CHAT 11 a 17/jul

11jul16

Leia também…
Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Receba um resumo semanal desse Chat, toda segunda-feira...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livros
      RSS dos comentários



27 Responses to “CHAT 11 a 17/jul”

  1. 1 Leitão

    Bom dia, amigos!

    Uma super semana a todos!
    Leitão

  2. 2 Heliodoro

    O IG é amor e a especulação é sexo! (parafraseando Rita Lee)

    Pense num negócio que excita o cidadão!

    Ganhar 2 ou 3% em alguns dias é instigante. Perigoso, claro, mas quando dá certo, é instigante!

    Leitão, gosto demais dessa sua cozinha e o serviço de educação financeira que vc presta é impressionante! Eu ainda não tive a oportunidade de fazer o curso, mas acho que já li uns 90% do seu blog e sigo seus ensinamentos, tem algum tempo.

    Parabéns pela obra, abraço p vc e seu filhote (como tá?) e excelente semana.

    Se der, comenta de vez em quando sobre especulação (pode ser minha única chance de “fazer sexo” na semana) hahahahah

  3. 3 Sedex

    Tem momentos que sinto que estou sem objetivo e bate uma tristeza viu…
    Conheci o blog do Leitão desde 2006 e de lá para cá tenho estudado muito, o conteúdo que temos por aqui não tem preço!

    Nos últimos 5 anos eu e minha esposa abraçamos a idéia de investir mês a mês o máximo que conseguirmos de nossa renda…temos ido bem, uns 2k/mês as vezes até mais. Compramos um apê barato, colocamos pra alugar e quitamos rapido…tenho investido em FII, Ações, Tesouro também…

    Fico feliz quando vejo os dividendos, aluguel etc caindo na conta e eu reinvestindo sempre, mas parece que a tal “bola de neve” ainda não está acontecendo conosco e bate uma tristeza. Temos feito muito sacrifício, aberto mão de muita coisa mesmo pra esse sonho de ter um dia no futuro a tal independência financeira… 5 anos se passaram já e as vezes sentimos (eu e ela) falta de um projeto para o tempo presente =/

  4. 4 Leitão

    Oi Heliodoro!
    Obrigado pela mensagem! Valeu mesmo!
    O Heitorzinho está ótimo, fez 2 aninhos no último sábado e foi uma alegria!

    Boa pedida! Vou fazer uns artigos sobre Especulação e também postar mais sobre isso… análises, etc… Pode me cobrar depois! rsss

    ———————
    Oi Sedex!
    Muito interessante esse seu comentário…

    Olha, em primeiro lugar, parabéns! Pelo visto você e sua esposa estão unidos nos objetivos de vida, caminhando juntos, conseguindo poupar uma boa grana todo mês, investindo de forma inteligente, diversificada, construindo patrimônio… Ou seja, numa crise dessas vocês estão bem melhor que 90% das pessoas… Não desanime! Pelo contrário, comemorem e motivem-se! Em fim, no que diz respeito às finanças, vocês estão indo muito bem!

    Talvez o que esteja pegando nesse momento não seja finanças e sim algumas questões mais profundas, existenciais… Olha, eu entendo vocês, viu… A gente às vezes quer muito atingir determinados objetivos de vida, quer muito “chegar lá” e acaba ficando um pouco desanimado quando esse “lá” ainda parece estar distante. O problema talvez seja isso, veja: metas muito ambiciosas podem demorar, então tente traçar metas intermediárias menores, que vão poder comemorar e lhes motivar. E o mais importante: não esperem “chegar lá” para sentir alegria… tem que ter alegria na caminhada, não no objetivo final… a caminhada é que tem que ser legal… Ter tranquilidade financeira não é uma meta final, é um estilo de vida… Aprendam a curtir esse estilo de vida desde já…

    E, se me permitirem extrapolar um pouco o tema de finanças aqui do Blog, digo: para dar sentido à vida e ter realmente preenchimento é preciso pensar à respeito da nossa Cosmovisão. Cosmovisão é nossa visão de mundo. Essa visão de mundo é que determina nossa forma de viver. Podemos optar deliberadamente por uma cosmovisão, ou aceitar a cosmovisão social comum. Todo mundo tem uma cosmovisão. Uns, conscientemente, outros sem saber, que vem da ideologia de massa predominante. Existem cosmovisões como o Capitalismo, Budismo, Espiritismo, Ateísmo, Islamismo, Judaísmo, Induísmo, Confucionismo, Estoicismo, e outros… E se eu pudesse indicar uma cosmovisão, indicaria o Cristianismo.

    —————
    Abraços!
    Leitão

  5. 5 Paciente

    Boa tarde Leitão,

    Tudo bom?
    Leitão vc já tem na sua carteira empresas cujo preço-medio chegou a casa dos centavos ( fruto do investimento gradual/bonificações/reinvestimento de dividendos)? Quanto tempo demorou para vc atingir esse nível?

    Desculpe a pergunta, mas é que vi um gráfico fazendo correlação entre tempo de investimento e preço-medio de boas empresas e fiquei curioso… hehe.

    Abraço

  6. 6 Leitão

    Oi Paciente!
    Boa tarde! Tudo jóia!

    Centavos ou não isso não importa. Importa que com o tempo e os aportes+bonificações o preço-médio vai ficando favorável… Rssss… Isso fica bom com o amadurecimento da carteira, com 5 anos ou mais de disciplina. Antes disso ainda não deu tempo de aportar, de fazer os rodízios, de engordar o time, etc…

    Abraço!
    Leitão

  7. 7 Gustavo Alves

    Olá Leitão blz?

    Tenho vontade de investir em ações. Só que eu não ganho muito. A partir de quanto compensaria investir por mês, considerando as despesas?

    Obrigado!

    Gustavo Alves

  8. 8 Leitão

    Oi Gustavo!

    O bom do mercado de ações é que ele é bem simples e democrático. Qualquer pessoa, mas qualquer mesmo, pode investir em ações. Ainda mais hoje em dia com as facilidades da Internet e os baixos custos com corretagem.

    O importante é começar, mesmo que seja com pouco. Assim vai pegando experiência e gosto pela coisa. Quando puder poupar mais forte, vai estar treinado, preparado.

    Se puder poupar digamos uns 300,00 por mês pelo menos… Hoje em dias as taxas de corretagem, no fracionado, giram em torno de 5,00 por ordem.

    Mas antes de começar, invista um pouco de tempo para leituras e entendimento, para começar entendendo bem como funciona. Aqui mesmo no Blog vai encontrar muita coisa para lhe ajudar… Procure ir lendo os artigos, chats, comentários…

    E precisando de help, tô por aqui!

    Abraço!
    Leitão

  9. 9 Paciente

    Pois é Leitão, acho q 5 anos vai ser pouco para minha carteira ser considerada madura, talvez para minha seja 7 anos.

    Tenho observado q nesses tempos de vacas magras muitas empresas tem reduzido lucro e consequentemente diminuído distribuição de dividendos aos acionistas.

    Minha carteira completará 4 anos em outubro/2016, tenho muitas empresas boas, com boa gestão da crise, mas tenho outras q tem apanhado mais q mulher de malandro num total de 21 ativos! Já tenho investido um bom valor(maior parte fruto dos aportes) em ações (tudo como manda o figurino, aportes fixos e regulares, sem afobação, reinvestimento de dividendos, e anotando tudo em planilha), mas ainda assim acho q 5 anos será pouco para ver a “mágica” acontecer…hehe

    Nesses momentos, tento reler a parte do livro do Décio Bazin que fala que 6% aa de dividendos seria como um farol na escuridão para o investidor (não-especulador)… caminhar no escuro, sem saber onde chegar é brabo…hehehe.. no momento meu DY pessoal está só em 3,5% aa no máximo.

    Haja resiliência… :)

    Mas eu continuo na estratégia, talvez tendo q fazer ajustes nos aportes com crescimento da família, mas é como vc escreveu em outro post…sentido da vida é muito mais que investimentos!

    Abraço e vamos em frente!

  10. 10 Leitão

    Oi Paciente!
    Seu depoimento é muito bom e contribui com o aprendizado de todos aqui, obrigado!

    Sim, estamos numa fase de vacas magras, não dá para esperar grandes resultados nesse tempo. O que seria um período normal passa a ser estendido devido a toda essa crise política… Eu posso imaginar (supor mesmo) que o cenário seria outro caso a alternância no poder tivesse ocorrido de forma normal nas últimas eleições. Mas nada de choramingar né… :-)… Vale a pena ser disciplinado, prudente e resiliente. Afinal, nosso Brasil já passou por períodos muuuuuuito piores no passado. Os mais experientes é que sabem…

    Vamos mantendo a disciplina, prudencia e resiliência e sempre!

    Abraço!
    Leitão

  11. 11 Luiz

    Só queria deixar meu desabafo neste espaço tão fraternal.
    Bvmf engolindo ctip, krot engolindo estc, e agora OPA da whrl. Ta cada vez mais difícil escolher boas empresas na bolsa…

  12. 12 André Monteiro

    Boa tarde, Leitão! Duas perguntas:

    1) O que fazer no caso da OPA da Whirlpool, por exemplo? Já vendo tudo o que tenho?

    2) É normal quando todos seus amigos ficam felizes com essa subidinha da bolsa nesses últimos dias e eu fico achando ruim, querendo que ela fique mais algum tempo o mais baixo possível? kkkk

  13. 13 Yuri

    Pois é, Luiz, eu já comentei algo parecido aqui no blog uma vez… depois de escolher meia dúzia de empresas “excelentes” parece que todas as outras não atendem aos critérios, também tenho muita dificuldade em selecionar novas empresas.

  14. 14 Humberto

    Olá, pessoal! Boa discussão!

    Eu vi algumas pessoas que postam suas carteiras em blogs que investem no exterior. Eu não nunca senti necessidade de investir fora, mas confesso que ultimamente tb tenho tido dificuldades de selecionar empresas que atendam os meus critérios.

    Talvez, devido ao momento político/econômico atual, eu tenha que ser mais flexível. Empresas que tinham bons resultados até bem recentemente como Vale, Marcopolo e CCRO já não têm o mesmo desempenho.

    Por outro lado, penso que muitas dessasempresas estão descontadas, e quando esse quadro de crise reverter, pode ser que o retorno compense uma exigência menor para quem investe em ações.

    Abraços!

    Humberto

  15. 15 Leitão

    Oi Luiz, oi pessoal!
    Pois é, realmente vai diminuindo as boas opções… Uma pena.

    ———————-
    Oi André!
    Uma pena mesmo. A Whirlpool é boa pagadora de dividendos. O jeito é vender a mercado e sair assim que for conveniente mesmo…

    Quanto achar ruim preços subindo, é bom sinal… Rssss Sinal de amadurecimento para o mercado. :-)

    O bom investidor está sempre na conta-mão do sentimento de massa…

    ————-
    Abraços!
    Leitão

  16. 16 Luiz

    Mas Leitão, a WHRL nao vai ser recomprada a 3,31? Por que vender a mercado?

  17. 17 Leitão

    Oi Luiz!
    Sim, pode-se vender no dia D pelo valor ofertado pelos controladores. Mas eu prefiro vender tudo antes à mercado, mais rápido e mais prático, mesmo que tenha que vender um pouco mais barato… Evita eventuais amolações no dia…

    Mas fica a gosto de cada um isso…

    Abraço!
    Leitão

  18. 18 Fernanda

    Oi Leitão! Tudo certo?

    Qual a sua avaliação sobre a WEGE3, será que retoma o crescimento no médio e longo prazo?

    Abraço

  19. 19 Leitão

    Oi Fernanda!
    Tudo joia!

    A WEG não parou de crescer e continua vigorosa como sempre, ignorando a crise.

    Você deve estar falando das Cotações dela na bolsa…. Lembre-se: Cotação não tem necessariamente a ver com Fundamentos. Foque sua análise em cima dos Fundamentos dela… cotação é secundário.

    Cotação a gente usa para Especular. Fundamentos a gente usa para Investir.

    Um abraço!
    Leitão

  20. 20 Costa

    Leitão,

    Estou vendo que a bolsa está dando uma esticada, e minhas ações começaram a entrar no terreno positivo! Acho que finalmente (depois de 6 anos) vou poder fazer meu primeiro balanceamento para equilibrar o peso das ações.

    Desde que minha carteira fez 5 anos, sempre fico pensando nesse balanceamento e fazendo os cálculos dos ajustes q preciso fazer, mas nunca concretizei pelo fato do mercado estar em baixa há algum tempo.

    Você acha que é uma boa estratégia realizar esse balanceamento dessa forma, apenas quando a carteira está positiva, ou devo fazer rotineiramente (tipo de 5 em 5 anos) independente da situação do mercado?

    Abraço,
    Costa

  21. 21 Leitão

    Oi Costa!
    Que bom que está indo bem, e pelo visto a carteira está atingindo a maturidade.

    O balanceamento deve ser feito quando for preciso, ou seja, quando a carteira (após amadurecida) estiver desbalanceada, com ações muito gordinhas em relação às outras, e sempre no positivo mesmo.

    Um abraço!
    Leitão

  22. 22 ANDERSON

    Leitão e caros amigos boa tarde
    Eis um fato interessante que gostaria da opinião dos Srs.
    Resumidamente: Minha corretora era a UM investimentos q foi vendida para a XP, nesse processo de transição questionei quanto as taxas e me foi formalizado via e-mail que seriam as mesmas, sendo assim fiz todo o processo abrindo conta e transferindo os recursos e custódia.
    Porém passado um mês vejo que a manutenção de conta passou de R$ 13 para R$ 19 e a corretagem do fracionário que era 0,9% passou para um valor fixo de R$14. Questionado quanto a questão informaram que seria assim mesmo e que por hora nada poderiam fazer.
    Pergunto:
    1) Isso é apenas imoral ou é também ilegal?
    2) qual corretora poderiam me indicar observando que meu critério é a compra na estratégia de investimento gradual?

    Obrigado a todos, grande abraço e bons investimentos.

  23. 23 Leitão

    Oi Anderson!
    Boa tarde!

    Não vou comentar sobre isso, mas pelo visto não tá legal mesmo não…
    Dê uma olhada no site da corretora Rico. Ela tem prestado bons serviços e com bom custo… Mas tem outras opções também… Dica: visite a turma e pesquise por “corretora”… tem alguns bons tópicos lá: http://leitaoemacao.com/buteco

    Um abraço!
    Leitão

  24. 24 glauco tonello

    Leitão, faz tempo que penso em perguntar isso:
    Eu faço somente IG, detalhes a seguir seria somente um exemplo.
    vamos dizer que comprei ao longo do tempo 2k de ações da Cmig4 e que o preço médio seja 5 reais e que está chegando o final de um mês, o valor da ação esteja 8 reais, abaixo de 20mil. Seria interessante vender a ação e comprar basicamente logo em seguida( nem pensar em trade) gasta-se lógico duas corretagens, mas vc deixa de pagar IR da valorização dos papéis

    abraço
    Glauco

  25. 25 Alexandre Lima

    Boa noite.

    Glauco vamos lá.

    Se você tem o objetivo de ser sócio da empresa não tem porque se preocupar com IR nesse momento…
    Pelo que entendi você ta querendo da dinheiro pra corretora e outros intermediários, pois você irar vender em um dia e comprar no outro, gerando custos pra você e receita pros demais.
    Digamos que venda no dia 1 pra compra no dia 2, pois você não pode recomprar no dia 1 pois seria um daytrade. Após o fechamento do mercado do dia 1 ou antes da abertura do 2 ela solta um fato relevante que o mercado entendi como excelente e abre a 10 ou 20% acima. Pronto você vai ter que meter a mão no bolso pra recomprar a mesma quantidade ou vai comprar mesmo ações.

    Sugiro que siga seu plano de investimento gradual sem se importar com IR, pois digamos que a empresa permaneça boa pra você por 20 ou 30 anos, nesse período vc terá um caminhão de ações ela irar distribuir um caminhão de proventos e suas ações terá provavelmente um preço médio irrisório.

  26. 26 Leitão

    Oi Glauco!
    Bom dia!

    O Alexandre já comentou bem (valeu, Alexandre!).

    Como ele disse, não vale a pena fazer isso pois vai gerar custos e mão-de-obra à toa.

    Concentre sua energia e dedicação no trabalho, para ganhar dinheiro, e depois nos investimentos, para administrar bem o patrimônio que está construindo. Não se perca com distrações…

    Abraço!
    Leião

  27. 27 glauco tonello

    Obrigado Leitão e Alexandre

    Abração

    Glauco


Participe! Deixe um comentário...

