CHAT 15 a 21/maio

15maio17

Leia também…
Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Receba um resumo semanal desse Chat, toda segunda-feira...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livros
      RSS dos comentários



38 Responses to “CHAT 15 a 21/maio”

  1. 1 Leitão

    Bom dia, amigos!

    Uma semana de decisões certas a todos!
    Leitão

  2. 2 Cristiano

    Bom dia,

    Não seria a hora de rever os gráficos da Petr4? Ao meu ver os resultados apresentados no 1T17 por si só já apresentam uma melhora significativa, além do óleo estar apresentando reação no preço. Não teríamos uma previsão de alta para o ativo?

    Parabéns pelo trabalho e forte abraço!

  3. 3 Marcos

    Bom dia Leitão,

    Depois dos comentários da semana passada fiquei com uma dúvida: é possível descobrir se uma empresa é boa ou ruim utilizando apenas os principais indicadores fundamentalistas que estão disponíveis no site fundamentos?

    Um abraço!

  4. 4 Leitão

    Oi Cristiano!
    Bom dia! Obrigado! Que bom que está gostando do Blog, participe sempre!

    Sim, PETR4 e outras vou atualizar hoje…

    Mas observação: a Análise Gráfica não sofre influência de fundamentos ou notícias. A leitura é feita friamente usando somente a síntese psicológica presente no movimento dos preços. Já a análise fundamentalista é útil para fins de investimento e manutenção na carteira… é importante diferenciar as duas coisas.

    Já já atualizo!

    Abraço!
    Leitão

  5. 5 Leitão

    Oi Marcos!
    Bom dia!

    Sim, perfeitamente possível. Podemos filtrar e analisar de forma bem objetiva os principais indicadores financeiros…

    A maioria das pessoas sequer confere isso. Compram empresas sem noção do que estão comprando…

    Abraço!
    Leitão

  6. 6 Marcos

    Ainda sobre semana passada: além do P/L , do VPA e do gráfico, o que mais podemos analisar para descobrir se uma ação está cara ou barata? Eu sei que vc disse que isso era mais uma arte do que matemática, mas poderia aprofundar um pouco mais sobre esse tema?

    Um abraço!

  7. 7 Leitão

    Oi Marcos!

    Esse tema é muito legal mas é muita coisa para dizer sobre isso… E não basta passar uma lista de indicadores; isso já tem aos montes na internet e se perguntar para o google ele vai lhe dizer… a questão é assimilar os conceitos de análise e estratégia; trato desse tema em detalhes com os meus alunos ao longo do curso… Não é complicado e com didática e exercícios a gente tem um bom resultado… Quando animar, dê uma olhada: http://leitaoemacao.com/curso – assim consigo ajudar e ensinar de forma efetiva.

    Um abraço!
    Leitão

  8. 8 Rei

    “O certo é o certo, nunca o errado nem o duvidoso” – VP, Marcinho.

  9. 9 Marcos

    Boa noite Leitão,

    a VLID3 anunciou aumento de capital social, “através da bonificação de ações. A bonificação será na proporção de 10%, da mesma espécie, para cada ação possuída pelos acionistas na posição acionária no final do dia 15/05/2017”.

    ou seja, quem tinha 1000 ações passa a ter 1100.

    de uma maneira geral, isso é uma notícia boa ou ruim? A empresa parece ter fundamentos bons/razoáveis, que acha dela?

    um abraço!

  10. 10 Leitão

    Oi Marcos!
    Bom dia!

    Sim, é bom… é bônus… A empresa é interessante sim, com bons resultados. Merece atenção.

    Copiei do amigo Turco lá no Buteco da Turma:
    “BONIFICAÇÃO DE 10 % da VALID. Previsão do crédito até 19/05/2017.
    Para controle de IG, deve lançado na Planilha como se fosse uma compra.
    15/05/2017 Bonificação 10% R$ 25,28 *
    * Custo unitário atribuído conforme o § 1º do art. 25 da IN/SRF 25/2001.
    http://ri.valid.com/conteudo_pt.asp?idioma=0&tipo=46138&conta=28&id=244416

    Abraço!
    Leitão

  11. 11 Heitor

    Leitão,

    após muito estudo e diversas perdas, fiquei um tempo sem fazer trade e essa semana entrei no trade da BBDC4 e pasmem… essa bomba do Temer ontem… dia hoje vai ser bem triste… mais uma perda monstruosa… vou parar com os trades e ficar so no IG… essa política do nosso Brasil só serve pra atrapalhar nossa economia… enfim… só um desabafo… que comece a confusão (de novo!)

    abs

  12. 12 Leitão

    Oi Heitor! (O nome de meu filho! Rss)
    Bom dia!

    Pois é… atuar com Especulação exige dedicação, técnica, estratégia e planejamento.

    Especular é uma atividade legal, desafiadora, instigante. Mas infelizmente a maioria das pessoas não tem tempo/preparo/capital/perfil para isso.

    Acabam apenas virando jogadoras… Pois para JOGAR na bolsa não é preciso lá grande preparo, nem tanto tempo, nem tanta técnica, nem tanto capital… Jogar é fácil! Ainda mais com as facilidades da Internet hoje em dia… basta entrar na corretora, dar umas ordens e ficar torcendo… só isso.

    Qualquer um pode jogar… Agora, Especular, com E maiúsculo, não é tão fácil assim…

    Tem 11 anos que mantenho o Blog no ar com intenção de ajudar os iniciantes a entenderem o que é bom e o que não é bom na bolsa e nos investimento. Mas infelizmente tem dezenas e dezenas de “analistas/corretores/especialistas” inescrupulosos no meio da bolsa que só querem puxar sardinha para seu lado, gerar comissões, vender produtos e serviços para a manada de incautos… O prejuízo financeiro/emocional que eles causam é incalculável. Jovens são seduzidos e violentados; Pais e mães de família são iludidos e perdem suas economias; Desentendimentos e crises conjugais são originadas por causa disso; Patrimônios e economias familiares são destruídos; Tudo isso eu vejo acontecendo perto de mim, com pessoas próximas… A jogatina na bolsa é um caso sério, digo até mesmo um caso de polícia, porque mentiras e enganos são vendidos livremente. E o jogo é tão viciante e prejudicial quanto às drogas. Jogatina é nocivo igual droga mesmo: vicia, destrói…

    Esse também é um desabafo meu, Heitor, para alertar não só você, mas os amigos leitores aqui, principalmente os iniciantes… Não se iludam!! Especular é uma coisa, Jogar é outra. Não caiam no Jogo!

    Heitor, dê mesmo um tempo. Se você possui tempo, gosto, inclinação, capital e preparo para Especular, prepare-se mais e depois volte. Mas só volte quando juntar as qualidades necessárias. Já para Investir de forma serena e séria não é necessário grande capital nem um cabedal técnico maior… Investir é mais simples e objetivo, só que a maioria só quer saber de Jogatina por causa da sedução do dinheiro alto e rápido… Procure informar-se mais sobre Investimento e saiba diferenciar Investimento de Especulação e de Jogatina… Depois que aprender sobre isso aí sim vai poder caminhar em linha reta…

    Veja que escrevi um monte de coisas e nem comentei nada sobre crise política. Observe que o sucesso e insucesso está em nós mesmo, não em terceiros… Acho que foi Tom Jobim que disse uma vez: “O Brasil não é para fracos”. Vamos ser fortes e resilientes… Os políticos passam, a nação fica.

    Grande abraço e procure ir lendo o Blog… Aqui você vai encontrar muita coisa boa para lhe ajudar!

    Leitão

  13. 13 Rei

    Exato Leitão, um tal de André de Moraes da Clear Corretora, mandou todo mundo zerar a posição ainda na abertura.
    Um absurdo, quase um crime!
    Resiliência e pensamento no LP…
    Juntos somos mais fortes.
    Abs!

  14. 14 Leitão

    Oi Rei!
    Pois é… é desse jeito! Irresponsabilidade é uma palavra leve para o que fazem por aí na bolsa…

    Esse post meu, de 2008, continua atual:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2008/08/06/a-galinha-e-a-rapoza/

    Abraço!
    Leitão

  15. 15 Rafael

    Leitão,

    se você estivesse posicionado em algum trade, e esse mesmo tivesse pulado seu stop no dia de hoje…. você continuaria mantendo sua posição ? Acho bem perigoso isso…

  16. 16 Leitão

    Oi Rafael!

    Toda especulação é feita com parâmetros bem definidos. Caso você esteja em um trade com estratégia de Stop, sim, tem que finalizar em caso de quedas no stop ou mesmo se pular e for abaixo dele. Isso acontece independente de crise política ou notícia bombástica… são parâmetros especulativos e pronto.

    O que não pode é ficar deixando para tomar decisão no calor do dia, levado por emocional de massa, deixando noticiários ou terceiros influenciarem suas decisões…

    Abraço!
    Leitão

  17. 17 CAM

    Leitão e amigos,

    Bom dia! Tudo bem? Gostaria de saber sua opinião e dos amigos aqui do Blog, faço IG (e estou bem tranquilo quanto a minha carteira – acompanho as empresas e entendo que algumas estão sofrendo momentaneamente pelos problemas que nosso país vem passando), mas minha dúvida é a seguinte: realizo minhas comprar regularmente todo final de mês, você acha que é valido adiantar (dentro do mês a compra) para aproveitar movimentos de queda tão grande como estamos vendo hoje ou o ideal é manter a compra na mesma data seguindo normalmente com o IG?

    Penso que essa queda não se justifica pois o país já vivia uma crise de governabilidade a um bom tempo. O grande barato do IG é que consciente daquilo que fazemos não perdemos o sono!

    Grande abraço e continue com as preciosas dicas!

  18. 18 Leitão

    Oi CAM! (Ué, Clube Atlético Mineiro? Rsss)
    Bom dia!

    Que bom que está tranquilo e consciente. O espírito da coisa é esse mesmo, parabéns! Só de estar com essa mentalidade que comentou já está na frente da grande maioria das pessoas na bolsa, acredite!

    Não precisa mudar rotinas de compras nem nada… Mantenha a disciplina e rotina normalmente. Cair nas tentações ao longo do caminho de ficar mexendo só vai prejudicar. Hoje poderá dar um “jeitinho” e otimizar algumas compras… mas aí amanhã vai querer fazer isso de novo, e de novo, e de novo… ao longo do tempo poderá cair na jogatina sem perceber; alterar seu emocional por causa das interferências, etc…

    No passar dos anos e com o amadurecimento da carteira essas otimizações e interferências no meio do caminho não vão fazer diferença alguma. A disciplina é que conta…

    Abração!
    Leitão

  19. 19 José Roberto

    Estou na mesma situação CAM e Leitão!

  20. 20 Summerholt

    A não ser que vocês estejam querendo aportar alguns milhões de reais para pegar um possível retorno de preços de curso prazo ( o que sai totalmente do conceito de Investimento Gradual ), escutem o Leitão pois isso não faz sentido algum.

    Grande abraço,

    Summerholt.

  21. 21 OFrugalista

    Que depoimento bacana o seu, leitão!

    E me permite complementar?

    Semanas atras me inscrevi num famoso relatório de analistas financeiros, instigado por um conhecido q estava gostando dos caras.

    A receita deles é boa: começam contando uma história interessante, com uma analogia inteligente, e alguns bons conselhos. Finaliza com uma previsão que supostamente só eles têm.
    O texto é ótimo.

    A pegadinha é que a análise propriamente dita parece um horóscopo: a recomendação principal é lastreada por várias ressalvas que, quando atingidas, são usadas de bóia salva-vidas no relatório seguinte para sempre dizer: nós avisamos que podia dar errado!

    É um relatório que propagandeia o outro, que propagandeia outro, e assim sucessivamente.

    Uma pena que o marketing agressivo e massivo induza tanta gente ao erro de que é fácil e rápido enriquecer na bolsa.

    Ao meu ver, isso acaba prejudicando o nosso próprio mercado de capitais, porque dissemina a ideia de que estamos falando de um cassino.
    Uma pena!

    Leitão, fiz toda essa resenha porque queria deixar registrado como é ótimo te ler por aqui. Você é uma ilha de sensatez nesses tempos de loucura por que estamos passando.

    Você deixa claro que a bolsa permite especular, mas que só se deve fazer isso com parâmetros certos e preestabelecidos, cada um decidindo por si próprio e com base em fundamentos e estratégia.
    Por isso, e por todo o resto, te agradeço e aplaudo.
    👏👏👏👏👏

    Continue por aqui!!

    Forte abraço!
    @ofrugalista

  22. 22 Leitão

    Oi Frugalista!
    Puxa, muito obrigado pela mensagem! Valeu mesmo! Já ganhei o dia ao lê-la :-)

    É sempre bom poder ajudar e fico feliz que o Blog esteja contribuindo com o crescimento dos amigos! E principalmente servindo de alerta contra a jogatina…

    Forte abraço!
    Leitão

  23. 23 Homem de Ferro

    Leitão, como vai?

    Assino em baixo de tudo o que disse. E de quebra mais uma aula de serenidade e foco nos objetivos de longo prazo.

    Imagine com estive ontem com determinadas ações de minha carteira caindo 20%. Estive super tranquilo! À noite dormi tão bem como nunca, Graças a seus ensinamentos, bem como as experiências de várias pessoas compartilhadas nesses espaço.

    Abç

  24. 24 Leitão

    Oi Homem de Ferro! (rss)

    Obrigado! É bom ter depoimentos positivos como o seu e saber que está tranquilo e disciplinado! Valeu!

    Abração!
    Leitão

  25. 25 José

    Olá
    quanto a queda da bolsa na quarta feira, 17/05/17, eu estava especulando, digo comprado. A noite saiu no jornal a notícia da gravação do Temer, sabia que no dia seguinte as ações iam cair fortemente, coloquei stop de 5% para não ter muito prejuízo, mas como não temo bola de cristal, tomei uma violinada, digo pulou meu stop. A ação caiu quase 40%, mas como fiz o curso do Leitão, sei que não devemos fazer trade sem fazer a analise de risco. Não aportei todo meu capital, e também não fui junto com a manada, Na própria quinta-feira a ação começou a sua recuperação, como ela está subindo irei avaliar o momento que irei sair, isso chama-se manejo de risco.
    Nunca siga a manada, seja paciente e saiba a hora de sair de um trade.

  26. 26 Anônimo

    José. …sardinha detectada. …comprou não sabe porque. ..agora virou longo prazo. Tá bom.!!

  27. 27 Leitão

    Oi José!
    O caso da última quarta-feira é realmente excepcional e foge à rotina. Nesses casos singulares é importante manter-se calmo, não seguir a manada, manter o controle de risco e alocação… em fim, você fez o certo. O único porém é deixar o trade em aberto devido a ter pulado um parâmetro de Stop. Mas como é um caso muito excepcional devido ao movimento extremo, ok, sua atitude não está errada. Só espero que esteja especulando com ações de qualidade. Por isso mesmo não devemos especular com ações com fundamentos ruins…

    Abraço!
    Leitão

  28. 28 Vladimic

    Eu acompanho o Andre Moraes, bem com o Raphael Figueredo, e são profissionais corretíssimos. Mas, diferentemente do Leitão que foca na Analise Fundamentalista, eles focam na Análise Técnica. Logo, seus trades são com base numa situação GRÁFICA, respeitando um STOP e um ALVO. De fato, ambos mandaram sim ZERAR as carteiras, porque os STOPs foram acionados. Logo, eles mantiveram sua consistência e não vejo nada de errado nisto. O que vejo de errado sao os operadores que em certo momento querem ESPECULAR e em certos momento querem INVESTIR (não vou chover no molhado porque o Leitão aborda isto com maestria). Portanto, cada um na sua e vida que que segue. Ah, eu acompanho diariamente a sala deles, e não zerei minha carteira, apenas os TRADES que estavam no lucro.

  29. 29 Tô quebrado

    Leitão, bacana?
    Por mais que tenhamos que focar no LP, esquecer as oscilações de mercado, as intempéries, etc, é muito difícil manter a sanidade em um momento como esse, né?!
    Mesmo eu não tendo necessidade de usar o meu $ investido em ações, no curto prazo, é muito estranho ver as manobras que são feitas. È difícil não entender que é manipulação.
    Estava especulando com CMIG, empresa boa e q vc tem no cardápio
    Mas estou vendo meu $ sumir 20% e tinha mais de 250 mil nessa ação, logo, perdi só aqui, um carro zero.

    Oque se faz num momento desse? foge p montanha? esquece que existe bolsa e perde a senha da corretora?

    Se tivesse mais $, até compraria mais ações nessa liquidação, mas estou zeradinho.

    Abraço.

  30. 30 Leitão

    Oi “Tô Quebrado”!

    Pois é, está fazendo errado…

    Nessa curta mensagem que me enviou já pude perceber uma série de problemas:

    1) Está colocando dinheiro na bolsa mas não está sentindo confiança;

    2) Bate insegurança porque não está firme em conceitos sólidos, está investindo na base do senso comum…

    3) Colocou 250k em uma única ação! Chejussss!! Não se faz isso, a menos que você tenha uma carteira com 20 ou mais empresas e 250k em cada uma…

    4) Quer comprar mais ações agora “pra descontar”, “pra aproveitar queda” e continua sem saber ao certo o que está fazendo; só vai piorar o estado de insegurança;

    5) Bola de Neve agora… não tem conceitos sólidos; faz na base do empirismo; bate insegurança, que gera mais insegurança, e assim vai…

    Estava conferindo essa semana o fórum dos meus ex-alunos e sabe qual o assunto mais discutido dos últimos dias?

    Estavam discutindo sobre a questão das bonificações das ações, dividendos, juros, sobre as mudanças nas taxas de algumas corretoras, discutindo sobre mudanças de custódia de uma para outra, etc… Não vi ninguém preocupado com as notícias e a crise política, preocupado com os investimentos, desesperado com os grandes movimentos do mercado, etc…

    E sabe porque isso? Porque sabem o que estão fazendo e têm segurança no proceder…

    Ao investir em ações é muito importante fazer com tranquilidade e segurança, independente de crises… pois crises existem o tempo todo… é uma constante na economia… E ao investir, quanto mais capital alocamos, mais precisamos estar firmes nos conceitos, senão uma hora as pernas tremem…

    Pense nisso e reveja bem o que está fazendo e no que precisa estudar mais…

    Um abraço!
    Leitão

  31. 31 Homem de Ferro

    Olá amigos, como estão?

    Tô quebrado, reforçando o que o Leitão disse, dá pra ver mesmo que você não sabe o que está fazendo e está totalmente perdido! Se continuar assim vai quebrar! E vai sair decepcionado com a renda variável, achando que é cassino, manipulação!

    Vamos a algumas perguntas:
    1- Você está investindo ou especulando?
    2- Você não tem mais grana? Como assim? Onde está o gerenciamento de risco?
    3- Aplicou toda sua grana, R$ 250 mil, em um único trade?
    4- Qual foi seu plano de ação? Onde estava definida sua entrada, objetivo de saída com lucro e estope caso tudo desse errado?

    Na minha concepção, você deveria ter especulado em torno de 10% desse valor, o restante deveria estar investido e gerando valor no longo prazo (Renda Fixa, Ações, Imóveis, etc..).

    Desculpe a sinceridade, mas às vezes temos que tomar na cara pra aprender. Você precisa se decidir, ou investe ou faz especulação… Precisa estudar, entender o mercado. Como o Leitão diz, não pode misturar as coisas! Você começou fazendo especulação, que agora virou investimento porque deu tudo errado? Não é assim. Se está especulando e os preços pularam seu estope, você deveria ter saído a preço de mercado e assumido o prejuízo. Isso chama disciplina. Isso que você fez nem a manada faz. A manada já pulou fora a muito tempo. Quem ficou pra trás foram os filhotinhos da manada que foram surpreendidos pelo predador e ficaram sem ação, congelados, olhos esbugalhados… O que eles ganharam? Uma cravada de dentes na jugular. E se não tiverem força pra se livrar da mandíbula do predador a morte é certa. Esse raciocínio porque estamos falando de especulação e, na minha concepção, é isso que deveria ter sido feito nesse caso.

    Precisamos aprender que especulação não é um fim, mas um meio de potencializar nosso patrimônio.

    No mais, fica seu exemplo para os frequentadores desse espaço. Tem mais de 11 anos que o Leitão fala sobre isso e os mesmos erros se repetem ano após ano. E pelo jeito vai continuar acontecendo. Ganância, lucro rápido, dica de especialista, sem necessidade de estudo, notícias, olha que maravilha!

    E pra terminar, hoje escutei uma dica incrível de compra de ações! A recomendação foi comprar JBS, sabe por quê? Por que a ação caiu 30%, caiu demais! Isso mesmo, essa é a motivação, caiu demais. OGX também caiu demais, lembram? E ainda disse que uma hora volta a subir. Não sei como estão os números da JBS, se é uma boa empresa ou não, porém essa motivação está equivocada e certamente levará esse camarada como muitos outros ao fracasso no longo prazo.

    Tô quebrado, com certeza o Leitão recomendaria, como já o fez diversas vezes nesse blog, que você se afaste dessa jogatina, vá para as montanhas, estude, mude sua filosofia e o que entende sobre investimentos, adquira conhecimento, leia bons livros sobre o assunto, leia blogs como esse do Leitão, se afaste das notícias, elabore um plano de investimentos, volte à calma e só então comece a investir de verdade no mercado de ações com estratégia e consciência dos objetivos de longo prazo. E pode até especular, mas eventualmente e com disciplina.

    Te desejo sucesso!

  32. 32 John Coffey

    Olá pessoal,

    queria cumprimentar a todos, dizer que estou tentando aprender com os ensinamentos compartilhados neste blog e também agradecer aos deuses por não estar na pele do “Tô quebrado” (rsrsrsrs)! Um abraço!

  33. 33 Leitão

    Oi John!
    Bem vindo à turma! Bom saber que o Blog tem ajudado!

    Apareça sempre!

    Abraço!
    Leitão

  34. 34 Vladimic

    “to quebrado” voce só perde quando VENDE a ação. Até lá é um “prejuízo” virtual…

  35. 35 Luiz frank

    Isso, so perde quando precisa vender. Se tem um dindin na renda fixa pra emergencia, o prejuizo e virtual, de mentirinham rsrsrs

  36. 36 Tô quebrado

    boa tarde.

    turma, obrigado pelos ensinamentos e conselhos.

    Em especial ao mestre Leitão e ao homem de ferro.

    Vcs estão certos!!!

    Um dia vou ter a maturidade de perder $ por um evento tipo esse e não me chatear. Perder 20% não é bom pra ngm e não posso achar normal. (homem de ferro comenta que dormiu tranquilo no dia. Eu tb dormi, oque não quer dizer que fiquei feliz).

    Não morro de ansiedade, mas bom não é!

    Esse era um dinheiro de especular msm, não deixei de fazer o investimento.

    Quanto ao Vladimik e Luiz, é por aí. Como disse, não estou precisando desse dinheiro no curto prazo, logo, não vou vender e realizar o prejuízo.

    Quando falei que tava zeradinho, é no sentido de $ para especular mais (loucura, né?) e não que não tenha outras fontes de investimento.

    Sou paciente demaisssss….. Agr estou perdendo só 13,54%! hahaha

    Abraço amigos e mais uma vez, obrigado por despenderem tempo em orientação. Ainda preciso aprender muito e esse choque de realidade me ajuda bastante.

  37. 37 Homem de Ferro

    Tô quebrado, que bom que essa grana estava separada só pro trade e que você possui outros investimentos. Ufa! Fico até mais aliviado.

    Mas realmente, me dá nos nervos ver atitudes assim, pois também já fiz “trade” sem saber o que estava fazendo e vejo como fui idiota e não é bom ver ninguém nessa situação.

    Espero que não tenha ficado ofendido com meu comentário.

    Aqui no blog, com o mestre Leitão, você vai aprender muita coisa. Pega lá desde a primeira postagem e vem lendo, tudo, tudo mesmo, todos os chats, artigos, depoimentos, etc, Ainda estou fazendo isso e ainda tem muita coisa pra ler. Conteúdo riquíssimo que é difícil de achar por ai… Acredito que nem em conteúdo pago você vai encontrar com tanta profundidade, sinceridade, simplicidade, qualidade técnica e vontade de ajudar quem está começando.

    Mais uma vez sucesso!
    Grande abrç.

  38. 38 Leitão

    ;-) Valeu, pessoal! Obrigado, HF!


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s