CHAT 06 a 12/jun

06jun16

Leia também…
Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Receba um resumo semanal desse Chat, toda segunda-feira...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livros
      RSS dos comentários



26 Responses to “CHAT 06 a 12/jun”

  1. 1 Leitão

    Bom dia, amigos!

    E vamos que vamos! Ótima semana a todos!
    Leitão

  2. 2 José Roberto

    Bom dia!
    O que dizer, esperar, de OIBR4?
    Abraço!

  3. 3 Leitão

    Oi José Roberto!
    Bom dia!

    Não dá para esperar nada da OIBR4. Sempre foi ruim e agora está péssima… Só prejuízo!

    Um abraço!
    Leitão

  4. 4 Luiz Antonio de Souza

    Oi. Boa tarde.
    Gostaria de um comentário sobre MILS3

  5. 5 Alexandre Lima

    Boa noite.

    MILS prejuízo trimestre após trimestre(sem lucro), depende de outras empresas(de setor critico ¨no momento¨).
    Quedas de EBIT, EBTDA, nas margens, se endividando…

    Complicadíssima.

  6. 6 Andre

    Leitão bom dia!

    A bolsa, de uma forma geral, está em um momento de baixa ou de alta?

    É comum acontecer como no ano passado, quando coincidiu um momento de baixa na bolsa e com a renda fixa atrativa? Assim que fica bom pra investir não é.

    Saudações.

    André

  7. 7 Leitão

    Oi Luiz Antônio!
    Bom dia!

    O Alexandre já comentou bem (Obrigado, Alexandre!). A MILS3 realmente está péssima, com prejuízo…

    ———————–
    Oi Andre!

    A bolsa está em uma fase de baixa principalmente por causa do momento político/econômico. Boa parte das empresas têm tido bastante dificuldades e os lucros ficaram reduzidos.

    A correlação inversa entre bolsa em baixa e renda fixa alta ou vice-versa existe mesmo. Mas isso é apenas movimentação de capital… Nossa decisão e disciplina de investir não depende disso.

    Mesmo em períodos de dificuldades vamos encontrar boas empresas com problemas pontuais e superáveis, e boas empresas em pleno vigor. Ou seja, continuamos investindo…

    Ficar esperando “o melhor momento” não é certo. O melhor momento para investir é: sempre. Investir é uma rotina, uma disciplina, e não algo oportunista. Já o outro assunto, a Especulação, essa sim é oportunista… Entender bem a diferença entre Investir e Especular é vital.

    Abraço!
    Leitão

  8. 8 Ricardo Pinheiro

    Boa tarde! Leitão

    Sou totalmente novato, quero iniciar no mercado de ações e li muitas matérias com Luiz Barsi, e como ele, não ficar milionário, mas aos poucos ir construindo patrimônio para garantir minha aposentadoria. Como faço para me tornar um investidor individual. Não tenho nenhuma economia, um investimento inicial de R$ 500,00 já conseguiria semear para colher uns grãos?? Desde já agradeço.

  9. 9 Leitão

    Oi Ricardo!
    Boa noite!

    Seja bem vindo ao Blog, aqui mesmo você vai encontrar muito material para leitura/estudos que vai lhe ajudar nessa caminhada inicial… O importante é começar!

    500,00 já está bom para começar sim… Poupar e coçar é só começar, como dizia minha avó… A gente vai pegando o gosto pela coisa. É importante ter perseverança no começo quando é mais lento e menos motivante… Mas depois a coisa vai…

    Antes de começar no mercado de ações é bom estudar um pouco mais o assunto. Enquanto isso, vá guardando isso na poupança mesmo. Depois, com um pouco mais de preparo, aí sim vai poder transferir isso para ações… Não precisa ter ansiedade.

    Como disse, aqui mesmo no Blog vai encontrar muita coisa… Costumo deixar o link abaixo para quem chega recente, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/about/dicas/

    E aos poucos vou ajudando mais… precisando, pode falar!

    Um abraço!
    Leitão

  10. 10 rubens

    Bom dia …venho acompanhando o blog, mas nunca fiz uma pergunta. Hoje resolvi e vou fazer duas ..rsrsrs….se me permitem.

    Gostaria de saber do ponto de vista fundamentalista, se a empresa HGTX3, é uma boa empresa?

    A segunda pergunta, vem no caminho, quais empresas são boas para investimento do ponto de vista fundamentalista?

    Agradeço antecipadamente

    Rubens

  11. 11 Alexandre Lima

    Boa noite.

    Iria fazer um texto longa, mas vou aguardar o mestre. rsrs.

  12. 12 Alexandre Lima

    longo*

  13. 13 Mário

    Leitão,
    Bom dia,

    Estive buscando informações no blog sobre FII’s, e achei uma informação postada em 2012 (https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/04/09/os-riscos-dos-fii-fundos-de-investimento-imobiliario/). Não encontrei novos posts sobre o assunto.
    Seria possível você falar um pouco mais sobre FII, qual sua opinião sobre esse tipo de investimento como diversificação e se você acrescentaria algo mais sobre o post de 2012?

    Obrigado.
    Abraços.

    Mário

  14. 14 FTA

    Olá Leitão, Bom dia.
    Gostaria de saber dentro dessa fase ruim para o país e empresas, de cada R$ 100,00 aportados(investidos) quanto vc tem recebido de dividendos atualmente na sua carteira de ações ? E no valor de mercado da mesma qual o DY?
    abs e obrigado

  15. 15 Leandro Fernandes dos Santos

    Leitao, tudo bom?

    Estou com vontade de investir em ações. Mas estou com uma dúvida.

    Quando a gente investe em imóveis temos a certeza que não vamos perder esse bem, temos escritura, ninguém te rouba, não tem como sair carregando uma casa nas costas, rsrs.

    Agora, investimentos feitos online, como tesouro direto e ações são muito virtuais. Não dá a mesma sensação de segurança psicológica que um imóvel te dá.

    Queria saber que garantia a pessoa tem que não terá problema com suas ações? Não sei se consegui ser claro, mas o que me deixa mais receoso em investir em ações é essa caracterísitca de investimento virtual que ela tem, que num clique posso ter problemas. Desculpe se a pergunta é boba, não entendo muito do assunto.

    Obrigado.

    Leandro

  16. 16 Pedro A.

    Fala, Leitão, blz?

    Estou montando uma carteira. Atualmente tenho 14 empresas. Já estou achando demais, tá parecendo um balaio de gato, kkk.

    Vi que no seu blog você indica umas 20. Não é empresa demais para acompanhar? Tem necessidade disso tudo mesmo?

    Dá uma olha, por favor, na minha lista. Acho que tá boa. Qual sua opinião?

    Bradesco, Cielo, Itaú, Ultrapar, Grazziotin, Mdias Branco, Ambev, Tracbel, Cetip, Valid, Grendene, Porto Seguro, Wege e Taesa.

    Abração.

    Pedro Augusto

  17. 17 Leitão

    Oi pessoal, bom dia!

    ————————
    Oi Rubens!
    Obrigado pelas visitas! Não se acanhe, participe mesmo! :-)

    A HGTX3 é boa empresa sim, lucrativa e tem tido bom desempenho. Retraiu um pouco agora com a crise, mas continua firme… Pode-se analisá-la com mais calma sim…

    Sobre sua segunda pergunta, veja: poderia até lhe passar uma lista de empresas agora. Mas e depois? Como saberia se continuam boas ou não? Qual estratégia a adotar hoje e depois? Não adianta investir assim, na base de lista de terceiros. Você tem que criar a capacidade de analisar sem depender de terceiros. Eu entendo que no começo parece coisa difícil, mas não é não.

    Investir é muito bom, mas tudo que é bom dá trabalho… Mas vale a pena aprender! Afinal, a gente passa boa parte da vida nos tornando experts em ganhar dinheiro, mas muito pouco tempo e energia as pessoas dedicam a aprender a ADMINISTRAR esse dinheiro depois de ganho. Não deve ser assim…

    Para ajudar nesse estudo e garimpo, veja essa lista da minha turma de ex-alunos:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2015/01/16/queridinhas-do-buteco-do-leitao/

    ——————————-
    Oi Mário!

    Os FII (Fundos de Investimento Imobiliário) são uma opção válida para diversificação de investimentos. Tem suas particularidades e aqui no Blog não trato sobre esse tema.

    Os FII trazem a vantagem da praticidade de investir em imóveis sem as dores de cabeça com vacância, reparos, amolações com inquilinos, etc… Além de poder alocar menor capital e gradualmente, diferente de imóveis diretos, que exigem grande investimento de uma vez só. Mas é preciso atenção conforme o link que você citou…

    É sempre bom conhecer e ter várias opções para diversificação de investimentos, e os FII são mais uma delas. Não é a “tábua de salvação” ou a “coisa do momento” como muitos falam. Todo investimento deve fazer parte de um conjunto de variações. Não se deve alocar demais, nem sair especulando com quotas de fundos, como muitos fazem. O objetivo é receber aluguel, apenas isso. Especular com quotas não é legal…

    ——————————-
    Oi FTA!
    Bom dia!

    Não gosto de falar de números para não influenciar terceiros aqui no Blog. Afinal, cada investidor tem sua forma de gestão e suas estratégias… Vou ser evasivo nessa questão: até o ano passado foi tudo muito bem, esse ano em particular está sendo em torno de metade do que era antes, caiu bastante. O que já era de se esperar mesmo… Por enquanto vamos ter um período de vacas magras, não tem jeito, as empresas tiveram forte queda nos lucros. Nesses momentos a diversificação ajuda muito. Umas muito boas seguram as pontas das outras em dificuldades.

    ——————————-
    Oi Leandro!

    Sua pergunta é importante sim, é uma boa questão e que incomoda a muitos!

    Eu também tenho investimento em imóveis e na prática digo que é bem dolorido, não é tão seguro e bom como muitos imaginam. Dá muita dor de cabeça com vacância, impostos, reparos, condomínios, amolações com inquilinos, etc, etc, e mais etc… Além da baixa liquidez. Se precisar vender, é um suplício… Em fim, o investimento em imóveis é bom sim, importante, mas não é tão bom e lucrativo como muitos pensam, nem tão tranquilo também como muitos pensam…

    Já o investimento em ações e outros que hoje em dia se faz de forma prática, online, parece mesmo muito virtual e volátil, eu lhe entendo. Mas tem segurança sim: os grandes investidores investem nisso, então eles têm total interesse em manter a coisa funcionando. Se der problema, o país para, literalmente. Quando se investe em ações o patrimônio fica atrelado À BMFBovespa, não fica na corretora. Então, mesmo que a corretora quebre, não tem problema. Seu patrimônio está seguro. O mesmo acontece com o Tesouro, está com o Governo. Governo não quebra. Se quebrar a bolsa ou o Governo, pode fugir para as montanhas porque o mundo está acabando… Emfim, em matéria de segurança, tudo ok, não há com que se preocupar.

    O maior risco de qualquer investimento está em nós mesmos: em não entendermos bem do que se trata e fazemos de forma displicente. Qualquer coisa que fazemos sem entender direito é perigoso, até mesmo andar de bicicleta…

    Outro problema é a inércia. Muitas pessoas, por não entenderem bem, e por pura preguiça mesmo, acabam ficando inertes. Não investem em nada. Trabalham anos e anos diligentemente. Mas no final das contas não constroem nada… Isso também é um erro…

    ———————————-
    Oi Pedro!

    Rsss… .Parece um balaio de gato mesmo, mas não é não. Ao invés de balaio de gato, pense que é uma cesta de sementes de variadas frutas, ou uma colônia de formigas trabalhadoras… rsss

    Diversificar é importante pois por melhor que escolhemos, sempre haverá problemas seja na nossa capacidade de análise e escolha ou mesmo na economia ou mercado em que as empresas estão. 5 boas empresas hoje podem não ser tão boas depois… Já 20 boas empresas hoje podem até ter algumas com problemas depois, mas 20 ruins é difícil…. :-)

    Não adianta ser expert em acompanhar 5 empresas. Se houver problemas, será um expert em problemas, só isso. É melhor montar uma carteira maior e diversificada, mesmo que isso implique em acompanhar menos detalhadamente cada uma… A estratégia compensa as falhas de análise nesse caso.

    Quanto à sua lista, não posso opinar assim diretamente. Mas parabéns, tem feito boas escolhas… Não vejo nenhuma ação crítica… ok… E uma obs.: A Ctip vai deixar de existir… a BMF está incorporando ela. E outra obs.: além de empresas, procure variar os setores…

    ———————
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  18. 18 rubens

    obrigado leitão e aos outros

  19. 19 Botelho Pimento

    Olá Leitão, Comprei ações da CMIG a 2 anos atrás na época que começou a descer morro abaixo, fiquei esperando, e nos últimos tempos ela ficou na faixa dos R$5,00. Pergunto existe alguma possibilidade de um curto prazo ela passar de 6 ou 7 reais? ou seria melhor passar a mão na grana e por em outra empresa?

  20. 20 Leitão

    Oi Botelho!
    Boa noite!

    Não posso dar pitaco assim em ações terceiras, e também não podemos tomar decisões baseados em futuros ou simplesmente expectativas ou dicas de terceiros…

    É preciso ter critérios para comprar e também para vender as ações. No seu caso, pelo que comentou fez apenas uma compra da Cemig. O objetivo parecia ser de Investimento. Então é preciso mais que isso… fazer apenas compras eventuais e ficar torcendo não é uma estratégia legal… Tem que ter uma Sistemática de compras regulares, e também critérios de escolhas. E isso não só para uma ação, para todas da carteira.

    A Cemig não é uma empresa ruim a ponto de sair desesperadamente vendendo. Tenha calma e reflita sobre essas conceitos importantes, para que não passe mais apertos/insegurança com ela e outras depois…

    Um abraço!
    Leitão

  21. Leitão, boa noite,

    Também tenho uma posição em Cemig, que foi gradativamente montada.

    Acredito que conheço até que bem a empresa, mas confesso que tem hora que dá mesmo vontade de fazer como o Botelho e desfazer-se de tudo.

    Mas, como meu objetivo é mesmo de longo prazo, pensando em auferir dividendo no futuro e ponderada a qualidade da empresa, é que venho mantendo em carteira.

    De qualquer modo, mesmo assim tem hora mesmo que dá uma enorme vontade de se liquidar a posição.

    O que você, sinceramente, acha da empresa ?

    Carlos

  22. 22 Leitão

    Oi Carlos!
    Bom dia!

    Eu lhe entendo. Mas é preciso tirar a emoção da jogada e manter a frieza. Tudo que envolve dinheiro acaba mexendo com nossos nervos mesmo, e acabamos agindo como a manada.

    A melhor hora para se desfazer de uma ação (ou qualquer tipo de negócio) é quando está tudo bem, tudo a mil maravilhas, quando não dá vontade de desfazer.

    A pior hora para se desfazer de uma ação (ou qualquer tipo de negócio) é quando está tudo mal, com sentimentos de desânimo, quando dá uma vontade enorme de se desfazer.

    Ou seja, o momento agora não é para se desfazer. Se era para se desfazer da Cemig, isso deveria ter sido feito antes, quando ela estava lá em cima, no otimismo e euforia geral… Agora está bem baixa, não é hora.

    A Cemig está sofrendo com as interferências no setor e também dentro da gestão da empresa, além da crise atual… É fato que a boa e velha Cemig de antes está ruim nesse momento. Avalie com calma e escolha a melhor estratégia.

    Abraço!
    Leitão

  23. 23 Luiz

    Leitão, já que o assunto é elétricas, e mais precisamente CMIG, qual sua opinião para se entrar na empresa agora? Estou procurando uma nova elétrica para ig e estou na dúvida se compro o certo, ou seja, reloginhos “caros” como TBLE e EQTL ou se compro o duvidoso, que seria uma penca madura de CMIG e seus desafios para o futuro.

  24. 24 Leitão

    Oi Luiz!
    Pois é, sua análise já foi acertada. Em seu próprio comentário já está a dualidade… É uma decisão pessoal, não posso opinar, senão prejudico mais do que ajudo. O que sempre procuro discutir aqui no Blog são conceitos, para ajudar na educação para os investimentos. Discutir operações não posso mesmo…

    Abraço!
    Leitão

  25. 25 Botelho Pimenta

    Começou o São João, Cai Cai ação, cai aqui na minha mão! bom fim de semana Leitão.

  26. 26 Leitão

    Rsss! Vamos pular a fogueira! :-)


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s