CHAT 12 a 18/dez

12dez16

Leia também…
Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Receba um resumo semanal desse Chat, toda segunda-feira...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livros
      RSS dos comentários



18 Responses to “CHAT 12 a 18/dez”

  1. 1 Leitão

    Bom dia, amigos!

    Abraços e boa semeadura nessa semana!
    Leitão

  2. 3 JB

    Leitão

    No longo prazo o comportamento do preço segue o do lucro. Se somos investidores e fazemos compras graduais o preço pouco importa, desde q a empresa seja resiliente na melhora dos lucros.

    Se a empresa piorar perdemos dinheiro seja ao preço q for.

    Preço é preocupação de trader.

    Entende desta forma ou tem outro entendimento?

    Abs

  3. 4 Leitão

    Oi JB!
    Sim, quase isso!

    Trader (Especulador) só lida com preços pois ele é um comerciante, um negociador oportunista, compra e vende. Mas um bom Especulador também analisa outros fatores para minimizar os riscos, como os Fundamentos, evitando por a mão em bombas…

    Já o Investidor foca sua análise nos Fundamentos, e o lucro é sim o indicador mais importante para ele. O preço é secundário, dependendo da estratégia. Digo “dependendo da estratégia” pois, se for lidar com Investimento Gradual, sim, será secundário. Mas se for lidar com Investimento em Valor aí o preço tem importância vital, pois no Investimento em Valor o objetivo é comprar empresas baratas e ganhar não só com seu crescimento, mas também com a barganha, a oportunidade surgida…

    Veja mais:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2008/10/15/por-que-sobe-por-que-cai/
    (artigo de 2008!)

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2010/09/15/as-melhores-estrategias-para-a-bolsa-de-valores/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2010/10/18/sobre-estrategias-de-investimento-risco-investidor-e-empreendedor/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2016/02/05/altos-e-baixos-na-formacao-dos-precos-das-acoes/

    Abraço!
    Leitão

  4. 5 Mendigo_Suiço

    Grande Leitão, tudo certo?

    Após um tempo sumido, porém investindo, cá estou!

    Estou começando a especular, porém, como fiz o seu curso já tem algum tempo, e as minhas anotações nessa parte não estão muito boas, surgiu uma dúvida besta. Besta mesmo!! Digo besta pq tenho ctz que isso foi ensinado no curso, mas durante as minhas mendicâncias na suiça comendo chocolate, eu esqueci!!!

    No curso aprendemos três estratégias de especulação. Na minha vida especulativa, devo usar sempre a mesma estratégia ou posso em um trade usar uma delas, no trade seguinte usar uma outra dentre as três?

    Eu sei que não posso misturar as estratégias no mesmo trade, mas não seria esse caso, aqui é uma estratégia por vez em cada trade.

    PS: Continuo no planejamento de investimento que aprendi no curso. Show de bola!!!

    Abraço!!

    Mendigo Suiço

  5. 6 Leitão

    Oi Mendigo!
    Bom ter notícias sua, tava sumido mesmo!

    Que bom saber que está caminhando bem, é isso ai!

    Vamos lá:
    São duas: Stop ou Preço-Médio-Estratégico. Não pode misturar as duas, mas nada impede que faça as duas simultaneamente, desde que tenha tempo e dinheiro para alocar em mais de uma… Tempo e dinheiro são os ingredientes fundamentais e limitadores. E ao iniciar uma, mantenha a disciplina e o Sistema com ela (Aula 6-O Segredo). E pode sim executar mais de um sistema ao mesmo tempo, novamente se tiver tempo e dinheiro para isso… Mas cuidado para não estressar… especulação boa é especulação saudável.

    Para refrescar a memória, uma boa dica: visite o Buteco da Turma, na página inicial, vá no rodapé e clique em Sala de Aula ou Mochila do Aluno. Verá os seus exercícios e também os dos colegas. Filtre pelo título de cada aula de seu interesse… Os seus e principalmente os dos colegas vai ser ótimo para estudar.

    Abração!
    Leitão

  6. 7 Mendigo_Suiço

    Blz Leitão, não estou tão louco então.. :D
    Como eu não tenho tanto tempo e muito menos dinheiro para especular, vamos uma de cada vez, por enquanto… hehehehe

    Valeu!!!

    Abraço

  7. 8 Gustavo

    Olá Leitão,

    Tenho uma dúvida quanto ao preço na hora de fazer um investimento mensal: Se uma empresa boa (UGPA3 ou RADL3, por exemplo) tem o preço da ação muito alto, levando o P/L para acima de 20 (UGPA3) ou acima de 40 (RADL3), mesmo assim vale a pena ter essas empresas ou devemos ignorá-las até o preço cair um pouco? Usei essas como dois exemplos aleatórios para exemplificar, minha dúvida é sobre o que fazer nessas situações.

    Agraço

  8. 9 LuiS

    Olá, Leitão,

    O que diz do gráfico da ABEV3?
    Se importa em analisá-lo?

    Abraço

  9. 10 Leitão

    Oi Gustavo!
    Bom dia!

    As duas que citou são boas mesmo, com desempenho muito bom e forte crescimento, justamente por isso estão com o preço muito elevado. Chega a um ponto que o mercado super-valoriza mesmo o preço da ação, fica cara.

    Aí vai depender da estratégia que se está fazendo:

    -Se for Investimento Gradual, o preço não será um problema pois a acumulação cadenciada ao longo dos anos vai equilibrar e colocar-se ao seu favor…

    -Mas se for Investimento em Valor aí realmente não se pode comprar caro, pois no IV compra-se mais ações de forma pontual, tem que procurar outras de qualidade que estejam baratas ou empresas que estejam passando por momentos ruins pontuais…

    Essa dúvida é recorrente e muitos confundem isso, e é vital saber diferenciar as estratégias, senão não faz nenhuma coisa direito.

    —————————
    Oi Luis!
    A Ambev está em tendência de queda, perdeu todos os suportes… No momento não dá para fazer uma nova leitura até ela estabilizar a queda… Mas estou acompanhando e assim que der boa leitura posto para os amigos…

    ————–
    Abraços!
    Leitão

  10. 11 RIOS

    Leitao,
    falando em IV , como vc classificaria a ETER3 “qualidade que estejam baratas ou empresas que estejam passando por momentos ruins pontuais” ou virou pegadinha do malandro mesmo? rsrs
    Sendo que a gestão começou a investir em ativos fora do seu principal e ficou claro que a vantagem competitiva da empresa é mesmo a mina onde extrai a matéria prima. Não teve administração competente para outros negócios. valeu

  11. 12 Leitão

    Oi Rios!
    A Eternit tem um desempenho histórico muito consistente e é uma empresa madura e consolidada. Mas o fato é que em 2016 deu uma bela escorregada nos lucros… O preço atual caiu bastante já descontando bem esse problema. Agora cabe a caba um ponderar e ver se ela vai se encaixar nos seus critérios pessoais e no tipo de estratégia que se está adotando. Não posso dizer nada além disso pois pode influenciar e prejudicar decisões de amigos aqui…

    Um abraço!
    Leitão

  12. 13 Luiz

    Gustavo, olha só.. Minha opinião e que fique bem claro!

    Planilha aceita qualquer cálculo. Essas empresas sempre foram bem geridas e tiveram esses indicadores altos. Se você esperar que eles abaixem, vai morrer e não vai comprar nada. Veja o gráfico do período maximo dessas empreaas que citou. O mercado não quis saber se estavam com p/l alto, a ação só cresceu pois o que importa é o lucro e o valor que geram ao sócio. Não se prenda a um indicador isolado, veja a empresa como um todo.

  13. 14 Eduardo Coutinho

    Gustavo,

    na minha opinião o P/L isolado não quer dizer nada. No caso da RADL3 o P/L esta em torno de 40 mas a empresa vem entregando um crescimento de 40% anual no LL e 60% nos ultimos 3 anos, ou seja enquanto a empresa estiver entregando resultado assim o mercado vai pagar preços mais altos. Se a empresa não conseguir manter esse crescimento provavelmente a mercado vai dar uma descontada no preço. Mesmo caso para a UGPA3 com P/L em torno de 20 mas crescimento anual do LL em torno de 20%.

    Abracos,

    Eduardo

  14. 15 Zano

    O que diriam de CYRE3 e RUMO3?

  15. 16 Leitão

    Oi Zano!
    (Corrigi o erro no nickname rs)

    CYRE3 a um bom tempo está com problemas e resultados fracos…

    RUMO3 é muito nova e ruim de analisar, e seu poucos resultados são horríveis, prejuízo…

    Em suma: dá para buscar coisa melhor na bolsa… :-)

    Abraço!
    Leitão

  16. 17 Zano (!)

    Obrigado garimpando se chega lá, obrigado. Ótimo o seu curso, ainda estou tentando testar algumas ações.

  17. 18 Zano

    Feliz Natal !


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s