Voltei!

19maio16

Bom dia, pessoal!!

Acabei de chegar de Fernando de Noronha! Lá é realmente muito bonito e diferenciado. Com certeza foram as praias mais bonitas que já fui… Recomendo! Só sugiro planejar bem os gastos, pois lá é tudo muito caro… caro mesmo… Rsss… Eu, que não sou de gastanças, tive que fechar os olhos e deixar rolar… Mas vale muito a pena, é só se planejar bem…

Um grande abraço!
Leitão



30 Responses to “Voltei!”

  1. 1 Anônimo

    Bem-vindo de volta, Leitão!

    Lá em Noronha, quando fui costumava-se falar em uma “moeda paralela”, seria o “Noronha” algo em torno de 1 Euro!!!hehehe

    Leitão, estou com dúvidas sobre empresas que andam patinando na minha carteira, tipo NATU / POMO / CMIG / CCRO / VALE, tanto na questão de lucro decrescente quanto aumento da dívida.

    Minha dúvida é, seria um erro na estratégia do IG, fazer pausa nos aportes nessas empresas e direcionar para as outras 15 empresas que tenho em carteira, ou é correto fazer essas pausas nessas empresas que mostram uma curva decrescente em lucros (exemplo principal NATU/ POMO).

    Ao mesmo tempo às vezes dá aquela sensação que errei na fase de seleção das empresas….haja resiliência e paciência. Venho acompanhando as empresas a cada ano e vou completar 4 anos em breve.

    Abraço,

    Paciente

  2. 2 Leitão

    Oi Paciente!
    Heheheh! O euro é bem equivalente com o custo de lá mesmo… rsss

    Se a carteira já está amadurecendo não é errado dar manutenções não. O que não pode é mudar de estratégia a todo momento, a todo semestre ou ano… Mas com o passar do tempo, se perceber pioras nas empresas e começar a lhe incomodar dentro de seus critérios, ok, pode dar pausa sim, é uma estratégia a adotar… Pode-se dar pausa em umas e direcionar os recursos para outras, seja dentro da mesma carteira ou incluindo novas empresas mais fortes para a economia atual… Incluir novas é uma boa, pois mesmo em momentos com problemas econômicos temos empresas que vão bem…

    É importante observar que estamos em um momento bastante singular no país, bem negativo economicamente e politicamente. Então é preciso ponderar isso e perceber que as empresas em geral vão passar por um período ruim. Tente ponderar isso nas suas avaliações, para separar o que é problema econômico momentâneo do que é má gestão e problema estrutural de verdade…

    Um abraço!
    Leitão

  3. 3 Luiz

    Eu tenho somente banco do brasil, banrisul, cemig, grandene, ecorodivias e ccr. To muito arrriscado ou mais ou menos.

  4. 4 Leitão

    Oi Luiz!

    São boas empresas, mas veja os problemas:

    1) Carteira pouco diversificada: apenas 6 empresas

    2) Concentração de setores em carteira pequena: 02 do setor de bancos, 02 do setor de rodovias…

    O melhor é montar, gradualmente, uma carteira com 20 ou mais empresas, procurando variar bem os setores. Se a carteira for de 20 ou mais, ok, pode até repetir empresas de um mesmo setor. Mas se a carteira for menor, aí não é bom repetir não…

    São conceitos simples e muito importantes, traz mais qualidade e mais tranquilidade na carteira.

    Um abraço!
    Leitão

  5. 5 RIOS

    Ola Leitao,
    Que bom que gostou do passeio.
    Das 23 empresas que vc tem, qtas desde que comecou seu IG, vc deu cartao amarelo e qtas deu vermelho?
    Ou seja em oito anos de carteira mudou muito seu time?abs

  6. 6 Leitão

    Oi Rios!
    Foi ótimo mesmo, esse nosso país é abençoado por Deus. A gente tem que dar mais valor ao que temos de bom e não dar tanta atenção aos problemas. Temos muito mais motivos para nos orgulharmos do que para reclamar… :-)

    Ixi, são tantos anos de estrada que nem lembro mais esses detalhes… Antes eu trazia tudo de cor, decorado… Mas tenho tudo registrado nas planilhas… As 23 atuais já foram mais, já foram menos, já tive que mudar por questões de estratégia, por questões de perda qualidade, por erro mesmo, por questões obrigatórias como fechamento de capital, etc… Procuro evitar mexer… concentro a ansiedade por operar na parte especulativa e deixo os investimentos mais quietos… isso ajuda, pois a gente sempre tende a ficar mexendo demais na carteira, o que não é bom… Mas deixar a carteira empoeirando também não é legal. Tem gente que monta uma carteira no primeiro ano e depois deixa tudo de lado, esquece até a senha da corretora… O bom é manter um equilíbrio nisso…

    Um abraço!
    Leitão

  7. 7 monicabpina

    Prof. Noronha é lindo por 3 dias! mais do que isso acho demais e sempre tento alertar as pessoas que estão indo pra lá a pensar no custo/benefício.
    As pousadas que cabem no bolso da maioria das pessoas (99%) são muito ruins em infraestrutura, comida cara e horrorosa (imagino pra você que é mineiro rs.). 3 ou 4 dias no máximo, dá pra conhecer tudo na ilha, fazer todos os passeios, tirar mil fotos e voltar pra civilização :-) Outra coisa foi o serviço ao turista…se você está acostumado a ser mimado, esquece Noronha rs.

    Prof. quando você vai fazer aqueles gráficos maravilhosos de longo prazo? Eu como investidora, me sinto cega diante desses gráficos de curto prazo pra especulações.
    Minha carteira está assustadora e olha que tenho feito as coisas direitas.

    Um abração!

  8. 8 jose carlos

    Caro Leitao

    Aluno e usando o IG a muito tempo….mas apos quase 5 anos , minha carteira ainda está no prejuizo e patinando mais do que esperava….mas nao desisti pois ainda acredito que a Bolsa vá se recuperar.
    Noronha para mim continua sendo um paraiso para mergulho e merece ser visitada por todos que puderem gastar um pouco do seu rico $$$…excelente escolha. Proximo passeio para tua familia , deveria ser Bonito , no Mato Grosso.
    Minha carteira de 21 ações , ja sofreu cortes ao sair de Vale , Petrobras , CSN ( infelizmente saí antes das ultimas valorizações…rs…rs ..poderia ter perdido menos, mas nao recuperaria a perda historica ) , mas as demais sao todas boas .
    Nao espalhe a noticia , mas até a Poupança ( ultima opção para qq pessoa aplicar ) , ganhou de varias de minhas ações nos ultimos 5 anos!!!. Todas queridinhas do Buteco !!!
    Abração e continue espalhando os bons conceitos para os mortais alunos nao fraquejarem.
    Zeca 49

  9. 9 Leitão

    Oi Mônica!
    Hehehe! Pois é, mineiro sempre dá um jeitinho… Depois de algumas experiências a gente acabou improvisando uma cozinha e fazendo nós mesmos nossa comida… melhor e mais em conta… rsss…

    Sobre os gráficos de longo prazo, boa ideia! Vou providenciar!
    Nesse momento econômico e político do país a maioria das carteiras está mesmo sofrendo, não tem jeito. Temos que passar essas vacas magras… Penso que a história seria outra se a mudança de governo tivesse ocorrido de forma normal na eleição passada… mas fazer o que, não é… o jeito agora é pegar esse meio limão e fazer uma limonada por enquanto…

    Abraço!
    Leitão

  10. 10 Leitão

    Oi Zeca!
    Obrigado!

    Sim, Noronha é uma maravilha que temos aqui no Brasil… A dica é procurar a rotina dos nativos e tentar fugir dos “enlatados para turista”…

    Obrigado pela dica. Minha esposa comentou mesmo sobre Bonito, está na lista para os próximos passeios… :-)

    Sobre a carteira, pois é, acabei de comentar acima com a Mônica. Essa fase não tem jeito, temos que aguentar firmes essa crise política-econômica… Vamos que vamos!

    Um abraço!
    Leitão

  11. 11 Alison Gallo

    Oi Leitão.

    Imagino que Noronha deve ser muito bonito.

    Vendo os comentários da Monica e do Zeca, queria aproveitar pra dizer um pouco da estratégia que estou adotando (não estou recomendando pra ninguém e espero que cada um analise pra tomar as próprias decisões).

    Acho que o IG, feito religiosamente, pode ser realmente benéfico no longo prazo. Mas no meu caso tenho sentido a necessidade de, antes de comprar uma empresa, analisar se estou pagando caro ou barato, baseado em alguns indicadores que fui coletando através de livros e outros estudos. Claro que com essa estratégia, se seguida a risca, também pode fazer com que eu perca boas empresas que são realmente mais caras se comparado as demais.

    Mas com essa estratégia tento evitar comprar empresas no topo (vide PETR e VALE em 2011-2012), e com isso não ver a carteira amargando longos prejuizos em momentos como esse, e maximizar meus ganhos.

    Ainda está cedo pra dizer se essa estratégia será boa ou não, mas é uma estratégia mais alinhada com o meu perfil (sempre busco por ofertas =).

    Se puder comentar Leitão, agradeço.

    Forte abraço.
    Galo

  12. 12 Leitão

    Oi Galo!
    Posso comentar sim, vamos lá:

    Estratégia baseada em preço/valor é o que chamamos de Investimento em Valor, e parece ser o que você tem procurado fazer. Ok, tudo bem, é uma boa estratégia se bem feita, mas é diferente da Estratégia de Investimento Gradual. Os conceitos são diferentes e a forma de executar também.

    No seu caso, para fazer Investimento em Valor, fique atento para não concentrar capital demais em poucas empresas ou poucos setores. Mesmo fazendo IV é muito importante procurar diversificar e balancear. Muitas vezes pode ficar tentado a acumular muito de uma empresa que ficou barata, e com isso concentrar demais…

    IV também exige mais análise e atenção, um acompanhamento mais atento, pois a estratégia é mais sensível a oscilações de preço, e sensível também a erros e mudanças de qualidade. Outra coisa é que nem sempre poderá acumular mensalmente, como no IG… Pode-se passar meses e meses sem encontrar boas compras, e quando elas surgirem, pode perder o bonde também…. Isso sem falar do fator emocional, que pode lhe atrapalhar, se não tiver critérios bem definidos e frieza…. Em fim… são apenas algumas pinceladas pra você ficar atento…

    Um abraço!
    Leitão

  13. 13 Alison Gallo

    Obrigado pelos comentários sempre muito bem expostos.

    Como disse, atualmente tenho preferido e tenho estudado para aplicar IV ao invés de IG (Acredito que isso se deva ao fato de hoje estar na mesma situação da Monica e Zeca).

    Mas concordo que é uma estratégia que exige maior empenho e ter os efeitos colaterais mencionados por você.

    Obrigado mais uma vez pelo espaço.e ainda quero muito fazer o curso. Quem sabe ainda esse ano…:)

    Abraços.
    Galo

  14. 14 Leitão

    Disponha, Galo!
    E quando animar vir para a turma será muito bem vindo!

    Grande abraço!
    Leitão

  15. 15 Summerholt

    Caro Leitão, tomo a liberdade de tentar acrescentar algo ao amigo Jose Carlos.

    Nobre amigo, pelas suas palavras, é possível perceber uma pequena confusão de conceitos. Tente focar suas análises na saúde e valor das empresas que és sócio. Cotação tem pouco valor para quem é sócio e faz investimento gradual (IG).

    Não se deixe abalar por preço de ativo nem por comparações com outros tipos de investimentos, pois, no longo prazo, RF não ganha da lucratividade de empresas fortes e de valor (capital produtivo).

    Abraço.

  16. 16 Alexandre

    Olá, Leitão, tudo bem?

    A título de curiosidade: quanto tempo você levou para conquistar sua independência financeira? Pode nos contar um pouco sobre sua trajetória? Como fez, se o valor que alcançou dá pra ter um padrão de vida legal, se você ainda investe com a intenção de aumentar seu patrimônio ou só de mantê-lo… dá uma palhinha aí pra gente… rs

    Abraços

    Alexandre

  17. 17 monicabpina

    Prof. acho que vou ter que refazer seu curso para relembrar alguns conceitos!
    Quando dar cartão vermelho para uma empresa? Como ser frio e racional? Não tem uma vozinha dizendo: caaalma Leitão, a empresa só está passando por uma má fase…estão todas ruins. Aguenta mais um pouco…Passa isso pela sua cabeça prof?

    Bem, consegui dar cartão amarelo para muitas da minha carteira e hoje com 23 ações só compro 5 para o meu IG o restante está com cartão amarelo, rebalanceando ou para dar o vermelho.

    Boa semana pra todos!

  18. 18 Zeca49

    Monica
    Bem colocado. Otima sugestao para algumas pilulas de paciencia e reforço , do Leitao .
    A Bolsa está uma draga a mais de 6 anos e até a Poupança ( nao indico nem tenho $$ nela a muito tempo ) está ganhando de metade de minha carteira. FIIs tambem foram melhores nesse meio tempo . Nada como diversificar ( sim , o TD está bem nesse intervalo…espero que nao haja calote da divida !!! ) .
    Mas apesar de tudo , continuo acreditando no IG do Leitao …e o faço para meus filhos tambem . )
    Abs / Zeca49

  19. 19 Leitão

    Oi Alexandre!
    Bom dia!

    Ótima pergunta! A resposta dá um livro inteiro… rss… Estava até escrevendo sobre isso, mas por hora o projeto está na gaveta… :-)

    Outro dia respondi uma pergunta semelhante para o amigo Pedro Paulo, então vou usar parte da resposta…

    Vamos lá:

    – Trabalhei muito, muito mesmo, feio um louco psicopata. Fiz carreira no grupo Fiat e IBM e cheguei até o topo da carreira de analista de negócios. Mas isso foi só uma parte da história. Também empreendi muito, errei muito, fali muito, acertei também, trabalhei e trabalhei…. Foram sempre 8hs na empresa e outras 8hs por conta. Nunca fiz uma coisa só… Sempre fui produtivo uma média de 16hs por dia, ou mais…

    – Bem, apesar de ralar bastante, não sacrifiquei a vida não. Vivi bem esse período todo, mas é claro que antes dos 30 a energia para trabalhar feito louco e também curtir a vida é outra… Depois dos 30 a energia cai um pouco… rsss

    – Sempre poupei muito também, vivi sempre de forma frugal, carros usados velhos, roupas simples, sem me render a luxos desnecessários. E junto a isso canalizei as economias para bons investimentos… Bolsa de Valores é vital para exponenciar a coisa. Só trabalhando ninguém fica rico: é preciso investir de forma pró-ativa!

    – Hoje tenho meus brinquedos, meus luxos, mas o hábito de viver simples é ótimo e leve, então é fácil.

    – Hoje em dia procuro administrar o patrimônio, coisa que dá trabalho. Se cresce é consequência natural, não é mais um objetivo fixo…

    – Para se atingir a tão sonhada Independência Financeira é preciso evoluir em duas linhas paralelas e antagônicas: Primeiro, acumular capital trabalhando e fazendo bons investimentos. E segundo, evoluir pessoalmente para ter um estilo de vida que vai precisar cada vez menos do dinheiro que se está acumulando. Assim você acelera a coisa, pois quanto menos se precisa de dinheiro, mais rico se é…

    – Não existe uma “hora X” para dar a virada de mesa da vida. Essa virada vai acontecendo gradualmente. Viver livre não é uma meta final, é um estilo de vida. Você vai caminhando nesse sentido e quando nem perceber já vai estar livre… Dinheiro para lhe manter sem ter que trabalhar por obrigação, mas só por gosto/talento/inclinação, e estilo de vida fácil de levar….

    Bem, espero ter ajudado contando um pouco da minha experiência… E se precisar, pode perguntar, gosto de ajudar…

    ——————————
    Oi Mônica!
    Vixe! Só 5 no rodízio?! Não tá certo não…

    Estamos num momento muito ruim no cenário político/econômico, mas fugir da disciplina pode piorar as coisas… Uma coisa é ser disciplinada e superar os problemas que são externos, outra coisa é criar problemas por você mesma…

    Não fique chateada. Como diz o popular: “Não tá fácil pra ninguém”… Até mesmo as empresas mais fortes e recentemente lucrativas estão passando por dificuldades. Infelizmente é uma fase bastante singular causada não por incompetência das empresas, mas por fatores maiores…

    Se sentiu que chegou a hora de dar manutenções, pondere bem isso. Evite vender ações no vermelho. Enquanto aguarda a má fase, procure adicionar novas empresas na carteira, aquelas que estão indo bem, mesmo nessa fase ruim… sempre tem empresas que vão bem… direcione os novos aportes para elas, e enquanto isso ganha tempo para decisões com as outras… Se você fez boas escolhas antes, não tem que tomar decisões com pressa. Mas obs.: dar pausa nas compras é uma estratégia válida, mas cuidado, pois lembre-se que é justamente na curva de baixa que vai acumular mais ações a preços mais baixos… essa regra é válida sempre… só precisa decidir quais vai acumular mesmo em baixa e quais você realmente perdeu a confiança.

    Bem, sei que não é fácil fazer. As emoções batem a porta mesmo: insegurança, dúvidas, medos… É por isso que estudamos comportamento de massa, pois precisamos de bastante frieza para não agirmos como todos agem.

    ———————–
    Abraços!
    Leitão

  20. 20 Leitão

    Oi Zeca!
    Pois é, acabei de comentar acima com a Mônica.

    Uma forma prática de ganhar ânimo é pensar nas fases anteriores do Brasil. Lembre-se de como era na época da hiperinflação, do Plano Cruzado, do Plano Cruzado 2, da URV e início do Real, etc, etc… Veja que na história econômica temos muitas fazes ruins, até piores que agora. Então, usando a história como escola, isso passa… E só poucos perseveram… Por isso é que a maioria peleja, e a minoria vence… Que estejamos firmes nesse time da minoria…

    E sobre diversificação de investimentos, sim, é muito importante. Sempre comento sobre isso. Ações, imoveis, renda fixa, empreender, etc… Cada modalidade tem seus altos e baixos, e uma coisa vai complementando a outra… Mas a única coisa que não pode ter baixos é nossa força de vencer e edificar… A força vital que nos faz ir para frente a despeito de tudo…

    Abraço!
    Leitão

  21. 21 Alexandre

    Leitão, muito legal a sua história!

    Eu gostaria de ter começado mais cedo, já passei dos 30, agora já penso é na aposentadoria mesmo. Fazer o que né… vivendo e aprendo… rs

    Obrigado,

    Alexandre

  22. 22 Leitão

    Oi Alexandre!
    Obrigado!

    Mas não tem essa de idade não… É claro que quanto mais cedo começarmos, melhor, mas o importante é a mudança de mentalidade. Ela pode ocorrer em qualquer fase da vida. A partir do momento em que você define colocar o dinheiro como um servo e não como um senhor, a vida muda. É só aprender a viver de forma mais simples e pensar fora da caixinha. Muitas vezes as correntes que nos amarram são invisíveis. Temos que ter sabedoria para identificá-las e coragem para arrebentá-las…

    Abraço!
    Leitão

  23. 23 Lúcia

    Bom dia Leitão!

    Grande satisfação ver os comentários acima. Participei da sua primeira turma do curso de investimentos. Fazia tempo que não passava por aqui. Mas sempre quando passo fico muito feliz com o nível das conversas e saber que vc continua firme e forte com seu blog.

    Só tenho a agradecer por ter feito seu curso. Me abriu os olhos sobre investimentos. Eu também vivo de forma simples, faço muitas viagens e meus amigos ficam dizendo que sou rica… kkkkk Porém eu acumulo meu dinheiro pra ter experiências. Não troco de carro todo ano, como a maioria dos meu amigos, muito menos uso roupas caras de marca… rs

    Acabamos vivendo num ciclo, carro zero, depois casa melhor e mais cara e roupas de marcas…

    Mas cada um tem suas prioridades, vamos em frente!

  24. 24 Leitão

    Oi Lúcia!
    Muito obrigado! Puxa, que bom ter notícias sua! Estava mesmo sumida da turma… some não! :-)

    Pois é, andar mais leve é sempre melhor… Afinal, as melhores coisas da vida não têm preço mesmo…

    Abração e apareça mais!
    Leitão

  25. 25 monicabpina

    Prof. antes do seu curso já tinha uma carteira com 12 ações, onde fiz algumas besteiras como comprar demais, concentrar demais e agora estou tentando balancear a carteira comprando as ações que estão em desvantagem (aquelas que fui acrescentando depois do seu curso).Tá errado?
    Ações como CSNA, GGBR, POMO, NATU, PETR e USIM estão com sinal amarelo ha mais de 2 anos e não tenho coragem de vender no preço que estão, então tenho alugado até tomar uma decisão. De todas só me arrependo de não ter vendido Usiminas…essa sim, virou pó! as outras engulo…
    Com a soma dos dividendos das 23 ações + alugueis que recebo, aproveito oportunidades únicas para comprar mais ações, mesmo daquelas que já estão gordinhas.

    Como posso melhorar isso prof?

  26. 26 monicabpina

    Lúcia, acho que somos da mesma turma :-)
    Somos das antigas rs.

  27. 27 Leitão

    Oi Mônica!
    Bom dia!

    Você tem que seguir uma disciplina/estratégia de compras e engorda de um bom grupo de ações. Não pode ficar dando jeitinhos e tentando arrumar aqui e alí não… A disciplina tem que ser com o grupo, e não com algumas aqui, acolá…

    Os desequilíbrios que vinham antes da Estratégia já deveriam ter se acertado com os anos. Agora, reveja o conjunto, identifique os pontos fracos, corrija ou defina uma estratégia para essa correção, e busque novas ações de qualidade para reforçar o time. Mantenha a disciplina com todas agora.

    Como você disse que já tinha uma carteira desequilibrada antes do curso, com as novas e apos os anos isso já deveria ter se acertado, parece que foi isso que procurou fazer… ok… Mas tente agora levar um time mais equilibrado e não tenha medo de incluir novas mais fortes agora para reforçar o time.

    O reinvestimento dos dividendos e alugueis está correto. É isso mesmo. Mas esse reinvestimento segue a disciplina da fila de rodízio, não é um reinvestimento a seu gosto não, é um reinvestimento metódico e sequencial. Toda vez que adotamos critérios pessoais e subjetivos em detrimento à disciplina de compras que o IG exige, estamos correndo o risco de enfraquecer a estratégia.

    Um abraço!
    Leitão

  28. 28 Zeca49

    Leitão e colegas
    Apos a teoria ( ja fizemos e passamos com louvor no curso do Leitao ) , o que nos impede de conseguir maior sucesso nos investimentos é realmente a falha na IMPLEMENTAÇÃO !!!
    Uma tatica que tenho usado para aplicar os conceitos do Leitão e pelo menos comigo , tem dado bons resultados é a seguinte :
    No mes anterior ( suponha 30 dias ANTES da aplicação ) eu calculo e planejo o que e quanto comprar de cada ação .
    Na data planejada , assumo que nao posso mudar nada do plano estabelecido ( claro que se a firma fechar ou explodir , é outra coisa ..rs..rs )
    Isto vale tambem para quanto colocar no T. Direto , Fundos Imobiliarios e Bolsa IG , alem de decidir antecipadamente qual o portfolio mais adequado .
    Resultados até agora : muito maior disciplina , nao sou afetado pelas noticias quentes do dia ou semana e muito menos stress , pois a decisao ja foi tomada no mes passado !

    Se servir para mais alguem , tentem e depois me digam o resultado.
    Abraços a todos / Zeca49

  29. 29 Leitão

    Oi Zeca!
    Perfeito, é isso mesmo! Essa forma de manter a disciplina é ótima! Recomendo! Rss

    Abração!
    Leitão

  30. 30 monicabpina

    Leitão e amigos, obrigada pela ajuda!

    Entendo! o difícil é segurar nossos instintos primitivos e implementar o planejado! A gente sempre acha que dá pra melhorar e acaba se perdendo. Um perigo isso!

    Bem, a minha tática é nunca mudar o valor que invisto para comprar minhas ações. Há 3 anos invisto sempre o mesmo valor em dinheiro e não pretendo mudar nos próximos anos.

    Compro sempre as ações da carteira de IG, porém aquelas que estão caras e gordas não compro em rodizio e sim esporadicamente quando vejo uma boa oportunidade para melhorar o preço médio. (obedecendo o valor fixo SEMPRE) As que estão com cartão amarelo, não sei o que fazer então não compro.

    Um abraço e bom feriado a todos nós!


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s