CHAT 16 A 22/jan

16jan17

Leia também…
Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Receba um resumo semanal desse Chat, toda segunda-feira...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livros
      RSS dos comentários



20 Responses to “CHAT 16 A 22/jan”

  1. 1 Leitão

    Bom dia, amigos!

    Um ano novo de sucesso para todos nós!
    Leitão

  2. 2 glauco tonello

    Bom retorno Leitão

  3. 3 Leitão

    Obrigado, Glauco! ;-)

  4. 4 Zeca Filho

    Bem vindo Mestre!
    Um 2017 iluminado.
    Que façamos voos altos nos negócios.
    Zeca Filho

  5. 5 Will

    Leitão, bom dia,

    Obrigado por compartilhar seu conhecimento com a gente.
    Perguntas:

    1. Qual critério você usa para colocar as ações em “stand by”, deixando de comprar e depois toma a decisão de sair? Exemplo. Petr4 parou de ser lucrativa, faz 3 anos que não distribui dividendos… Ela está melhorando, mas é uma empresa difícil de analisar pela forte influência pública, que no momento está baixa mas pode voltar a piorar em 2018 (nunca se sabe). Como e quando sair?

    2. Qual o momento de sair do namoro e decidir comprar e casar com o papel?

    3. Impossível prever o futuro e na verdade não importa. Mas como você vê o Brasil em relação a um futuro onde mais e mais pessoas vão participar ativamente da bolsa investindo em ações? (coisa que já acontece em países desenvolvidos).

    Por último… 4. Quais são suas maiores fontes de inspiração?

    Um grande abraço, um grande ano e obrigado novamente por compartilhar seus ensinamentos com a gente.

    Will

  6. 6 Leitão

    Obrigado, Zeca!
    Vamos juntos! :-)

    ———————————-
    Oi Will!
    Bom dia!

    Eu que agradeço as visitas! É bom poder ajudar!

    Vamos lá:

    1. A resposta para essa pergunta não é breve. Não dá para explicar tudo por aqui. Mas sinteticamente: ao piorar sistematicamente (não sazonalmente ou pontualmente) os resultados, cartão amarelo e depois vermelho. O Lucro é o critério mais importante. Não está dando lucro, saímos fora. A grande vantagem do pequeno investidor é poder pular de empresa em empresa conforme nossa conveniência, pois afinal não temos ligação umbilical com as empresas, ao contrário dos grandes investidores e empresários do mercado, que são obrigados a ficar no barco mesmo se estiver furado…

    Sobre a PETR, não posso opinar diretamente pois isso pode influenciar a outros e prejudicar os iniciantes aqui do Blog. Tenho procurado fazer leituras objetivas com ela para ajudar, mas opinar diretamente não posso. Cada um tem que definir seus critérios. Eu, particularmente, nunca saí e permaneço nela. Mas tenho meus objetivos, motivos, estratégias e gerenciamento de risco pessoal, que pode não servir para outros…

    2. A decisão por Investir (ficar anos e anos com um grupo de boas empresas) é sempre objetiva e assertiva, a partir de critérios claros dos Indicadores Fundamentalistas, ou seja: Lucro, patrimônio, crescimento, retornos, endividamento, etc, etc… parece algo complicado e muito técnico, mas é perfeitamente acessível à qualquer pessoa… Investimos sempre com visão clara e assertividade, nunca na base do achismo, chutes, futurologias ou dicas de terceiros…

    3. O Brasil é um pais maravilhoso. É um privilégio nascer aqui. Temos clima bom, território amplo e variado, belezas naturais que não têm fim, um povo pacífico e muito criativo… A gente tem que ver o que realmente é bom nesse mundo para aprender a dar valor… Já quanto à política, economia e afins, não somos piores do que o resto do mundo, nem melhores. O ser humano mediano é igual no mundo inteiro: preguiçoso, egoísta e ganancioso.

    Quanto à bolsa no Brasil, tende a crescer e se popularizar mesmo. Mas penso que isso vai demorar ainda. O brasileiro não tem essa cultura de poupança, muito menos de investimento em bolsa. Além disso a informação sobre ela é muito ruim, e a própria BMFBovespa é arcaica na promoção do assunto… O que vai ocorrer e sempre ocorre é uma legião de novatos incautos a partir do momento que vier uma nova onda de altas… O mesmo de sempre. Por isso é bom ficar firme nos fundamentos e bons conceitos para navegar bem sempre, e nesse ponto tenho tentado fazer minha parte já a 11 anos! :-)

    4. Minha maior fonte de inspiração e aprendizado é Jesus Cristo e tudo que podemos aprender na Bíblia a partir Dele; Não tem maior Sabedoria nesse mundo do que essa, é uma coisa extra-terrestre mesmo;

    Depois outra coisa que me inspira muito é a própria Natureza; aprendemos muito ao observar a fascinante criação de Deus; o comportamento das plantas, dos animais, a beleza dos rios, montanhas, enfim… Inclusive, a Bolsa de Valores tem muito a ver com isso – o comportamento psicológico dos humanos na bolsa é bem semelhante à dos animais na natureza.. Rsss…. (verdade!).

    E outros como: Rubem Alves, Caio Fábio, Paulo Freire, Tião Carreiro, Zé Mulato e Cassiano…

    Grande abraço!
    Leitão

  7. Caro Leitão.
    Bom retorno e Feliz 2017.
    Abraço.
    rru842

  8. 8 Will

    Obrigado pelas cuidadosas respostas, Leitão.

    Preciso melhorar, principalmente sobre as reflexões do ponto 4.

    Um grande abraço,
    Will

  9. 9 Leitão

    Obrigado, rru842!
    Valeu, Will!

  10. 10 glauco tonello

    Leitão
    boa tarde, no site fundamentus não atualizaram o código e dados da Santos Brasil, tem os dados stbp11 , mas não a stbp3.

    abraço

  11. 11 Leitão

    Oi Glauco!
    Boa noite!

    Mande um email para eles… :-)

    Abração!
    Leitão

  12. 12 Igor

    Bom dia Leitão, queria saber se você possui alguma certificação, tipo CNPI ou CGA ? se não possui já pensou em fazer alguma ? será que vale a pena ? obrigado

  13. 13 Leitão

    Oi Igor!
    Bom dia!

    Não, nunca pensei em fazer nada disso! Na prática a teoria é outra, como já dizia meu pai… :-)

    Não penso valer a pena a não ser para quem precisa mesmo desse tipo de “diploma” para se empregar em alguma instituição financeira.

    Um abraço!
    Leitão

  14. 14 Lucas

    Bom dia Leitão,

    Estou lendo o livro do Benjamin Graham, “O investidor Inteligente”, e ele destaca que a melhor opção é investir no longo prazo em ações ordinárias, e não em preferenciais. Você tem alguma recomendação sobre isso ou essa recomendação serve só nas bolsas dos EUA?

  15. 15 Leitão

    Oi Lucas!
    Boa tarde!

    É um ótimo livro!
    Sim, procede.

    Em empresas maiores sólidas e sérias tanto ON quanto PN são tratadas da mesma forma pela política da empresa (política de Dividendos e política de Incorporações)… Então tanto faz uma ou outra, podemos optar pela que for mais líquida… Já em empresas menores é bom ficar sempre com as ON, pois são mais seguras em caso de um eventual fechamento de capital (Tag Along)….

    Na dúvida, fique com ON mesmo.

    Abraço!
    Leitão

  16. 16 Will

    Leitão, pergunta rápida.
    Sobre a possível interrupção da VALE5 passando a existir somente VALE3 (ON), o que você recomenda para os acionistas? Esperamos para ver como será essa transição e deixar na mão do mercado ou já vale a pena ir trocando VALE5 por VALE3 aos poucos.
    Um abraço,
    William

  17. 17 Fino

    Feliz ano novo!!
    Leitão, tenho visto várias análises profissionais, amadoras e achismos referindo q o Ibovespa vai bater 100.000 pontos em 2017. Futurologia é uma porcaria…Graficamente vc vê essa possível disparada do Ibovespa?

  18. 18 Leitão

    Oi Will!
    Não estou sabendo de nada disso sobre a Vale, estava de férias e pode ser que eu esteja desatualizado sobre isso. Visite o site RI da Vale e veja se tem algum comunicado oficial da empresa sobre isso, ou mesmo entre em contato com o RI da Vale, é melhor…

    *Caso tenha alguma informação depois pode postar aqui para os amigos, por favor…

    —————————
    Oi Fino!
    Obrigado! Pra você também!

    Hehehe! Futurologia pura mesmo, é impossível fazer estimativas longas assim… Qualquer um que disser que o IBOV vai para 100k em 2017 está apenas chutando, futurologia…

    75.000 é possível sim, inclusive está na minha última leitura… Mas é o máximo que dá para ler até o presente momento…

    Mas independente de ir para 75k ou 45k, vamos fazendo tudo dentro dos bons conceitos. Seja um cenário ou outro, estaremos sempre bem…

    ————
    Abraços!
    Leitão

  19. 19 Igor

    Boa tarde Leitão, o que você acha de PARC3 ? obrigado

  20. 20 Leitão

    Oi Igor!
    Boa tarde!

    A PARC3 parece ser uma empresa sólida, mas com pequeno histórico de dados na bolsa para analisar… fica difícil…

    O pouco que tem mostra bom resultado. Vale a pena acompanhar… Mas veja outras do mesmo setor para ajudar na análise…

    Abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s