CHAT 24 a 30/out

24out16

Leia também…
Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Receba um resumo semanal desse Chat, toda segunda-feira...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livros
      RSS dos comentários



15 Responses to “CHAT 24 a 30/out”

  1. 1 Leitão

    Bom dia, amigos!

    Uma ótima semana a todos!
    Leitão

  2. 2 Anônimo

    Bom dia Leitão,

    Como vão as coisas?

    Engraçado, agora há muita empolgação com a bolsa né? Quem não investe em ações, quer investir…e quem “investe”, fica querendo realizar lucro.

    Nessas horas lembro de vc falando sobre não se deixar levar pelas emoções, agora é euforia, até pouco tempo era medo…e as recomendações persistem. Quanto mais tempo passo na bolsa (completei 4 anos), mais vejo que vc tenta ser um farol na turbulência e na calmaria :).

    Alguns amigos não entendem pq me mantenho firme comprando ações mês após mês, não olhando muito para rentabilidade, mas objetivamente vendo o patrimônio subir ano após ano, equilibrando Renda Fixa com Renda Variável a gente vai seguindo…

    Meu defeito nesse tempo todo q comecei nas ações é q não tive tempo nem paciência para praticar especulações, acho q seria divertido fazer 5-6 traders no ano, mas priorizei os investimentos.

    Abraço,

    Paciente

  3. 3 Dummy

    A galera está tendo a leitura de que estamos em um momento de euforia, ou está havendo um rompimento para cima? Olhando o gráfico de PETR4 que o Leitão deixou em 10.10, me parece ter havido um rompimento do limite superior do Fibonacci.

  4. 4 Leitão

    Oi Paciente!
    Boa noite! Tudo jóia!

    Obrigado pela mensagem! É bom poder ajudar e caminhar aqui junto com os amigos… a gente aprende todo dia, e os bons conceitos vão se solidificando…

    Sim, não é fácil agir contra a manada. Mas é questão de prática… Com o tempo você vai tendo mais tranquilidade, principalmente ao ver que “ser do contra” dá certo…

    E quanto a especular, eu gosto pois nos estimula, nos mantém atualizados, dá um pouco de adrenalina na coisa… e de quebra dá uma grana extra legal… Eu nunca incentivei os amigos ficarem só especulando, mas investir e especular eu acho muito válido principalmente pela questão da motivação e estimulação…

    —————————
    Oi Dummy!
    Sim, está tudo rompido e extrapolando… :-)
    Tá na hora de eu dar outra atualizada… vou providenciar…

    ————-
    Abraços!
    Leitão

  5. 5 fino

    caro leitão, será q vc pode dar uma olhada no grafico de leve3? ela oscilou, oscilou e caiu…bem do jeito q vc gosta para usar sua magica

  6. 6 Leitão

    Oi Fino!
    Eu não acompanho a LEVE3 aqui no Blog através de gráficos pois dá muito trabalho manter tudo atualizado, por isso concentro em algumas principais aqui… Vou ficar lhe devendo essa… :-]

    Abraço!
    Leitão

  7. 7 JOSE ROBERTO

    Leitão, boa tarde!
    Tenho ações de 13 empresas em minha carteira.
    Fico feliz que temos algumas em comum como BBAS3, ABEV3, PETR4, VALE5, CMIG4, entre outras.
    Meu objetivo é aumentar patrimônio.
    Todo mês escolho uma dessas 13 empresas para comprar um pouquinho. Gostaria de comprar mais, mas, por enquanto é o que consigo.
    Para escolher qual comprar, adotei como critério meu valor médio de compra.
    Quando compro um novo lote, filtro apenas as que tem o valor atual mais baixo do que meu preço médio, pelo menos assim, amenizo as perdas. Se a ação subir e passar meu preço médio, passo a “ganhar” e comprarei outra no próximo mês e assim sucessivamente.
    A medida que filtro também olho o P/L e P/VP, como “desempate”. Dou preferencia para as que estiverem melhor.
    É uma boa prática?
    Abraço!

  8. 8 Leitão

    Oi José Roberto!
    Boa noite!

    Que bom que está procurando manter uma disciplina de compras e aperfeiçoar sua estratégia.

    Vamos ver se consigo ajudar um pouco…

    Primeiro, 13 é bom mas tente agregar mais umas 7 para ficar com pelo menos 20… assim cada uma vai ficar mais ou menos com 5%…

    Quanto à sua estratégia de compras, assim não é bom pois vai ficando tudo desbalanceado com o passar dos anos… o ideal é manter compras fixas, em valores fixos mensais… assim seus aportes ficarão equilibrados em todas (independente da variação de preço de mercado). E, claro, os critérios de seleção e manutenção devem ir além do simples PL ou PVP… tem que filtrar melhor isso…

    Apenas umas pinceladas, espero ter ajudado… Eu entro mais detalhadamente em cada coisa com os alunos… preciso de 30 dias para isso, mas vale a pena o esforço… os ex-alunos saem preparados para o mercado…

    Abraço!
    Leitão

  9. 9 JOSE ROBERTO

    Leitão, boa noite!

    Obrigado pela atenção.

    Me ajudou com a dica de balanceamento!

    Na minha carteira tem algumas que consigo comprar um pouco mais nos próximos meses pra equalizar.

    Venho fazendo compras mensais, um pouco por mês e a meta é manter uns 20 ativos.

    Assim que possível farei curso contigo.

    Abraço!

  10. 10 Leitão

    Oi José Roberto!
    Disponha! E quando animar vir para a turma será muito bem vindo!

    Isso… procure manter os aportes equilibrados em todas, em sistema de rodízio sequencial e valores fixos… e é aos poucos mesmo, assim é que é bom!

    Abração!
    Leitão

  11. 11 Ademir Fortuna

    Olá Leitão.
    Ja tem quase um ano que fiz o curso, e te digo, porque não fiz isso antes! Aprendi muito e percebo que os conceitos aprendidos vão se solidificando cada vez mais com o passar do tempo.
    Bom, devido a fatores mais relevantes, tenho somente especulado. Vai a pergunta, com um ano no mercado, é possível manter a mesma média de acertos e resultados sobre o capital disponível para especular para os próximos anos, ou isso é resultado de uma valorização da maioria das empresas no ano de 2016?

    Abraço.
    Ademir

  12. 12 Anônimo

    Boa noite, Leitão!

    Obrigado pela resposta aí acima.

    Estou no binômio Tesouro Direto e Ações nos investimentos, mas fico pensando se vale a pena FII (fundos imobiliários) como diversificação. Acho que vc tem o mesmo pé atrás que eu qndo se fala em fundos…gestão de terceiros né? Mas eu fico pensando se vale a pena como um “gerador” de fluxo de caixa, pingando aquele dinheirinho mensalmente…além de ter esse pinga-pinga dos proventos das ações, claro.

    No seu patrimônio, vc já falou que tem imóveis (provavelmente geram uma renda passiva), mas e quem não tem essa grana p/ter um imóvel próprio… seria o FII uma opção, ou vc acharia melhor diversifica nas ações e empresas tipo SCAR3 (parece um FII…hehe), MULT3 (shoppings).

    Eu realmente não sei se devo despender energia e tempo estudando FII, acredito que não há um método único para construção de um patrimônio ( tem gente q atingiu seus objetivos com ações, imóveis, TD, FII…), o que importa é no final das contas fazer o bolo ir crescendo…hehe. Sua opinião será bem-vinda.

    Abraço,

    Paciente

  13. 13 Leitão

    Oi Ademir!
    Bom dia!

    Que bom ter notícias sua! E boas notícias… saber que está caminhando bem, é isso ai! Obrigado pelo feedback positivo!

    Sobre especulação, podemos fazer isso independente da tendência principal. O bom especulador é paciente e sabe agir em qualquer tendência. Mas é claro que em uma franca tendência de alta tudo é mais fácil. E é perigoso também, pois na tendência de alta tudo dá certo, até os erros dão certo. Então é preciso ficar atento quanto a isso para caminhar lúcido sempre.

    Não dependa de tendências. Desenvolva bem sua técnica e procure agir bem sempre. E, claro, aproveite bem as altas…rsss

    *Procure dedicar-se ao Investimento heim… não espeça disso. Especular é legal mas Investir é essencial.

    ———————————–
    Oi Paciente!
    Disponha!

    Realmente ter investimento em imóveis é bom para diversificar, mas não é possível para a maioria pois exige aporte mais pesado. Os FII são uma alternativa viável nesses casos pois pode-se aportar menos e gradualmente… Mas tem seus inconvenientes também como gestão de terceiros e etc… No fim, tudo que é bom dá trabalho mesmo, então se deseja investir em imóveis ou FII terá que dedicar tempo e energia para estudá-los, não tem jeito…

    Recentemente comentei isso com o amigo Vagner, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2016/10/10/chat-10-a-16out-2/#comment-29162

    E como você mesmo disse, não há um método único, o importante é você trabalhar com diligência e bom ânimo, administrar com sabedoria seu patrimônio e procurar gerar renda-passiva para trazer mais liberdade…

    ————————
    Abraços!
    Leitão

  14. 14 Jacques Azambuja

    Como faço para saber dias de chat e participar?
    Gostaria que fosse abordado assunto sucessão quando o proprietário e gestor das ações, morre e normalmente os herdeiros não tem nenhuma idéia sobre o assunto.
    Obrigado

    Jacques

  15. 15 Leitão

    Oi Jacques!
    Boa noite!

    O Chat aqui no Blog é semanal, você pode postar qualquer dia que vamos conversando durante os dias da semana com a turma…

    Mas especificamente sobre o tema que você comentou, lá na turma dos ex-alunos (Buteco da Turma) tem um ótimo tópico bastante comentado sobre isso. Visite o buteco com sua senha e clique no link abaixo que vai abrir o tópico inteiro… tem muita coisa que a turma comentou sobre herança, veja:

    http://leitaoemacao.com/b2/buteco2.asp?topico=326&ordem=asc

    Abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s