CHAT 08 a 14/ago

08ago16

Leia também…
Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Receba um resumo semanal desse Chat, toda segunda-feira...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livros
      RSS dos comentários



43 Responses to “CHAT 08 a 14/ago”

  1. 1 Leitão

    Bom dia, amigos!

    E isso vale para tudo na vida…
    Ótima semana a todos!
    Leitão

  2. 2 Paulo

    Leitão,

    tu sempre fala que o melhor caminho é especular com empresas boas, porém muitas vezes não há no momento boas entradas com o Fibo em boas empresas. O que você acha sobre especulação com empresas com fundamentos não tão bons ? E você faz swingtrade seguindo tendencia ? Com outro setup além do criado por ti ?

  3. 3 Alan

    Pegando embalo na pergunta do Paulo, swingtrade dentro da congestão é mais perigoso, tem alguma forma específica de risco/retorno de operar dentro dela ?

    abraço

  4. 4 Leitão

    Oi Paulo!

    Eu sempre falo mesmo que o ideal é especular somente com empresas de qualidade. Principalmente para os iniciantes. Assim os erros vão ser menos traumáticos. Especular com ações ruins acrescenta mais risco e mais problemas depois…

    Mas pode-se sim usar empresas “não tão boas” para especular, desde que com bastante consciência. Inclusive, as “não tão boas” são às vezes mais voláteis, por isso melhores para especulações rápidas…

    Sobre as outras perguntas:

    – Seguir a tendência principal é melhor, mais fácil. Se possível fazer isso, melhor. Mas é possível especular em qualquer tendência, usando critérios e técnica para isso. Mas é claro que contra a tendência as oportunidades são menos frequentes…

    – Eu já especulei usando toda sorte de técnicas e estratégias. Fá fui um laboratório pessoal disso. E paguei o preço do aprendizado: errei muito! Hoje em dia eu só uso o que publico aqui no site mesmo, é o que considero simples, prático, funcional e eficiente. O resto é malabarismo…

    Abraço!
    Leitão

  5. 5 Leitão

    Oi Alan!
    O risco/retorno vai influenciar na relação ganho/perda… Quanto mais apertado o ganho, mais sujeito a perda, mais o ganho tem que compensar as perdas… Ufa! Compliquei agora…

    Jeito de operar é uma coisa bem pessoal. A partir do conceito base, cada um vai encontrar um jeito de operar que atenda: ao seu perfil, ao seu capital, à sua técnica, à sua disponibilidade de tempo, etc… Se eu tentar comentar mais sobre isso vou mais prejudicar do que ajudar. Durante o curso ensino bastante técnicas e detalhes sobre isso a meus alunos, e depois eles fazem muito mais e melhor do que eu ensinei, justamente porque não os limitei…

    Um abraço!
    Leitão

  6. 6 Rodrigo

    Leitão, essa briga do IBOV depois que chegou no alvo do FIBO pode ser considerada uma congestao ? Seria prudente traçar um Fibo e ir a favor do lado que romper ou está muito pequeno ?

  7. 7 Leitão

    Oi Rodrigo!
    O zig-zag ainda está se formando… É melhor esperar para uma leitura melhor… Estou de olho e assim que der boa leitura posto aqui para os amigos…

    Abraço!
    Leitão

  8. 8 FTA

    Qto ‘a estratégia Leitão, vc utiliza mais PM estratégico ou stop?
    E no PM vc NUNCA usa stop?abs e boa semana.

  9. 9 Leitão

    Oi FTA!
    Depende… Quando estou com mais tempo uso Stop, pois dá para acompanhar de perto cada trade… do contrário, Preço-Médio-Estratégico que exige menos neura… mas tudo dentro do que aprendemos no curso, não se esqueça… :-) PM não usa conceito de stop, mas tem bastante outros critérios…

    Abraço!
    Leitão

  10. 10 Super

    Olá Leitao! O setor de seguradoras, assim como o de bancos, tem características especificas que o diferem dos demais. Quais sao os principais parâmetros fundamentalistas, além do lucro claro, vc utiliza na analise das empresas desse setor? Abs.

  11. 11 Leitão

    Oi Super!
    Sim, o setor financeiro é um pouco diferente. Não tem fábricas ou “produtos”… são serviços apenas. Inclusive nos indicadores financeiros são diferentes. Basicamente é Lucro e Patrimônio. Precisam ser grandes e lucrativos, só isso.

    Um abraço!
    Leitão

  12. 12 Anônimo

    Leitão,

    GOAU4 está na resistência de uma congestão ? Procede ? Seria imprudente fazer swingtrade com ela ?

    Abs

  13. 13 Leitão

    Oi “Anônimo”! (Você esquece de dizer seu nome ou nickname)

    Não acompanho a GOAU a um bom tempo… Não sei dizer sobre ela… Aqui no Blog não posso dar dicas diretas sobre operações. O objetivo do Blog é educacional e não operacional… :-)

    Abraço!
    Leitão

  14. 14 Fernando Jr

    Existe alguma ferramenta de análise gráfica gratuita e confiável??
    Falo de ser confiável porque já achei divergências em gráfico de determinada ferramenta.

  15. 15 Fernando Jr

    Leitão,
    Eh possível ter uma noção de quanto eh necessário ter investido na bolsa para se receber 60mil de dividendos anuais.
    Sei que eh uma pergunta difícil de responder mas acho que eh possível ter uma noção.
    Gostaria de saber pra eu ter uma meta mais palpável (ainda que seja um valor alto)

    Obriigado

  16. Fala Leitão,

    Olhar o book de ofertas antes de abrir o pregão pode nos dá alguma indicação do comportamento inicial da ação no dia?

    Abs.

  17. Continuando, por exemplo:

    Uma ação fechou em 5,99 no dia anterior, e ao agrupar as ordens aparece 13,5K ordens de venda à 5,95 e 2K ordens de compra à 6,06.

    Isso pode indicar, que pelo menos no início do dia, a movimento vendedor tá mais forte pela maior quantidade de ordens lançadas?

  18. 18 Sérgio Ricardo

    Leitão, bom dia!

    Tenho algumas dúvidas sobre a melhor forma de montar e fazer a manutenção de uma carteira, são elas:

    -Ao analisar algumas empresas, percebi que há algumas com excelentes fundamentos, mas que estão “caras”, vale a pensa incluir este tipo de empresa, mesmo sem uma boa “margem de segurança”?

    -Dei uma olhada no seu “cardápio”, e percebi que vc não liga muito se a ação é preferencial ou ordinária, é isso mesmo? Pergunto isso, pois vejo algumas pessoas em outros sites comentando que o ideal é investir apenas em ações ordinárias.

    -Ao compor uma carteira diversificada, vc acha que devemos dar o mesmo peso para todos os setores, ou podemos dar mais peso a um setor específico?

    -Nos aportes mensais, vc acha mais válido fazer regularmente em todas as ações (independentemente de ela estar “cara” ou barata”), ou é melhor fazer uma análise antes para fazer aportes apenas nas que estão mais “baratas” para conseguir um PM menor?

    Ufa, desculpa aí pela avalanche de perguntas, mas se puder ajudar com sua experiência, eu agradeço :)

  19. 19 Leitão

    Oi Fernando!
    Hoje em dias a maioria das corretoras já fornecem boas plataformas gráficas. Ao abrir uma conta em uma corretora já terá acesso a isso de forma gratuita.

    Exitem algumas pagas e caras, não recomendo.

    Para treinamento costumo indicar os gráficos online do site Bússola do Investidor. Para meu uso gosto de usar o Metastock com base de dados da Quotebr. Todos esses detalhes passo para os alunos no início do curso.

    Sobre capital e dividendos, por coincidência respondi sobre o mesmo assunto hoje por email a um leitor:

    A construção de patrimônio ao longo da vida vai lhe trazer mais segurança e tranquilidade no futuro, mas não deve ser um fim em si mesmo. Você vai aprendendo, no caminho, a viver com menos necessidade de dinheiro e coisas, de forma mais simples; vai aprendendo a poupar, a gastar menos do que ganha; vai aprendendo a investir e tomar boas decisões de forma inteligente e ponderada… e vai conseguindo alcançar essa tranquilidade durante o caminho… não é só a partir de uma cifra X que vai atingir uma meta de sossego como se fosse um alvo e uma flecha… a coisa é mais orgânica… por isso definir metas muito grandes e distantes pode lhe desmotivar… vá desenvolvendo o estilo de vida apropriado e a satisfação durante o caminho, e metas intermediárias… assim vai se motivando e comemorando…

    Um milhão de reais pode parecer uma cifra alta e distante, mas divida essa meta em: primeiros 100k… depois 200k… e assim por diante, sem stress, sem pressão… e quando ver que já se transformou em algo natural, não vai mais ficar ansioso com cifras grandes, elas poderão vir naturalmente… e mesmo que continuem distantes, não vai se pressionar nem se decepcionar…

    Alguns artigos relacionados:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2014/01/09/como-sao-os-dividendos-em-carteiras-maduras/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2014/04/30/como-seria-sua-vida-caso-tivesse-r-36-milhoes/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2014/06/27/dividendos-tirando-o-leite-da-vaca/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2015/02/03/ja-pensou-em-comprar-sua-liberdade/

    ——————————
    Oi Vinicius!
    Não acho legal não… prefiro aguardar a abertura, esperar arrefecer e iniciar… Mas isso é gosto meu… tem gente que é tão pilhada e neurótica que fica tentando pegar cada segundo e tentando adivinhar cada coisa… eu prefiro evitar essa neura…

    —————————–
    Oi Sérgio!
    Bom dia!

    Vamos lá:

    – Depende da estratégia. Se for Investimento em Valor só vamos comprar com preço baixo. Mas se for Investimento Gradual, não importa o preço do momento, importa a qualidade e a disciplina de acumulação sistemática ao longo dos anos. Assim vamos comprando sempre e acumulando, e a estratégia vai se tornando vencedora não por questão de otimização de preço, e sim pela sistemática de acumulação…

    – As ON são mais indicadas sim, principalmente se as PN não possuírem tag-along… Mas muitas vezes esbarramos na questão da liquidez e dos dividendos… Tem que pesar isso: tag-along, liquidez, dividendos… na dúvida, opte sempre por ON… quando isso não pesa, escolho a mais líquida e pronto.

    – Vai do gosto. Quanto mais equilibrada a carteira, melhor. Peso por setor não acho interessante, visto que o objetivo é sempre variar bastante os setores… Acho mais válido colocar peso por “categoria”… e entenda por “categoria” algo bem subjetivo, de acordo com os critérios e gostos pessoais de cada um… por exemplo: alguns gostam de escolher umas 10 empresas maiores e mais consolidadas e outras 10 empresas mais novas e promissoras, e assim colocar peso 1 para a primeira lista e peso 1/2 para a segunda (apenas um exemplo didático).

    – Tem que ser sequencial e regular, sem ficar olhando questão de preço. Disciplina militar mesmo, sem jeitinhos e adaptações que mais vão prejudicar do que ajudar…

    —————————–
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  20. 20 Sérgio Ricardo

    Obrigado mais uma vez, Leitão :)

  21. Fala Leitão! Boa Tarde,
    Lembra que te perguntei do balanceamento da minha carteira por causa das ações da Cielo? Segui sua dica e já consegui fazer melhorar o balanceamento, vendi parte, com bom lucro inclusive, e comprei outras ações que estava estudando. Agora tenho 16 boas empresas.

    Tenho outra dúvida agora. Em épocas de vacas magras, em que não entrega dinheiro na contra fruto de trabalho, devido desemprego, é valido resgatar rendimentos da renda fixa para continuar com o IG?

    Aproveito para recomendar a todos o curso do Leitão. Ainda bem que fiz!

    Abraço

  22. 22 Leitão

    Oi Fabiano!
    Boa noite!

    Que bom que fez um balanceamento inteligente, legal! 16 é bom e procure ir caminhando para as 20… :-)

    Em caso de desemprego ou falta de renda isso é um problema. Tem que ver se é coisa de poucos meses ou pode se prolongar. Se for coisa de poucos meses e estiver seguro que vai se realocar ou voltar a renda, ok, pode usar reservas para o IG. Do contrário é mais prudente deixar a reserva para ser usada para pagar o custo fixo mesmo… Caso a falta de renda dure muitos meses pode ser obrigado a apertar bastante o cinto e a reserva tem que ser usada com sabedoria…

    Tenho amigos próximos que estão desempregados a mais de 12 meses. Outros que já passaram 6 meses, outros que estão na corda bamba…

    É sempre prudente ter uma reserva em renda fixa que lhe sustente por pelo menos 12 meses. 36 meses seria o ideal, bem tranquilo… mas sei que nem sempre é possível…

    Se realocar com tranquilidade e sem pressões é bem melhor…

    Um abraço e obrigado pelas recomendações! Valeu!
    Leitão

  23. 23 Fino

    Bbas3 é uma empresa q está quase sempre atrasada em relação ao bbdc e itub. Mesmo assim…ela está presente na carteira de muitos investidores. É empresa para buy and hold?
    Obrigado

  24. 24 Leitão

    Oi Fino!

    Você deve estar falando “atrasado” se referindo às cotações… O BB é lucrativo e bom pagador de dividendos. Na minha opinião, bem pessoal, ele não fica devendo em nada para o Bradesco ou Itau. Acontece que, como é controle estatal, o mercado fica sempre com pé atrás com ele… Pra mim importa que é lucrativo e paga dividendos. Algumas vezes, mais que os outros…

    Mas cada pessoa deve mesmo ponderar tudo e ver se encaixa em seus critérios. Temos 03 bancos bons para escolher…

    Abraço!
    Leitão

  25. 25 Mateus

    Oi, Leitão, bom dia!

    O que você acha da Hypermarcas? Gostei dos números delas.

    Mateus

  26. 26 Leitão

    Oi Mateus!
    Bom dia!

    A Hypermarcas possui um histórico bem fraco, inclusive pouquíssimos dividendos. Só recentemente deu um lucro maior, mas tem que ver com calma isso. Não podemos nos iludir com bons resultados pontuais; é preciso constância no desempenho, firmeza. Analise com mais calma…

    Abraço!
    Leitão

  27. 27 Pedro

    Leitão, você opera daytrade somente no mercado a vista ? Mercado futuro também brinca ? Usa somente o Fibonacci ou usa algo mais ?

  28. 28 Leitão

    Oi Pedro!
    Só mercado à vista. Uso as técnicas de análise gráfica que considero mais eficientes e simples: fibonacci, linhas de tendência e candles, e controle de risco/retorno…

    Abraço!
    Leitão

  29. 29 Pedro

    Leitão, poderia nos dizer como seria seu controle de risco/retorno ?

  30. 30 Pedro

    E só uma última pergunta, das boas ações com bons fundamentos que você usa pra operar no daytrade, tem algumas queridinhas que são melhores pra aplicação das suas técnicas ?

    abs

  31. 31 Leitão

    Oi Pedro!
    Os conceitos de risco/retorno são bem extensos, não consigo explicar tudo por aqui, infelizmente. Mas é a relação ganho/perda com acertos/erros. Essa relação entre esses fatores e variáveis é que define um Sistema de especulação onde os ganhos devem compensar as perdas… (como disse, é assunto mais longo…)

    Sobre especulações rápidas, quanto mais líquida uma ação e mais volátil, melhor. Infelizmente as ações de mais qualidade são menos voláteis, por isso é válido procurar algumas mais voláteis… mas podendo evitar ações de má qualidade é bom. Não vou citar ações porque não seria legal… mas o conceito tá dito… :-)

    Abraço!
    Leitão

  32. 32 Sérgio Ricardo

    Leitão, bom dia!

    Li muita informação no seu blog (dei uma olhadinha também nas queridinhas da sua turma), e finalmente montei minha carteira com 10 empresas (a princípio).

    O primeiro aporte fiz com um valor igual em todas elas, minha dúvida é quanto aos aportes seguintes, pois vou aplicar R$ 1.000/mês.

    Seria mais eficiente pegar este valor e distribuir mensalmente entre as 10 (100,00 em cada uma), ou escolher as 5 que desvalorizaram mais no mês e aplicar 200,00 em cada? (lembrando que no mês seguinte, eu aplicaria nas outras 5 que ficaram de fora no mês anterior para que a carteira fique sempre balanceada.

    *Lembrando que em relação aos custos operacionais tanto faz eu distribuir 1.000,00 para 5 ou para 10, pois no plano que tenho, eu pago pelo montante (1.000,00), e não por ordem executada (5 ou 10).

    Obrigado desde já, Leitão :)

  33. 33 Leitão

    Oi Sérgio!
    Boa tarde!

    Que bom que está estudando e evoluindo!

    Não tenha ansiedade… se escolher com bastante calma umas 20, sem correria, ao longo dos meses, depois vai poder relaxar. Se fizer com pressa, depois vai querer ficar consertando e apertando parafusos soltos…

    Não tem necessidade de fazer rodízio tão rápido assim com todas… por exemplo: 20 comprando 4 por mês = roda a carteira a cada 5 meses… é mais que suficiente (apenas um exemplo didático). Não precisa rodar tudo todo mês. Rodando mais devagar dá tempo de analisar com calma… ajustar, escolher, “desescolher”…

    Não precisa também fazer aporte em tudo de uma vez. A coisa é gradual, desde o começo. Nada de grandes aportes únicos. A coisa é cadenciada. E também não precisa ficar otimizando compras a partir de preço, escolhendo as mais “baratas”… A coisa é sequencial, independente de preço.

    Bem, não dá para explicar todos os conceitos por aqui. Isso são só pinceladas… espero ajudar assim, mas não determinar a forma.

    Abraço!
    Leitão

  34. 34 Sérgio Ricardo

    Ajudou bastante, Leitão! Mais uma vez, obrigado!

  35. 35 Hugo

    Leitão,

    BBDC4 não está merecendo atualização ? Congestão formada!

  36. 36 Leitão

    Oi Hugo!
    Sim, está… A tendência de alta está formada desde a congestão anterior… Vou revisar e atualizar algumas…

    Um abraço!
    Leitão

  37. 37 Augusto

    Leitão sei que vc nao gosta de analisar empresa ruim e nem dar palpite, mas poderia dar uma força na leitura ? GOAU4 está fazendo um rompimento de congestão ?

  38. 38 Pepe

    Olá Leitão. Curiosidade sobre comportamento.
    Agora que o mercado tende a subir ou em situações em que o papel que você acompanha e costuma especular com ele está “fogueteando”, qual deve ser o comportamento do investidor, na tua opinião?
    Compra o Papel pra seguidilla a tendencia ou aguarda eventual congestào de preços?

  39. 39 Artur

    Bom dia Leitão,
    Tendo em vista um maior equilíbrio da carteira, é preferível ter uma maior quantidade de ativos e uma melhor distribuição mesmo sendo no mercado fracionário, do que ter uma menor quantidade de ativos e uma distribuição menos igualitária, mas que sejam de lotes padrão?

    Abraço

  40. 40 Leitão

    Oi Augusto!
    Está sim…

    ——————-
    Oi Pepe!
    Independente da tendência, para fins de Especulação, a análise é pontual, momento a momento. A cada zig-zag podemos ler e operar… Só não dá para ler foguete subindo ou faca caindo…. tem que esperar o zig-zag…

    ——————
    Oi Artur!
    A primeira opção: diversificação usando o mercado fracionado. O fracionado é o que geralmente mais usamos para investimento mesmo, não tem problema algum. Já para Especular, aí é que preferimos o mercado em lotes.

    ————
    Abraços!
    Leitão

  41. 41 Artur

    Obrigado pela atenção!

  42. 42 Botelho Pimenta

    Leitão e a VALE? decola ou despenca?

  43. 43 Leitão

    Disponha, Artur!

    Oi Botelho! Tô de olho… vou acompanhando e assim que configurar uma leitura legal com ela posto aqui para os amigos…

    Abraços!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s