Comece o ano investindo no setor de energia…

28jan16

Na economia o setor de energia é vital, importantíssimo. Mas hoje quero falar de outra energia muito importante: a energia do Investidor. Afinal, para investir bem o investidor tem que estar bem, principalmente nos momentos de bolsa em queda como nesse começo de 2016.

Energia

O dicionário define energia como: “Capacidade que um corpo ou um sistema físico tem de produzir trabalho”.  Preste atenção nesses sinônimos para “energia”: força, eficiência, esforço, carga, vigor, intensidade, atividade, potência, ação, eficácia… E ainda: vivacidade, robustez, pujança, disposição, entusiasmo, prontidão, vontade, fortaleza, dinamismo, decisão, fibra, rigor, segurança, firmeza, virtude, ânimo e por fim, vida.

Gasto de energia

Energia é vida, é movimento. Energia é para ser gasta mesmo, não fica parada. Para o bem ou para o mal, nos dias atuais transferimos o trabalho pesado para as máquinas. Muitos de nós, com isso, ficamos sentados a maior parte do dia apenas trabalhando em um computador. E quando há folga, vamos para o celular. O corpo não cansa mais como deveria, mas, a mente, essa sim fica exausta!

No mundo atual, gastamos pouca energia física e muita energia mental. Resultado: a sociedade adoece. O excesso de facilidades físicas aliado ao excesso de estímulos mentais joga a balança toda para um lado.

Mentes cansadas

O resultado disso tudo são mentes cansadas, sobrecarregadas com muita informação, hiperestimuladas. Todo mundo conectado em uma mesma doença contemporânea. Resultado: mais visitas ao psiquiatra e ao fisioterapeuta.

Não é sinal de saúde estar bem adaptado a uma sociedade profundamente doente. Essa frase é atribuída a Krishnamurti, mas o conceito é antigo, desde o Velho Testamento na Bíblia, a pelo menos 2.000 anos A.C.

Se você está na moda, antenado, atualizado, por dentro de tudo que está rolando na economia, na política, na sociedade, no mundo… Cuidado! Pode estar doente!

Desajustado à sociedade

Depois de muitos anos como investidor, posso afirmar: O bom investidor é sempre “do contra”. Está sempre na contra mão da massa, do senso comum, desajustado à sociedade

Está todo mundo desesperado na bolsa e na economia? Pense e aja diferente de todo mundo!

Se quer ser um investidor melhor então seja um “desajustado”. Pare com o excesso de notícias políticas e econômicas, detalhes e mais detalhes dos mercados financeiros ou da tecnologia. Pare também de poluir sua mente com tudo quanto é notícia ruim que vem até você via Internet ou smartphone. Filtre, limpe, simplifique.

Pense. Vai encontrar muitas coisas na sua rotina e nos seus hábitos onde está literalmente desperdiçando energia e se poluindo. E vale relembrar o dicionário: Energia é vida!

Invista então em um setor muito importante da economia: Sua energia! Desconecte-se do senso comum e reconecte-se com coisas boas e elevadas. Direcione sua energia para dar o melhor de si em seu trabalho, em sua família, em seus relacionamentos pessoais, em seu crescimento espiritual…

Tenho certeza que ao investir melhor no setor de energia você vai se tornar um investidor melhor.

Abraços e muita energia a todos!
Eduardo Leitão
——————————–
> Quer comentar? Alguma dúvida? Deixe uma mensagem…

Leia também…

Os sentimentos das pessoas nas diversas fases da bolsa…

Não baseie seu olhar apenas no índice IBOV!

Quantas empresas devo manter em minha carteira de Ações?



13 Responses to “Comece o ano investindo no setor de energia…”

  1. 1 Valdemir lovato

    Maravilhoso essa sua colocação leitão ! Perfeito para os dias de hoje ,para que as pessoas percebam isso que está acontecendo com todos nós ,estamos sendo sendo induzidas ao tudo ,e ao mesmo tempo ao nada! Um verdadeiro desperdício de energia fisica humana ! Precisamos investir mais em nosso setor de energia ,nos movimentar mais,conversar mais,olhar nos olhos das pessoas,se sentir mais irmãos uns dos outros ,ser feliz com o simples amar mais.um abraço à você leitão

  2. 2 André

    Boa tarde Mestre …. ótimas palavras e fazem TODO o sentido, principalmente nos momentos atuais !! grande abraço !!

  3. 3 Alexandre Goulart

    Muito Boa Eduardo (Leitão)!

    E mais uma vez informo (conforme postei no chat de 18 a 24/jan): “… que está abrindo uma janela de oportunidades (em ações) que não se vê desde 2002. Análises bem estruturadas somadas a uma boa diversificação podem gerar uma bela carteira para quem está começando agora (principalmente investimento em valor/crescimento) e também para quem já está investindo. O momento é de reflexão e de excelentes oportunidades. Basta aplicar os conceitos aprendidos com coerência e bom senso” e, conforme este post, gastar energia nisso! Em nós! Em particular, em saber investir. Abraços a todos.

    PS. Galera, é o meu último aviso hein! (hehehehe). Já fiz a minha parte.

  4. 4 Leitão

    Oi Valdemir, oi André, oi Alexandre!
    Obrigado, pessoal! Valeu pelo feedback!

    Alexandre, concordo com você! :-)

    Abraços!!
    Leitão

  5. 5 Anônimo

    Boa Tarde!

    Leitão,

    Caro Mestre, mais um texto fantástico. Como é bom ler um texto como este e sentir que infelismente estava me deixando “intoxicar” pelo “lixo” do dia-dia. Assim ele nos alerta e nos passa a certeza que podemos ter uma vida melhor.
    Quanto aos investimentos em ações, só comemoro, pois estou comprando mais barato e isto é excelente.
    Confesso que tudo que escuto no dia-dia, me deixa meio “perturbado” com a situação, pois perco a esperança de um Brasil melhor para meus filhos e netos, principalmente na questão violência. Sei também que o desgoverno atual vai morrer, mais cedo ou mais tarde. Só me preocupa o preço disso tudo para o povo Brasileiro.
    Conforme o colega Alexandre colocou, também vejo como um momento especial para acumulo de papéis. Desde que fiz o curso não fiz mais nenhuma besteira, sei que pela seleção que tenho hoje, se uma ou duas empresas virarem “pó”, que é quase impossível pela qualidade das mesmas, ainda assim tenho um excelente time que vai me trazer muitas alegrias no LP.
    Que Deus nos de um 2016 com muita ENERGIA, saúde e cabeça no lugar para não fazermos parte da manada.
    Grande abraço.
    Jânio CF

  6. 6 Amarildo

    É isso ai Mestre Leitão!!

    Sem energia morremos, com energia vivemos…

  7. 7 Leitão

    Oi Jânio!
    Muito obrigado pela mensagem! Já valeu a postagem saber que te ajudou a repensar e focar em coisas boas… :-)
    É isso aí! Vamos que vamos na contramão do senso comum!

    ——————-
    Oi Amarildo!
    Obrigado também! Valeu!

    ———-
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  8. 8 Luiz

    Bacana sua iniciativa em dizer algo mais. Sabemos como é difícil conciliar o dizer algo mais com ser pragmático; Acho que isso é o que faz a diferença, é o que torna tudo mais humano, e o que torna tudo com um jeitão mais preocupado com o ser humano, aquele ser humano que está do outro lado do balcão. Abç, Luiz Carlos Vicentini Gasparini

  9. 9 Leitão

    Oi Luiz!
    Obrigado pela mensagem, foi motivador ler isso! Valeu mesmo!

    Um grande abraço e apareça mais vezes por aqui!
    Leitão

  10. 10 Maria Rosicler Toazza De Conto

    Puxa Leitão!
    Não poderia ser melhor o início deste domingo chuvoso.
    Esse texto sobre ENERGIA é maravilhoso.
    E é isso aí mesmo…Energia é VIDA!!

  11. 11 Leitão

    Oi Maria Rosicler!
    Obrigado, que bom que gostou! Poder levar um pouco de energia boa aos amigos é muito bom!

    Grande abraço e apareça mais vezes!
    Leitão

  12. 12 Rodrigo

    Excelente mensagem!!!!

  13. 13 Leitão

    Obrigado, Rodrigo!
    Apareça sempre aqui no Blog!
    Abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s