CHAT 07 A 13/mar

07mar16

Leia também…
Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Receba um resumo semanal desse Chat, toda segunda-feira...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livros
      RSS dos comentários



33 Responses to “CHAT 07 A 13/mar”

  1. 1 Leitão

    Bom dia, amigos!

    Abraços e boa semana a todos! Bora decidir e agir!
    Leitão

  2. 2 Igor

    Bom dia Leitão, o que você acha de SCAR3 ? vale um estudo?

  3. 3 Leitão

    Oi Igor!
    Bom dia!

    SCAR3 é meio inconstante nos resultados e paga baixos dividendos… Não me atrai… A liquidez também é bem baixa…

    Um abraço!
    Leitão

  4. 4 CARLOS ALFREDO CAJADO

    Caros colegas, existe um princípio, que nem sempre é lembrado, mas ao nível de país, no aspecto macro, a economia estará sempre subordinada à política.
    O mais competente dos ministros da Economia, não conseguirá implantar qualquer modelo que seja, enquanto perdurar a crise política.

  5. 5 Vagner

    Leitão,

    estou garimpando alguma ação pra especular no momento, mas possuo uma dúvida… quando o gráfico demonstra a ação tocando o ponto mais baixo do fibonnaci e depois volta a subir, você permanece posicionado até que ela entre novamente na congestão e chegue a resistência ?

    Notei várias ações subindo novamente mas que ainda não retornaram à congestão, por exemplo VALE5 e GGBR4, estou receoso quanto à entrada…

    Alguns dos seus gráficos estão merecendo atualização para especulação ou você possui alguma dica de ação no momento ?!

    abs

  6. 6 Leitão

    Oi Vagner!
    Bom dia!

    Aqui no Blog não posso dar dicas diretas de operação, isso pode prejudicar os muito iniciantes que acompanham aqui… Procuro sempre discutir conceitos…

    Após a boa queda recente (que eu mostrei aqui nos muitos gráficos para a turma) os preços deram um enorme repique, quem aproveitou, aproveitou.

    Entrar especulando agora no meio da euforia seria imprudente.

    Eu vou aguardar a acomodação dos preços e uma configuração mais cara e assim que der boa leitura vou atualizar os gráficos aqui para os amigos…

    Um abraço!
    Leitão

  7. 7 Anônimo

    Bom dia Leitão,

    Voce acompanha CCRO? O que voce acha desse perfil de empresa que trabalha alavancado controlando dívida contando com receita futura? Sei que é um caso excepcional pois tem a receita oriunda das concessões por longos periodos, mas na atual conjuntura do país até isso tem caido.

    Sei que não devemos analisar empresa somente sob um dos aspectos, mas no geral Lucro Liquido vem decrescendo, Margens Bruta/Liquida e Ebitda caindo e ROE caindo (vide gráficos site Fundamentus). Enfim, seria uma empresa p/ter cuidado com novos aportes?

    Em tempo, tenho CCRO na carteira com preço médio próximo do preço atual.

    Obrigado,

    Investidor

  8. 8 Leitão

    Oi Investidor!
    Bom dia!

    Sim, acompanho. A CCRO tem tido um bom desempenho e mesmo em meio a crise, com muitas outras empresas bem penalizadas, ela tem mantido resultados razoáveis apesar da retração atual…

    Mas sim, ela tem endividamento considerável, mas é uma característica dela mesmo. É um fator negativo e justamente por isso temos que exigir bom desempenho com ela… Só pode endividar se manter lucros, senão é receita para quebrar…

    No momento continuo com ela em carteira normalmente, sempre acompanhando… Não vejo motivo pra mudar por hora…

    Mas cada pessoa deve ponderar e ver seus critérios pessoais… Alguns investidores não vão se sentir confortáveis com alguns indicadores problemáticos (como nesse caso o endividamento)… É questão de critérios de cada um mesmo.

    Um abraço!
    Leitão

  9. 9 Heliodoro

    Leitão, blz?

    Então, vc não gosta do setor de celulose?! FIBR3?!

  10. 10 Leitão

    Oi Heliodoro!

    Hehehe! Nem de perto! O setor é sofrível e a FIBR3 não dá resultados a anos…

    Melhor garimpar mais… Veja uma dica:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2015/01/16/queridinhas-do-buteco-do-leitao/

    Abraço!
    Leitão

  11. 11 Coruja

    Leitao, estou com uma duvida aqui. Qual o risco de eu comprar um ativo, vender em d+1 e a corretora vendedora não transferir as ações dentro do prazo para que eu transfira ao meu comprador? Hoje pela primeira vez me atentei a este risco, ao ser alertado no termo da corretora de que estou ciente dos riscos de multa e taxas impostas pela CBLC ao operar vendas em D+1 da compra.

    Outra dúvida, no day trade esse risco nao existe porque a “conversa” nao passa pela minha corretora?

    Nao sei pq to achando essa pergunta mt básica, mas, vivendo e aprendendo…

    Abraços

  12. 12 Leitão

    Oi Coruja!
    Vixe! Acho que não entendi… Deu um nó aqui!

    Se for daytrade você pode fazer um carnaval de compras e vendas dentro do dia que não tem problema, desde que feche todas as posições ao final do dia. (Tem que declarar IR de tudo isso)

    Se dormir comprado ou vendido em especulações, tem que ver o que anda fazendo pra não embolar… aí eu não lhe entendi… seja como for, é melhor pedir help à sua corretora e ver as regras e se ela permite ou não esses malabarismos…

    Abraço!
    Leitão

  13. 13 Anônimo

    Leitão,

    Comecei meu IG, mas estou com umas dúvidas, defini um montante para compras mensais, é necessário manter constante a mesma data de compra, ou dentro do mês posso realiza-las a qualquer momento? outra questão que tenho dúvida é se caso eu tenha disponível para determinado mês uma quantia se posso adiantar a compra do próximo ativo da fila.

    Grande abraço e parabéns pelo Blog

  14. 14 Leitão

    Oi André!
    Bom dia! Obrigado! Que bom que o Blog está ajudando e lhe incentivando a buscar mais sobre no tema Investimento…

    É necessário manter constante o valor para que isso não afete a acumulação constante e igualitária ao longo do tempo.

    Quanto a data, pode até variar, mas procure manter sempre fixa para ter uma rotina, um padrão, um hábito… ajuda na disciplina… Mas faça sempre dentro de cada mês, não deixe muito ao sabor do vento não… disciplina é a chave!

    Não “adiante” compras… mantenha a estratégia e a disciplina. Ficar mexendo só vai prejudicar a acumulação igualitária e afetar seu emocional… O emocional atrapalha bastante a acumulação e por isso a rotina e disciplina ajudam nisso…

    Quando pintar dinheiro extra, parcele e some às compras mensais… Assim dilui-se o valor extra no tempo e alimenta-se todas da carteira de forma igual…

    Abraço!
    Leitão

  15. 15 Coruja

    Leitão, nao quis copiar o texto do site para não ficar muito longo e acho que nao soube me explicar. Lá está escrito assim:

    “Caso o investidor efetue a venda de ações antes da liquidação física da compra (venda a partir de D+1 da compra), deve estar ciente de que existe a possibilidade de cobrança de multas e taxas pela CBLC por motivo de atraso na liquidação física da operação, nos casos em que a corretora vendedora na primeira operação não tenha entregue as ações até D+3.”

    O que me chamou atenção foi esse último parágrafo. Esse risco de se vender em D+1 é moderado, baixo ou muito baixo? Outra coisa, eu nunca tinha ouvido falar disso, tem corretoras que “assumem” esse risco em vez de passar ao cliente?

  16. 16 Robson

    Leitão,

    no Daytrade você usa o IBOV como parâmetro durante o dia ou simplesmente traça seu fibonnaci na ação que está especulando e acompanha ?

  17. 17 Leitão

    Oi Coruja!
    Pois é… Realmente é melhor você tirar essas dúvidas diretamente com sua corretora… Vai ser melhor…

    ——————-
    Oi Robson!
    Para daytrade importa o papel diretamente, pois as oscilações são muito rápidas e tudo dentro de um pregão apenas, com gráficos de minutos… 3 min para mais líquidas ou 5 para um pouco menos líquidas… Pode-se usar gráficos de 60min para auxiliar e também gráficos macro no diário para dar uma visão maior… E até mesmo, se quiser, usar o IBOV para ajudar na leitura… ou seja, é um milk-shake de informações, pois daytrade exige bastante atenção e precisão…

    ——————
    Abraços!
    Leitão

  18. 18 Robson

    Leitão,

    você não gosta dos gráficos de 1 min ? Finalizando, não consigo operar no daytrade sem acompanhar o IBOV, porque se o IBOV cai, puxa as ações, se ele sobe, também puxa, quando deveria ser o contrario, vai entender!

    Quando tento operar sem ficar olhando o IBOV, sempre levo ferro!

    Ta desanimador demais esse daytrade! Dá uma luz…!

    abraço

  19. 19 Leitão

    Oi Robson!
    Pode usar o tempo gráfico que achar melhor para operar, não tem regra quanto a isso, cada pessoa desenvolver seu jeito pessoal… 1min é muito pouco tempo, mas se funciona pra você, ok.

    Daytrade é bem perigoso, pois se não tiver conceitos bem sólidos você acaba saindo do papel de Especulador e cai no papel de Jogador, que é ruim. Cuidado. Um sintoma é quando você tem mais emoções do que resultados…

    Um abraço!
    Leitão

  20. 20 Rogério

    Leitão, pegando um gancho nas perguntas do Robson, reparo que quando o assunto é daytrade suas respostas são sempre bem genéricas, perdão pela sinceridade!

    Acompanho seu blog há um bom tempo e percebo que domina vários assuntos, mas quando o assunto é daytrade, não gosta muito de ser mais convincente.

    Também apanho o dia todo seguindo o IBOV que nem o robson, e confesso que vida de trader é bem dificil, muita informação na net e pouco conhecimento de verdade, estou ha tempos na procura de bons educadores no daytrade, cansado de tanta informação errada….

    Vi que na sua resposta diz “conceitos bem solidos”…. quais ? E quanto ao IBOV, seguir ou não seguir ?

    Desculpa a franqueza, mas se não for pedir demais, da pra da uma palinha, um conselho, um norte a ser seguido, mais concreto ? Sua experiência por exemplo.

    duvidas, duvidas, duvidas….. etc….

    Abração

  21. 21 Leitão

    Oi Rogério!
    Tudo bem, obrigado pela franqueza! Isso é importante mesmo…

    Vamos lá:

    Daytrade, Opções, Derivativos e etc são modalidades especulativas agressivas e só devem ser feitas por: 1) Pessoas com tempo livre durante todo o horário comercial e 2) Pessoas com muito gosto pela coisa, com tempo, com preparo técnico, com muita experiência, com muito controle emocional e dinheiro livre;

    Fora isso, quem se aventura por essas bandas acaba apenas perdendo tempo, dinheiro e saúde mental, sem falar de problemas conjugais e outras coisas mais… Jogatina é um vício e só leva para o buraco.

    Justamente por isso não comento sobre essas coisas aqui no Blog. Aliás, desincentivo a todos os leitores quando tocam nesses assuntos. Aqui no Blog tem 10 anos que procuro focar na discussão de bons conceitos e no crescimento de todos, e tudo que só leva para o buraco eu alerto e digo pra não mexer…

    Sobre dicas de operação, justamente não é o objetivo aqui no Blog. Em meu curso (http://leitaoemacao.com/curso) passo 30 dias diretos com meus alunos e explico bastantes detalhes sobre o tema Especulação e Investimento. Essa tem sido a melhor forma de eu ajudar e tratar de pormenores operacionais. Aqui no Blog não dá para detalhar e também pode prejudicar a outros iniciantes.

    Desculpe-me não poder adentrar em detalhes operacionais, como já disse. Mas sempre que eu puder contribuir para dar um norte em bons caminhos, pode contar comigo!

    Um abraço!
    Leitão

  22. 22 Luiz

    Leitão, finalmente fechei a segunda rodada de IG da minha carteira. Aí me surgiu um dúvida: iniciar a terceira rodada de compras respeitando a ordem da lista ou dar prioridades as ações que estão “baratas”? Muita coisa boa caiu nestes últimos tempos mas não são as primeiras da minha lista… Estou misturando os conceitos?

  23. 23 Anônimo

    Leitão,
    Você é muito bom nas leituras que faz, acerta pra caramba!
    Mas podemos considerar que desta vez a maioria das projeções falharam??IBOV,ABEV,IDIV,BBAS,BBDC,ITSA,PETR etc, salvando CMIG e VALE.
    O que achas que ocorreu desta vez? Algo inesperado ou ainda estão valendo as antigas projeções? abs e como disse você é muito bom , mas gostaria de ouvi-lo a respeito.
    DIGO

  24. 24 Leitão

    Oi Luiz!
    Bom dia!

    Que bom que está caminhando bem!

    Somente na primeira rodada vale ordenar por mais baratas primeiro. Da segunda em diante tem que manter a ordem de rodízio religiosamente, senão afeta a estratégia. Vai afetar o preço médio das ações, vai afetar a alocação balanceada, e vai afetar seu emocional com o tempo….

    Deve-se manter a disciplina.

    ———————————–
    Oi Digo!
    Hehehe! Obrigado!

    Sim, a maioria das projeções de queda não se concretizaram, uma pena. Eu mesmo estava doido pra ver tudo lá em baixo, ia ser uma barbada… Rsss…

    Mas toda leitura é para isso mesmo: para ajudar a nos posicionar. Não faz mal se eventualmente o mercado mudar de direção. De toda forma continuamos acompanhando e com isso evitamos agir por impulso, por emoção.

    Agora estou aguardando o mercado arrefecer para fazer nova leitura. Melhor esperar por enquanto até que dê nova configuração. Vou acompanhar e assim que der leitura posto aqui para os amigos…

    ——————-
    Abraços!
    Leitão

  25. 25 Joe

    Bom dia Leitão! Como vai?
    Se possível: Poderia postar os gráficos do EURO e do DOLAR?
    Obrigado!
    Joe

  26. 26 Leitão

    Oi Joe!
    Bom dia!

    Aqui no Blog eu não posto gráficos do Euro ou Dolar, vou ficar lhe devendo…

    Tento postar os gráficos de acompanhamento das principais ações que tenho para ajudar na leitura e discutir conceitos… Até gostaria de postar mais análises, gráficos, mais ações, etc… Mas dá muito trabalho, então prefiro fazer menos mas fazer melhor…

    Um abraço!
    Leitão

  27. 27 Jerônimo

    Leitão,

    estava pensando em iniciar minha carteira de IG, mas tenho lá minhas dúvidas quanto ao momento ideal… será que devo esperar os preços abaixarem e voltarem para seu patamar real, ou devo entrar de imediato sem me preocupar com isso?

  28. 28 Leitão

    Oi Jerônimo!

    O melhor momento para começar a fazer um Investimento Gradual é: sempre!

    Não existe momento ruim, pois vamos acumular ao longo dos anos e aproveitar todo tipo de oscilação…

    Como já disse, não existe momento ruim, existe estratégia ruim, existe seleção de empresas ruim. É isso que você deve evitar…

    Um abraço!
    Leitão

  29. Oi, Leitão, como vai?

    Apesar de estar meio “sumido” do blog, continuo lendo e aprendendo, aqui e lá no nosso Buteco. Mantenho minha admiração pela sua pessoa e pelo seu trabalho.

    Ainda tenho intenção de fazer o curso de especulação (na época do curso fiz apena AF). Estou com outra prioridade no momento, mas assim que possível, irei fazê-lo.

    Demorei um pouco, mas no fim do ano passado formei minha carteira com 15 empresas. Tem sido muito legal investir na bolsa. É o tipo de investimento com o qual mais me identifico. Sou grato a você por todos os ensinamentos.

    Estou tentando escolher mais 5 empresas para aumentar a minha carteira para 20 ações. Mas tenho tido certa dificuldade. Já não me sinto confortável em investir em ações que eu tinha pré-selecionado como Marcopolo, Vale, CCRO e CEMIG, por exemplo. É impressão minha ou nesse período de crise fica mais difícil encontrar empresas boas para investir? Acho que não dá pra ser muito exigente, né.

    Os números da Valid e da Totvs têm me chamado a atenção. Mas fico com o pé atrás com o setor de tecnologia. Está sempre mudando muito rápido. Tenho minhas dúvidas se uma empresa dessa área consegue performar bem no longo prazo. Tenho um conhecimento limitado sobre isso. O que você pensa a respeito?

    Abraço!

    Scofield

  30. 30 Leitão

    Oi Scofield!
    Boa tarde!

    Puxa, que mensagem legal! Obrigado! Já estava de saída para ir ao centro comprar umas peças pra minha bike quando sua mensagem chegou…

    Bom ter notícias suas e saber que está indo bem!

    Sua impressão é correta. Em períodos de retração econômica temos que relevar algumas coisas mesmo, os números não ficam tão vistosos… Mas em compensação são períodos em que para acumulação é bom, os preços tendem a ficar um bom período em patamares mais baixos… Em fases de alta e muito vigor os preços ficam altíssimos e é mais ruim para acumulação…

    Mas fazendo como você está fazendo é o certo: esmiuçando, buscando, filtrando, garimpando… Se espremer a laranja, sai caldo! Rsss

    As duas que citou são muito interessantes mesmo. Também sou cismado com alguns setores, do mesmo modo que você observou, o setor tecnológico é bem difícil… Mas essas duas são bem estabelecidas e o tempo as fez encontrar seus nichos… se fixaram… Merecem atenção sim….

    Você já deve ter visto também as listas da turma, as Queridinhas… Mas vou postar aqui novamente… é boa fonte de garimpo:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2015/01/16/queridinhas-do-buteco-do-leitao/

    Um grande abraço e apareça sempre lá na turma!
    Leitão

  31. 31 Perseverante

    Leitão,

    você já operou vendido ?

    Tenho notado vários papéis se aproximando do ponto mais alto do fbonnaci e veio a vontade de operar vendido com o aluguel…

    Acha imprudente ? Queria saber sua opinião a respeito…

  32. 32 Alex

    Leitão,

    nos últimos dias o IBOV chegou nos 50 mil pontos e retraiu um pouco, e assim sucessivamente, sei que não devemos levar em conta notícias, mas hoje temos a questão do MP pedindo a prisão do Lula…

    O Fibonacci de várias ações já está chegando aos 100%, você acredita que continuará subindo ou devemos deixar noticías de lado e sermos frios seguindo a logica da massa e acreditando que começará a cair novamente?

    Não da pra prever o futuro, mas o que acha ?

  33. 33 Leitão

    Oi Perseverante!
    Já fiz de tudo na bolsa…

    Operar vendido pode sim, usa-se as mesmas técnicas de operar no mercado à vista comprado… Mas adiciona-se mais risco principalmente se for alavancar ou operar descoberto…

    O mercado à vista normal já é bom e desafiador. Partir para outras formas de especulação pode sim, desde que beeeeeem consciente. Seja prudente. Só pise no degrau superior se já estiver bem firme e experiente no degrau atual.

    —————————
    Oi Alex!
    Os gráficos sintetizam tudo isso e ajudam a evitar noticiários, a manter a cabeça fria e as decisões firmes.

    Em períodos singulares de muita euforia (para cima ou para baixo) é prudente ficar de fora e aguardar arrefecer um pouco, pois muitas técnicas ficam comprometidas pela quebra da lógica normal… Em momentos de euforia costumam aflorar os jogadores/apostadores, que não usam técnicas e sim apenas seu “feeling” pessoal… Mas operar por “feeling” é mais coisa de jogador do que de especulador de verdade… :-)

    Eu entendo a massa: o apelo sedutor para jogatina é muito forte mesmo… dá vontade de comprar uma bolada e torcer para aquilo que parece óbvio acontecer… Ai a gente ganha uma bolada e fica viciado… Aí o ciclo se repete e quando vemos estamos presos à roleta, cada vez mais viciados achando que a próxima tacada vai compensar os erros passados e ainda nos deixar super bem… é igual cassino mesmo.

    —————-
    Abraços!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

