IBOV – Gráfico – 19-07-2016

20jul16

Bom dia, amigos!

Hoje uma atualização com IBOV, Petrobras e Natura… Leituras interessantes para acompanhamento.

Abraços!
Leitão

Antes…
ibov-2016-06-14
Depois…
ibov-2016-07-06
Agora…
ibov-2016-07-19

Veja também…

Mais gráficos antes e depois com IBOV…

Gráficos e dicas em seu e-mail...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livros



25 Responses to “IBOV – Gráfico – 19-07-2016”

  1. 1 Anônimo

    Leitão,

    Os “especialistas” estão dizendo que o IBOV vai decolar, será ?

    E outra, não serial legal um grupo no WPP com a galera do Buteco ?

    abs

  2. 2 Leitão

    Oi “Anônimo”! (Você esqueceu de dizer seu nome no nickname)

    Não sei o que os “especialistas” estão dizendo e nem vejo isso. O que posso ler é apenas o gráfico de preços e o momento presente… O que dá para ler nesse momento é o que comentei acima. Mais que isso é só futurologia mesmo, coisa que não faço… rsss

    Sobre grupo no Whatsapp, é muito improdutivo. Grupo no Wpp com mais de 5 pessoas vira uma confusão… O Whatsapp é simplesmente um Chat sem nenhuma organização, é péssimo. É útil para recados pessoais, sms sem custo, mas para grupos é horrível… Uma pena, pois com sua popularidade, poderia se esforçar para se tornar uma ferramenta mais inteligente, mas acho que os donos dele não estão interessados nisso, ou não enxergam mesmo… Rsss

    Abraço!
    Leitão

  3. 3 Beto

    Boa tarde,

    Eu também andei lendo por ai que o IBOV decola, que é o momento da compra do século, etc. Como aparecem gurus nesses momentos, e como os mesmos somem logo depois de uma queda forte …

    Lembrei quando fiz o seu curso, Leitão. Quando sempre dizia sobre essas noticias tendenciosas, querendo empurrar nos novatos uma compra em níveis elevados, no topo segundo a teoria de Dow.

    2 coisas que eu gravei bem na época do curso e que me baseio até hoje para fazer meus trades bem sucedidos. Ter muito cuidado com noticias e a fantástica relação da natureza com o comportamento de mercado.

    Abraços

  4. 4 Marcelo

    Tudo como dantes no quartel de Abrantes!
    A massa compra, o Ibov sobe!
    A massa vende, o Ibov cai!
    Minha carteira ta azulzinha de encher os olhos de alegria…. Mas já to achando chato esse negócio de Ibov subir,.. comprar subindo é prejuízo…
    Sabe como consegui uma carteira linda? Simples! Fazendo IG com as melhores empresas do Brasil enquanto todo mundo estava vendendo!
    Tomara que os especialistas estejam errados e sumam mais um ano!
    :-)

  5. 5 Leitão

    Oi Beto, oi Marcelo!
    :-)
    Legal a mensagem de vocês!
    Esse depoimento lúcido e calmo no meio da euforia é sinal de amadurecimento para a bolsa, descolados da massa… Legal mesmo!

    Grande abraço!
    Leitão

  6. 6 Rodrigo

    Leitão,

    já são 12 dias de alta no IBOV, mesmo rompendo um longo canal de baixa e podendo vir a subir mais, pelo seu gráfico, você não acredita em um correção no curto prazo ? Chegou ao topo do Fibo, e poderia corrigir até a resistencia da congestão. O que acha ?

  7. 7 Leitão

    Oi Rodrigo!
    Bom dia!

    Sim, todo movimento de bolsa é feito de zig-zags… Simples assim :-)

    Abraço!
    Leitão

  8. 8 Túlio

    Olá Pessoal, Olá Leitão.
    Partindo do pressuposto que o IBOV atingiu a resistência, e há uma tendência de queda, seria interessante vender todas as minhas ações (já que está tudo no azul, kkkkk) e passar para renda fixa, e após certo tempo, voltar a fazer os aportes do IG? Parar os aportes no IG e manter 100% dos aportes em Renda Fixa por um tempo, depois voltar aos aportes no IG? Ou é mais sensato manter a estratégia no IG, com os mesmos aportes?

  9. 9 Andre

    Leitão,

    Vontade de operar vendido nesse índice tá demais!!!

    O que achas ? O IBOV esticou demais, merecendo uma correção!! Seria insensato ?

  10. 10 Leitão

    Oi Túlio!
    Nananinanão! Rsss… nada disso!

    Você está Investindo e não Especulando. Não confunda as estratégias. A acumulação e o crescimento da carteira é constante, seja na fase de baixa ou na fase de alta…

    Se ficar vendendo só porque subiu vai gerar custos e taxas, corre o risco de perder dividendos, as emoções vão ficar a flor da pele, vai fazer besteiras e correr o risco de comprar pior do que vendeu… A disciplina deve ser mantida sempre, a visão de ser sócio e não de ser mero vendedor de papéis…

    ————————-
    Oi Andre!
    Rss… não posso dar pitacos em operações…. O que posso é ajudar nas leituras e discutir conceitos, com foco no crescimento e no aprendizado…

    Especular é bom sempre. Mas faça isso com critérios e friamente.

    ————–
    Abraços!
    Leitão

  11. 11 Luiz

    Tulio,
    Patrimônio não se gira. Cada vez que você faz isso, sempre vai ter um intermediário para pegar um trocado pela transação… Governo, corretora, cartório… Rs. Nem precisa ter tido lucro. Se o investimento está dando certo, deixa ele quieto no lugar.

    Por isso também que não se lê notícias. Repare que a todo momento tem um investimento que deixa de ser bom e outro que é vencedor. Por que será?

  12. 12 Leitão

    Oi Luiz!
    Bem colocado!

    Sempre vão surgir os “gurus” ou “mega investidores” da moda, de acordo com a conveniência…

    A gente tem que investir sério sempre, sem depender do zig-zag do mercado.

    Abraços!
    Leitão

  13. 13 Beto

    Me lembro em 2007 a forte alta do IBOV. falavam na época em 90 mil pontos, etc. Vários “especialistas” traçando metas, Petro e Vale pra lá dos R$ 50,00. Euforia total!

    A queda veio, e foi feia. USIM5 que chegou na casa dos R$ 100,00 bateu no fundo do poço a menos de 1 real! Nenhum banco acertou, nenhum especialista desses sites 171 acertou, ou se sabiam não divulgaram. Eu estava com meu HB online e vi o “Circuit Breaker” algumas vezes. Assustador!

    Eu só me recuperei depois que aprendi sozinho a investir, a entender os gráficos por conta própria e tomar minhas decisões. O Curso aqui do Leitão me ajudou muito nesse sentido.

    Abraços

  14. 14 Marcelo

    Rsrs…
    Época estranha Beto… Minha carteira murchou uns 60%, perdi boas noites de sono, parecia que o fim do mundo tinha chegado.
    Engraçado que os especialistas previam que o Ibov ia chegar aos 90 mil e quando o cenário mudou, os especialistas passaram a prever que o Ibov ia chegar a 25 mil.
    Mais tudo virou passado e até gosto de relembrar, fez parte do meu aprendizado. ..
    Abraços!

  15. 15 Leitão

    Oi Beto, oi Marcelo!
    Rsss… É mesmo!

    Aquelas oscilações de 10% de um dia eram uma loucura… Todo mundo desnorteado e eu ficava só assistindo de camarote – essa tranquilidade não tem preço, viu…

    :-)

    Abraços!
    Leitão

  16. 16 FTA

    Leitão,
    Só pra deixar claro para todos,”Todo mundo desnorteado e eu ficava só assistindo de camarote” .Isso quer dizer que vc confia na estratégia, segue o plano e sabe que ocilações grandes acontecem de tempos em tempos e não que vc estava fora e observando a queda para abocanhar no momento certo , não é isso
    ? abs

  17. 17 Leitão

    Oi FTA!
    Bem lembrado! Boa observação!
    Sim, permanentemente comprado e seguindo a estratégia, focado na qualidade das empresas, imune ao sentimento de massa e às emoções, e de quebra aproveitando as especulações que davam muita sopa… rsss

    Abraço!
    Leitão

  18. 18 Beto

    Bom dia,

    Hoje abri o HB do Itaú e lá estava uma análise gráfica mostrando o que Já vinha sendo discutindo aqui há alguns dias. A dificuldade do IBOV de ultrapassar essa resistência que o Leitão já havia nos mostrado.

    Por isso a importância de aprender a tomar suas decisões, pois imagina quem até ontem estava acreditando na superação dessa resistência com facilidade hoje está vendo essa forte correção e os bancos mudando suas opiniões.

    Mais um gráfico simples preciso aqui do nosso amigo Leitão.

    Abraços

  19. 19 Leitão

    Valeu, Beto! :-)

  20. 20 Anônimo

    Beto, a questão é que o pessoal agora cravar um resultado e encher os bobos de esperança. Até rompeu, mas e dai, né? Rs

    Nada garante que o rompimento da resistência signifique alta. Pode continuar em queda, agora com a resistência virando um suporte. Ou até mesmo voltar pro canal. O índice subiu demais e passou a semana inteira indeciso. Um canal com uma importância grande dessa tem que ver com muita cautela. Se bobear, só se confirma no mensal e com muuuita melhora nos dados macroeconômicos, o que tá meio longe de acontecer, rs.

  21. 21 Beto

    Leitão, obrigado pela resposta!

    Observei uma situação nos gráficos curiosa. Sempre que se aproxima de uma resistência importante, o mercado tende a fazer uma falsa subida muita rápida (talvez pela euforia), acelerando numa bolha e passando pela resistência. Isso já me enganou várias vezes, pois parecia uma real situação de alta, com rompimento de resistências e poucos dias depois despencava.

  22. 22 Leitão

    Oi Beto!
    Sim, entendo… Tem muita subjetividade nesses movimentos e a melhor forma é procurar sistematizar isso. Eu uso conceitos de análise gráfica e ferramentas como análise de candles por exemplo, ajuda muito.

    Um abraço!
    Leitão

  23. 23 Beto

    Leitão,

    Você usa índice de força relativa (IFR)?

    De todas as analises gráficas que eu vi por ai a forma que você ensina no curso é a que eu utilizo até hoje com mais acerto. Eu também não gosto de gráficos com muita informação e complicações, mas andei me interessado pelas formulas de IFR.

    Abraços

  24. 24 Leitão

    Oi Beto!
    Bom dia!

    Uso não…

    O indicador IFR é muito curioso e engenhoso mesmo, e além dele tem vários outros igualmente criativos (já estudei todos muito detalhadamente). Mas todos eles não passam de um “milkshake” de cálculos usando médias de PREÇO. Ou seja, pegam o que é simples e fazem ficar complexo, só isso. Para que complicar? Melhor é analisar o preço diretamente, como fazemos usando os conceitos de psicologia de massa aplicada.

    O “estado da arte” em análise gráfica é olhar para um gráfico nu, sem nada nele, apenas o gráfico limpo, e já ler tudo que é preciso, sem necessidade de nenhum indicador. Quanto mais limpa a visão, melhor a leitura. Quanto mais indicadores, mais vai minando nossa capacidade de análise…

    Abraço!
    Leitão

  25. 25 Beto

    Obrigado Leitão!

    Abraços,


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s