CHAT 01 a 07/ago

01ago16

Leia também…
Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Receba um resumo semanal desse Chat, toda segunda-feira...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livros
      RSS dos comentários



49 Responses to “CHAT 01 a 07/ago”

  1. 1 Leitão

    Bom dia, amigos!

    Bora começar?
    Abraços e excelente semana a todos!
    Leitão

  2. 2 José Martins

    Bom dia Leitão!
    Nos últimos 3 dias USIM5 vem subindo exponencialmente! Não tem parada? É possível saber que estão super estimando um papel?

    Grande abraço e boa semana!
    José Martins.

  3. 3 Leitão

    Oi Martins!
    Bom dia!

    Já faz muitos anos que parei de acompanhar a Usiminas devido à perda da qualidade dos fundamentos da empresa.

    Não sei dizer se há algum fato novo com ela ou é simplesmente movimento de manada sem noção (mais provável). Pois ela continua com péssimos fundamentos, só prejuízo…

    Um abraço!
    Leitão

  4. 4 José Martins

    Oi Leitão!
    É o que estou imaginando. Esta parecendo um movimento manada.

    Quando vai postar mais análises de Antes, Hoje e Expectativa(ou Depois). Gostava de ler esses tópicos. Bem explicativos para os iniciantes como eu!

    Abraços,
    Martins!

  5. 5 Leitão

    Oi Martins!
    Beleza!

    Todo o histórico de análises pode ser visitado através dos links no menu lateral… Isso ajuda no acompanhamento e entendimento.

    Estou acompanhando o mercado diariamente e surgindo novas boas leituras posto aqui para os amigos… :-)

    Um abraço!
    Leitão

  6. 6 Gabriel

    Boa tarde Leitão!
    Estou montando minha carteira de UG e fiquei com dúvida em algumas empresas. Se possível, gostaria de saber sua opinião sobre ela.
    As empresas são: CVCB3, SMLE3 e SAPR4.

  7. 7 Igor

    Boa tarde leitão, vi em um tópico antigo seu que você atua como swing-trader, minha duvida é se você trabalha com stop também no swing trade ou somente no day trade ? e como trabalha esses stops, seria graficamente em cima de controles de suportes e resistências ? obrigado pela atenção

  8. 8 Leitão

    Oi Gabriel!
    Boa tarde!

    São 03 ações curiosas sim, pode estudar cada uma com mais calma. Sendo bem sucinto: CVCB3 é interessante e apesar de nova na bolsa está indo bem; a SMLE3 também está indo bem, só acho o negócio dela meio nebuloso, mas pode-se estudar; SAPR4 vai bem e com lucro, talvez seja a melhor do setor, mas é de um setor bem engessado, não cresce tanto;

    ————————–
    Oi Igor!
    O termo “swing-trade” refere-se a operações especulativas de dias… um dia, dois dias… semanas… Uso stop e/ou preço-médio-estratégico. Os conceitos são os mesmos, independente do lapso temporal. Uso análise gráfica para planejar entradas e saídas, sempre levando em consideração um conjunto matemático positivo e negativo de operações…

    ————–
    Abraços!
    Leitão

  9. 9 Anônimo

    Olá Eduardo, podes dizer o que ocorreu com a Cesp3?

  10. 10 Leitão

    Oi Anônimo! (Você esqueceu de dizer seu nome ou nickname)

    A Cesp continua como sempre: ruim, não dá lucros consistentes. Não gosto dela mesmo…

    Abraço!
    Leitão

  11. 11 Mateus

    Bom dia, Leitão!

    Qual é a sua opinião sobre a Mahle e a Alpagartas?

    Obrigado,

    Mateus

  12. 12 Leitão

    Oi Mateus!
    Bom dia!

    A LEVE tem mantido bons lucros e bons dividendos. Pode-se olhar com calma sim…

    A ALPA deu uma estagnada nos lucros, mas está distribuindo mais dividendos, o que é coerente. Outra que pode-se analisar com calma também.

    Abraço!
    Leitão

  13. 13 Mateus

    Olá, Leitão, obrigado pela resposta.

    E quanto a Vale, você ainda considera ela uma boa empresa? Os números dela não me convencem… Não sei se estou olhando superficialmente.

    Obrigado,

    Mateus

  14. 14 Leitão

    Oi Mateus!
    Disponha!

    Você está olhando certo, a Vale realmente está com péssimos números, prejuízos e meio de campo bem embolado mesmo…Um monte de coisas aconteceu com a empresa nos últimos anos, o que mostra como devemos manter sempre uma estratégia segura, diversificação, alocação controlada. Nunca “endeusar” uma empresa, por melhor que possa parecer num dado momento… Comento sempre sobre isso aqui com os amigos…

    Abraço!
    Leitão

  15. 15 Scofield

    Olá, Leitão, bom dia! É sempre bom acompanhar o seu blog!

    Estou com uma dúvida. Gostaria da sua ajuda. Quando montei minha carteira, tinha ideia de ter 20 ações, aportando 5% em cada. Agora, estou pensando em dividir em dois grupos, time A e time B. Afinal, tem empresas melhores que outras.

    Compro duas empresas por mês. Vou terminar o meu primeiro ciclo em outubro. Quando escolhi as empresas, não separei grupo A e B. Então, no momento, se for fazer essa alteração pode acontecer de ter duas A no mês. Quando terminar o primeiro ciclo eu posso alterar as ordens de compra para poder mudar os percentuais de aporte? Colocando assim: Novembro A – 6% e B – 4%; Dezembro – A -6% e B – 4%…? Assim ficaria 60% para o grupo A e 40% para o grupo B.

    O que vc pensa sobre essa estratégia de alocar mais em empresas que consideremos superiores à outra? Eu gosto de ter 5% para cada, acho mais fácil de organizar e balancear, mas penso que quando a carteira tiver maior, pode fazer diferença.

    Um abraço!

    Scofield

  16. 16 Leitão

    Oi Scofield!
    Bom dia! Obrigado pelas visitas!

    É uma estratégia válida e coerente sim, tudo ok. Dar peso diferente para “categorias” diferentes segundo seus critérios é uma boa forma de diversificação e balanceamento.

    Seguindo essa ideia é possível inclusive agregar ações de empresas menores e menos “consolidadas” mas que nos seduzem por motivo X ou Y, mas que não queremos “arriscar”… ou seja, você agrega elas em carteira mas com peso menor no rodízio… O importante é manter os princípios de diversificação, alocação gradual e contínua, balanceamento, boa seleção de empresas, etc, etc…

    Abraço!
    Leitão

  17. 17 Scofield

    Minha ideia é essa mesma, Leitão.

    Há algum problema se eu mudar a ordem de compra delas a partir desse segundo rodízio? Sei que devemos evitar isso, mas é só pra organizar essa questão.

    Você considera 60% em 10 empresas e 40% em outras 10 uma boa diversificação? Considerando, é claro, a diversificação de setores.

    : )

    Scofield

  18. 18 Leitão

    Oi Scofield!
    O bom é evitar mudanças de sequencia para não prejudicar o preço-médio-ponderado… Mas ok, está recente mesmo e com o tempo vai se ajeitando…

    Quanto à alocação, ok, conforme seu gosto mesmo… Só procure caprichar bem nessa definição de seu plano, sua Estratégia, para que possa relaxar e confiar nela ao longo dos anos e não ficar tendo que dar mexidas muito bruscas por falta de um plano inicial mais apreciado…

    Um abraço!
    Leitão

  19. 19 Daniel Alcantara

    Saudações, Leitão!

    Como estão os fundamentos da Cemig?
    abç

  20. 20 Malucão

    Ansioso pra começar o curso!

  21. 21 Breno Medeiros

    Bom dia, Leitão!

    Apesar de já ter feito os cursos, acompanho sempre este site.

    Parabenizo-o pelas mais de 2 milhões de visitas ao site e pelos 10 anos de muita dedicação e trabalho pela educação financeira no Brasil.

    Grande abraço!

  22. Oi, Leitão, bom dia!

    Você tem alguma sugestão para eu alterar as alocações das empresas sem ter que mudar a ordem de compra delas?

    Abraço,

    Scofiedl

  23. 23 Leitão

    Oi pessoal!
    Bom dia!

    ———————-
    Oi Daniel!
    A Cemig deu uma queda acentuada nos lucros recentemente. O histórico é bom e a empresa tem potencial para reverter isso, mas agora só mesmo aguardando para ver…

    ———————
    Oi Malucão!
    Rsss! É isso aí! A turma de agosto já está quase completa e vai ser ótima! Tá todo mundo animado! :-)

    ————————-
    Oi Breno!
    Puxa, valeu! É mesmo! Essa semana o contador de visitas aí ao lado bateu os 2 milhões de visitas… Ufa!! São 10 anos de história com a turma! Obrigado mesmo, turma! É um prazer caminhar aqui junto com os amigos e manter o fogo acesso no fogão :-)
    Vamos que vamos! :-)

    ———————
    Oi Scofield!
    Você pode fazer conforme comentou, alocar 60% do valor na empresa A e 40% na B, isso mensalmente conforme a ordem já estabelecida se possível… Mas mantenha o aporte fixo mensal (importante)… Vou dar um exemplo genérico desse tipo de alocação: digamos que todo mês você deseja comprar 2000,00… 1.000 para empresa A e 500,00 para B1 e B2… assim as empresas do grupo A vão ter peso 1 e as do B peso 1/2… (apenas um exemplo genérico).

    ——————-
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  24. 24 Luiz Antonio de Souza

    Oi Leitão. Bom dia.
    Gostaria de um comentário sobre SUZB5. obrigado.

  25. 25 Sérgio Ricardo

    Leitão, boa tarde!

    Sempre investi em renda fixa (LCI, CDB, Tesouro Direto, etc), porém pretendo começar a investir um pouco em renda variável (quero balancear da seguinte forma: 80% RF – 20% RV).

    Entretanto não tenho paciência para acompanhar o mercado (resultados das empresas, indicadores, análise técnica e fundamentalista, etc). Para um perfil como o meu, vc acha interessante investir na carteira recomendada da corretora?

    No caso da corretora que eu tenho conta, eles tem uma carteira mensal com 8 ações (e a cada mês fazem o rebalanceamento que julgam necessário). Sei que eles ganham nas taxas, então é interessante para eles movimentarem a carteira. Sei disso, mas pelo histórico que vi, a carteira indicada por eles está com uma valorização acumulada muito acima do IBOV (e pouquíssimos meses perderam para o IBOV)

    Para um perfil como o meu, vc acha válido este tipo de aplicação para que eu diversifique meus investimentos sem perder tempo em análises?

    Obrigado, Leitão.

  26. 26 Sérgio Ricardo

    Leitão meu amigo, esquece o meu último comentário.

    Decidi deixar meus investimentos atuais em RF mesmo (não é pq não quero diversificar, e sim, porque não vale a pena retirar antes dos respectivos vencimentos, pois perco uma parte significativa da rentabilidade contratada). Então vou aguardar, e a medida que forem vencendo, realoco uma parte em Renda Variável.

    Então decidi que a princípio vou investir em RV um pequeno valor mensal (500/mês). Para este valor a carteira recomendada não vale nem um pouco a pena, pois só em taxas e custódia, vai embora grande parte da possível rentabilidade).

    Porém, achei outro produto na mesma corretora que acho que se enquadra perfeitamente para o que quero fazer. Se eu optar por este tipo de aplicação, fico isento de taxa de custódia e pago apenas 0,50 centavos por operação. Para quem tem um montante pequeno para investir mensalmente achei perfeito, pois o custo com taxas/custódia vai ser irrisório.

    O problema é que investirei em apenas 5 ações, e só posso aplicar em ações que compões o IBOV. É um pouco difícil diversificar com apenas 5 opções, mas pensei nas seguintes: ITUB, WEGE, ABEV, VALE e PETRO.

    O que vc acha das ações escolhidas? Lembrando que os aportes serão mensais, e divididos igualmente entre as 5.

    Agradeço desde já Leitão! Grande abraço e parabéns pelo nível do seu site!

  27. 27 Leitão

    Oi pessoal, bom dia!
    Desculpem-me a demora, fui para a roça ontem e só cheguei agora… :-)

    —————
    Oi Luiz!
    A SUZB5 nunca foi boa, sempre muito irregular nos resultados e péssimos lucros chegando inclusive com prejuízos consideráveis. Só no último balanço é que deu um resultado, mas só isso… Não gosto mesmo… Investigue com mais calma e veja outras opções melhores também…

    ——————-
    Oi Sérgio!
    Obrigado pelas visitas!

    Vamos lá:

    Investir um pouco em ações é importante sim. A decisão está correta. Só a forma é que não está… Investir em ações baseando-se em dica de corretoras, ou carteiras de corretoras, ou produtos-enlatados de corretoras é furada, não caia nessa!

    O fato de ser leigo no assunto não justifica entrar em pacotes-enlatados que são furada. Investir em ações não é complicado, vale a pena aprender sim. O fato de não ter tempo e gosto para se dedicar não é empecilho. É um empecilho inicial, pois tem que aprender um pouco, dedicar um pouco no começo, mas depois a coisa é bem fácil…

    500,00 por mês está ótimo. Os custos atuais são baixos e não tem problema, mesmo com taxas de custódia e ordens de compra. No começo isso vai ser um custo a considerar, mas com o passar dos anos isso não vai pesar em nada. A carteira vai crescendo e o custo vai ficando irrisório par ao montante.

    E é claro que, com o aprendizado e experiência, você vai querer investir cada vez mais. É consequência natural.

    Diversificar com apenas 5 empresas não é legal, não é mesmo… 20 é um bom número, isso repito sempre por aqui.

    Aqui mesmo no Blog você vai aprender muito sobre isso, vale a pena dedicar aí uns 30 dias para leituras e aprendizado, aí vai passar a ter um olhar mais amplo e melhor sobre o tema… Procure ir lendo os artigos, chats, comentários, análises, etc… isso ajuda muito. Afinal, o que são algumas semanas de leituras e estudos perto de uma vida inteira de bons investimentos, não é?

    E à medida que for precisando de ajuda, pode contar comigo! O Blog está aqui para ajudar mesmo!

    ————-
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  28. 28 Sérgio Ricardo

    Leitão, muito obrigado mesmo por compartilhar tanta informação preciosa!

    Vou fazer o que vc recomendou. Grande abraço.

  29. 29 Marcelo

    Leitão,
    É uma coisa muito gratificante ler seus ensinamentos e mais do que isso, é maravilhoso sua paciência, atenção e dedicação ao próximo!
    Parabéns por tanta bondade!

  30. 30 Leitão

    Oi Sérgio, oi Marcelo!
    Imagina… disponham! Eu é que agradeço! Fico contente com nosso aprendizado diário aqui… Eu aprendo muito todo dia com a turma!
    No que eu puder ajudar, tô aqui! :-)

    Abração!
    Leitão

  31. 31 Rodrigo

    Leitao,

    Operando no daytrade pelo 3min, você considera o movimento brusco nos primeiros minutos do dia pra traçar o Fibo ou espera estabilizar ?

  32. 32 Odair

    Invisto em acoes desde 2009, entrei logo apos a crise. Entao, mesmo fazendo besteira, ganhei $$. Mas acho que o duro mesmo é saber quando sair, este é o meu maior problema em acoes.Ja tive PETR a 35 reais, ja tive CMIG a 45, NATU a 50, USIM a 25, etc.. Mas sempre mantive no azul, mas se tivesse mantido estas ate hoje, tava num preju danado… E chega uma hora na vida que aportes mensais nao sao mais possívels devido ao fluxo de caixa profissional. E aí? Pra comecar a descer a ladeira, sai-se quando? Qual a sua filosofia sobre este ponto? Obrigado e parabens pelo blog, que tambem sigo desde 2009.

  33. 33 Fino

    Bom dia.
    As queridinhas do Leitão estão atualizadas?
    Vc continua acompanhando a ELPL4? Qdo parece q tá melhorando…ela escorrega.

  34. 34 Leitão

    Oi Rodrigo!
    Os primeiros minutos e os últimos minutos de cada pregão são leilão, bem volátil… espere passar…

    ——————-
    Oi Odair!
    Obrigado pelas vistas já a tanto tempo! Legal!

    O aporte contínuo é necessário para se fazer a estratégia de investimento gradual… tem que planejar de uma forma que consiga estar sempre comprando e acumulando sistematicamente para não prejudicar o equilíbrio e o preço-medio. Caso isso tenha que ser interrompido por motivo de força maior, então o IG fica comprometido.

    E quanto à saída das ações, a gente não quer sair… só se realmente for necessário devido a perda de qualidade. Não saímos de ações só porque cotações caem ou sobem, isso seria Especular e não Investir. A decisão de entrada e saída é com base nos fundamentos. Se os fundamentos estão se deteriorando e você perdeu mesmo a convicção sobre a empresa, saia. Mas não é porque cotação caiu… Ao observar os fundamentos na maioria das vezes podemos sair bem antes de os preços caírem. Mas se fazemos o dever de casa antes, só vamos nos ver sendo obrigados a vender na menor parte dos casos…

    ——————
    Abraços!
    Leitão

  35. 35 Leitão

    Oi Fino!
    As “Queridinhas da turma” estão atualizadas sim, é a turma mesmo que mantém isso:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2015/01/16/queridinhas-do-buteco-do-leitao/

    Sobre a ELPL, é ruim, péssimos resultados… não compensa perder tempo com ela.

    Abraço!
    Leitão

  36. 36 Mateus

    Olá, Leitão! Bom dia!

    Quais seriam os vantagens em relação a Bovespa de se investir em empresas americanas, para o pequeno investidor, como tenho visto alguns blogueiros do Brasil fazerem? Não consegui entender a necessidade disso.

    Você poderia citar, por favor, na sua opinião, cinco empresas consideradas excelentes da Bovespa hoje? A intenção é estudá-las para montar uma carteira. Vou investir além desse número, mas gostaria de saber seu ponto de vista.

    Muito obrigado,

    Mateus

  37. 37 Leitão

    Oi Mateus!
    Bom dia!

    Olha, eu não invisto fora do Brasil e até hoje não senti necessidade disso. Não sei se tem vantagens. Imagino que tenha sim é mais dificuldades, ainda mais para o pequeno investidor… Mas… Para quem tem interesse o jeito é se aprofundar e ver se vale a pena. Eu, como disse, até hoje não senti essa necessidade.

    Citar cinco empresas não vai ajudar, pode até atrapalhar. Aqui no Blog temos muitos amigos iniciantes então prefiro não influenciar. Mas veja no link abaixo uma boa lista com diversas empresas que meus ex-alunos montaram com suas carteiras reais… isso ajuda bastante:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2015/01/16/queridinhas-do-buteco-do-leitao/

    Abraço!
    Leitão

  38. 38 Odair

    Obrigado Leitao,
    mas acho que nao expliquei de forma clara- digo sair na seguinte forma, ok, acumulei em acoes, a valor de hoje, capital suficiente para eu viver os proximos 30 ou 40 anos num padrao de vida tranquilo, sem luxos e esbanjamentos – não tenho intencao de acumular e deixar grandes herancas nao. E tambem nao tenho mais renda mensal para aportes, ou seja, agora pra frente, viverei deste capital acumulado. Aí entra a pergunta: como sair? Vamos supor que eu viverei com 6,6mil por mes. Assim, vender os 20K a cada 3 meses pra nao pagar IR e com esta estratégia, perder de vender nas cotacoes altas daquelas que a ação chegou no topo histórico, creio que o que ganho nao pagando o IR perco nao saindo da açao, nao acha? Ou vou realizando devagar e ponho no tesouro direto, por exemplo… Gostaria de ter sua visão a este respeito, pois pelo que percebo de seus comentarios, você tambem não tem mais uma renda fixa mensal de salário e vive da rendas (e talvez do capital acumulado). Um grande abraço,

  39. 39 Leitão

    Oi Odair!
    Hehehe, agora sim, entendi! Mas você está com o foco errado. Não faz sentido acumular muito para depois vender… Seria como comprar uma vaca e ao invés de beber seu leite você matar a vaca e ir comendo os bifes… A vaca viva vai gerar leite muito tempo e vai gerar outras vacas… A vaca morta não.

    Você vive é dos Dividendos. :-)

    O conjunto de seus investimentos ao longo da vida (ações, imóveis, renda fixa, etc.) é que vai lhe permitir ter renda passiva…

    Veja mais:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2014/06/27/dividendos-tirando-o-leite-da-vaca/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2014/01/09/como-sao-os-dividendos-em-carteiras-maduras/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2015/02/03/ja-pensou-em-comprar-sua-liberdade/

    Abraço!
    Leitão

  40. 40 Mario Tácito Bittemilher

    Bom dia a todos, o que dizer da TAEE11 no atual cenário?

  41. 41 Leitão

    Oi Mario!
    Bom dia!

    A TAEE continua com bons resultados como sempre, interessante como se mantém constante… é boa empresa.

    Abraço!
    Leitão

  42. 42 Rogério

    Leitão, EMBR3… o que me diz dela ?

    abs

  43. 43 Leitão

    Oi Rogério!

    A EMBR3 sempre foi fraca, irregular nos resultados, não tem consistência… Pode ser boa para fazer aviões, mas péssima para dar resultados aos sócios.

    Abraço!
    Leitão

  44. 44 Rogério

    Especular swingtrade por com ela é fria ? (EMBR3)

    Abs

  45. 45 Leitão

    Oi Rogério!
    Se for só especulação, ok, pode usar. Mas sempre comento que é bom procurar empresas com bons fundamentos, mesmo que seja apenas para especulações…

    Um abraço!
    Leitão

  46. 46 Sérgio Ricardo

    Leitão, boa noite!

    Obrigado pelas respostas anteriores!

    Vou aderir ao plano que a corretora está oferecendo, pois o fato de ter isenção da custódia e pagar apenas R$ 0,50 de taxa de corretagem, é realmente interessante para quem quer fazer pequenos aportes regulares (pois tenho a possibilidade de investir um pequeno valor em muitas empresas de uma única vez, sem que as taxas comprometam a rentabilidade da minha carteira.

    Resolvi seguir sua dica, e vou montar uma carteira com 10 empresas (investirei R$ 1.000/mês -sendo R$ 100,00 em cada uma).

    A grande desvantagem é que aderindo a este plano, só poderei investir em empresas que compões o IBOV, então terei de deixar de fora algumas empresas que acho interessantes, tais como: EZTC3, GRND3, etc.

    As 10 empresas que escolhi para compor minha carteira são: ITUB4, VALE5, ABEV4, WEGE3, BRFS3, PETR4, CIEL3, BBSE3, CMIG4 e NATU3.

    Tem algumas dessas empresas que vc deixaria de fora da carteira, ou alguma outra que vc acha que eu devo considerar incluir?

    Agradeço desde já a atenção de sempre, meu amigo!

  47. 47 Leitão

    Oi Sérgio!
    Bom dia!

    Ok, que bom que está sendo proativo! Isso é bom!

    Mas sempre gosto de alertar para evitar erros iniciais…

    – Evite seguir dicas de terceiros; tenha critérios objetivos pessoais;
    – 10 é bom. mas, que tal 20?;
    – Começar uma estratégia é legal, mas pense em que terá que mantê-la por anos e anos… se começar com limitações e falhas, pode ter inseguranças no futuro;
    – Não foque sua estratégia em apenas um ou outro fator (como o custo, por exemplo); foque no conjunto de fatores que a tornarão perene. Começar é fácil. Difícil é continuar…
    – Sua lista inicial está legal, ok… mas não posso opinar diretamente nem dar dicas diretas de mais ações… isso não posso fazer. Mas veja na lista das queridinhas da turma que é boa fonte de garimpo…

    No mais, é isso aí! A gente aprende fazendo mesmo, mão na massa! :-) Dica: se está mesmo motivado, ótimo… mas se ainda estiver com alguma insegurança, comece com menos capital… depois, com mais experiência, vai poder aportar mais…

    Abraço!
    Leitão

  48. 48 Sérgio Ricardo

    Obrigado mais uma vez pelos conselhos, Leitão!

    Vc parece ser um cara nota 10!

    Grande abraço!

  49. 49 Leitão

    :-)


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s