CHAT 05 a 11/dez

05dez16

Leia também…
Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Receba um resumo semanal desse Chat, toda segunda-feira...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livros
      RSS dos comentários



13 Responses to “CHAT 05 a 11/dez”

  1. 1 Leitão

    Bom dia, amigos!

    Abraços e uma excelente semana a todos!
    Leitão

  2. 2 FTA

    Caro Leitão,
    Pensando numa situação hipotética:
    Uma família de um casal e dois filhos , ele 45 anos , ela 40, um filho de 15 e uma de 13, já possuem casa própria.Um gasto mensal de 16000, entre laser , educação , saúde e outros .
    Um valor de 5.000.000,00 na poupança.
    Pergunta:
    Qual seria sua estratégia para viver de renda e deixar o patrimônio pelo menos corrigido pela inflação para os seus filhos no futuro?
    Seria uma mero exercício , mas acredito que útil , para estimar dentro da realidade de cada um. abs e bom dia

  3. 3 Valdir Ferraz de Oliveira

    Mestre Leitão,

    Esses “altos & baixos” da Bolsa me faz lembrar do Axioma de Zurique.

    Já na entrada definir o preço de saída.
    Abs

  4. 4 Leitão

    Oi FTA!
    No seu exemplo podemos estimar que os 5M, se mal geridos, vão dar passivamente 20k mensais de rendimento. Só isso já seria mais que suficiente para manter a família e preservar o patrimônio.

    E outra: Em breve as crianças vão crescer e também gerar renda, trabalhar (é o que se espera). Então vão depender menos do pai (é o que se espera).

    E 16k mensais é um bocado de dinheiro para se gastar todo mês. Dependendo do gral de consciência dá para viver com menos…

    Administrar 5M é super fácil, não precisa de nada mais do que bom senso. Difícil é administrar pouco dinheiro. :-)

    ———————————-
    Oi Valdir!
    Sim, se está especulando tem que definir direitinho a sua estratégia. Mas obs.: Cuidado com o livro Axiomas de Zurique… ele é bem popular no meio e bem tentador, mas induz a um bocado de erro de conceitos…

    —————–
    Abraços!
    Leitão

  5. 5 FTA

    Leitão,
    Na verdade essa foi uma conversa de “buteco” e minha sugestão foi 40% Renda fixa 30% imóveis (entre Fiis e físicos) , comprados gradualmente ou mais agressivamente em caso de queda violenta nos preços, assim como os 30 % em Ações de empresas bem geridas.
    Esse % poderia oscilar em caso de promoções claras em alguma das classes.
    E na verdade , gostaria de saber qual seria a sua alocação , se vc tivesse que fazer essa escolha, tendo a finalidade da pergunta acima. abs e obrigado

  6. 6 Raul

    Boa noite, mestre Leitão! Qual a sua análise em relação aos papeis: TRPL4 e PSSA3 ?

  7. 7 Leitão

    Oi FTA!
    Sim, ok, sua ideia de variação está coerente. Vai do gosto de cada um, visto que o capital seria alto e permitiria bastante flexibilidade de alocação.

    Lembrando que, quanto mais proatividade nos investimentos, mais necessidade de gestão, melhor retorno. A pessoa pode estar com muito gás e dedicar-se mais às modalidades mais exigentes como ações, fii, imóveis… Ou pode estar com menos espírito empreendedor e alocar menos conforme descreveu…

    Administrar patrimônio dá trabalho. A pessoa que vive de renda não fica só coçando não, tem que manter o olho e a gestão em cima…

    ————————
    Oi Raul!
    São dois papéis interessantes sim, pode-se analisar melhor cada um.

    A TRPL4 não acompanho, não sei dizer o motivo dos lucros atuais estarem tão discrepantes… A PSSA3 já vem mostrando bom desempenho a muito tempo, inclusive com bons dividendos…

    ———-
    Abraços!
    Leitão

  8. 8 Tulio

    Olá Leitão.
    Estive estudando sobre Debêntures como uma opção para diversificar meu portifólio de renda fixa. É bem verdade que o risco é mais alto, ‘as também podemos ter uma rentabilidade um pouco melhor que os títulos públicos. O que é preciso pra escolher bem o investimento em debêntures?

  9. 9 Leitão

    Oi Tulio!
    Não aplico em Debêntures então não sei lhe dizer mais detalhes. Eu, particularmente, já acho o Tesouro Direto mais que suficiente para renda fixa… Se você deseja diversificar, ok, mas dentro do Tesouro mesmo você pode diversificar os tipos de título, se for o caso… Sobre as Debêntures, o critério mais importante é ser uma empresa grande e consolidada. Evite empresas menores e mais novas…

    Um abraço!
    Leitão

  10. 10 Sedex

    Leitão, bom dia! O que acha de FESA?

  11. 11 Leitão

    Oi Sedex!
    Bom dia!

    Desempenho fraco… Pode-se escolher outras melhores…

    Um abraço!
    Leitão

  12. 12 Alexandre Esteves

    Mestre Leitão.
    Com relação a estratégia usando stop loss tenho dúvida não na operacao em si, mas sim no conjunto de “n” trades, pois a cada trade a fixação do ponto de stop loss acarreta em uma potencial margem de perda, que nao necessariamente vem sendo perdas iguais entre as operações realizadas (em valor monetário). Imagino que desta forma eu esteja falhando no conjunto dessa estratégia por conta disso, ainda que esteja realizando análise gráfica satisfatoriamente. Gostaria de sua opniao.
    Forte abraço.

  13. 13 Leitão

    Oi Alexandre!
    Bom dia!

    Ao executar especulações baseadas em Stop você deve pensar de forma Sistêmica, no conjunto de trades que se propõe fazer seguindo os Parâmetros que estabeleceu como adequados diante de sua realidade (dinheiro disponível, tempo disponível, técnica a ser aplicada, margens, etc). Dentro desse Sistema escolhido você tem que procurar manter os parâmetros o mais fixos possíveis, para manter a Esperança Matemática Positiva, conforme estudamos na aula 6 “O Segredo”.

    Você pode planejar e executar mais de um Sistema ao mesmo tempo, caso tenha dinheiro e tempo para isso, mas dentro de um sistema procure manter as coisas rígidas para não prejudicar a E+.

    Uma dica: Acesse o Buteco da Turma (http://leitaoemacao.com/buteco) e vá no rodapé da página inicial, veja os links para a Sala de Aula e também Mochila do Aluno. Lá vai encontrar tudo que você estudou e também os exercícios dos colegas (procure pela planilha de estudos/planejamento de trades), filtre pelo título da aula O Segredo de também a aula Estratégias Especulativas. Vai encontrar muito material prático para refrescar a memória sobre esse assunto…

    Um abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s