CHAT 15 a 21/fev

15fev16

Leia também…
Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Receba um resumo semanal desse Chat, toda segunda-feira...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livros
      RSS dos comentários



28 Responses to “CHAT 15 a 21/fev”

  1. 1 Leitão

    Bom dia, amigos!

    Abraços e uma excelente semana a todos!
    Leitão

  2. 2 Alexandre

    Leitão,

    Você considera o preço de uma ação importante para quem compra ação como investimento de longo prazo? Já vi autores renomados dizendo que importa sim. Mas já percebi que isso traz certa polêmica, já que há quem diga que o preço não tem importância.

    Obrigado

    Alexandre

  3. 3 Leitão

    Oi Alexandre!
    Bom dia!

    Sua pergunta foi muito boa pois esse tema gera muita confusão mesmo, pois as pessoas confundem as estratégias, veja:

    O preço é extremamente importante quando vamos fazer a Estratégia de Investimento em Valor. Pois nesse caso vamos aportar muito de uma vez só e depois nada… Ou seja, tem que acertar na mosca!

    O preço não é importante quando vamos fazer a Estratégia de Investimento Gradual. Pois nesse caso vamos aportar paulatinamente, focando mais na acumulação ao longo dos anos e na qualidade das empresas. Assim não precisamos acertar na mosca logo de cara, vamos comendo o boi aos bifes.

    *Resumi bastante a questão para fins didáticos de aprendizado.

    Tem mais no meu artigo abaixo, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2010/09/15/as-melhores-estrategias-para-a-bolsa-de-valores/

    Abraço!
    Leitão

  4. 4 Alexandre

    Ok, Leitão! Obrigado!

  5. 5 Milanezi

    Boa tarde, Leitao.

    Estou fazendo o curso Aguia Harpia V. Mesmo que ainda esteja na fase inicial, estou satisfeito com o conteudo.

    Seguindo a estrategia de diversificacao. estou querendo acrescentar alguma empresa do setor de varejo na minha carteira. Ha algum tempo venho acompanhando LREN3, mas ainda nao realizei nenhuma compra deste ativo. Gostaria de saber sua opniao sobre LREN3 e se considera que ha outras empresas mais interessantes neste setor. Verifiquei que LREN3 vem apresentando bons resultados e boa distribuicao de dividendos. Qual sua opniao sobre as perspectivas para este setor no cenario economico?

    Grande abraco!

    Milanezi

  6. 6 Mendigo_Suiço

    Leitão,

    No chat da semana anterior você falou que especular com poucos mil reais não funciona bem. Qual seria o valor mínimo para uma boa especulação?

    Abraço

  7. 7 Luiz

    Mendigo, não sou o leitão. Vai depender de muitos fatores, mas faça o seguinte raciocínio como ponto de partida: imagine um lote de ações de uma empresa que quer especular, o quanto ela vai ter que valorizar para você ter lucro razoável depois de descontados os custos de compra/venda e impostos? Agora imagine você comprando o dobro de ações do raciocínio inicial… Você vai ver que a valorização para o mesmo lucro é metade e logo o seu risco e o tempo na operação é menor. Só tome cuidado para não partir desse raciocínio e ir com muita sede ao pote, pois também quanto maior a altura, maior o tombo. Tenha projeções realistas… A eficiência do trade vem de varias operações de pequenos lucros e prejuízos ainda menores.

  8. 8 Mendigo_Suiço

    Entendi Luiz,

    Como eu estou começando, na vdd, começando mesmo, pois estou na primeira semana do curso, ainda é um pouco difícil imaginar os valores, porém a lógica ficou clara.

    Valeu!!

  9. 9 Anônimo

    Mendigo, se você tá fazendo o curso é melhor esquecer o que eu falei e mergulhar nele com vontade. Você vai aprender diversas técnicas especulativas e essa sua pergunta vai ser respondida por você mesmo sem muito esforço.

  10. 10 Mendigo_Suiço

    Anônimo, estou fazendo isso… Mas a curiosidade é tamanha… :D

  11. 11 Leitão

    Oi Milanezi!
    Que bom que está gostando do curso! Obrigado!

    Mas vamos segurar a ansiedade e seguir o cronograma das aulas… Rsss… Esse assunto sobre escolher boas empresas vamos ver mais adiante, lá na aula 8 ainda… Segure essas dúvidas que quando chegar lá elas vão desaparecer naturalmente… Por enquanto não vou lhe responder pois a curiosidade vai servir de combustível para o aprendizado.

    Obs.: Não opere nada ainda. Dê uma pausa e aguarde a conclusão dos estudos, quando aí sim vai estar pronto para tomar boas decisões.

    —————————–
    Oi Mendigo!
    Especular com pouco capital resulta em resultados pequenos e desmotivadores, maior risco, mais custos… em fim. Pode-se especular com pouco para fins de aprendizado. Mas para começar a brincar legal é bom ter pelo menos 10 a 20k.

    Mas assim como falei para o Milanezi, vamos segurar a ansiedade. Iremos aprender sobre tudo isso no curso… Agora o negócio é seguir o cronograma dos estudos e pintando dúvidas sobre a matéria podem me acionar lá em Sala de Aula…

    ————-
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  12. 12 Samuel

    Boa tarde pessoal!

    Queria uma dica do amigo Leitão!

    Quero investir em ações. Já me cadastrei em uma corretora e estudei um pouco a respeito nas últimas semanas (seu site é fenomenal).

    Selecionei 20 empresas e pretendo fazer o primeiro aportes de 20.000 ainda esta semana (1.000 em cada), e depois realizar aportes mensais de 1.000/mês.
    Minhas dúvidas são as seguintes:

    PERGUNTA 1: Escolhi as empresas abaixo. A quantidade de empresas está boa? Tem alguma empresa que vcs tirariam ou incluiriam na minha seleção?

    ITUB3
    GRND3
    PSSA3
    ESTC3
    EZTC3
    BRFS3
    WEGE3
    BBAS3
    ABEV3
    CMIG3
    ODPV3
    TOTS3
    TIMP3
    TBLE3
    VLID3
    CIEL3
    UGPA3
    PTBL3
    NATU3
    RENT3

    PERGUNTA 2: O aporte inicial de 20.0000 (1.000 em cada empresa), posso fazer de uma vez?

    PERGUNTA 3: Quanto aos aportes mensais subsequentes (1.000/mês), é melhor escolher uma empresa por mês, ou escolher 2 e investir 500/mês em cada uma? (Na primeira opção minha carteira vai “girar” em 20 meses, na segunda opção, precisarei de apenas 10 meses)

    Agradeço a quem puder me ajudar. Valeu galera!!!!

  13. 13 Leitão

    Oi Samuel!
    Que bom que o Blog tem ajudado, e pelo visto você tem feito o dever de cada e estudado direitinho. Pela mensagem já percebi que está indo pelo caminho certo, escolhendo boas empresas, diversificando, e definindo disciplina… Parabéns!

    Sua lista de ações é muito boa sim, ok! Não vou entrar em detalhes pois é muita coisa, mas está ok, não vejo nenhum fumo no meio… Rsss…

    20k de uma vez até pode, ainda mais num mercado de baixa como esse, mas o melhor mesmo seria diluir esses 20k em umas 12 parcelas, para ficar mais legal… pense nisso, é melhor.

    1k por mes ok, e melhor 2 de 500 para girar melhor. Compras no fracionado são baratas.

    Bem, são algumas observações para lhe ajudar a refletir, mas nunca acredite em nenhum terceiro. Desconfie, confronte idéias, e depois defina sua própria opinião e estratégia pessoal.

    Um abraço e apareça sempre!
    Leitão

  14. 14 Samuel

    Ok Leitão, dicas anotadas :)

    Parabéns pelo site de excelente qualidade e obrigado pela atenção!!

  15. 15 Leitão

    Valeu, Samuel! Disponha!
    :-)

  16. 16 Anônimo

    Leitão algum dia teremos a oportunidade de ver o rosto da pessoa que há 10 anos nos ajuda a evoluir como pequenos investidores?

    Abraço!

  17. 17 Leitão

    Oi “Anônimo”!
    Rss… Pois é, sou reservado né… coisa de mineiro mesmo…
    É que nesses assuntos de bolsa/dinheiro é importante manter a discrição para nossa própria segurança e segurança da família também… Hoje em dia todo cuidado é pouco…
    :-)
    Um abraço!
    Leitão

  18. 18 Aline

    Olá Leitão em Ação. Na sua opinião quais os principais indicadores para em uma análise fundamentalista? Obg

  19. 19 Leitão

    Oi Aline!
    Bom dia!

    O principal é o Lucro, o resto vem depois. O Lucro é a síntese, o caldo extraído de todos os outros… Depois disso você pode acrescentar vários outros conforme seu gosto, como patrimônio, endividamento, retorno sobre capital, dividendos… Por aqui somente não consigo explicar tudo, pois apesar de não ser nada complicado, exige um pouco mais de estudo… Passar uma pouco da visão prática sobre isso…

    Talvez tenha chegado a pouco tempo aqui no Blog… Costumo deixar algumas dicas de leitura:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/about/dicas/

    E aos poucos vou ajudando mais… Apareça sempre!

    Um abraço!
    Leitão

  20. 20 Anônimo

    Bom dia!
    O setro de energia eletrica esta um pouco oscilante ultimamente.
    Tenho em minha carteira Cemig e Aes Tiete.
    Fora essas duas, quais acoes do setor eletrico poderiam entrar na carteira?
    Abraco
    Marcos

  21. 21 Leitão

    Oi Marcos!
    Bom dia!

    Não posso dar dicas diretas assim, isso pode prejudicar os iniciantes. O que procuro fazer aqui no Blog é ajudar no crescimento do tema Investimento e Bolsa… Ajudo a discutir conceitos e ajudo também na leitura do mercado… Mas indicar ações, não posso mesmo… O Blog é sempre com objetivo Educacional, nunca Operacional…

    Uma obs.: Cemig e Aes já são ok… Se deseja enriquecer mais a carteira de ações, que tal buscar diversificar, buscar boas empresas em outros setores além do elétrico…

    Um abraço!
    Leitão

  22. 22 Igor

    Bom dia Leitão, o que você acha de ODPV3 ?

  23. 23 Leitão

    Oi Igor!
    Boa noite!

    A ODPV3 tem tido um ótimo desempenho, lucros constantes, boa distribuição de dividendos… Vale a pena olhar para ela com mais calma sim…

    Abraço!
    Leitão

  24. 24 Anônimo

    Olá, Leitão!

    Uma opinião sobre PSSA3, por gentileza. Me parece uma empresa interessante, de um setor tambem interessante, ou não? E o preço vem caindo muito nos últimos dias…pelo visto, o mercado não gostou dos resultados.

    Abraço

  25. 25 Coruja

    Leitao, tenho “divagado” sobre bolsa e ações e fiquei com a seguinte inquietação “como ser sócio de uma empresa de um ramo do qual nao tenho nenhum conhecimento?” Dá certo isso? O correto/prudente não seria manjar razoavelmente do ramo das empresas que quero ser sócio? Tem algum artigo sobre isso?

  26. 26 Leitão

    Oi “Anônimo”! (Você esqueceu de dizer seu nome ou nickname)

    A PSSA3 é interessante sim, mantém lucratividade ascendente e dividendos… É uma opção para se analisar, para diversificar setores… A queda nos preços anima ainda mais essa análise…

    ———————
    Oi Coruja!

    Sua questão faz muito sentido sim, parece o mais correto. Mas na bolsa não precisamos ter grande aprofundamento, senão seria inviável para a grande maiorias das pessoas…

    Até porque seria uma odisseia: imagine você ter que entender a fundo o setor de petróleo, depois o setor de energia, depois o setor de minério, aprofundar no setor de bancos, ter que entender muito também do setor de varejo, de cosméticos, de auto-peças, e ainda ser um fera em setor de seguros, de motores elétricos… e de quebra saber tudo sobre roupas e acessórios… Ou seja, ao invés de um bom investidor, você seria um louco maniaco compulsivo… rssss

    Podemos fazer análises frias e objetivas em cima dos resultados das empresas, sem necessariamente ter que aprofundar demais em cada setor. A partir daí, cada pessoa pode OPTAR por aprofundar ou não naqueles temas que mais lhe agradam.

    Na bolsa temos muitas pessoas da área de finanças, de contabilidade, de gestão… Mas temos também uma enorme quantidade de pessoas que não possuem nenhuma inclinação para a área de finanças: são médicos, dentistas, advogados, professores, músicos, engenheiros, cozinheiros, e por aí vai… Todos podem investir na bolsa!

    ———————-
    Abraços!
    Leitão

  27. 27 EMILIO

    Bom dia!

    PETR4 continua subindo hoje?

  28. 28 Leitão

    Oi Emilio!
    Bom dia!

    Não sei se você está comprado nela para especulação. Estou apenas supondo isso…

    Não posso dar orientações diretas sobre papéis, mas posso comentar alguns conceitos sobre isso, veja:

    Não podemos saber o futuro e muito menos tomar decisões em cima do que vem adiante. Temos que analisar bem o momento presente e decidir em cima disso. Se seu objetivo com o papel está sendo especulativo, então tem que ter bem claros os parâmetros para entrada e saída. Não pode deixar para tomar decisões no calor do trade… as emoções não são um bom parâmetro para decisão.

    Assim, você saberá o que fazer se ela continuar a subir mais hoje e nos próximos dias, e também saberá o que fazer se ela recuar e voltar a cair… Ou seja, vai agir firme de um jeito ou de outro, sem depender de futuro e sem deixar decisões no calor das emoções…

    Bem, não respondi sua pergunta, mas pelo menos comentamos alguns bons conceitos.

    Um abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s