CHAT 01 a 07/fev

01fev16

Leia também…
Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Receba um resumo semanal desse Chat, toda segunda-feira...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livros
      RSS dos comentários



20 Responses to “CHAT 01 a 07/fev”

  1. 1 Leitão

    Bom dia, amigos!

    Abraços e ótima semana a todos!
    Leitão

  2. 2 Alexandre Lima

    Boa tarde.

    Espero que tenhamos uma ótima semana e belos posts.

    Teve bons posts no ultimo chat.

    .

  3. 3 Jack

    Bom dia!

    Leitão, no chat da semana passada fiquei curioso com o caso do Sardinha… Se ele autorizar, você poderia comentar qual o problema com a carteira dele? Sei que estou sendo meio intrometido mas é que acho muito válido aprender com nossos erros e com os dos colegas.

    Se esse não for o caso, me desculpe e desconsidere o pedido! :)

  4. 4 Leitão

    OI Jack!
    Bom dia!

    O Sardinha só me passou o email ontem à noite, e só pude começar a ver hoje de manhã… Ainda estou verificando e vou trocar alguns emails com ele para ajustar tudo…

    Mas para fins de aprendizado, o caso dele é um bom exemplo, e não há problemas em eu comentar aqui pois ele usou um codinome “Sardinha” e isso não vai prejudicá-lo em nada.

    – Um dos primeiros problemas que estou verificando foi um registro bagunçado na planilha de controle, misturando registros de Investimento com registros de trades especulativos. Devido a isso ficou tudo confuso… Pedi para ele passar a limpo e tentar separar os controles: Investimento em uma planilha, especulações em outra. Depois disso vou conseguir analisar melhor.

    – A maioria das empresas é de boa qualidade, mas faltou um pouco mais de gestão… se olhar pelo menos umas 02 vezes por ano já teria percebido que deveria ter dado algumas manutenções, pois algumas empresas deterioraram seus fundamentos e outas nem deveriam ter entrado na carteira. Mas como disse, a maioria é boa sim, então menos mal.

    – Outro problema grave que parece haver (devido à bagunça nos controles isso não consegui definir ainda): parece que ele não manteve a disciplina de compras conforme deveria, pois fez compras de forma irregular, sem rodízio sistemático, sem valores fixos, sem padrão de datas, etc… parece que ficou tudo de forma muito aleatória… (mas isso só vou poder confirmar depois de limpar e organizar melhor a planilha).

    Bem, esses são alguns problemas que servem de aprendizado a todos.

    Mas uma coisa é importante: mesmo carteiras bem geridas e organizadas, após 03 anos de queda acentuada como agora, vão estar no vermelho. Isso é perfeitamente normal… é um período de baixa que para quem investe parece uma eternidade, mas é bem normal… Não adianta ficar desesperado e estressado, pelo contrário, é agora que vamos ver quem esteve Investindo de verdade e quem estava só apostando…. Quem passar na peneira emocional agora vai sair com diploma de investidor depois…

    Bem, depois se tiver mais novidades coloco aqui para a turma. Todos vamos aprendendo juntos…

    Abraço!
    Leitão

  5. 5 Fabricio

    Leitão,

    movimento um valor muito alto por dia em trades (daytrade). Sabe me dizer se isso atrai olho grande do Leão ? É acima de 10M.. lembrando que movimento e não lucro tudo isso… hehehehe

  6. 6 Leitão

    Oi Fabricio!
    Nossa! Você disse 10M = 10 milhões por dia?

    Bem, a receita é bem “displicente” com a maioria dos movimentos em ações, mas hoje em dia com tudo informatizado do jeito que está, valores muito alto podem chamar a atenção de analistas fiscais… não sei, só imagino isso…

    Seja como for, em daytrade tem que recolher IR sempre, independente dos valores (não tem isenção até 20k de vendas por mês como no trade normal).

    E também a origem dos recursos deve ser lícita e declarada…

    Procure andar na linha, né… Rsss…

    Abraço!
    Leitão

  7. 7 Willyan Beleze

    Boa tarde Leitão e amigos,

    Tenho acompanhado os comentários, inclusive do amigo que tem 100k para investir, e não posso deixar de pensar semelhante, em uma estratégia de compra para o momento atual, por exemplo, se defino que vou investir 50k (50%) em ações, por que não aproveitar o momento da baixa atual e fazer um aporte inicial maior, mesmo na estratégia de investimento, não é interessante, após analisar e definir quais empresas formarão a carteira, já entrar com boa parte desse valor, que será mesmo investido em ações, e adquirir as ações com preços mais atraentes?

    Obrigado.

  8. 8 Sérgio Costa

    Olá Leitão!

    Tenho algumas dúvidas sobre dividendos, se vc ou alguém do site puder ajudar eu agradeço.

    As dúvidas são as seguintes:

    1- Como saber a data que as empresas pagam os dividendos?

    2- Quem tiver ações da empresa no momento do pagamento dos dividendos, recebe os dividendos integralmente, ou o recebimento é proporcional ao tempo que tenho ações da empresa?

    3- Se tive ações da empresa nos últimos meses, mas me desfiz das ações poucos dias antes do pagamento dos dividendos, ainda assim tenho direito ao recebimento mesmo que parcial?

    Obrigado mais uma vez, Leitão :)

  9. 9 Leitão

    Oi Willyan!
    Boa tarde!

    Devemos evitar alocar muito de uma vez só. Muitas vezes pensamos que está óbvio o preço baixo, e o mercado cai mais ou fica bom tempo de lado. Alocando de forma gradual e cadenciada você mantém melhor equilíbrio entre as empresas e pega uma curva de preços ao invés de momento de preço. Em investimento não é bom ter pressa. Quanto mais tempo e trabalho, melhor o resultado. Com a alocação gradual você tem chance de reavaliar as empresas ao longo do tempo, corrigir rotas, rebalancear… Já em uma alocação pontual e forte você só tem uma chance de acertar, não pode errar… Essas são algumas das vantagens estratégicas e de controle de risco de um investimento gradual…

    Mas se a tentação for muito forte de aumentar aportes, pode-se por exemplo aumentar um pouco o valor das parcelas de compras durante uns 12 meses… Ou pode também girar a carteira mais rápido aumentando a qtde de empresas compradas por mês durante também uns 12 meses… Algumas “turbinadas” são possíveis, desde que se mantenha os princípios…

    —————————
    Oi Sérgio!

    Vamos lá:

    1- Em vários sites é possível encontrar uma agenda de dividendos. Veja esse aqui, por exemplo:
    http://dividendobr.com/

    2- Quem tem as ações até a data EX (data de anúncio da data de pagamento) tem direito a receber integralmente, equivalente à qtde de ações que possui.

    3- São duas datas… A data de aviso e a data de pagamento. Você deve possuir as ações até a data de aviso, data EX… se vender antes, perde. Mas se vender logo no dia seguinte à data EX vai receber normalmente, mesmo que a data de pagamento propriamente dita seja meses depois e já não possua mais as ações…

    Mas… um lembrete: o recebimento de dividendos é bom para quem tem carteira de investimento e mantém sempre os papéis. Tem gente que acha que dá para ficar comprando os papéis só para receber os dividendos e depois vender, isso é uma estratégia furada, não vá nessa…
    Eventualmente, por coincidência, quando estamos Especulando, recebemos dividendos, mas por pura coincidência de datas mesmo…

    —————
    Abraços!
    Leitão

  10. Oi Sérgio,

    Não sei se estou certo, mas sobre tuas perguntas, aí vai:
    1 – Procurando pela internet encontrei alguns sites com calendários de balanço patrimonial das empresas, mas nunca verifiquei se realmente estavam corretos;
    2 – O valor a ser pago em dividendos é definido no lançamento do balanço patrimonial, caso você tenha ações da empresa nessa data, você receberá os devidos dividendos, caso contrário, não;
    3 – Resposta acima responde a pergunta.

  11. Só complementando:
    Dividendo é parte do lucro da empresa, e você recebe de acordo com o numero de ações que tem, independente do tempo em que está com elas.
    Se vc tem 100 ações da XXXX, e a empresa informa que no dia “Y” elas ficam ex-dividendos, se voce mantiver as ações nesta data, terá direito aos dividendos em uma data que é informada pela empresa. Se você vender as ações antes da data “ex-dividendos”, perde o direito de receber os mesmo.

    Buloto

  12. 12 Sérgio Costa

    Obrigado pelas informações, Leitão, andreikeda87 e buloto.

    A receptividade e prestatividade são realmente o grande diferencial das pessoas que fazem parte desse site!

    Parabéns Leitão e a todos os colaboladores!

  13. 13 Anônimo

    Boa noite Leitão,

    Tenho uma dúvida sobre como vc computa as bonificações na rentabilidade da sua carteira. Cito aqui o exemplo que vai ocorrer com o Bradesco que resolveu fazer bonificação de 1 ação para cada 10 que você possui. Sei que a priori bonificação não é entendida como rentabilidade, pois os preços se ajustam no dia da bonificação.

    Essas ações vão entrar na sua conta a custo ZERO no sentido prático, e para efeitos de Imposto de Renda imputarão um preço de 15,8X reais.

    Minha dúvida é: se você decide vender essas 10 ações a preço de mercado que vão cair nas suas mãos e alocar esse dinheiro , por exemplo ,180 reais, esse dinheiro não entraria como “dinheiro novo” que “rendeu”?

    Estou te perguntando isso, pois o que se faz é colocar as ações bonificadas na carteira e elas ajudam a baixar o preço-médio daquele ativo, mas sempre me surge essa dúvida se eu não teria que computar esse “dinheiro” teórico que valeriam as 10 ações como se esse dinheiro tivesse entrado na minha mão e aí eu tivesse “comprado”, entendeu?

    Não sei se fui claro na minha explicação, mas gostaria da sua opinião nesse caso específico das bonificações.

    Grato,

    Paciente

  14. 14 APC

    Caro Leitão,
    Que baixa violenta e demorada heim!! Para os acumuladores ótimo, para os gastadores nem tanto né?
    Concordo com seu método e acompanho sempre, mas surgiu uma dúvida.
    Vejo que vc não é de se desfazer de ações, dá bastante tempo para elas se recuperarem,visto que do seu cardápio vc falou aqui que só se desfez de USIM, RAPT e outras relacionadas a OPA.
    Peguei um trecho de seu comentário acima para vc entender o que quero saber: “Com a alocação gradual você tem chance de reavaliar as empresas ao longo do tempo, corrigir rotas, rebalancear”
    Essa é realmente uma vantagem e tanto, Mas como o investidor deve pensar nesse momento econômico que estamos vivendo, onde a MAIORIA das empresas estão com balanços piores nos últimos dois anos e as que vão bem não são capaz de salvar o time todo?
    Na SUA gestão vc mais dá cartão amarelo do que vermelho e vai procurando outras para entrar no time ?
    Um abraço e vamos plantando uma floresta de sementes diversas, pois sigo acreditando que os acertos pagaram os erros com folga grande , ainda mais agora com essa queda grande que enorme margem de segurança.

  15. 15 Renato

    Anônimo,

    Sobre a sua dúvida, toda vez q vc recebe uma bonificação ela “abaixa” seu preço médio porém na hora de fazer o lançamento no seu IR, vc tem q colocar o valor em reais recebido com a bonificação em rendimentos exclusivos e sujeitos a tributação exclusiva, tem um campo próprio pra isso.
    Exemplo:
    Recebeu bonificação de 10 BBDC4 no valor de 15,85. Vc vai declarar no campo específico que recebeu R$ 158,50 em bonificação de ações. E no campos bens e direitos, vc vai somar 10 ações na quantidade total (ou não, caso tenha vendido-as).

    Mas assim, o dinheiro “entra” na sua contabilidade.

  16. 16 Leitão

    Oi Paciente!
    O Renato já ajudou bem (Obrigado, Renato!).

    Entram a custo zero e depois declara conforme o Renato comentou. Mas em matéria de IR eu sempre peço ajuda também, não sou bom nisso…

    ——————————
    Oi APC!
    Essa fase econômica que vamos ter que passar não tem jeito, todo mundo vai sofrer com baixa rentabilidade, baixos dividendos e pra carteiras novas, tudo no vermelho.

    O que fica são os fundamentos das empresas. A empresa pode se retrair e navegar o barco mais devagar nesse nevoeiro. O que não pode é deixar o barco furar e entrar água, ou seja, não pode é deteriorar a máquina. Algumas empresas vão se retrair, outras vão efetivamente se deteriorar, e outras vão até se fortalecer e despontar…

    Nessa análise, podemos optar por dar uma pausa com algumas e direcionar os recursos para outras mais promissoras, por exemplo. Mas só desfazemos mesmo caso comece a entrar água…

    Não tem uma regra geral para todos. Cada pessoa vai analisar e decidir, conforme seus critérios, sua forma de analisar, sua estratégia de incremento, sua estratégia de controle de risco, sua estratégia de alocação, seu tempo, seu gosto, etc… Várias pessoas diferentes podem ter boa gestão, mesmo que usando de estratégias diferentes…

    —————–
    Abraços!
    Leitão

  17. 17 glauco tonello

    Leitão e amigos
    Gostaria de saber o que pensa a respeito da PSSA3?

    Abraço

  18. 18 Leitão

    Oi Glauco!

    A PSSA3 é interessante sim, mantém lucratividade ascendente e dividendos… É uma opção para se analisar, para diversificar setores…

    Abraço!
    Leitão

  19. 19 Sérgio

    Olá Leitão, boa noite!

    Vejo que ciel3 aparece com frequência como uma das “queridinhas” em muitas carteiras de investidores, entretanto ela não está entre as empresas do seu cardápio. Tem algum motivo especial para isso?

    Grande abraço e bom carnaval!

  20. 20 Leitão

    Oi Sérgio!
    Boa tarde!

    Sim, a Cielo é uma empresa muito interessante e muitos da turma possuem em carteira. Eu também! Rss…

    Eu tenho outras empresas além das que publico aqui no Blog. Só não publico tudo porque dá muito trabalho ficar atualizando tudo… Assim, prefiro deixar as principais…

    Um abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s