CHAT 08 a 14/fev

08fev16

Leia também…
Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Receba um resumo semanal desse Chat, toda segunda-feira...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livros
      RSS dos comentários



34 Responses to “CHAT 08 a 14/fev”

  1. 1 Leitão

    Bom dia, amigos!

    Abraços e bom feriado a todos!
    Leitão

  2. 2 glauco tonello

    Leitão, bom dia
    O que me diz a respeito da CGRA ? como possível diversificação

    abraço
    Glauco

  3. 3 Leitão

    Oi Glauco!
    Bom dia!

    A CGRA é muito interessante sim. Lucrativa, constante, vem passando bem pela crise… boa para diversificação. Vale a pena analisá-la com mais calma sim…

    Abraço!
    Leitão

  4. 4 Super

    Olá Leitão!
    Empresas do segmento educacional, como a ESTC3, têm apresentado bons múltiplos nos últimos anos, mas acho que já li em algum lugar aqui no blog que você possui alguns restrições em relação a eleas (ex: interferências do governo). É isso mesmo?
    Abraço.

  5. 5 glauco tonello

    Leitão
    estou estudando algumas possibilidades em diversificar.

    abraço
    Glauco

  6. 6 Leitão

    Oi Super!
    Não tenho nenhum pre-conceito quanto a ações não. Importa serem bem geridas e lucrativas.

    Interessante você perguntar isso pois fui buscar comentários sobre a ESTC. Achei esse comentário com o amigo Rafael, de novembro de 2014, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2014/09/08/chat-08-a-14set/#comment-24594

    Naquela época os preços estavam bem caros e eu comentei isso. Depois disso houve uma boa queda e agora estão mais racionais. Bom para quem evitou comprar no topo.

    As duas empresas comentadas continuam mostrando muito bom desempenho. A única observação seria o baixo dividendo que elas pagam… Ficam retendo em demasia, principalmente a Estc.

    Abraço!
    Leitão

  7. 7 Luiz Fernando

    Olá, Eduardo Leitão!

    Como eu faço para ter uma ideia de quanto preciso investir mensalmente em média para ter um valor X como complemento de renda/aposentadoria daqui uns 15 anos, por exemplo? Pesquisei na internet, mas as fontes divergem.

    Obrigado,

    Luiz Fernando

  8. 8 Luiz Fernando

    Ah, Leitão, é investimento em ações.
    Luiz Fernando

  9. 9 Leitão

    Oi Luiz!

    Esse tipo de conta exige parâmetros fixos: capital inicial; número de anos; valor de aporte mensal; taxa de crescimento; inflação; e também vai precisar estimar seu estilo de vida e custo de vida futuro, pois daqui a 15 anos você pode aumentar ou reduzir isso, dependendo da questão de filhos, moradia, etc… Isso sem falar das surpresas no meio do caminho, como mudanças de rendas para mais ou para menos, períodos de recessão ou de crescimento, doenças ou imprevistos, etc… E em se tratando de bolsa, parâmetros fixos não é o forte, é bem variável.

    Ou seja, esse tipo de conta acaba sendo muito subjetiva. Eu gosto de ter sim um objetivo maior e motivador, mas uma boa sugestão é dividir isso em metas menores e mais claras, factíveis em médio e curto prazo. Assim, a cada meta atingida, dá mais motivação e você vai materializando a coisa…

    Um objetivo muito distante e difícil, que exige muito sacrifício, é desmotivador. O melhor é seguir assim:

    – Quanto devo poupar mensalmente? Resposta: o máximo possível, sem prejudicar sua qualidade de vida ao longo do caminho.

    – Quanto preciso acumular para ter sossego no futuro? Resposta: o máximo possível, sem prejudicar sua qualidade de vida ao longo do caminho.

    ** Isso porque viver de renda não é um objetivo final a ser atingido. É um estilo de vida, em que você vai levar sempre… aprendendo a viver bem, de forma econômica e prudente, sempre com fluxo de caixa positivo, bom colchão de poupança reservado, e fazendo bons investimentos sempre…

    Algumas pessoas vão precisar de muito dinheiro para se considerarem sossegadas financeiramente. Outras, vão precisar de muito menos dinheiro. Uma boa fórmula para isso é: trabalhe diligentemente e com satisfação, para gerar frutos do seu esforço e, ao mesmo tempo, desenvolva uma mentalidade mais simples em que precise cada vez de menos dinheiro. Assim a coisa acelera, pois você vai ganhar dinheiro mas vai precisar cada vez menos dele. Quanto menos se precisa, mais rico se é.

    Uma última dica: nunca coloque o dinheiro como principal na sua vida nem na sua rotina. O dinheiro é sempre um servo, nunca um senhor.

    Abraço!
    Leitão

  10. 10 Luiz Fernando

    Leitão,

    Ótimo comentário!

    Tem um pensamento que gosto muito: a felicidade está na jornada. Agindo assim, focando no processo e em viver bem vamos apreciando a trajetória, as coisas vão acontecendo de forma mais natural. Os resultados são consequência.

    Obrigado pelas sábias palavras!

  11. 11 Leitão

    :-)

  12. 12 Daniel Alcântara

    Ah, como eu goste desse blog…
    Sempre que leio esse blog me sinto bem e mais tranquilo. Não sei pq. Só sei que é assim! rs

  13. 13 Leitão

    :-) Obrigado, Daniel!

  14. 14 Alexandre

    Leitão, bom dia!

    Alguma ressalva sobre as empresas abaixo? Estou analisando-as para possíveis compras:

    VALE
    EZTEC
    BB SEGURIDADE
    Porto Seguro
    CCRO

    : )

    Alexandre

  15. 15 Leitão

    Oi Alexandre!
    Bom dia!

    Nenhuma ressalva. Todas que citou são interessantes e merecem seu esforço de análise sim…

    Abraço!
    Leitão

  16. 16 Rafael Resende

    ok

  17. 17 Sérgio

    “Uma última dica: nunca coloque o dinheiro como principal na sua vida nem na sua rotina. O dinheiro é sempre um servo, nunca um senhor.”

    Exatamente, Leitão! A maior parte das mazelas do mundo está justamente em colocar o dinheiro como um senhor! Parabéns pelas sábias palavras!

    Vamos juntos, cada um trilhando seu caminho (com seus erros e acertos)rumo a independência financeira para que no futuro possamos ter mais qualidade de vida, mas sem deixar de lado o que realmente importa na vida: família, amigos e Deus.

    Parabéns por lidar com assuntos tão técnicos com essa leveza e sobriedade, sempre respondendo aos leitores do seu blog de forma clara e elucidativa.

    Grande abraço!

  18. 18 Leitão

    Oi Sérgio!
    Obrigado pelo incentivo e pela mensagem! Valeu mesmo!
    Grande abraço!
    Leitão

  19. Oi Leitão. Preciso te confessar que no demonstrativo de resultados das minhas empresas, eu só olho para a última linha “lucro/prejuízo” porque considero que no final ela resume tudo que interessa nesse documento. (Uma observação, no balanço patrimonial eu olho algumas coisas também, aqui estou falando só do demonstrativo de resultados) Mas tenho notado por aí muitos analistas dando mais importância para o EBITDA do que para lucro em si.
    Pesquisei sobre EBITDA e encontrei em uma página da infomoney o seguinte: “A utilização do EBITDA ganha importância porque analisar apenas o resultado final da empresa (lucro ou prejuízo) muitas vezes tem sido insuficiente para avaliar seu real desempenho em um determinado período, já que muitas vezes é influenciado por fatores difíceis de serem mensurados.”
    Mas não sei se concordo com essa frase. Afinal, no final da história empresa boa é aquela que dá lucro, se só der prejuízo é melhor fechar as portas. Você poderia dizer algo sobre EBITDA ou comentar essa frase?

  20. 20 Leitão

    Oi BirutaIBM!

    O Lucro Líquido é o mais importante sim, mas pode-se incluir o Ebitda como mais um critério de análise (mostra o desempenho operacional).

    Analise o Lucro Bruto, depois o Ebitda e por fim e mais importante o LL. O bom é que os 03 estejam bonitos…

    Abraço!
    Leitão

  21. 21 Vinícius

    Boa noite, Leitão! Tenho acompanhado seu blog já há alguns meses, através da indicação de um amigo que fez um curso contigo.

    Em primeiro lugar, gostaria de parabeniza-lo pelo trabalho brilhante! Blog de altíssimo nível, muito obrigado por compartilhar tantos conhecimentos e conteúdo com tamanha confiabilidade.

    Gostaria, também, de perguntar o que acha da SAPR4. Dentro do setor que ela se encontra, me parece ser uma das mais interessantes e está com um preço bastante atraente.

    Abraços.

  22. 22 Leitão

    Oi Vinícius!
    Boa noite!

    Obrigado pela gentil mensagem! Que bom que o Blog está ajudando a estudar melhor o tema… Valeu! :-)

    Sobre a SAPR4, sua análise foi correta, o preço caiu bastante e os resultados se mantiveram razoáveis, diferente das demais do mesmo setor. É válido olhar com calma sim, mas o problema é que ela tem baixa liquidez e é de um setor bem engessado. Se for para aportar, que seja a título de diversificação e em menor quantidade…

    Um abraço!
    Leitão

  23. 23 Robson

    Olá Leitão como vai? você faz análises com ibovespa dolarizado? gostaria de compartilhar e saber sua opinião a respeito dessa análise feita do Ibovespa Dolarizado: http://www.infomoney.com.br/mercados/analise-tecnica/noticia/4605904/ciclo-anos-bolsa-indica-hora-comecar-comprar-acoes-entenda-por

  24. 24 ihouse

    Ola Amigo suíno,

    Estou pensando seriamente em voltar a bolsa.

    So aguardando a entrada em BBAS3 na casa dos R$ 9 – 10,00. ( Fibo projetado por vc ).

    Oq acha da ideia?
    E cemig, acha melhor aguardar pois esta muito endividada?

    Abracos,

  25. 25 Dhiego

    Boa tarde,

    Tem alguma informação sobre como recuperar o valor investido na bdr goog34 que teve suas negociações encerradas?

  26. 26 Leitão

    Oi Robson!
    A análise de que estamos em um fundo é correta sim… As empresas estão em plena baixa acentuada após anos de queda… Com a inflação em alta e dolar caro o gráfico da enfoque está coerente sim… Mas é preciso estratégia e sobriedade para agir certo, não pode sair comprando tudo na empolgação não…

    ———————-
    Oi Ihouse!

    Voltar para a bolsa para fazer o que? Especular, Investir, ou as duas coisas mas bem separadas? Isso é importante entender, senão faz tudo errado.

    Aqui no Blog eu comento muito sobre esses conceitos… A bolsa é ótimo para Investir e é legal para Especular, mas tem que fazer cada coisa bem separadamente.

    Tenha critérios claros e estratégia clara. Evite ir na base do achismo, do chute ou dicas de tercerios, heim… Juízo!

    ————————-
    Oi Dhiego!
    Não tenho informações sobre essa tal de goog34 (Google). Não mexo com ações estrangeiras… Fico devendo.

    O mercado nacional já é bem interessante, bom e desafiador. Não senti necessidade até hoje de mexer com marimbondo de fora… :-)

    ————–
    Abraços!
    Leitão

  27. 27 fino

    Caro Leitao, boa tarde
    Vc pode analisar a Cielo3? Ela despencou e parece que rompeu um suporte importante.
    Não seria um ponto de entrada desejável para acumular mais ações?
    Estou mantendo a estrategia de acúmulo mensal. Realmente é muito mais tranquilo comprar com data planejada e de pouco em pouco.
    Nem a petro3 consegue tirar meu sono…..

    hiuahaiu

  28. 28 Sérgio Costa

    Leitão, boa tarde!

    Comecei a investir na bolsa em novembro/2015. Li muito material na internet, e o seu blog foi de extrema importância para aprender alguns conceitos que até então eram desconhecidos para mim.

    Defini que seguiria a seguinte estratégia:

    1) Diversificaria minha carteira com o mínimo de 10 e o máximo de 15 empresas
    2) Escolheria apenas empresas com bons fundamentos
    3) Iria investir visando o longo prazo
    4) Faria aportes regulares a cada 3 meses

    Após definir minha estratégia, montei uma planilha com alguns indicadores das empresas escolhidas e fiquei de “fora” aguardando o “momento ideal” para entrar na bolsa com o “pé direito”.

    Em novembro/2015, achei que já estávamos no “fundo do poço”, e que tudo de ruim que pudesse acontecer daquele momento em diante já estava precificado no valor das ações. Fiz então minha primeira “rodada” de aportes nas empresas escolhidas (ITUB3 – GRND3 – ESTC3 – PSSA3 – EZTC3 – BRFS3 – WEGE3 – BBAS3 – FESA4 – PTBL3 – ABEV3 – CMIG3).

    Hoje, faz 3 meses desde que fiz minha “primeira rodada”, e o resultado até o momento não foi muito animador, pois minha carteira acumula uma desvalorização de mais de 15% no período.

    Apesar de estar visando o longo prazo e de saber que é absolutamente normal essa desvalorização no curto prazo, confesso que às vezes é um pouco frustrante, perceber que até a poupança me traria um melhor retorno nesse período.

    Este mês, segundo a estratégia que eu defini inicialmente, deveria ser o mês de uma nova rodada de aportes (pois já fazem 3 meses desde a primeira rodada), foi então que me bateu uma dúvida se devo seguir a estratégia inicial, ou se devo aguardar mais um pouco.

    O motivo é que, acredito que o cenário para curto prazo ainda é de desvalorização pudendo o ibov tranquilamente chegar aos 35.000 pts (momento em que eu poderia comprar as ações com um valor menor, pudendo inclusive baixar meu preço médio).

    E aí Leitão (e demais leitores do blog), pela experiência de vocês, será que é melhor seguir minha estratégia inicial, ou aguardar o IBOV confirmar a tendência de baixa para fazer novos aportes?

    *Ah, e se não for pedir demais, tem alguma objeção quanto a alguma das empresas que compõem minha carteira?

    Agradeço desde já ao Leitão, e a qualquer leitor do blog que possa contribuir :)

  29. 29 Sérgio Costa

    Corrigindo:

    *fazem 3 meses = faz 3 meses
    *pudendo = podendo

    :)

  30. 30 Ustavo

    Boa noite,
    Em relação a swing trade. Gostaria de saber a opinião em relação a ações neste mês de fev/2016. Seria interessante já entrar em ações com boa pl e lucro como abev3 e Bbdc3? Em tempo, o que você acha de swing trade com valores até 2mil reais com e sem fracionário e já com o custo de operacao?

  31. 31 Leitão

    Oi Fino!
    Boa noite!

    Que bom que está aprendendo a manter a cabeça fria e tomar decisões simples e racionais, é isso ai! Parabéns! Quando ficamos seguros com nossa estratégia é sinal de que estamos maduros para o mercado…

    A Cielo é show de bola de empresa. A queda atual parece ser mais por boatos de fechamento de capital, mas por enquanto não é nada em cima de seus bons fundamentos…

    ————————-
    Oi Sérgio!
    Que bom que o Blog tem contribuído para seu interesse e crescimento no assunto. É assunto importante mesmo. Investir bem é fundamental, e investir mal é péssimo. Se o Blog lhe ajudar a não investir mal já será um bom começo…

    Então vamos lá (vou ser bem objetivo):
    – Selecionar boas empresas é o primeiro e mais importante passo. Sua seleção está interessante, ok. Mas considero importante diversificar bem e diluir risco, então 20 empresas é melhor…

    – Comprar de 03 em 03 meses não é legal. Melhor comprar todo mês.

    – Comprar tudo de uma vez não é necessário e gera muito custo. Melhor ir comprando umas 02 ou 04 por mês…

    – Ficar tentando otimizar entradas e “acertar” melhor momento para comprar não é certo. Melhor comprar sempre, mas com entendimento dessa estratégia, que chamo de Investimento Gradual. Sobre isso comento muito aqui no Blog…

    Bem, são alguns toques rápidos, mas com o tempo você vai pegando o jeito…

    —————————-
    Oi Ustavo! (Gustavo?)
    Não não, perai… só por essa breve mensagem já vi que você está confundindo uma coisa básica: Investimento VS Especulação. Cada coisa é uma coisa, exige formas de análise e atuações diferentes, não se misturam.

    Sugiro fortemente não operar nada na bolsa enquanto não se inteirar mais sobre esse assunto, e aqui no Blog tem muito sobre isso… Procure ir lendo os artigos, chats, comentários…

    Costumo deixar o link abaixo para quem chega recente, veja:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/about/dicas/

    Operar Especulação com 2k é pouco. Pode mas não compensa. Já Investir com 2k todo mês, ok, é ótimo. Se for especular com 2k pode usar o fracionado sim, mas é mais um dificultador, já que no fracionado a liquidez é mais crítica… ou seja, especular com apenas 2k é talvez um treinamento, mas nunca algo bom…

    Mas em fim, estou aqui par ajudar e a leitura do Blog já vai lhe ajudar muito. E aos poucos vou lhe ajudando mais… Fique à vontade para participar aqui no Chat! :-)

    ————————-
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  32. 32 Renan

    Olá amigo Leitão, completei dois anos de IG e pretendo aumentar o aporte. Atualmente tenho 24 empresas e pretendo comprar 02 por mês. Girar a carteira em um ano.

    Duvidas:

    1) O rodízio esta lento?
    2) Posso atribuir pesos aos papeis? Ex. 12 empresas nível A (as peso pesado, rs) e 12 nível B (empresas para diversificação). Sendo que a nível A o aporte é 60% do valor e B 40%? E a cada mês compro uma A e uma B.

    Desde já agradeço o comprometimento e cuidado em atender todos do buteco.

    Abraços

  33. 33 ihouse

    Ola novamente amigo Leitao,

    No caso eu tinha petr4 em 2009 para investimento…

    Sai no final de 2010 depois daquela subscrição da Petrobras, pois vi que na verdade o dinheiro ficou para o governo e não para empresa, entre outras coisas que sabemos, bem, e deu no que deu, e desde então so acompanho diariamente.

    Fiquei 100% em renda fixa, e pretendo comprar para investimento visto o preco atrativo das empresas, e estudei durante 6 meses bbas3 e cmig4, e achei o preco atrativo, principalmente bbas3 pelos dividendos e pelo valor depreciado…

    Oq acha?
    Seriam essas duas e de olho em wege.

  34. 34 Leitão

    Oi Renan!
    Bom dia!

    Que bom que está caminhando bem, é isso ai!

    1- O rodízio está bom, ok. Se 02 por mês está confortável para você, ok, vai do seu gosto…

    2- Pode sim, é uma boa estratégia. Esse tipo de atribuição de peso é bom pois muitas vezes ficamos com vontade de ter algumas empresas menores e mais “incógnitas”, então podemos adotar a estratégia de alocar menos nelas, mantendo o mesmo valor fixo total por mês…

    Um abraço e disponha!

    —————————
    Oi ihouse!

    Ok, são empresas interessantes sim, mas o problema é que pelo visto você está querendo fazer alocações pesadas de uma vez só e em poucas empresas, isso é um erro.

    O certo é escolher não só 2 ou 3 empresas, mas pelo menos 20 ou mais… E também, pegar o capital e não aportar tudo de uma vez… diluir isso em parcelas, pelo menos umas 24…. bem, esse conceito é discutido ao longo de todo o Blog… Isso em se tratando de Investimento. Se sua intenção é simplesmente Especular, a história é outra e exige mais conceitos e técnicas…

    Procure ir lendo aos poucos os artigos, chats, comentários…

    ——————–
    Abraços, pessoal!

    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s