. Investir em conhecimento é o melhor nesse momento, depois é que vem investir em ações.

    Duas coisa são vitais: aprender a selecionar boas empresas e aprender a manter uma estratégia coerente com elas ao longo dos anos. Se começar errado, com pouco tempo aumentará a insegurança e perderá tempo e dinheiro.

    Sua lista de empresas é válida, mas não adianta eu lhe dizer uma boa lista agora e depois de alguns meses ou anos ficar inseguro. Tem que desenvolver seus próprios critérios e ter segurança neles. Via dica de terceiros não é um bom caminho.

    E sua estratégia também tem falhas. É preciso ser sistemática e não somente casual…

    Mas não se preocupe. Como disse, é questão de estudo inicial e dedicação. Vai enxergar tudo isso melhor e depois terá mais segurança. Caminhe junto comigo aqui no Blog, vá lendo os artigos, chats, etc… tudo isso vai lhe ajudar muito.

    E aos poucos vou ajudando mais…

    Um abraço!
    Leitão

  12. 12 Roberto

    Leitão :). Muito obrigado pelos ensinamentos. Estarei sempre por aqui . Abs..


Participe! Deixe um comentário...

