BBAS3 – Gráfico – 10-10-2016

10out16

Antes…
bbas3-2016-08-11

Agora…
bbas3-2016-10-10

Veja também…

> Mais gráficos “antes e depois” com BBAS3…



2 Responses to “BBAS3 – Gráfico – 10-10-2016”

  1. 1 Yuri

    Oi, Leitão, tudo bem?

    Gostaria de uma orientação/opinião.

    Comece a encarteirar BBAS3 no final do ano e estou com um preço médio “baixo” em relação à cotação atual.

    Acontece que minha mão está coçando muito para vender, na cotação de hoje meu lucro é maior do que 60% (sem contar os dividendos que já recebi).

    Entendo que faz menos de 1 ano que estou encarteirando BBAS, ou seja, estou no começo, nem comprei em todos os meses essa empresa por conta do rodízio.

    Como você lida com essa vontade de vender quando a ação apresenta uma valorização tão expressiva? Estou com outras empresas encarteiradas que também estão com lucro expressivo, algumas quase igual ao BB, e quando vejo o “capital total” em ações me dá vontade de “garantir” esse capital, realizando o lucro. Mas eu sei que isso não tem nada a ver com o investimento gradual, de longo prazo. Sei que as ações tem potencial até de subir ainda mais, mas nada disso diminui a vontade de vender e garantir o aumento do capital.

    O que você acha, Leitão? Me dá uma luz!

    Abraços

  2. 2 Leitão

    Oi Yuri!
    Bom dia!

    Heheheheh! Que problema bom heim!

    Eu lhe entendo, mas tem que reforçar mesmos os conceitos, vamos lá:

    Investimento é investimento. Especulação é especulação.

    Se está formando carteira, tem que mantê-la por anos e anos. Seja nas quedas depressivas ou nas altas eufóricas. Na alegria e na tristeza. Hehehe…

    Se vender agora vai ficar feliz por algumas horas, mas depois vai fazer o quê? Guardar o dinheiro em baixo do colchão e deixar a inflação corroer? Terá que reinvestir isso, e vai comprar na alta? Vai esperar nova baixa?….

    > Entendeu agora o motivo de ter estratégia e disciplina?

    Se permanecer na disciplina e montando a carteira muito provavelmente após alguns meses ou anos vai vir uma nova queda e você vai ter que enfrentar o outro lado do pêndulo emocional: ficará triste por ver o patrimônio se retraindo e pensativo porque não vendeu… Novamente, se não manter a disciplina e os bons conceitos, vai fazer tudo errado.

    E nesse zig-zag do mercado ao longo dos anos verá muitas vezes o mesmo filme: euforia nas altas, depressão nas baixas. Você só entenderá isso depois de muitos anos, quando as oscilações do mercado não interferirem muito na carteira, após amadurecida… Aí vai ver que a disciplina valeu a pena.

    O curioso é que quanto mais relaxamos e fazemos o que é simples fazer, melhor fica.

    Um abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

