CHAT 06 a 12/fev

06fev17

Leia também…
Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Receba um resumo semanal desse Chat, toda segunda-feira...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livros
      RSS dos comentários



13 Responses to “CHAT 06 a 12/fev”

  1. 1 Leitão

    Bom dia, amigos!

    E vamos aprendendo a administrar melhor o que temos…
    Abraços e ótima semana a todos!
    Leitão

  2. 2 Felipe

    Leitão,

    sabemos que uma resistência quando é rompida tende a ir ao alvo, e que isso é uma tendência, e não uma afirmação, porém já tem alguns dias que BBAS, VALE e IBOV estão bem enrolados. É normal essa demora pra uma definição ?

  3. 3 lss.eng

    Boa tarde leitão. Estou acompanhando itsa4 e o que vc acha de um trade a curto prazo ? Obrigado

  4. 4 JR

    Oi mestre Leitão, gostaria de voltar ao tema do tal Cartão Vermelho, para empresas da nossa carteira IG. Este tema foi discutido aqui recentemente. Estudamos bem a teoria deste tópico, mas na prática é um procedimento muito difícil. Para exemplificar, como dar cartão vermelho para empresas, cujas cotações caíram em 80%, 60% ou 40%, como realizar um prejuízo deste tamanho??

  5. 5 Leitão

    Oi Felipe!

    A forma como uso a Análise Gráfica é um esforço de leitura de Psicologia de Massa Aplicada. Tento ler o momento presente e identificar a tendência. As últimas leituras continuam válidas, de acordo com os princípios por trás das técnicas. E esse movimento não é retilíneo não, faz zig-zags e pode demorar mesmo… é normal. Por hora tudo ok.

    —————————-
    Oi Iss.eng!

    A ITSA4 por enquanto está sem leitura… estou aguardando um momento mais claro para fazer uma leitura melhor… E uma Obs.: Aqui no Blog não dou dicas de operação… tudo que posto aqui é para ajudar na leitura e acompanhamento do mercado, com fins educacionais e não operacionais…

    ——————-
    Oi JR!
    A venda de uma empresa ruim encarteirada deve ocorrer bem antes de cair demais como comentou, porque tentamos identificar a piora nos fundamentos antes de ficar realmente feia a coisa. Mas se não conseguir identificar problemas antes de cair demais, não tem jeito. Se a empresa realmente não atende mais seus critérios, ficou horrível e sem chance, e você não conseguiu ver isso com antecedência, tem que considerar sair do barco furado e partir para outra. Mas se você faz o dever de casa direitinho, isso raramente vai ocorrer, e quando ocorrer não vai abalar o conjunto da carteira…

    ——————
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  6. 6 RIOS

    Leitao blz?
    Pensando desta forma,para se antecipar bem a piora dos resultados futuros teriamos que ser craques em balancos DREs e afins, pois quando aparece nos indicadores , o preco ja era, ja caiu muito.
    Ex ETER, CMIG,VALE,GGBR,PETR,
    E as que nem prejuizo deram mas houve piora nos resultados mas ainda mantendo lucros como, NATU,TOTS,HGTX,EZTC, olha como foram penalizadas antes mesmo do lucro cair, ou seja , vendo so os indicadores , a gente fica bem atrasado, em relacao aos que conhecem o negocio a fundo e que ainda estao atrasdos frente aos insiders da empresa.
    OU seja , so a diversificacao salva mesmo,.. O que vc acha . abs

  7. 7 Leitão

    Oi Rios!
    Sim, você tem razão! Antecipar qualquer coisa na bolsa é muito difícil mesmo. E não se engane, mesmo os mais assíduos, mais tarados, que acompanham tudo, também têm dificuldades quanto a isso, acabam sofrendo tanto qualquer mortal…

    A diversificação é a melhor estratégia de proteção, seguida da compra gradual e equilibrada, da balanceada alocação entre as empresas, setores e modalidades de investimento.

    A Estratégia tem que compensar as falhas nas Análises, pois vamos falhar vez ou outra. E como disse, fazendo o dever de casa, vamos evitar muitos problemas… e quando eles inevitavelmente ocorrem não vai dar dor de cabeça…

    Abraço!
    Leitão

  8. Boa Tarde!

    Leitão, tenho acompanhado o Blog e é engraçado como a psicologia de massa funciona aqui também. Até uns tempos atras muito mais pessoas entravam aqui e interagiam, mas com algumas valorizações expressivas, muitos com menos conhecimento da realidade do Mestre Leitão, preferem seguir os “profetas do mercado” caindo nas armadilhas do mercado. Um caso que não consigo entender é a MGLU3, não consigo ver fundamentos que justifiquem pessoas se posicionarem nesta ação, mas mesmo assim ela multiplicou por 10 nos últimos 12 meses, criando a ilusão do enriquecimento fácil. Isso sem contar os verdadeiros micos. Eu aqui torcendo por mais uma queda no mercado.
    Grande abraço e que tenhamos um grande ano.
    JCF

  9. 9 Leitão

    Oi Jânio!
    Que bom ter notícias sua!

    Sim, você tem toda razão. A MGLU3 não tem nenhuma qualidade nos fundamentos e é puramente jogatina.

    Tenho percebido uma nova leva de novatos jogadores, seduzidos pelo lado jogatina na bolsa… Ganância e dinheiro “fácil”… o mesmo de sempre. O ciclo se repete… Não tem nada de novo debaixo do sol…. E como você bem observou, não faltam pessoas inescrupulosas para enganar as pessoas… Todos são pegos em sua própria ganância…

    Ainda bem que meus ex-alunos continuam firmes nos bons conceitos, é isso ai! :-) Bom ver seu depoimento e a maturidade demostrada! Valeu!!

    Abração!
    Leitão

  10. 10 Anônimo

    E a Valid, está difícil de “embalar”, embora trate-de de uma empresa com bons fundamentos, mas que passa por fase difícil.
    Qual sua opinião Leitão ?

  11. 11 Leitão

    Oi “Anônimo”! (Você esqueceu de dizer seu nome ou nickname)

    A Valid é uma empresa muito consistente, mantendo bons lucros e passando bem pela crise, inclusive pagando bons dividendos. O fato de as cotações não estarem subindo não é problema algum. Precisamos aprender a tirar nosso foco das cotações… O foco excessivo na cotação causa muita miopia e não vemos que o que mais importa é a empresa continuar faturando, lucrando, crescendo, pagando dividendos…

    Um abraço!
    Leitão

  12. 12 Jacques P. Azambuja

    Observei dividendos da Empresa Valid, e não passam de 4% a.a.. Isto é um bom DY?
    Abraço

  13. 13 Leitão

    Oi Jacques!
    Bom dia!

    Sim, é um bom dividendo e você tem que olhar não é só o DY do momento, tem que ver o Histórico de Lucros e Dividendos, é isso que determina. Se a empresa tem um bom histórico de pagamentos, distribuindo generosamente os lucros e ainda mantendo crescimento e estabilidade nos negócios, é ótimo. É o caso da Valid. Com o passar dos anos o investidor vai acumulando mais quantidades de ações e vai recebendo cada vez mais, proporcional ao que já vem acumulando no passado. O DY é exponencial para quem é sócio, diferente de quem só olha o DY atual da empresa.

    Abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s