CHAT 08 a 14/mai

08maio17

Leia também…
Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Receba um resumo semanal desse Chat, toda segunda-feira...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livros
      RSS dos comentários



43 Responses to “CHAT 08 a 14/mai”

  1. 1 Leitão

    Bom dia, amigos!

    Uma semana de boas decisões a todos!
    Leitão

  2. 2 Rei

    Leitão, paciência e investimento gradual valem realmente a pena.
    Em 2005 terminei o ano com um portfólio de 5.000
    Em metade de 2017 já consegui adicionar mais dois zeros ao lado direito.
    Espero em 10 anos mais conseguir adicionar o último zero que falta para eu conquistar minha liberdade financeira. Sem truques, sem atalhos, apenas comprando empresas boas, e gastando 10% do meu salário todo mês (assim que entra) nessas coisinhas lindas chamadas ações.

    Conte comigo caso precise espalhar a mensagem. Juntos somos mais fortes.

    Um abraço!

  3. 3 Leitão

    Oi Rei!
    Que depoimento legal! Parabéns pelas conquistas! E obrigado! Isso serve de exemplo e motivação para todos os que frequentam esse espaço aqui!

    É isso aí! Sem magia, sem truques, sem atalhos… Essa é a mensagem!

    Grande abraço e apareça sempre!
    Leitão

  4. 4 Anônimo

    Rei e leitão,
    Legal o depoimento. , mas para atingir 500000 a partir de 5000 com supondo um aporte de 1500 e uma taxa anual de 10%aa vc atingiria. Mas com um aporte de 2000 , supostamente, e a mesma taxa de 10%aa você atinge em torno de 2000000 , que deve valer a metade em dez anos.
    Ah e só pra lembrar que essa taxa foi conseguida no cdi tbm nesses 12 anos. .abs e sucesso

  5. 5 Tô quebrado

    Leitão, boa tarde.

    Espero que vc e Heitor estejam bem!

    Vou te fazer uma pergunta bem básica, mas que tem me intrigado.

    mantenho meus investimentos de LP, ok?

    Mas especulo com uma quantia. Estou com a impressão, que para especulação curta, (sempre com empresas boas) é mais fácil vc ter um bom resultado em empresas de preço menor, aproveitando a oscilação do que com empresas com preço maior.

    exemplo: uma cmig4 a +- 9 pila, oscila o dia inteiro entre 8,85 e 9,15.

    Uma oscilada de 0,5 já é quase 0,5%. o que para um dia estaria dentro da minha expectativa.

    Esse mesmo 0,5 em uma empresa tipo BBAS3, seria bem mais difícil.

    Enfim, tow confundindo conceito básico e deu tilt aqui, ou é isso msm?!

    Desculpe a “‘basicidade” da pergunta.

    Abraço.

  6. 6 Leitão

    Oi “Tô quebrado”!
    Boa tarde! O Heitorzinho tá lindão, graças a Deus! Obrigado!

    Não é questão de valor da ação mas sim de volatilidade. Quanto mais oscilação entre a mínima e a máxima, melhor para especular. E, claro, com ações cujo preço unitário é menor, fica mais sensível por qualquer oscilação.

    É sempre bom procurar por empresas de qualidade que sejam mais voláteis. Mas geralmente, quanto mais qualidade uma ação, menor a volatilidade. Quanto mais fumo e ruim, maior a volatilidade, só que não compensa o risco…

    Um abraço!
    Leitão

  7. 7 Tô quebrado

    Leitão, que bom que o garrote (ou leitãozinho) tá bem. fico feliz!

    Isso, a premissa que aprendi aqui no site é que até p especular, tem que ser com boas empresas! rs

    Sigo a premissa.

    Abraço e boa semana.

  8. 8 Rei

    Oi To quebrado, obrigado pelo aporte.
    Para referência… meu salário inicial era em 2004 de R$ 2.700 e aplicava 10%, ou seja, 270. Nunca ganhei mais do que 10k na minha carreira, e só cheguei perto desse valor nos últimos 3 anos.
    Um abraço,
    Rei

  9. 9 Renato

    Leitão, pergunta apenas pra melhorar as leituras:

    Nesse momento PETR4 se encontra em uma congestão dentro de outra congestão ?! A atual inviabiliza a anterior ?!

    ABS

  10. 10 fitdac

    Ótimo Rei,
    Colocando 600 de aporte dá aprox 20% …parabéns mesmo.!
    Mas uma pergunta,?
    Em 12 anos , muitas empresas boas deixaram de ser boas(gmig,vale,petr,eter,etc)
    e outras se tornaram boas(rdal,ugpa,odpv,eqtl,taee,etc)
    Então como fez a gestão disso? Começou já em 2004 com o IG?mudou muito a carteira? Obrigado

  11. 11 Leitão

    Legal os depoimentos do Rei! Obrigado, Rei! A turma fica curiosa e isso ajuda e motiva!

    ————–
    Oi Renato!
    Sim, a Petr está com uma pequena congestão dentro da leitura maior anterior… mas não entram em conflito não… pelo contrário: uma leitura vai ajudando e complementando a outra…

    ————-
    Abraços!
    Leitão

  12. 12 Rei

    Oi Fitdac,

    Sempre tentei girar o mínimo possível da carteira. Quando giramos, quem ganha é o governo e a corretora.

    Tenho petr, vale, cmig, eter em carteira, que sem dúvida pioraram, mas são empresas cíclicas, ou seja, exigem bastante paciência do acionista, e algum dia vão melhorar. O que faço quando a empresa fica pelo menos 2 anos deficitária (como o caso atual da Petrobras), é apenas parar de comprar… Eles recebem um cartão amarelo, mas sou muito piedoso, portanto é raro eu dar um vermelho.

    Por outro lado vi empresas como abev, itub, weg, grendene, bradesco, engie (ex tractebel) subirem muito nos últimos anos. Outras empresas, como vivt, por exemplo, já praticamente me devolveu quase tudo que investi somente em dividendos (que são reinvestidos integralmente).
    Diversificação serve pra isso!

    Por isso é importante tudo que o Leitão fala. Paciência, diversificação, segurar crises de ansiedade… Já passei por pelo menos duas grandes crises, e não mudo minha rotina de compras, e nem fico sem dormir. Quando sai da crise, a coisa tende a dar um grande salto.

    Como todos, já fiz muitas cagadas nos primeiros dois anos… mas depois, por conta própria, resolvi fazer buy and hold, e muitos anos depois descobri o site do Leitão, que explica de forma muito mais estruturada e inteligente sobre estratégias de investimento gradual.

    Vamos que vamos!
    Um abraço.
    obs: Não cobro comissão, Leitão. Fica tranquilo. hehehe

  13. 13 Rafa_M

    Oi Pessoal! Estou com uma dúvida: a grande crítica ao livro do Siegel é que ele considerou ações que já nem existem mais (excluiu o tal do survivorship bias). E sempre comentam que o melhor seria investimento passivo (ETFs, que são poucos no Brasil). Tenho mantido uma carteira com ações conforme o curso do leitão e comprando bimestralmente, variando as ações. Mudei um pouco a estratégia do IG, tentando ir um pouco mais para o lado do valuation. Temo estar em enganando, tentando adivinhar vales nos gráficos e através dos indicares (principalmente P/L). Alguém recomendaria também um estudo de RF x RV? Obrigado!! Forte abraço!

  14. 14 Leitão

    Oi Rei!
    Hehehehe! Show de bola! Obrigado pelos comentários! E parabéns!!

    ———————
    Oi Rafa!
    Ué, realmente você me parece bem perdido no tema, confundindo e misturando as coisas… ETF, Livro de Fulano, IG virando IV…. puxa, tá tudo embolado mesmo… Melhor rever os conceitos pois senão vai passar anos e só vai piorar a insegurança e os resultados… Veja o próprio depoimento acima do Rei, um exemplo do que deve ser feito, sem invetar modas….

    Você está misturando conceitos de investimento gradual com investimento em valor e pior, misturando técnicas de especulação com técnicas de investimento… tudo deve ser feito separadamente… se misturar, dá rolo…

    ————-
    Abraços!
    Leitão

  15. 15 Rafa_M

    Leitão, acho que estou com problemas em encontrar pesquisas que ajudem a fundamentar o nosso tipo de investimento. Não consigo definir se foi timing de mercado ou boa técnica a causa do sucesso apresentado em alguns depoimentos. Na linha do que o Anônimo falou ali em cima, vários trabalhos acadêmicos sobre a bolsa de valores americana apontam para a aplicação em ETF, até o próprio Buffet cita isso em uma carta ao acionistas – que se fosse investidor individual iria para esse lado de investimento passivo. Não sei se é possível traduzir isso diretamente para o mercado brasileiro. Aliás, quanto mais eu lei sobre finanças quantitativas, parece que menos eu sei o que estou fazendo. Considerando a variabilidade x rentabilidade, e um certo “descasamento” entre as curvas de rentabilidade e risco no Brasil, advogam que investir em RV aqui seria irracional. O cálculo que o Anônimo fez ali em cima faz sentido. Será que estou muito focado nas publicações acadêmicas? Help! PS: Se puderes indicar alguns livros, agradeço.
    Forte abraço!

  16. 16 Leitão

    Oi Rafa!
    Hehehe! Com certeza você está muito focado nas “publicações acadêmicas”… é poluição para a mente e lhe tira do caminho simples e reto que deve seguir…

    Geralmente os “acadêmicos” não entendem nada de bolsa, investimento e renda. Entendem bem de publicar artigos e gerar pageviews para sites ou mesmo vender livros…

    Não compare o mercado americano com o nosso e também não traga receitas americanas para o nosso mercado. Os verdadeiros bons conceitos são sim universais e aplicáveis por toda a vida em qualquer lugar, mas essas receitinhas de bolo e artigos “acadêmicos” não são não…

    ETF é bom sim, para leigos… Ou melhor, se a pessoa é leiga e não quer aprender a investir de forma mais proativa, nem deve aplicar em bolsa… Investir de forma independente escolhendo boas empresas é com certeza mais seguro, rentável e inteligente do que comprar ETF.

    Fazer o simples poucos querem… a maioria quer complicar ou então não quer nada… vejo muitos se perderem na complexidade ou então no outro lado do pêndulo: na inércia… Não caia em nenhuma dessas extremidades…

    Abraço!
    Leitão

  17. 17 Vagner

    Leitão, VLID3 rompeu de uma vez hoje… não merece uma atualização ?

    abs

  18. 18 Alessandra

    Leitão, voltei p/o Mercado , após uns anos longe, vc recomenda algum grafico/plataforma real time? Valor baixo e boa?

  19. 19 Leitão

    Oi Vagner!
    Não acompanho aqui no Blog VLID3 para fins especulativos… essa fico devendo…

    Um abraço!
    Leitão

  20. 20 Leitão

    Oi Alessandra!
    Para end-of-day tem muitas gratuitas… Para rel-time você vai conseguir na sua própria corretora também gratuito… A maioria das corretoras já fornece bons programas gráficos online… Acho desnecessário hoje em dia pagar para ter gráficos, principalmente para quem está começando…

    Vou enviar para seu email algumas dicas…

    Um abraço!
    Leitão

  21. 21 Marcos

    Boa noite Leitão,

    pelo que li aqui no blog, vc diz que para fazer investimento gradual a gente deve selecionar boas empresas através dos fundamentos e ir fazendo compras mensais sempre revezando entre as empresas.

    por exemplo, se eu tiver uma carteira de 12 empresas devo comprar em todo janeiro ( por exemplo) sempre Vale5, em fevereiro petr4, em março bbdc4 e assim em diante até que em janeiro do ano que vem eu compro novamente vale5 e repito o ciclo. Certo?

    mas me pergunto, e se chegar em janeiro e vale5 estiver muito cara? Não seria melhor comprar ações de uma outra empresa da minha carteira que esteja barata? Acho estranho comprar ações que estejam supervalorizadas, o próprio Graham diz para evitar isso.

    ( Se o Rei quiser comentar também, agradeço )

    Obrigado, um abraço!

  22. 22 Rei

    Que honra ser requisitado para fazer um comentário ;)

    Aprendi a não me importar com cotação… É impossível classificar a ação como cara ou barata. Fazia essa confusão quando comecei também.

    Você pode deixar de comprar um ação pois julgar ela “cara” e ela vai continuar subindo e aí você nunca vai comprar, assim como pode comprar uma “barata” e esta vai continuar caindo e na verdade ela estaria “cara”… Meio confuso né?

    O leitão fala pra não confundirmos investimento gradual com valuation, então no caso, minha sugestão é não se apegar ao preço e focar na qualidade do papel. Compra o que você se programou pra comprar mesmo.

    Mas a verdade é que isso no longo prazo não vai fazer a menor diferença… Comprar empresa boa e manter na carteira é o que vai tornar a coisa exponencial.

    Espero ter ajudado.
    Abs
    Rei.

  23. 23 Leitão

    Oi Marcos!
    Boa noite!

    O Rei já comentou muito bem e com depoimento real de quem já faz isso na prática (Obrigado, Rei!)

    Eu não poderia ter comentado melhor… Não tenho o que acrescentar!

    Abraços, pessoal!
    Leitão

  24. 24 Marcos

    Rei e Leitão, obrigado pelas respostas.

    Eu sei que vcs defendem o investimento gradual. É uma forma simples de investimento que pode até trazer um bom retorno no longo prazo. Mas o que me parece é que não é a melhor forma de investimento, o próprio Leitão já falou isso aqui várias vezes.

    Quanto a não saber se a ação está cara ou barata, é uma meia verdade. Através do P/L, VPA e mesmo do gráfico dá pra ter uma noção sim. E eu gostaria de aprender um método de investimento que levasse em conta isso, talvez o que vcs chamam de investimento em valor.

    Essa é a questão, qual o melhor método de investimento e onde aprender?

    Obrigado, abs!

  25. 25 Leitão

    Oi Marcos!

    A Estratégia de Investimento Gradual é a segunda melhor estratégia para a bolsa de valores. A primeira melhor é a Estratégia de Investimento em Valor. Mas na prática e para a maioria das pessoas, o IG é sim a melhor estratégia pois não exige tanta dedicação e acompanhamento do mercado, além de poder ser feita gradualmente mesmo sem grandes aportes. Já o IV necessita sim de grande dedicação ao mercado, grande quantidade de dinheiro e maturidade.

    Um dos maiores problemas em relação à investimentos em bolsa é a tal da Ganância. As pessoas querem sempre mais e mais. Fazendo o IG já é mais do que suficiente para ter bom crescimento patrimonial e sossego, mas muitos caem no erro de quererem sempre mais, serem mais espertos que a maioria, fazer as tacadas mais “nervosas”, e com isso andam para trás…

    E quanto a saber a relação Preço/Valor, sim, temos alguns indicadores e sistemas de cálculo para ajudar nisso, mas realmente é mais uma arte do que uma matemática. Por isso conta a experiência do analista e a capacidade de seguir a estratégia…

    Se misturar as estratégias, as técnicas, os conceitos, acaba se complicando…

    O IG é simples, bom e barato. Mas poucos fazem corretamente, porque querem sempre reinventar a roda ou procurar pelo em ovo, como falamos aqui em Minas… :-)

    Veja mais:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2010/09/15/as-melhores-estrategias-para-a-bolsa-de-valores/

    Abraço!
    Leitão

  26. 26 RIOS

    Leitao e Rei…
    Quantas empresas vcs tem na carteira atualmente, e em quantas tem aportado regularmente..??/Valeu

  27. 27 RIOS

    Ah esqueci…. E nesse periodo de 12 anos quantas vezes depois de atingir um topo de valorizacao vcs viram o patrimonio encolher mais de 30%? valeu

  28. 28 Summerholt

    Vou botar mais água no feijão!

    Caro Marcos, essa ideia de considerar P/L, VPA e tudo mais é uma ideia bem antiga que deu muito certo por um intervalo de tempo e em um mercado particular (o maduro mercado americano).

    Atualmente, nem o cara que mais ganhou dinheiro usando o método de investimento em valor (Warren Buffett), acredita e usa este modelo de investimento.

    Sabes o motivo ?

    Porque o “timing” passou. Não existem (ou são pouquíssimas) empresas (boas) com preço de ação menor que o VPA.

    Faça o dever de casa e procure listar na Bovespa quantas empresas se enquadram nestes parâmetros e posta aqui para a gente (empresas boas, com lucros crescentes e consistentes, dívida equilibrada).

    Cara, tentar usar essas “loucuras” acadêmicas, equações mirabolantes e afins só fará você perder tempo, e quando perceber isso (se perceber) já será tarde demais para começar a acumular patrimônio sendo sócio de boas e lucrativas empresas.

    A única equação que vale a pena você perder tempo analisando é a simples equação dos juros compostos. Uma equação simples e que representa o motivo pelo qual o investimento gradual funciona. Além de ser possível validar quantitativamente a afirmação que fiz sobre o tempo (perdido e não recuperável).

    …e que mais uma alma seja salva!

    PS.: se ainda assim você não se convencer, pode entrar em contato e podemos conversar mais.

    Um grande abraço.

    Summerholt

  29. 29 Rei

    Rios, tenho 21 ações.
    E pelo que lembre, vi duas grandes crises… 2008 e essa última. Imagino que deva ter caído os 30%.
    Mas quando sai da crise a carteira volta pro alto e avante ;)

  30. 30 Anônimo

    Rei , aproveitando a sessão curiosidade. .rss
    Quais foram as campeãs e derrotadas do seu time em%.
    Tipo Abev3 1000% , eter3 40% negativo. Obrigado

  31. 31 Marcos

    Valeu Leitão! Bom, eu fico torcendo para vc retomar o projeto do curso de investimento em valor, serei um dos seus primeiros alunos!

    Mas enquanto esse dia não chega, não pode dar uma palhinha dessa arte de preço/valor , de como vc faz para saber se uma ação está cara / barata? Abs!

  32. 32 Marcos

    Oi Summer, obrigado pelo depoimento!

    Realmente é difícil achar uma boa empresa com vpa menor que um, mas tem por exemplo a taee11 que está menor que 2 e tem a radl3 que tá acima de 8. Ambas são boas empresas. Eu teria medo em começar a investir em radl3 pois parece que tá cara. Mas confesso que tenho apenas uma base de análise fundamentalista, não sei analisar balanços com profundidade.

    Obrigado, abs!

  33. 33 Rei

    Anonimo, campeãs acho que foram abev, itub, grdn, bbdc, egie
    Em baixa eter, ggbr, cmig
    Tem mais coisa aí… mas por favor não tome isso com dica por favor.
    Abs!

  34. 34 Rei

    Não controlo os percentuais… sorry. Mas dá uma olhada nos gráficos dos últimos anos.
    Recomendo o site http://www.fundamentus.com.br

  35. 35 Summerholt

    Olá Marcos!

    Cara, a RALD3 é muito mais empresa que a TAEE11 (Unit por si só já é algo questionável).

    A taxa de descimento da RADL3 é maior, o setor de energia não cresce, é lento e etc.

    Tire isso da cabeça pois só irá ajudar a te afastar da bolsa.

    Se você tiver interesse em usar matemática, simulações e etc para tomar decisão na bolsa, posso dar referências, mas isso será perda de tempo.

    Escreva a equação de juros compostos no espelho do banheiro e entenda o que ela fala para você.

    Você irá querer ter começado a investir ontem quando perceber o que ela tem para te contar!

    Um grande abraço,

    Summerholt.

  36. 36 Anônimo

    Rei. ..e fizeste rebalanceio, tipo abev subiu muito acima do % estipulado, vende o excesso e coloca no rodízio novamente. ? Ou só aportes regulares nas escolhidas mesmo. Obrigado

  37. 37 Rafael Resende

    Bom dia, Leitão, e amigos do Chat.

    Estou passando aqui novamente depois de um tempo, e é muito bom ver o excelente nível dos posts e comentários. Parabéns a todos.

    Rei, Rei! Excelente retorno de investimentos! Pelos meus calculos uma taxa média de 2,43% a.m. nesses 12 anos. Parabéns! Estou seguindo esses passos. Um dia chego lá…

    Rafa_M também sou da opinião de que investir é simples. O pessoal acadêmico floreia demais as coisas. São teorias, estatísticas, trabalhos cientificos e mais trabalhos cientificos e teses e teses e teses… Os investimentos, a contabilidade não são uma ciência exata, são ciências socias, onde pessoas e sentimentos, frustações e euforia estão envolvido e não tem como testá-la em laboratório ou em pesquisas de 6 meses…

    O segredo é simplicidade. Tenho três anos de IG e foram três anos no vermelho! Estou sem dormir? Arrancando os cabelos? De forma alguma. Minha estrátegia é de longo prazo, 10 ou 15 anos, igualzin ao Rei que tem sua experiencia como prova e olha que ainda ele não acabou… Pelo que disse, sua “pesquisa cientifica” ainda vai durar mais uns 10 anos! Só ai vamos verificar seus resultados. E mesmo assim, o resultado dele vai ser muito peculiar pois a estratégia dele é peculiar, ele é um ser humano peculiar, emoções peculiares…

    Com relação a saber se uma empresa está cara, isso também é muito pessoal. Os indicadores que vc indicou (P/L e P/VPA) são muito básicos e servem somente para nos dar um norte. Existem empresas que um patrimonio liquido muito pequeno em comparação à outros quesitos e naturalmente esse indicador ficará distorcido. A questão envolve muito mais elementos. Qual o valor de uma excelente governança? Qual o valor atribuido à confiança que vc tem na gestão da empresa? Qual o valor do plano estratégico futuro da empresa? Qual o valor de um bom plano de recompra de ações? Qual o valor…? etc. e etc. São coisas difíceis de mensurar e assim atribuir um rótulo de cara ou barata.

    Porém, Rafa_M, sua avaliação não está errada. Essa é sua forma de avaliar. Na minha opinião o importante é você dormir tranquilo. Na sua concepção o P/L e o VPA estão inadequados? Então, o ideal é não ser sócio dessa empresa…

    Espero que possa te ajudar a expandir seus horizontes.

    Grande abç
    Rafael Resende

  38. 38 Leitão

    Oi pessoal!!

    Ufa!! Show de bola os comentários aqui! Obrigado a todos pela participação construtiva! Tenho certeza que muita gente tá aprendendo aqui hoje… :-) Valeu!

    Não tenho o que acrescentar!

    Abraços a todos e bom final de semana!
    Leitão

  39. 39 Marcos

    Obrigado a todos pelas respostas, vamos continuar a conversa semana que vem? Abs é bom fim de semana

  40. 40 Rafael Resende

    Pessoal, em tempo aqui. No final do meu último post fiz menção ao Rafa_M, porém o que quis dizer foi MARCOS que havia feito um comentário sobre P/L e VPA.

    Pronto. Desfeito o equívoco.

  41. 41 Anônimo

    Leitāo,
    E se tivesses que começar a investir agora, já com o valor que o rei estipula para sua IF…5000000.Como faria esse investimento. ? Qual seria sua distribuição. ?
    PS se o rei quiser falar tbm…inclusive se vendeu alguma ação que se valorizou demais no seu processo de investimento, aí ele vendeu o excesso para realocar…obrigado

  42. 42 Leitão

    Oi “Anônimo”!

    Sempre que for iniciar uma carteira de investimentos em bolsa é bom partir dos mesmos princípios, ou seja, nada de alocações grandes de uma vez só. É bom pegar o valor e já fazer um plano estratégico entre Bolsa, Renda-fixa, imóveis, etc… Diversificar as modalidades de investimento primeiro. Depois, já no caso da Bolsa, diversificar os setores montando uma bonita carteira de 20 ou mais empresas, e ir alocando gradualmente… Mesmo que gaste digamos uns 3 anos diluindo o capital maior parcelando em compras graduais, a estratégia é segura e mais consistente assim…

    Abraço!
    Leitão

  43. 43 Roger

    Rei, parabéns pela disciplina e paciência.

    Seu caso ilustra com certeza o que muitos gostariam de ter feito ou ainda pensam em fazer.

    Tenho uma pergunta: você conseguiria comparar o montante acumulado com IG nesse período muito representativo caso tivesse optado por RF?

    Considerando os mesmos aportes mensais, obviamente.

    Ou seja, qual seria o montante final em RF, leia-se Selic?

    Grato por compartilhar sua experiência real e sucesso.


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s