CHAT 29/fev a 06/mar

29fev16

Leia também…
Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Receba um resumo semanal desse Chat, toda segunda-feira...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livros
      RSS dos comentários



32 Responses to “CHAT 29/fev a 06/mar”

  1. 1 Leitão

    Bom dia, amigos!

    Excelente semana a todos!
    Leitão

  2. 2 Alexandre

    Oi, Leitão!

    Em um outro chat do blog você escreveu que um parâmetro para retorno das ações seria o dobro do renda fixa. Mas essa não é uma rentabilidade improvável de se alcançar? No momento, o Tesouro Direto IPCA, por exemplo, está pagando uma taxa acima de 7% mais inflação. Considerando um inflação média mais baixa de 5,5% (a atual está na casa dos dois dígitos). Então, penso que o dobro da renda fixa seria difícil de alcançar, pois acho que poucos investidores conseguem uma rentabilidade acima de 20%.

    Um outra dúvida: quando o mercado está “deprimido”, como nos últimos meses, as cotações caem muito. Quando vier o período de alta, será o suficiente para compensar essas quedas bruscas. As ações se recuperam pra valer?

    Agora abusando da sua boa vontade (rs…): qual é o valor médio em % que uma carteira diversificada com boas empresas rende sobre o seu valor atual?

    Obrigado!

    Alexandre

  3. 3 Leitão

    Oi Alexandre!

    Entendo suas dúvidas, mas você está muito focado em comparar duas coisas muito diferentes. Ações e Renda Fixa são muito diferentes.

    Ações são empresas, capital produtivo, gera lucro sobre lucro.

    Renda fixa é apenas capital estocado a juros.

    A comparação de uma coisa com outra assim de forma seca não é legal, gera muita dúvida mesmo. É preciso primeiro entender essa diferença em sua natureza…

    Ter uma referência é importante, mas só isso. Por definição, ações são obrigadas a serem melhor do que a renda fixa, pelo simples fato de haver mais risco em se tornar sócio de empresas… senão todo mundo ficaria na simples renda fixa mesmo e nem precisaria existir bolsa… Se existe forma de se investir em empresas, é porque é mais vantajoso – esse é um motivo simples de entender. Agora, ficar tentando buscar percentuais fixos em renda variável é perda de tempo. Eu comento que uma referência de 2x a renda fixa é bom para se ter parâmetros, mas não é uma coisa assim literal… Veja: a pouco tempo atrás antes das bagunças da Dilma a renda fixa estava tão baixa que até na Poupança mexeram… rsss…

    Sobre recuperação de mercado, outra coisa errada: foco em cotações simplesmente. Tire seu foco das cotações, pois bolsa não é só cotação…
    Mas sim, quando a economia se recupera e vem as alternanças de fase, a subida é forte e compensa tudo… Veja um gráfico dos últimos 20 anos da bolsa brasileira…

    Um abraço!
    Leitão

  4. 4 Anônimo

    leitão blz?
    e a wege3 ? perdeu agora a congestão? abraço Rico

  5. 5 Anônimo

    ola leitão ? a Wege3 perdeu a congestão agora e vai buscar valores mais baixos? abs RICO

  6. 6 Leitão

    Oi Rico!
    Boa noite!

    Sim, perdeu o suporte conforme a última leitura e agora tende a cair mais…

    Vou atualizar a leitura no Blog…

    Um abraço!
    Leitão

  7. 7 Fernanda

    Bom dia, Leitão!

    Ahhhh como é bom ver os dividendos entrando na conta! hehe
    Quero reinvestir essa grana, mas o mais correto na sua opinião seria comprar a ação da qual veio o dividendo ou comprar a próxima da lista de compras?

    Abraço

  8. 8 Leitão

    Oi Fernanda!
    Bom dia!

    Bom ter notícias sua! :-)
    Apareça sempre lá na turma heim: http://leitaoemacao.com/buteco

    Enquanto se está construindo a carteira e o patrimônio o mais correto é reinvestir os dividendos mesmo.

    Para isso, no começo, enquanto ainda não for muito, pode-se simplesmente adicionar o valor ao valor de compra mensal e comprar a próxima da fila normalmente…

    Quando o valor for ficando mais expressivo, aí o melhor é dar uma dividida nele e diluir nas parcelas seguintes. Assim distribuir mais igualmente entre o time… Por exemplo: vamos supor que esse mês caiu uns 2.000,00 de dividendos. Pega esses 2k, divide por digamos 4 = 500,00 e adiciona essa parcela nos meses seguintes…

    Grande abraço!
    Leitão

  9. 9 Sérgio Costa

    Leitão, boa tarde!

    Nesse mercado atual de enorme volatilidade, quem compra ações (mesmo visando o LP), deve fazer uso do stop para minimizar possíveis perdas, ou é mais recomendado deixar a ação “solta”?

    Grande abraço.

  10. 10 Leitão

    Oi Sérgio!
    Boa tarde!

    Você está confundindo conceitos, veja:

    Para longo prazo estamos falando de Investimento. Em Investimento não existe o conceito de “Stop”. O conceito de “Stop” só existe para Especulação.

    No Investimento o controle de risco é feito de outra forma: primeiramente, uma análise fundamentalista em cima da empresa, para não entrar em furadas; depois, diversificação; ainda, alocação estratégia e balanceada… entre outros conceitos.

    Quando vamos nos tornar sócios não ficamos reféns de volatilidade. Se a ação passa em nossos critérios de qualidade e está dentro de nossos planos, pode oscilar feito uma montanha russa que não faz o menor problema. Por isso não existe o conceito de “Stop” para Investimento.

    Isso não tem nada a ver com “deixar a ação solta”, que seria sinônimo de “compre e seja o que Deus quiser”… Isso tem a ver com critérios e estratégia, independente de oscilações de preço.

    Esses conceitos são fundamentais e é muito importante entender isso para compreender o que é Bolsa de Valores.

    Um abraço!
    Leitão

  11. 11 Sérgio Costa

    Obrigado pela resposta, Leitão!

  12. 12 Greh

    Leitão, Boa noite

    Gostaria de saber sua opinião sobre o endividamento público que está crescendo a cada ano, e como isso pode impactar em nossas carteiras em um eventual cenário catastrófico (inflação galopante, desemprego, desinvestimentos, etc) econômico. Sem futurologias como bem diz, mas minha opinião é a que o risco está aí e o que podemos fazer para nos proteger disso caso isso se concretize….

    Obrigado Mestre e desculpe pelo texto… ;)

    Greh

  13. 13 Anônimo

    Greh, entrando de bicão no papo, acho que está ocorrendo muito alarde e muito terrorismo sobre este “calote”, pra vender notícias/relatórios etc.
    Existe risco? Sim. Mas se isso ocorrer, nada adianta fazer. Só resta correr pras montanhas, arrumar o arco e flecha e caçar a comida. Não existe na história país que deu calote na dívida interna. (Na externa sim, já houve).
    Enfim, só há uma forma de resolver este risco: diversificação. Tesouro Direto, ações, FIIs etc.
    E lembre: ações não são títulos públicos. São frações de empresas.
    Abs.
    Buloto

  14. 14 Leitão

    Oi Greh! Oi Buloto!
    Bom dia!

    O Buloto já comentou bem e falou tudo, nem tenho o que acrescentar (Obrigado, Buloto!).

    Por isso recomendo sempre nos policiarmos para não nos contaminarmos com o sentimento de massa… evitar acompanhar noticiários, etc… Tudo isso só serve para aumentar a complexidade e fritar nossos miolos, minar nossa capacidade de decisão. Se a gente ficar acompanhando tudo quanto é notícia e analista por aí a gente vai duvidar até de nossa própria sombra… Rsss…

    Devemos desenvolver critérios sóbrios e retos, ter estratégia segura e perene, e depois disso descansar a mente… Mente cheia de coisas só vai nos prejudicar…

    Pense de forma simples: se o país quebrar ou se o capitalismo acabar só nos resta ir para as montanhas, acampar e caçar para comer… (eu particularmente já faço isso mesmo…rsss… já estou preparado para o apocalipse zumbi… rssss).

    Abraços!
    Leitão

  15. 15 Greh

    Olá Leitão e Buloto

    Obrigado pelas opiniões colocadas, verdade não devemos mesmo ficar acompanhando tanto essas notícias para não sobrecarregar a mente. Mas também torcer para que alguma reforma seja feita para não ocorrer o apocalipse zumbi kkkk, não estou preparadoo rs! Por fim, acredito que com o atual cenário político e econômico o Brasil não aguenta até o fim do mandato da mulher sapiens…!

    Deus nos ajude e abençoe nossa estratégia…;)

    Um abraço
    Leitão e Buloto

  16. 16 Leitão

    Oi Greh!
    Rssss!

    Pois é, também acho que mais 3 anos de Dilma podem causar ainda mais estrago…

    Mas isso é bom, sabe por quê?

    Porque a gente precisa mesmo de pressão e desafios, senão ficamos moles!

    É no ferro e no fogo que se prova o outro e a prata, está lá em Provérbios.

    Se a gente aprender a viver de forma mais frugal, mais simples e econômica, trabalhar com mais diligência, poupar com mais inteligência e sobreviver às tempestades, o resto a gente tira de letra!

    Hoje em dia a gente tem que viver preparado mesmo para o apocalipse zumbi, pois é melhor se preparar para o pior e viver bem do que viver frouxo e depois não aguentar os trancos… :-)

    Um abraço!
    Leitão

  17. 17 Greh

    Concordo Mestre Leitão….!

    Devemos trabalhar mais e ter uma vida mais econômica possível. Espero mesmo que não aconteça nada de pior, mas devemos estar preparado para os trancos se ocorrer o apocalipse zumbii….rss.

    Obrigado pela posição e um grande Abraço ;)
    Greh

  18. 18 Vagner

    Leitão,

    IBOV parece ter voltado ao antigo ponto de suporte, podemos considerar uma retomada ?

    abs

  19. 19 Anônimo

    Boa noite como funciona o pagamento de dividendos? Quanto tempo temnque ficar com ação pn para receber?

  20. 20 Leitão

    Oi Vagner!
    Bom dia!

    Voltou sim, mas ainda não dá para nova leitura… Por enquanto temos que esperar e ver até onde vai esse repique de alta. A oportunidade de preços baixos foi mais atrás… Quem ficou atento já pôde pegar um bom repique…

    —————————-
    Oi “Anônimo”! (Você esqueceu de dizer seu nome)

    Ao você adquirir uma ação passa a ser sócio da empresa. Umas 3 ou 4 vezes por ano vai receber os dividendos correspondentes e eles caem diretamente em sua conta corrente. Tem que ficar o ano inteiro com a ação para isso, e mais, tem que ser sócio mesmo, ou seja, não pode ficar pensando em comprar agora, receber dividendos, e sair depois… isso seria perda de tempo… Só sendo sócio por anos e anos, crescendo com a empresa, é que usufrui bem dos benefícios…

    Mas aqui no Blog você vai encontrar muita coisa que vai lhe ajudar… Costumo deixar as dicas abaixo para quem chega recente, veja:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/about/dicas/

    —————–
    Abraços!
    Leitão

  21. 21 Coruja

    Olá, Leitão,

    gostaria de seu pitaco em duas questões, se possível.

    1) Para a formação de uma carteira, você vê alguma diferença prática na escolha de ITSA3 ou ITSA4 ? Considerando que o pagamento de dividendos e jcp é o mesmo por ação tanto nas ON como nas PN e que as PN em geral possuem preço menor, seria mais interessante compor a carteira com ITSA4 ou estaria me expondo a mais risco em caso de problemas na empresa?

    2) Não sei se você acompanha RENT3, mas considera uma boa empresa para IG e até opção para IV considerando os níveis atuais? E para especulação e curto prazo, já podemos identificar um W ?

    Obrigado,

    Coruja

  22. 22 Leitão

    Oi Coruja!
    Boa tarde!

    Vamos lá:

    1) Realmente as duas são iguais em tudo, a diferença é que a PN (ITSA4) é bem mais líquida. Então não vejo problema algum em optar pela PN.

    2) A RENT3 tem tido um desempenho muito bom e constante. Pode investigar com mais calma… Mas ela paga muito pouco dividendo, retém em demasia… isso é uma coisa a ser ponderada, principalmente se o objetivo com ela for Investimento em Valor…
    (Não uso para especular, por isso fico devendo gráfico com ela, desculpe…)

    Um abraço!
    Leitão

  23. 23 Rafael Resende

    Boa noite a todos!

    Com relação ao parâmetro de comparação para se medir o sucesso em renda variável….

    Também concordo que a comparação seca entre renda fixa e variavel é injusta, principalmente pelo momento. Agora comparando os ganhos auferidos com renda fixa nos últimos 05, 10 ou 15 anos e compará-los com ganhos totais de uma carteira diversificada com bons ativos, dentro de uma estratégia de IG, no mesmo período, aí sim teremos uma comparação real e apropriada. Afinal de contas estamos falando de investimento, e investimento é de longo prazo.

  24. 24 Botelho Pimenta

    E ai leitao, até aonde vai essa animação na bolsa? se prender o Lula e a Dilma a petrobras volta a R$40,00?

  25. 25 Leitão

    Oi Botelho!
    Rsss!! Essa foi boa! Mas pior que é desse jeito mesmo!

    Tô de olho e pintando boas leituras posto aqui no Blog para os amigos!

    Um abraço!
    Leitão

  26. 26 Alexandre

    Olá, Leitão!

    Gostaria de uma opinião sua (ou de qualquer dos amigos que acompanham seu site).

    A história é a seguinte:

    Em dezembro/2015 eu estava com R$ 100.000,00 para investir a longo prazo (não precisarei deste montante pelos próximos 5 anos). Como sou um pouco conservador em relação a investimentos, decidi aplicar 90% em renda fica (tesouro direto, cdb e lca) e os R$ 10.000,00 restantes em ações.

    Separei algumas empresas que achei interessante, e como percebi que a cotação estava bastante atrativa fiz o aporte de uma única vez (R$ 10.000,00 dividido entre 10 ações).

    Esse foi um grande erro, que se eu tivesse acompanhado seu site antes de investir em ações, não teria cometido. Mas o resultado é que as ações desvalorizaram muito após a data que eu investi, e fiquei com medo de fazer novos aportes pois acreditava que poderia cair muito mais.

    Até o final de janeiro, minha carteira chegou a cair mais de 15%. E nesse momento, tentando recuperar, o prejuízo, comecei a fazer muitas modificações na minha carteira, me desfazendo de algumas posições para aumentar as posições em outras empresas.

    Com essas alterações que fiz ao longo do percurso, minha carteira ficou uma confusão só. Toda “desbalanceada”. Felizmente com as altas dos últimos dias, minha carteira voltou hoje para o patamar inicial (R$ 10.000,00). Resolvi então, me desfazer de todas as posições, para tentar recomeçar meu investimento em ações, desta vez da forma correta, e com uma estratégia a seguir.

    Minha situação agora é a seguinte:

    – Estou novamente com os R$ 10.000,00 a disposição para investir de imediato se for o caso..

    – Tenho possibilidade de fazer novos aportes mensalmente no valor de R$ 1.000,00/mês

    – Já escolhi empresas interessantes, com baixo P/L, lucros constantes, baixo endividamento, etc

    Na sua opinião, Leitão, qual seria a melhor estratégia para LP (considerando R$ 10.000,00 iniciais + R$ 1.000 mensais)?

    Agradeço se puder dar sua contribuição!

  27. 27 André Monteiro

    Leitão, acha que podemos torcer pra Dilma permanecer no poder até o final do mandato? Dessa forma, o mercado continua pessimista e aproveitamos um tempo maior de preços baixos. Aí, quando entrar outro presidente, vai ser só alegria. Ou isso pode ser negativo de alguma forma?

  28. 28 Luiz

    Leitão, uma dúvida. Sinta-se a vontade para negar a resposta se isso for mais ajudar que atrapalhar.
    Essas arrancadas bruscas da bolsa causadas por euforia, como estão ocorrendo agora, respeitam a análise gráfica? Minha dúvida é se elas servem em qualquer ocasião ou se é melhor utilizarmos ela em momentos de menor volatilidade.

  29. 29 Luiz

    Ops, mais atrapalhar que ajudar.

  30. 30 Leitão

    Oi Alexandre!
    Boa tarde!

    Que bom que o Blog está lhe ajudando, e pelo visto está começando a pensar de forma melhor: reconheceu erros e agora buscando acertar.

    Primeiro tem mesmo que selecionar um time bom de empresas. 20 ou mais. Se fez isso, ok. E tem que ter habilidade de manter seu olhar crítico sobre elas ao longo dos anos. Não adiante comprar agora, na base do “acho” e depois ficar inseguro.

    Feito isso, evitar então de aportar tudo de uma vez. Se vai poder aportar 1k mensal, ótimo, isso é o mais importante. A construção de patrimônio depende dessa disciplina. Quanto aos 10k atuais, divida por X (digamos por 12 ou por 20) e adicione normalmente à parcela mensal que se propôs a investir. Assim dilui e equilibra…

    ————————–
    Oi André!
    Rsss… Pois é… Por mais mórbido que pareca, a lógica está correta. O problema é que dá muito trabalho consertar essa bagunça toda… Mas… Vamos investindo bem independente de qualquer cenário, é o melhor. Se for desafiador, que seja. Se for promissor, que seja também.

    ————————–
    Oi Luiz!
    Quanto mais emocional de massa, quanto mais euforia e manada, mais a Análise Gráfica funciona e tem força…

    O uso de psicologia de massa aplicada é ótimo nesses cenários nervosos…

    —————
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  31. 31 Luiz

    Leitão, só pra contextualizar… Pergunto isso porque algumas ações que acompanho romperam congestões ou LTBs de médio prazo. Estou ansioso para ver o qual vai ser o comportamento delas agora. Um abraço.

  32. 32 Leitão

    Legal, Luiz!

    A leitura de comportamento de mercado através de Análise Gráfica é bem útil e facilita o acompanhamento e a frieza na análise. É útil tanto para o Especulador quanto para o Investidor… O que ocorre é que muita gente confunde as coisas, principalmente confundem a chamada “Análise Técnica” com a Análise Gráfica, veja:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2008/12/16/diferenca-entre-analise-grafica-e-analise-tecnica/

    Um abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s