Carteira de ações ou balaio de gato?

22jun16

“Fala, Leitão, blz?

Estou montando uma carteira. Atualmente tenho 14 empresas. Já estou achando demais, tá parecendo um balaio de gato, kkk.

Vi que no seu blog você indica umas 20. Não é empresa demais para acompanhar? Tem necessidade disso tudo mesmo?

Pedro A.”

————————————

Oi Pedro!

Rsss… .Parece um balaio de gato mesmo, mas não é não. Ao invés de balaio de gato, pense que é uma cesta de sementes de variadas frutas, ou uma colônia de formigas trabalhadoras… rsss

Diversificar é importante pois, por melhor que escolhemos, sempre haverá problemas seja na nossa capacidade de análise e escolha ou mesmo na economia ou mercado em que as empresas estão. 5 boas empresas hoje podem não ser tão boas depois (e aí sim virar um balaio de gato!)… Já 20 ou mais boas empresas hoje podem até ter algumas com problemas depois, mas 20 ruins é difícil…. :-)

Não adianta ser expert em acompanhar 5 empresas. Se houver problemas, será um expert em problemas, só isso. É melhor montar uma carteira maior e diversificada, mesmo que isso implique em acompanhar menos detalhadamente cada uma… A estratégia compensa as falhas de análise nesse caso.

Menos empresas = mais estudos e dedicação = melhor visão = teoricamente mais assertividade… Mas… Maior risco por causa da menor diversificação = maiores problemas = menos assertividade e mais desassossego.

Mais empresas = menos estudos = visão mais genérica = teoricamente menos assertividade… Mas… Menor risco por causa da diversificação = menores problemas = mais assertividade e sossego…

No final da conta prefiro: mais empresas. Diversificação que me dá mais sossego em meus eventuais erros de análise. Aí posso decidir em quais aprofundo e quais não. E na hora que estou sem tempo para aprofundar, não me estresso.

**** É mais fácil controlar as consequências dos erros do que tentar evitá-los. Isso é administração de risco.

Abraços!
Leitão
—————–
> Quer comentar? Alguma dúvida? Deixe uma mensagem…

Veja também…

> Como seria sua vida caso tivesse R$ 3,6 milhões?

> Ranking com as ações mais queridinhas da turma

Livros do Leitão – versão impressa e digital (Kindle)



14 Responses to “Carteira de ações ou balaio de gato?”

  1. 1 Simeia

    Tenho 5 empresas no meu Portfólio, que atualmente considero, 5 problemas, dentre elas a Petrobras… Com tanta corrupção, tenho dúvidas se um dia voltará a ser o que já foi um dia.😔…

  2. 2 Leitão

    Oi Simeia!
    Bom dia!

    Pois é, 5 empresas apenas não é bom não… Basta uma ou duas empresas darem problema para comprometer toda a carteira. E casos assim como o da Petrobrás, onde não há formas de se analisar (corrupção), são um bom exemplo de como é bom agir preventivamente, montando e mantendo ativa uma carteira com 20 ou mais empresas…

    Tente olhar para trás e ver onde pode ter errado em sua estratégia ou escolha de ações, aceitar os erros e aprender para não cometer novamente. Não deixe isso estagnar sua vida de investidora. Erros todos nós cometemos. O importante é sacudir a poeira e dar a volta por cima!

    Abraço!
    Leitão

  3. 3 Investidor Livr3

    Grande Leitão,

    Parabéns pelo post!

    Como seguidor fiel do mestre Bastter, acredito que o número ideal de empresas varie entre no mínimo 10 e no máximo 20…

    Sabendo que tudo que é demais faz mal, inclusive a diversificação, optei por ficar na média, montando uma carteira de ações com 15 companhias.

    Até o momento estou muito satisfeito com ela.

    Abraços!

  4. 4 Leitão

    Oi Investidor Livr3!
    Obrigado! Apareça mais vezes!

    Sim, é uma boa média, não há problemas, desde que seja confortável para você. Mas realmente 20 ou mais é bom sim… veja, se tem 20, cada empresa vai representar 5% da sua carteira, fica bem redondo.

    Ter muitas empresas não é pecado, desde que consiga manter um olhar crítico sobre cada uma e também aportes equilibrados em todas. O Warren Buffet, por exemplo, dito como antigo exemplo de pouca diversificação, tem mais de 30 empresas nas suas carteiras… se lembro bem a última vez que olhei ele tinha umas 40 empresas… rsss

    Um abraço!
    Leitão

  5. 5 Marcelo

    Bom dia a todos!
    Foi uma pena eu não ter aprendido antes de ter mais de 20 empresas na carteira, paguei muito caro por isso!
    Quando comecei, final de 2006, escolhi só as empresas Ouro: VALE, USIM, CSNA, GGBR, PETR BBAS, ABEV. Por nada eu pensava em ter mais empresas! Mais empresas pra que, se eu tinha as melhores? Sabem minha excelente estratégia? Alocar mais dinheiro nas que rendiam mais ou seja, USIM, ggbr, Vale e CSNA representava 80% da minha carteira. Eu era um homem feliz! Em 2007, tinha mês que minha carteira rendia 10% ao mês! Sério! Perguntem ao professor: em 2007 as siderúrgicas rendiam 10% ao mês! Eu era defensor: quanto menos empresas melhor, é mais fácil pra tudo, controlar, comprar analisar e ganhar mais… Ingenuidade achar que alguém controle o dinheiro aplicado em 5/6 empresas!
    Pois bem, o belo ano de 2008 chegou! Em 2008 o planeta terra explodiu! O Brasil explodiu! O capitalismo explodiu! O bolsa de valores explodiu! Minha carteira explodiu! Minha vida explodiu!
    Passei por um período esquisito! 65% da minha carteira derreteu, secou e virou pó! Veio o ano de 2009 que recuperei a metade do prejuízo, mas eu não sabia investir, ainda insisti nas siderúrgicas e pouca diversificação e sem saber fazer IG.
    No resumo do prejuízo, por não saber investir, eu perdi na época mais de 60.000 mil reais.
    Vamos lá. . Rsrs… em 2010 conheci o blog de Leitão, foi então quando encontrei um Norte. Descobri o que é IG e muitos outros ensinamentos a respeito de investimento e ações. A partir daí, que comecei a montar uma carteira de verdade, hj tenho 24 empresas. Não tem o que se discutir, eu esse mês comecei a pensar em comprar mais empresas, tem muitas empresas pitelzinhas escondidas por aí…
    Vejo o pessoal chorando por causa da Petrobras. Kkkkk a Petrobras representa uns 4% da minha carteira. Ela está até bem, comprei ela até por 4,80 se não me engano. Nem passa em minha cabeça parar de comprar ela.
    Compro 4 empresas por mês, antes de comprar, analizo os números de cada uma pra ver se ta tudo ok. Ao sair o resultado trimestral, analizo as 24. Não dá trabalho nenhum!!!!! Melhor dizendo, isso é muito divertido!
    Nenhuma empresa passa de 5% em minha carteira. E pense numas empresinhas filé!
    Obs: hoje minha carteira é positiva!
    Leitão, desculpa o tamanho do texto!
    Dica aos iniciantes: não invista em ações sem conhecimento! Invista poucos reais no curso do Leitão e aí sim, decubram o mundo fantástico das ações! Leitão não é só professor, ele é um anjo também!
    Dicas aos defensores de 5 ou 10 empresas em carteira: o mundo vai explodir de novo e sua carteira vai amargar 60% de prejuízo!
    Abraços!
    Marcelo.

  6. 6 Leitão

    Oi Marcelo!
    Puxa! Que depoimento legal! Obrigado!
    Isso ajuda a muitos outros amigos leitores aqui… Valeu!

    Olha aí, pessoal… Experiência que vale ouro sendo passada de graça…

    Abração!
    Leitão

  7. 7 Neto

    Caro Professor Leitão,

    Passei de 16 empresas em carteira em 2011 para 20 em 2013 e, mais recentemente, para 37. A rentabilidade, embora positiva, ainda não supera a renda fixa.

    Vi que você comentou que o Buffet chega a ter 40 empresas em carteira, o que me animou. Porém, o mercado americano apresenta uma quantidade bem maior de boas empresas, sendo 40 um número proporcionalmente pequeno.

    Por outro lado, li em Graham (acho que nos comentários) uma defesa da diversificação, argumentando que no imenso mercado palheiro deveríamos tentar possuir o maior número de boas empresas, principalmente porque não sabemos quais, dentre elas, terá um desempenho excepcional, que fará nossa carteira ter uma rentabilidade acima da média.

    Como pretendo chegar a 40 boas empresas, gostaria de sua opinião se esse é um número exagerado para o mercado acionário brasileiro ou se posso seguir dessa forma.

    Um abraço,
    Neto

  8. 8 Leitão

    Oi Neto!
    Bom dia!

    Nesses últimos tempos não podemos ficar chateados, pois sabemos que o país está mesmo passando por vacas magras. Então não ter grande desempenho em investimentos (em qualquer área) é normal.

    Em períodos de crise o importante é manter-se firme e consolidado. Crise é bom para separar os homens dos meninos. Muitos sucumbem durante a crise, e após ela os que ficam são os fortes mesmo… Na natureza também é assim.

    Sobre a diversificação, como sempre comento, é muito importante. Você ter 40 empresas em carteira não é errado, desde que consiga ser criterioso com todas, mantendo um olhar crítico sobre elas ao longo dos anos, e consiga também manter aportes equilibrados com todas. Com muitas ações, é claro que não vai conseguir ser muito detalhista e aprofundado em todas, mas manter um olhar crítico e objetivo com todas é importante e isso não é algo difícil ou que tome muito tempo. Só não pode é deixar muito de lado, ser displicente e “esquecer” das ações…

    Não me lembro muito bem agora, mas no mercado brasileiro temos umas 300 a 500 empresas. Dessas, só mesmo uns 10% é que salvam… Então, se conseguir ser criterioso e montar uma carteira com 40 empresas como é de seu gosto, vai ter com certeza todas as empresas brasileiras que valham a pena investir… rsss

    Abraço!
    Leitão

  9. 9 Neto

    Obrigado pelos comentários, mestre Leitão!

    Fico mais tranquilo com suas palavras e com a estratégia escolhida de ampla diversificação, pois nunca sabemos quais empresas irão nos decepcionar ou que irão fechar capital ao longo da jornada.

    Quanto ao rendimento da carteira, comentei apenas para compartilhar, pois acredito que 5 anos é pouco tempo, sobretudo em um bendito mercado de baixa. Creio no sucesso em horizonte de 15 a 25 anos.

    Um abraço,
    Neto

  10. 10 Marcelo

    Leitão, vc podia abrir um Chat para nós discutirmos as empresas. Assim nós poderíamos falar de empresas com qualidades para investir, falar das que estão começando a capengar, falar das que vão fechar o capital e nos abandonar…. falar das ouros e falar das micos….
    Rsrsrs…..
    Eu tenho minha listinha de empresas e os outros colegas também tem! Rsrs.
    Mas sei que isso é sonhar demais!
    Foi só um sonho mesmo! Rs.
    Abraços!

  11. Olá,

    Esse assunto do número de ações em carteira sempre é motivo de discórdia.

    Primeiro precisamos lembrar que com o intuito de melhorar a relação risco-retorno a parte de ações deve compor uma carteira com ativos de renda fixa, fiis, ouro, dólar, etc.

    Eu já achei que deveria ter muitas ações de diferentes empresas para fazer uma melhor diversificação. Entretanto, o mercado brasileiro é muito pequeno e muito instável. Há realmente poucas empresas em que você pode confiar para enfrentar momentos de tubulência.

    Acredito que hoje não haja mais de 12 ou 15 empresas para se investir de forma tranquila no Brasil, sem muitos sobressaltos.

    O depoimento do Marcelo foi bem interessante. Acho que cometeu 2 equívocos. Um foi não ter acompanhado os resultados das empresas e o outro foi não ter diversificado entre os setores, focando muito em siderurgia e commodities.

    Abçs!

  12. 12 Leitão

    Oi Marcelo!
    É uma boa ideia sim… A turma já faz isso lá no fórum dos ex-alunos (http://leitaoemacao.com/buteco). Lá estão sempre discutindo sobre as empresas e dá para pesquisar por código de ação, assunto, etc…

    Fazer o mesmo aqui no Blog não sei se seria viável. Mas vou pensar à respeito :-)

    ————————-
    Oi Investidor Internacional!
    Obrigado pelo seu comentário!

    Sim, vai muito também do gosto pessoal, do tempo disponível para acompanhar, do capital disponível para investir, dos objetivos e estratégias pessoais…

    O importante é estar firme em bons conceitos, ter o risco controlado e satisfação ao investir…

    ——————
    Abraços!
    Leitão

  13. 13 Rogério Artur Santos

    Leitão, tudo bom?

    Você acha legal uma carteira de 20 empresas, dividida assim: dois grupos, o primeiro com alocação de 60%, no qual estariam ações que penso estar em um nível superior ao do segundo grupo, o qual receberia 40% dos aportes, e que seria composto por papeis que, ao meu ver, não apresentam resultados tão consistentes como o primeiro time?

    Pergunto porque não vejo muito sentido em distribuir 5% dos recursos para todas as ações, já que umas têm potencial para apresentar melhores resultados que outras. Por exemplo, Grendene, WEG e Ambev, no meu entendimento, são empresas com históricos de resultados muito bons, por isso, elas fariam parte do primeiro time, recebendo 6% de alocação. Enquanto empresas como Alpagartas e Totvs, ficariam no segundo grupo, com 4% cada.

    O que você acha?

    Saindo um pouco do assunto deste post, com sua licença, estou com a impressão de que essa crise política/econômica que vivenciamos está demorando a passar. Já tem dois ou três anos que estamos nessa situação e, aparentemente, não há perspectivas de melhoras para os próximos meses. Meu raciocínio está certo? Você já vivenciou algo assim?

    Abraço e obrigado!

    Rogério

  14. 14 Leitão

    Oi Rogério!
    Bom dia!

    Sim, muito bem colocado! Essa é uma variação estratégica muito válida sim, costumo comentar isso com meus alunos. Dar peso diferente para empresas diferentes, conforme os critérios de cada um… Tudo ok com seu pensamento!

    Sobre a crise política/econômica atual, sim, ela está se prolongando além do esperado justamente por causa da não mudança da gestão nas eleições passadas. E a mudança brusca (forçada) agora é isso ai que estamos vendo – arrumar o motor com o carro andando… Mas não é o fim do mundo não, já passamos por crises políticas muuuuuuuuuito piores (lembre-se do plano cruzado, plano cruzado 2, hiperinflação, collor, URV, Real, etc)…

    Abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

