CHAT 15 a 21/ago

15ago16

Leia também…
Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Receba um resumo semanal desse Chat, toda segunda-feira...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livros
      RSS dos comentários



19 Responses to “CHAT 15 a 21/ago”

  1. 1 Leitão

    Bom dia, amigos!

    Quem aceita esse desafio?
    Abraços!
    Leitão

  2. 2 Fino

    Bom dia!!
    Leitão, a Petrobrás melhorou? Ficam publicando estas análises que os dados foram sólidos…..a dívida reduziu, o fluxo de caixa aumentou…saiu do buraco?

  3. 3 Leitão

    Oi Fino!
    Bom dia!

    Rsss… Na verdade é a “psicologia” do mercado que melhorou. A empresa está passando por problemas sim e continua com desafios. Acontece que o preço anterior estava baixo demais e agora que a “psicologia” do povo está melhorando o preço voltou a subir, mas a empresa permanece a mesma dos últimos 10 anos… O problema de má gestão recente é que foi osso, o negócio agora é sair desse buraco, e não vai ser rápido assim não.

    Abraço!
    Leitão

  4. 4 Scofield

    Oi, Leitão, boa tarde!

    Neste mês fecho o meu primeiro ciclo. Durante 10 meses comprei duas empresas por mês, totalizando 20 ações. É legal ver os dividendos pingando. Mesmo que pouco, serve de motivação.

    Quando eu devo atualizar os aportes pela inflação. Após o fim do ciclo ou em janeiro?

    Abraço e obrigado!

    Scofield

  5. 5 Leitão

    Oi Scofield!
    Boa tarde!

    Legal! Parabéns pela disciplina! É no começo que o bicho pega, que somos provados… depois vamos pegando o gosto e a prática…

    Pode atualizar isso conforme a correção da sua renda, ou conforme seu gosto pessoal. Só evite ficar mudando os valores muito frequentemente, em menos de 12 meses por exemplo…

    Abraço!
    Leitão

  6. 6 Vinicius Barboza

    Fala Leitão,

    Pq no final do pregão, próximo das 17 hr, as ações dão picos, tanto pra cima, quanto pra baixo??

    Por exemplo, hj BBDC4 vinha com 1,44% de valorização, mas às 16:55 hr ela foi pra algo em torno de 36% por um curto tempo e voltou para 1,65%!! Pq isso ocorre?? Da pra tirar proveito desses movimentos??

    Abs.

  7. 7 Alexandre Lima

    Boa noite.

    Vinicius na verdade nesse horário o mercado entra em leilão pra fechamento do pregão, logo essa porcentagem é somente casando as ordens para o ultimo preço do dia. vão sendo somadas varias ordens de compras e varias ordens de venda pra formar o preço final do dia, enquanto esta sendo feito esse ajuste vai aparecendo o preço teórico do fechamento, com certeza esses 36% que viu era o ajuste sendo feito.

  8. 8 Fino

    Bom dia!!
    Obrigado por comentar o bbas3. Entrei nela.
    Tenho dúvidas no balanceamento das ações. Por exemplo…a petr3 disparou e a eter3 despencou. São várias empresas movimentando. Estou errado em nunca vender e simplesmente comprando mais e mais?

  9. 9 Leitão

    Oi Vinicius!
    O Alexandre já comentou bem (Obrigado, Alexandre!).

    —————–
    Oi Fino!
    Seu pensamento ainda está confuso em relação ao que está fazendo. Pelo que percebo parece estar confundindo conceitos de Investimento com Especulação, e esse tema é recorrente aqui no Blog.

    Percebo que está procurando investir, montar carteira de investimento, mas com ansiedade e inseguranças de quem pensa com cabeça de especulador. Essa insegurança sobre vendas e ansiedade sobre compras não pode ocorrer. E quanto mais dinheiro alocar, mais isso vai se exponenciar, até um ponto em que vai ficar com nervos a flor da pele e sujeito a fazer grandes besteiras. Tomara que eu esteja errado. Mas se não for o caso, procure antes compreender melhor essas questões.

    O fato dos preços das ações subir ou cair não afeta suas decisões de investimento. Suas decisões de investimento devem ser baseadas nos Fundamentos das empresas, e os fundamentos não mudam todo dia… é coisa calma, dá para analisar e tomar decisão sem correria.

    Comprar mais e mais simplesmente não é uma Estratégia. Devemos sim acumular sempre, mas dentro de uma sistemática de compras com regras e com seleção adequada de empresas, com critérios objetivos, focados nos Fundamentos e não em preço. Parece que falei coisa complicada agora, mas não é não…

    Um abraço!
    Leitão

  10. 10 Vinicius Barboza

    Valeu Alexandre!!!

    Leitão, um pergunta sobre sua estratégia de especulação.

    Você usa mais a estratégia de compra com stop loss e stop gain, ou a de preço médio?? Ou depende da situação do mercado?

  11. 11 Leitão

    Oi Vinicius!

    Vai muito da questão tempo/disponibilidade. Quando estou mais tranquilo uso Stop, pois exige acompanhamento de perto. Quando estou mais atarefado, o Preço-Médio-Estratégico é mais tranquilo, exige menos acompanhamento…

    Abraço!
    Leitão

  12. 12 Gabriel

    Bom dia Leitão. Tenho algumas duvidas referente ao banco SANTANDER(SANB4). Não tenho experiencia relacionada a compras de bancos (ITAU comprou UNIBANCO, BRADESCO comprou HSBC), e historicamente como o mercado se comportou com isso. Pergunto porque vejo o Santander como um banco em crescimento e o mais provavel comprador do banco CITIBANK.

  13. 13 Ferreira

    Leitão,

    e como funciona seu Preço-Medio-Estratégico ?

  14. 14 Anônimo

    Bom dia Leitão,

    Tudo bem?

    Tenho feito investimento gradual com calma, e reavaliado as empresas de tempos em tempo…agora me chama a atenção a situação da CEMIG. A empresa parece ter perdido muito do seu poder de “fogo”, desde as mudanças da MP das elétricas, com redução da produtividade, queda de margens, redução do lucro, e endividamento acentuado.

    Acho q vc já deve ter comentado sobre ela em algum chat, costumava ser uma boa empresa no setor elétrico, mas agora está sofrendo.

    Nessa condição atual, é um pecado grande direcionar o aporte que seria dela para empresas com melhores fundamentos e que estão para trás na carteira (por terem sido adicionadas depois)?

    Renda variável tem essas nuances que a gente fica sempre com medo de estar perdendo o bonde…hehehe.. mas estou tranquilo com o time que formei.

    Abraço,

    Pi

  15. 15 Leitão

    Oi Gabriel!
    Geralmente o maior incorpora o menor, simples assim. Mas isso não importa. Importa se dá lucro, se dá retorno aos acionistas, só isso. O Santander já tem um bom tempo no mercado e até hoje vive patinando nisso. Por isso prefiro os 03 bancos já consolidados: Itau, Bradesco e BB.

    ————————–
    Oi Ferreira!
    O Preço-Medio-Estratégico é uma estratégia especulativa válida, mas que exige uma série de conceitos que infelizmente não consigo explicar tudo por aqui. Muita gente faz isso mas sem noção, na base do senso comum… é preciso cautela senão faz besteiras… Consiste em unir conceitos de Análise Gráfica com Análise Fundamentalistas e planejamento de compras… parece complicado mas consigo explicar isso aos alunos de uma forma mais prática…

    ————————-
    Oi Pi!
    Sim, seu diagnóstico com a Cemig está correto e sua estratégia que imaginou está coerente, tudo ok, se for de seu gosto fazê-la…

    O mais importante é o que comentou no final: que está tranquilo com o time que formou, e que está com olhar atento sobre tudo, pronto para dar eventuais manutenções, sem pressa, quando sentir necessidade.

    ——————-
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  16. 16 Peter

    Leitão, tu gosta de Price Action ou acha que é apenas um novo nome pra antiga Analise Gráfica que ja vimos do antigo grafista BSB ?

  17. 17 Leitão

    Oi Peter!
    “Price Action”? Hehehehehehe! Essa foi boa! O pessoal não para de inventar modas para as novas gerações de jogadores…

    Isso nada mais é do que um novo nome, mais “bonito” e inglesado, para o que já faço aqui a mais de 10 anos com Análise Gráfica. Só que pelo que vi o pessoal faz esse “Price Action” de uma forma bem mais pobre e limitada…

    Nada de novo debaixo do sol…

    Abraço!
    Leitão

  18. Bom Dia!

    “Price Action”, rsrsrs, ainda prefiro a definição do Mestre Leitão “Embromation” ou algo parecido, kkkkkk. Parabéns Mestre Leitão. Não tenho participado muito aqui, mas sempre leio e continuo firme no IG e fiel aos seus ensinamentos. Obrigado Professor.

  19. 19 Leitão

    Valeu, jânio! Sumido! Bom ter notícias sua e saber que está caminhando bem!

    Obrigado pela mensagem! :-)

    Abração!!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s