CHAT 18 a 24/jul

18jul16

Leia também…
Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Receba um resumo semanal desse Chat, toda segunda-feira...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livros
      RSS dos comentários



20 Responses to “CHAT 18 a 24/jul”

  1. 1 Leitão

    Bom dia, amigos!

    Uma excelente semana a todos!
    Leitão

  2. 2 Marlon

    Olá Leitão, estava reparando, a Petro sempre teve um lastro forte no preço do petróleo, porém nos últimos dias descolou completamente, você acha que o mercado está supervalorizando esse momento de calmaria ou faz mesmo sentido essa forte subida?
    Gosto muito do seu site.

  3. 3 Leitão

    Oi Marlon!
    Obrigado pelas visitas!

    Tem alguns conceitos importantes, veja:

    O movimento dos preços, no curto prazo, é movido basicamente por expectativas, suposições, emoções, notícias, conjunturas, etc… Tentar entender os motivos é perda de tempo e deixa qualquer um louco (repare o quanto de gente doida tem no meio especulativo… rssss).

    Eu prefiro uma abordagem mais acima disso, acima da massa. Uso leitura de psicologia de massa aplicada nos gráficos, e é bem legal. Tem um grande poder de síntese e elimina os fatores emocionais, assim a gente pode ler de forma bem fria e tirar proveito disso. Observe essa última leitura que fiz da PETR:

    Está quase completando a projeção… E não tive que me preocupar em nada com o preço do petróleo, ou o preço nas bombas, ou a mudança de governo, ou o mercado externo, etc…

    Isso tudo falando sobre curto prazo, sobre Especulação. Se for falar sobre Investimento aí é outra coisa, a gente usa Fundamentos+Estratégia. Duas coisas que também nos deixam sossegados…

    Um abraço!
    Leitão

  4. 4 José Roberto

    Olá pessoal!

    Leitão, sempre acompanho os posts aqui do blog e o recomendo tanto aos novatos no mundo das ações quanto pra quem já tenha alguma vivência.

    O conteúdo é excelente e sempre se aprende algo.

    Eis a minha dúvida:

    Pra quem está acostumado com controle de estoque, há alguns relatórios que mostram as entradas, saídas e custo médio dos produtos. Um desses relatórios, bem conhecido, é o Kardex.

    Existe algum software ou extrato por parte das corretoras ou Bovespa, onde eu consiga saber as compras, vendas e média das minhas ações?

    Ou seja, procuro um ‘Kardex para as ações’.

    Hoje acompanho numa planilha, mas, isso facilitaria muito caso existisse.

    Abraço e sucesso!

  5. 5 Botelho Pimenta

    Bom dia Leitão

    Tenho acompanhado nas últimas semanas a valorização geral das ações, o que um site por aí divulga como o TSUMONEY. Vendi algumas posições por achar que ganhar 30% em menos de um mês é uma boa opção mesmo pagando as taxas e impostos. O Tesouro Direto por exemplo no melhor dos cenários para o cliente pagou em torno de 16% bruto.

    Outra pergunta é sobre as empresas que trabalham com o agronegócio e pecuária como a JBSS e a AGRO? agora é hora de comprar?

  6. 6 Leitão

    Oi José Roberto!
    Obrigado pelas visitas! Que bom mesmo que está encontrando sempre algo bom aqui em cima do fogão à lenha :-)

    Olha, isso que você procura é uma coisa que deveriam mesmo providenciar. Já existem algumas iniciativas por parte das corretoras ou terceiros, mas sinceramente nada que seja realmente eficiente. Pelo menos não que eu conheça.

    Na prática, até hoje não encontrei nada mais simples e eficaz do que uma planilha Excel. O bom é que você mesmo controla, altera, registra, faz modificações, etc… O ruim é que exige um trabalho manual, que poderia ser reduzido caso fosse uma coisa online e integrada…

    Mas penso que gerenciar os investimentos tem que ser uma coisa pessoal mesmo. Se a gente deixar tudo muito automático acaba perdendo a disciplina e “deixando à deriva, no vento”…

    ——————————-
    Oi Botelho!
    Bom dia!

    É preciso separar bem cada coisa: suas Especulações de seus Investimentos. Nas Especulações, ok, a gente quer ver um bom lucro e sair, quanto mais rápido, melhor. Já nos Investimentos, é preciso outra forma de pensar. Nos investimentos a gente quer ser sócio e crescer com as empresas ao longo de anos e anos, e receber dividendos também… Ou seja, se o objetivo é Investir, então não devemos sair vendendo posições na euforia, só porque subiu 30% num mês… Repense esses conceitos, pois é fundamental. Aqui no Blog mesmo é um tema recorrente. O Blog inteiro é sobre esse tema. Vai encontrar muito conteúdo aqui.

    Sobre as empresas de agronegócio e pecuária, tem que definir critérios objetivos de seleção e manutenção. Não pode ser na empolgação ou mesmo na base de dicas de terceiros. Seja qualquer setor, tem que definir esses critérios objetivos. Assim vai poder analisar qualquer setor, qualquer empresa.

    A JBSS passou muitos anos patinando, e só nos últimos 2 anos é que começou a dar bom resultados. Nesses últimos 12 meses disparou nos lucros. É recente, pode-se acompanhar, mas com critério e atenção. Já a AGRO sempre foi muito fraca e inconstante nos lucros, não se iluda com resultados recentes, veja todo o conjunto da empresa.

    ——————–
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  7. 7 Guilherme

    Bom dia camaradas,
    dando meu pitaco sobre a solicitação do Botelho Pimenta sobre a Agro3, camarada a empresa nao tem fundamentos bons, a melhora no lucro foi aguns lotes de terras que estavam arrendados que foram vendidos, entretanto não existe como manter a possibilidade de manter a constancia de lucro dessa maneira, logo observando do MEU po é uma péssima empresa!

    forte abraço

  8. 8 Leitão

    Oi Guilherme!
    Bom dia!

    Muito bom seu comentário! Obrigado!

    Um abraço e apareça sempre!
    Leitão

  9. 9 Pedro Paulo Abravanel

    Leitão, o que você acha da Braskem?
    Teve uns prejuízos em anos passados, mas parece que encontrou o caminho do lucro….parece que os números estão bons….receita, lucro, margens aumentando…dívida caindo…

    Qual sua opinião?
    O fato de o controlador ser a empreiteira alvo da lava jato deve atrapalhar na hora da análise?

    obrigado,
    Pepe

  10. 10 Leitão

    Oi Pepe!
    A Braskem até hoje não passou de promessa. O seu histórico é sofrível, não dá resultado. Não se iluda com resultados bons só recentes. Nos últimos 12 meses está melhorzinha, mas só… O histórico fraco pesa muito.

    Um abraço!
    Leitão

  11. 11 Rafael

    Leitão,

    na minha projeção, LREN3 estava em congestão, rompeu e chegou ao topo do Fibo. Procede ? Porque você nao posta gráfico dela ?

    abs

  12. 12 Felipe

    Leitão,

    BBDC4 também rompeu congestão! Não segue rumo aos R$34 ?!

  13. 13 Leitão

    Oi Rafael!
    Sim, procede!
    Não posto gráficos com ela e outras porque dá muito trabalho atualizar no Blog, não daria conta de manter tudo em dia… Prefiro então manter algumas principais e elas já servem para ajudar na leitura e no aprendizado, trocando ideias e conceitos…

    —————————
    Oi Felipe!
    Sim, bem lembrado! Não atualizei a leitura com ela ainda… Vou fazer isso depois…

    ———–
    Abraços!
    Leitão

  14. 14 Fino

    Não entendo bem a valid3. Parece ótima empresa, mas o q ela efetivamente produz?

  15. 15 Leitão

    Oi Fino!
    Bom dia!

    A VALID é uma excelente empresa de serviços de tecnologia, certificação digital, pagamentos, etc… No site dela tem todas as informações, veja:

    https://www.valid.com/br/conheca-a-valid/sobre-a-valid/

    Um bom hábito que devemos desenvolver é: todo papel na bolsa que nos interessar, acessar o site da empresa, dar uma consultada no que ela faz, seu negócio, seus objetivos… entender, nem que seja o básico, do que ela faz… Toda empresa séria tem um bom site na internet. E em todo site tem também uma sessão voltada exclusivamente para os Investidores de bolsa, que chamam de sessão RI (Relação com Investidores)… nessa página vai encontrar tudo sobre a empresa na bolsa, relatórios aos acionistas, etc, etc… (Dica: Toda empresa que quiser acompanhar, visite o site e assine a newsletter, o informativo via e-mail aos acionistas, para receber os fatos relevantes, avisos, etc).

    Veja o RI da Valid:
    http://ri.valid.com/default_pt.asp?idioma=0&conta=28

    *Muita gente olha a bolsa apenas como um monte de siglas e códigos, papéis virtuais e só… esquecem-se de que a bolsa é composta por empresas…

    Abraço!
    Leitão

  16. 16 Mario Tácito Bittemilher

    Bom dia Leitão, dentre as elétricas o que se pode dizer da ENBR? Para investimento de longo prazo.

  17. 17 Leitão

    Oi Mario!
    Bom dia!

    Não acompanho a ENBR3, então não sei detalhes sobre ela, mas seus resultados sempre foram de razoáveis a ruins… Só recentemente, nos últimos 12 meses, é que deu uma disparada nos lucros (não sei o motivo), mas caiu enormemente os dividendos, ou seja, desconfie e analise com calma.

    Abraço!
    Leitão

  18. 18 Mario Tácito Bittemilher

    Obrigado.

  19. 19 Túlio

    Olá Leitão e amigos,

    Acho que a Rent3 rompeu congestão com tendência de alta!

  20. 20 Leitão

    Oi Túlio!
    Sim, a leitura está correta…
    Dica: troque ideias e gráficos com a turma: http://leitaoemacao.com/buteco (lá dá para postar análises gráficas e tudo mais, é melhor).

    Abraço!
    Letião


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s