CHAT 05 a 11/jun

05jun17

Leia também…
Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Receba um resumo semanal desse Chat, toda segunda-feira...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livros
      RSS dos comentários



16 Responses to “CHAT 05 a 11/jun”

  1. 1 Leitão

    Bom dia, amigos!

    Que tal fazer diferente?
    Abraços!
    Leitão

  2. 2 Marcos

    Bom dia Leitão!
    Tem um negócio que me deixa confuso no teu blog… Seu foco é quase todo em investimento. No entanto, vc só posta gráficos, que são usados basicamente para especulação. Não é um pouco contraditório?
    Pq não postar, além dos gráficos, dicas de boas empresas, comentários sobre balanços, “garimpos” de empresas menos conhecidas mas que tem bons resultados ou mesmo casos de “turn around” ( empresas que não vinham bem mas que mostram uma mudança e passam a apresentar bons resultados?)
    Fica a dica, acho que ia enriquecer mais ainda o blog e teria mais espaço para quem quer investir.
    Um abraço!

  3. 3 Leitão

    Oi Marcos!
    Bom dia!

    Entendo… Para quem chega recente ao Blog essa impressão pode acontecer mesmo. Esse tema é recorrente; é porque eu atuo como Investidor e também como Especulador. A maioria das pessoas se posicionam em apenas um dos lados. Eu já acho válido atuar com os dois temas porque um complementa o outro. A visão do Investidor ajuda a visão do Especulador, e vice-versa…

    Lidar com especulação me faz ficar mais atualizado, cria disciplina de acompanhamento do mercado; lidar com psicologia de mercado, gráficos e afins me ajuda a manter a calma necessária nos momentos em que a massa fica desesperada. Além, claro, de fazer lucros pontuais em operações.

    Lidar com investimento é o mais importante sim, e a visão do investidor, do mercado, das empresas, dos fundamentos me faz ser um Especulador mais astuto, com visão mais ampla…

    Como disse, um perfil complementa o outro. Mas é preciso bastante consciência para tratar cada tema em separado. Se misturar as duas atividades dá tudo errado… vira jogador…

    Sobre comentar mais aqui sobre empresas, seria uma boa sim, mas não posso fazer comentários ou análises muito detalhadas porque isso poderia influenciar a terceiros e se caracterizar como dicas de operação ou “consultoria”.

    O Blog sempre foi com objetivo Educacional e procuro discutir conceitos importantes sobre o tema Investir e Especular. Vamos aprendendo juntos a cada dia…

    E nesses 11 anos que o Blog está no ar já escrevi muita coisa sim… Hoje em dia escrevo menos artigos porque já escrevi bastante no passado e já explorei bem muitos temas importantes. Meu Blog é bem sincero e pessoal, só escrevo algo quando acho que contribui… não fico enchendo linguiça só para gerar pageviews como muitos outros fazem…

    Veja todo o conteúdo de 11 anos aqui com os amigos:

    Artigos:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/category/filosofando/melhores-artigos/

    Leituras de mercado:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/category/graficos/antes-e-depois/

    Chats:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/tag/chat/

    É bastante conteúdo :-)

    De qualquer forma vou levar sua sugestão em consideração sim… Estou com alguns artigos em andamento e vou publicar em breve…

    Grande abraço e apareça sempre!
    Leitão

  4. 4 Fino

    Bom dia!
    Leitão
    É muito importante salientar que vc sugere q a especulação seja feita com empresas boas.
    No entanto, faz 2 anos que sou “Zé comprinha” de empresas sólidas. Me fez muito bem.

  5. 5 Leitão

    Oi Fino!
    Bom dia!

    Isso mesmo! Sempre comento que se for especular use somente empresas com bons fundamentos… diminui o risco. Vide o caso recente do escândalo com o Temer… Quem estava especulando com empresas de má qualidade sentiu isso na pele… Cai muito e sabe-se lá se volta…

    Abraço!
    Leitão

  6. 6 vagner

    Boa noite Leitao, Vejo que os resultados da cmig pioraram nos dois ultimos ano, isso refletiu na sua cotação, lucro e dividendos caindo e divida subindo, vc jah deu cartão amarelo para ela?

  7. 7 fitdac

    E vai se desfazer da sua melhor posição, TAESA.. vixi

  8. 8 Leitão

    Oi Vagner!
    Bom dia!

    Sim, infelizmente a Cemig tem mantido resultados fracos, é fato. Já reduzi minha posição com ela sim…

    Uma dica: Quando vamos sair ou diminuir uma posição é bom evitar fazer isso em momento de nervosismo/queda… procure encontrar janelas favoráveis de otimismo para fazer isso…

    Abraço!
    Leitão

  9. 9 Sandro

    Olá Pessoal, faz uns 2 anos que fiz o curso e agora que me organizei realmente para começar a investir devagarinho. Estou retomando os estudos para escolher uma primeira ação, que tenha boas perspectivas a longo prazo e dividendos. Se alguém quiser indicar qual a ação mais TOP para investir no momento, na sua opinião, agradeço. Penso numa empresa com bons fundamentos, que distribua bons dividendos e que esteja com preço bacana neste momento. Obrigado, Abraço a todos.

  10. 10 Leitão

    Oi Sandro!
    Estava mesmo sumido… Espero que não tenha “enferrujado” os bons conceitos aprendidos…

    Dica 01: Visite os seus exercícios feitos durante o curso e também os exercícios dos colegas, isso ajuda a refrescar a memória – visite o Buteco da Turma (http://leitaoemacao.com/buteco) e no rodapé do mural inicial vai encontrar os links para Sala de Aula e Mochila do Aluno… tem tudo lá!

    Dica 02: No próprio Buteco da Turma vai encontrar muitos comentários sobre ações… Lá está farto de material, análises, comentários, etc… Esse esforço de pesquisa lá vai lhe render bom material para análise…

    Dica 03: Não siga dicas de terceiros. Lembre-se dos critérios objetivos de seleção de empresas e escolha você mesmo as melhores empresas. Tudo que é bom dá trabalho mesmo… não existem atalhos. Agora, na montagem de sua carteira, terá tempo para isso… não precisa escolher todas já de imediato. Escolhas as ações desse mês e vai ganhar mais um mês para escolher as ações do próximo mês, e assim por diante, até ao longo do ano concluir a montagem com a qtde que deseja, com calma, de forma analítica e criteriosa nas escolhas…

    Um abraço!
    Leitão

  11. 11 Costa

    Leitão,

    Estou com uma dúvida que foge um pouco do tema de ações, mas pode ser que o pessoal aqui do blog tenha alguma consideração a fazer.

    Comentei recentemente que em breve estarei mudando de direção profissional e pretendo começar a usufruir dos rendimentos de meu patrimônio acumulado ao longo de quase 7 anos de IG para cobrir as despesas mais básicas.

    Acontece que hoje eu tenho um financiamento habitacional (da casa onde moro) com prestações que podem comprometer meu orçamento mensal após migrar para essa nova área de atuação.

    Gostaria de saber se vale a pena realizar uma parte (aprox. 50%) de meus investimentos em ações e tesouro direto, para quitar esse financiamento. Por um lado, isso iria aliviar meu orçamento, mas por outro iria reduzir meu patrimônio e, consequentemente, meus rendimentos/dividendos,etc.

    Minha primeira opção é manter o financiamento e os investimentos, contando que minha nova renda será suficiente para cobrir as despesas. Mas como o futuro é imprevisível e as parcelas do financiamento são bem salgadas, queria saber se esta é uma opção (quitar o financiamento) que pode ser utilizada em último caso.

    Abraço,
    Costa

  12. 12 Leitão

    Oi Costa!

    Olha, geralmente quando se entra em financiamento de casa própria é bom ir até o final sem stress… Principalmente porque até a metade você paga mais juros do que amortiza… a amortização propriamente dita só vai ficar legal da metade em diante do tempo de financiamento. Ou seja, começou, relaxa e vai firme… Por isso mesmo não é bom fazer parcelamento com prestações muito altas, salgadas, para não correr o risco de apertar demais…

    Não tenho como analisar mais detalhadamente seu caso, mas é bem provável que a melhor opção é manter o financiamento e não prejudicar seus investimentos agora. Até porque, caso depois queira mudar de ideia, poderá usar o dinheiro em um momento futuro…

    O colchão de segurança vai lhe deixar mais tranquilo para se aventurar profissionalmente, como comentou. É bem provável que se dê bem, pois fazer o que gostamos dá retorno…

    Coragem! Prudência você já está tendo… agora é coragem mesmo!

    Abração!
    Leitão

  13. 13 Carlos

    Leitão,

    o que diz a respeito de VLID3 ? Está num momento bom no Fibo, porém bateu um medo de entrar no trade por seus fundamentos. abs

  14. 14 Leitão

    Oi Carlos!

    Não confunda as coisas, não misture técnicas e conceitos de Especulação com Investimento.

    A VLID3 está com fundamentos razoáveis e isso nada tem a ver com fibonacci ou especulação. Se vai com intenção de Especular somente, o plano e a decisão é em cima de análise gráfica e nada tem a ver com fundamentos nesse momento…

    Abraço!
    Leitão

  15. 15 Carlos

    Leitão,

    entendi sua colocação, mas a minha intenção é fazer especulação com boas empresas, evitando entrar em trades especulativos usando analise grafica (Fibo) em empresas sem bons fundamentos. Por isso perguntei sobre VLID3.

    Você costuma fazer especulação em empresas com fundamentos não muito bons ?

  16. 16 Leitão

    Oi Carlos!

    Ah, sim! Então ok! Está correto… devemos evitar especular com empresas ruins… Não é o caso da VALID, que tem bons fundamentos… Tudo ok então.

    Podemos até especular com ações de fundamentos ruins e mais voláteis… A volatilidade ajuda… Mas como disse, não é prudente. É preciso bastante cuidado e consciência se for fazer isso…

    Abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s