CHAT 17 a 23/out

17out16

Leia também…
Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Receba um resumo semanal desse Chat, toda segunda-feira...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livros
      RSS dos comentários



21 Responses to “CHAT 17 a 23/out”

  1. 1 Leitão

    Bom dia, amigos!

    Grande abraço e ótima semana a todos!
    Leitão

  2. 2 maria cecilia

    Gostaria de fazer um curso sobre o mercado de ações.

  3. 3 Leitão

    Oi Cecília!
    Boa noite!

    Está marcada a última turma do ano que vai acontecer de 10-novembro a 09-dezembro. A turma já está se formando e vai ser ótima!

    No link abaixo tem as informações e um breve cadastro:
    http://leitaoemacao.com/curso

    E qualquer dúvida pode me enviar um e-mail direto: leitao@leitaoemacao.com

    Um abraço!
    Leitão

  4. Boa! Só que as vezes lento demais não dá tempo … abs ..

  5. 5 Pablo

    Leitão, sei que você não gosta de postar gráficos de ações que não são boas em fundamentos, mas apenas para confirmação se fiz a leitura correta, GOAU4 está dentro de uma congestão entre 3,41 e 4,15 ?! Opero pequeno, mas pelo valor baixo do papel, torna interessante pra mim operar. Obrigado. abs

  6. 6 Leitão

    Oi Pablo!
    Pois é, a Goau está no fundo do poço…
    Não tem leitura boa pra esse momento com ela não. Não tem congestão e nada para ler… Esse fundo do poço é a única referência mesmo… Pode até subir, pois fundo de poço não tem mais jeito, mas é especular com ação ruim, o que não recomendo…

    Abraço!
    Leitão

  7. 7 Jr

    Mestre Leitão, fiz seu curso IG a 4 anos e sigo as lições aprendidas com bastante disciplina. Gostaria da sua ajuda para esclarecer uma dúvida quanto a Alocação de Capital: se defini uma estratégia de 50% em RF e 50% em RV e agora, com esta alta da bolsa a relação ficou 40% em RF e 60% em RV. Eu paro de fazer o aporte mensal e vendo esses 10% para reequilibrar a carteira? Qual a estratégia correta?

  8. 8 fino

    Caro Leitão, o cardapio do leitao não deveria ter eztec, valid, tiet11? Pergunto pois o cardapio esta estático ha tantos anos….

  9. 9 Leitão

    Oi JR!
    Boa noite! Desculpe-me a demora, estive fora durante o dia…

    Que bom que está caminhando bem! É isso ai!
    4 anos é bom mais ainda não está madura… Pode esperar mais um pouco e deixar essas manutenções para um momento de alta bem relevante mesmo… Carteira de ações, quanto mais acumulada e gordinha, melhor… Só vá mexer quando estiver obesa mesmo, com gorduras pra fora do cinto… Rsss

    ———————–
    Oi Fino!
    Eu tenho outras ações além dessas tanto para investimento quanto para especulação. Mas não abro tudo aqui no blog porque dá muito trabalho manter tudo atualizado… Prefiro deixar as principais e manter um bom histórico pois assim penso que é mais proveitoso e didático, ajuda mais… Senão o Blog acaba perdendo o foco que é Educacional e vira um blog Operacional… Eu prefiro ensinar a plantar do que dar o fruto…

    ————-
    Abraços!
    Leitão

  10. 10 Sérgio Ricardo

    Olá Leitão,

    Gostaria de tirar uma dúvida contigo.

    Ao longo dos anos vc já deve ter passado por vários ciclos de baixa e de alta na bolsa.

    Vc acha mais válido aumentar um pouco os aportes nos períodos de baixa e diminuir um pouco nos períodos de alta, ou os aportes devem ser constantes (tanto nos intervalos, quanto nos valores) independente da bolsa estar “cara” ou “barata”?

    Grande abraço ;)

  11. 11 Leitão

    Oi Sérgio!
    Boa noite!

    Isso acontece de forma natural e automática na Estratégia de Investimento Gradual que ensino aos meus alunos, onde compra-se sempre o mesmo valor ($) todo mês. Assim, nos períodos de baixa você vai comprar mais QTDE de ações e nos períodos de alta menos QTDE… O foco é na acumulação de ações, não no preço… Assim o preço médio ponderado vai ficando cada vez mais a seu favor… E você não tem que ficar se preocupando, é natural.

    Outra coisa é mexer nos valores da estratégia. Isso pode-se fazer sim, mas dentro dos conceitos da estratégia…

    Abraço!
    Leitão

  12. 12 Sérgio Ricardo

    Entendi, Leitão. Obrigado mais uma vez!

  13. 13 Glauco Tonello

    Leitão
    Porque estou com a sensação de estar chateado com essa subida? Naquela que poderia ficar mais um tempo em queda.

    abração

  14. 14 Leitão

    Oi Glauco!
    Hehehe!

    Esse sentimento contraditório com a massa é legal, sinal de amadurecimento pra bolsa. A gente tem mesmo que ficar animados com as quedas, e nos momentos de alta dá saudade delas… rsss

    Abraço!
    Leitão

  15. 15 Pedro

    Leitão, dei uma olhada nos seus gráficos. Estou procurando algo pra dar uma especulada, será que cheguei tarde ? rs

    Ainda da tempo pra alguma entrada ?

    abs

  16. 16 Sérgio Costa

    Leitão, meu amigo, bom dia!

    Sempre tive uma dúvida quando vc se refere a carteiras maduras. Deixa eu dar um exemplo hipotético:

    – Digamos que eu já invista gradualmente em ações há 10 anos. E tenha uma carteira bem diversificada, na qual possuo um preço médio X em cada ação, e um montante total investido na ordem de R$ 200.000,00.

    – Agora digamos que outra pessoa faz um único aporte hoje de R$ 200.000,00 nas mesmas ações da minha carteira, e por coincidência do mercado, compra todas as ações pelo mesmo X que tenho como preço médio.

    No exemplo acima, tanto eu (que invisto há 10 anos), quanto a outra pessoa (que começou agora), tem o mesmo valor investido, na mesma carteira de ações, e com o mesmo preço médio e quantidade de ações em cada empresa.

    Sei que seria uma tremenda coincidência, mas apenas para fins didáticos, qual seria a vantagem, na prática, da carteira madura em relação à outra carteira?

    Abraço!

  17. 17 Leitão

    Oi Pedro!
    Boa noite!

    Qualquer hora é boa para especular… basta saber aguardar os momentos mais favoráveis e ter técnica para isso. Podemos especular todo dia se quiser, dependendo do gosto de cada um pela coisa…

    Aqui no Blog eu não publico tudo que faço senão não conseguiria manter tudo atualizado, mas estou sempre de olho. Aí consigo postar algumas leituras mais relevantes para ajudar no acompanhamento do mercado, mas não para operar diretamente. O foco aqui é no aprendizado e não em operações…

    Assim que pintar uma nova leitura legal posto para os amigos…

    ———————
    Oi Sérgio!
    Hehehehe! Esse exemplo que você citou é bem hipotético mesmo, e praticamente impossível de acontecer, pois após 10 anos jamais alguém vai conseguir comprar tudo ao preço médio ponderado de uma carteira que vem sendo montada ao longo de uma década…

    Ao comprar gradualmente e montar a carteira ao longo dos anos você acumulou QTDE de ações (esqueça preço). Quanto mais QTDE, mais você é sócio, mais recebe dividendos, mais se beneficia com o crescimento das empresas. Além disso, ao montar gradualmente você pôde fazer uma estratégia sem stress, que se encaixou no seu ritmo de trabalho e de poupança, não sacrificou outros objetivos de vida, montou tudo equilibradamente, pôde analisar com calma e dar manutenções, etc (e nem falei da questão do preço médio super favorável construído com tempo)…

    Quem aporta tudo de uma vez se compromete demais, estressa, fica ansioso, fica inseguro, não consegue reagir às manutenções necessárias, e é obrigado a se contentar com a sorte, pois o mercado vai continuar existindo e ele não vai estar comprando, acompanhando, vai ter dado um único tiro de canhão e se errar a onça, já era… (não confundir isso que falei com a Estratégia de Investimento em Valor, que é outra história e também tem seus critérios).

    Enfim, não existe nada mágico. Tudo que é bom na vida, inclusive investimento, precisa de trabalho, tempo e perseverança… Mas vale muito a pena! Quem planta, colhe!

    —————-
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  18. 18 Fino

    Estou com aperto no peito.
    As Petr, sbsp, bbas, vale…todas elas subiram ardentemente…..agora eu continuo seguindo o rodízio comprando sem parar ou realizo parcialmente?

  19. 19 Leitão

    Oi Fino!
    Bom dia!

    Hehehe! Mantenha a disciplina e a formação da carteira. Na fase de alta naturalmente você já vai estar adquirindo menos ações…

    “realizar parcialmente” é papo para especulação, não para investimento. Não confunda as estratégias.

    Abraço!
    Leitão

  20. 20 Vagner

    E o curso de Investimento em Valor ?

    Um dia sai ? rs

    abs

  21. 21 Leitão

    Oi Vagner!
    Ixi! Estou quase me aposentando (de novo!) e ainda não saiu, né… kkkkkk

    Tô devendo!

    O projeto agarrou na parte de fornecimento de dados da bovespa… eu quero muito viabilizar um sistema inteligente para IV pra turma, mas a bmfbovespa dificulta tudo…

    :-]

    Abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s