CHAT 25 a 31/jan

25jan16

Leia também…
Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Receba um resumo semanal desse Chat, toda segunda-feira...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livros
      RSS dos comentários



34 Responses to “CHAT 25 a 31/jan”

  1. 1 Leitão

    Bom dia, amigos!

    E vamos que vamos, vencendo a cada etapa!
    Abraços e excelente semana a todos!
    Leitão

  2. 2 Rodrigo

    Leitão,

    fiz seu curso há um bom tempo mas só agora me sinto preparado para começar a investir… e coincidentemente estamos no meio de uma crise, onde papéis bons podem estar a preços excelentes!

    Possuo 100K em mãos para dar início aos investimentos e 1K para aportes mensais mas estou com uma grande dúvida:

    Faço compras maiores de empresas boas nesse momento (pensei no investimento em valor) ou mantenho a estratégia de investimento gradual ?

    Tenho a sensação de que se começar com o I.G. vou perder a oportunidade do I.V.

    Qual sua opinião ?

    abraço

  3. 3 Rafael

    Leitao, bom dia!

    E esse curso? Dia que não chega… ansiedade pra iniciar as aulas!

    Então, em um post de 2010, vc diz:

    “Muita gente gasta uma enorme energia em Análise, e esquece da Estratégia. As duas coisas tem que andar juntas. Um bom Investidor é feito disso: Análise + Estratégia, Segurança + Rentabilidade.”

    Você considera alguma com mais peso que a outra, ou as duas são, dentro de um plano de investimentos, 50/50 importantes?

    Grande abç.
    ___________________________________________________________
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2010/02/24/a-busca-por-altas-rentabilidades-e-uma-das-principais-causas-de-resultados-abaixo-da-media/

  4. 4 Leitão

    Oi Rodrigo!
    Que bom ter notícias sua, e que bom que vai se dedicar mais aos investimentos agora, é importante mesmo.

    Olha, do seu capital total tem que primeiro definir quanto % vai destinar para ações, quanto para renda fixa. Definir também os aportes que vai manter (pelo que comentou, 1k, ok).

    Não é prudente fazer grandes aportes sem antes ter noção de Investimento em Valor. Apesar da tentação, é melhor ir com calma ao pote. Fazendo um bom Investimento Gradual você vai aproveitar essa fase. A Dilma ainda tem mais 3 anos de governo, não precisa ansiedade… Rsss…

    Pegue o valor que irá destinar para ações e divida ele por X parcelas (por exemplo: 36 parcelas) e faça compras graduais e equilibradas, dentro dos conceitos do IG. Antes de tudo, selecione bem as empresas com critérios fundamentalistas (dica, veja as queridinhas da turma).

    O objetivo é ter depois de algum tempo uma carteira bem montada, cadenciada, equilibrada, com empresas de qualidade, e a partir daí dar tempo ao tempo, mantendo a disciplina, para engordar o gado leiteiro…

    —————————————
    Oi Rafael!
    Rss… A turma de fevereiro já está se formando e vai ser ótima, todo mundo motivado (http://leitaoemacao.com/curso) – Essa semana vou fazer a primeira chamada.

    Sobre sua pergunta, as duas são importantes, mas a Estratégia é mais importante.

    A nossa análise sempre é passível de erros, por mais que nos esforcemos. Até o analista mais tarado e dedicado uma hora vai errar. Já a nossa Estratégia, essa sim, deve ser robusta e aguentar qualquer fase. Inclusive, nossa Estratégia deve compensar os erros de nossa Análise. Por exemplo: ninguém poderia imaginar que ocorreria uma caca tão grande como foi com a Petr, então, nossa estratégia é que segura a onda, ou seja, a Petr pode até quebrar que não vai afetar o conjunto do time, pois uma boa Estratégia define alocações graduais e equilibradas, diversificação de empresas e setores, e olho na qualidade das empresas….

    Sei que sou repetitivo com isso e os leitores mais velhos já até cansaram, mas é melhor ser redundante e os amigos aprenderem.

    ——————–
    Abraços!
    Leitão

  5. 5 Fernanda

    Boa tarde, Leitão!

    Vi que a Alpa3 vai passar pelo processo de Oferta Pública de Aquisição de Ações! Tenho a Alpa4 na carteira, ela é influenciada de alguma maneira?

  6. 6 Leitão

    Oi Fernanda!
    Boa tarde!

    Não estou acompanhando essa notícia, mas se é isso que comentou, não influencia em nada não. Estão apenas ofertando mais ações no mercado. O ruim é que divide o bolo com mais pessoas, mas tudo bem, já que a PN paga mais dividendos que a ON.

    A Alpargatas é uma boa empresa na bolsa!

    Abraço!
    Leitão

  7. 7 Luiz Alvim

    Olá Fernanda e Leitão,

    Esta OPA da Alpargatas não vai aumentar o número de ações da empesa. O que aconteceu é que o grupo J&F comprou o controle da ALPA que pertencia à Camargo Correa. Pela lei, quando isto acontece, o comprador tem que fazer uma OPA para oferecer aos minoritários que possuem ações ON o direito de vender as suas ações pelo mesmo preço pago ao antigo grupo controlador. Os minoritários que possuírem ALPA3 poderão então, se quiserem, vender as suas ações para o grupo J&F.

    Abraço,
    Luiz Alvim

  8. 8 Leitão

    Oi Luiz!
    Ah, bom! Então é isso que o Luiz comentou, Fernanda. Eu não estava acompanhando isso esses dias…

    Obrigado, Luiz! Esse é fera! Sempre por dentro!

    Abração!
    Leitão

  9. 9 Mendigo_Suiço

    Olá Leitão, tudo certo?

    Pelo o que eu entendi da sua estratégia não devemos ficar preocupados com o valor das ações das empresas, pois somos sócios.

    Porém, uma crise como a que estamos vivendo agora, afeta o faturamento das empresas, como um todo. Isso, consequentemente, afeta a distribuição de dividendos.

    Eu gostaria de saber o quanto essa distribuição de lucros é impactada e como lidar com isso.

    Abraço,
    Mendigo_Suiço

  10. 10 Leitão

    Oi Mendigo_Suiço!
    Bom dia!

    Sim, o foco é na qualidade do time na carteira, e não em preços momentâneos. Um time bem formado e equilibrado se consegue com tempo e disciplina. Não adianta começar agora e já cobrar resultados ou ficar desesperado nos anos iniciais. Um bom tempo de maturação é em torno de 5 anos. Tudo que é bom leva tempo e trabalho, mas vale a pena.

    Em períodos de baixa devido a recessão econômica os lucros caem mesmo, e os dividendos também. Não tem jeito. Picos e vales, a gente tem que passar por eles. O que ajuda é a diversificação do time, pois mesmo em períodos econômicos difíceis vamos ter setores que vão bem. Uns choram e outros vendem lenços. Dessa forma a carteira mantém uma média aceitável mesmo em baixa. Mas a baixa afeta sim, e temos que passar por ela.

    E além da diversificação de empresas e setores na bolsa, temos também a diversificação pessoal de modalidades de investimentos: ações, imóveis, renda fixa, etc… É como na antiga rocinha do meu avô. Ele tinha plantação de café, de maracujá, de hortaliças, de batatas, tinha vacas de leite, de corte, cabritos, galinhas para ovo, galinhas para abate, etc… Ou seja, tinha recursos de várias frentes e mesmo que viesse uma geada e acabasse com o cafezal, por exemplo, o resto da fazenda continuava produzindo… :-)

    Abraço!
    Leitão

  11. 11 Sardinha

    Leitão,

    Estou te escrevendo num estado perturbado e de total apatia.

    Fiz seu curso em 2011 e de lá pra venho investindo religiosamente.

    Como sou funcionário publico, decidi aportar forte na bolsa, 90% das minhas economias, afinal, jovem, solteiro e o momento era propício.

    “https://leitaoemacao.files.wordpress.com/2012/01/ibov-2012-01-23-historico.gif”

    Montei minha carteira com as ações do cardápio. Via, a cada novo gráfico postado, oportunidades de turbinar minha quantidade de ações com as baixas do preço.

    Parece-me que os fundamentos das empresas que escolhi se deterioraram mais rápido do que eu poderia imaginar. Realmente um soco no estômago.

    Não consigo me focar no trabalho, não sei o que fazer, estou duvidando da minha própria sombra.

    Hoje estou amargando um prejuízo de 50% e não consigo parar de pensar como o cenário seria diferente se tivesse colocado meu dinheiro na renda segura fixa. Colocando meu dinheiro lá a independência financeira viria daqui a 3 anos. E hoje não tenho mais certeza de nada.. estou muito triste.

    Não sei se o restante da minha carteira vai evaporar também nos próximos meses.

  12. 12 Leitão

    Oi Sardinha!
    Puxa, fiquei agora sensibilizado com seu desabafo e angústia.

    Mas foi bom ter comentado, assim posso lhe ajudar melhor.

    A mensagem foi curta e peguei algumas informações, vamos lá:

    – Parece que você foi esforçado e disciplinado, ok, mas talvez tenha errado em alguns pontos: talvez a carteira tenha sido pequena e concentrada em alguns setores, talvez tenha aportado a mais fugindo do padrão, talvez tenha superalocado demais… Em fim, quero lhe ajudar mais. Mande por favor um email direto (leitao@leitaoemacao.com) contando mais sobre sua carteira, as ações escolhidas, os percentuais de alocação, a estratégia que manteve, etc… Se me munir de mais informações vou poder lhe ajudar melhor…

    Mas veja:

    Estamos em plena baixa da bolsa. Nesse momento a maioria das carteiras ou está no vermelho ou está bem baixa, inclusive os dividendos nesses meses recentes e nesse ano que começa vão também ser baixos, o mercado inteiro está assim. Não é culpa sua, não se culpe! Esse tipo de fase é perfeitamente normal na bolsa, apesar de doer no momento presente e desalentar, mas é normal. Não se desespere. Para isso, basta imaginar como era a bolsa na época do Plano Collor, do Plano Cruzado, da eleição do Lula, etc… Em vários momentos da história vamos ter vales fortes assim… Algumas fases de baixa duram anos mesmo, principalmente se o governo for ruim como o atual. Mas calma, se o dinheiro está bem investido em empresas fortes, elas vão sair lá adiante vencedoras. Do contrário o Brasil quebrou e o capitalismo já era…

    Vou aguardar então seu email para lhe ajudar mais pessoalmente… Assim vamos dar uma arrumada no que precisar e aperfeiçoar a estratégia de agora em diante.

    Um abraço e fique firme, já passei por isso e é só uma fase!
    Leitão

  13. Fala Leitão,

    Uma pergunta operacional de especulação:

    Quando você entra num trade, você já dispara as ordens de venda do objetivo e do stop para vários dias e fica só acompanhando, ou todo dia de manhã você lança as ordens??

    Abraço!!

  14. 14 Leitão

    Oi Vinicius!

    Cada um gosta de fazer de um jeito, dependendo do tempo, da estratégia, etc…

    Na maior parte dos casos eu gosto de acompanhar de perto, diariamente. Envio as ordens já no momento que quero. Mas se por ventura eu precise sair ou viajar e ainda tem trade ativo, deixo as ordens já preparadas ou lançadas…

    Podendo acompanhar de perto é melhor, mas dá para executar tudo automatizado hoje em dia com as facilidades dos home-brokers… Vai de cada um mesmo.

    Abraço!
    Leitão

  15. 15 Rafael

    Leitão e Sardinha,

    Realmente essa situação é complicada e não é fácil ficar vendo mês a mês a percentagem negativa aumentar. A minha carteira por exemplo está com rentabilidade de -25% e comecei a fazer IG em 2013. Mas eu prefiro olhar outro gráfico: o da quantidade total de ações de minha carteira. Esse gráfico, meu amigo, esse não pára de subir! E acredito que no longo prazo ele é quem vai fazer a diferença. Se fiz o dever de casa, como ouço com frequencia aqui no Blog, selecionando empresas saudáveis, ainda que venham a passar por eventuais enfermidades devido ao “clima”; se diversifiquei não só minha carteira, bem como meu patrimônio; se estou seguindo religiosamente a estratégia… não há o que temer.

    Outra coisa, de 2010 pra cá o IBOV só faz cair. A economia vem enfraquecendo e isso reflete em todas empresas.

    Vamos ver o lado positivo das coisas que é melhor até pra nossa saúde! Vamos lá Sardinha, você está no caminho certo! E só ajustar uma coisa ali, apertar um parafuso solto acolá e parar de ficar olhando rentabilidade (isso é um veneno!). Passe a observar o gráfico da quantidade de ações, é muito estimulante!

    Vlw, grande abç!

  16. 16 Leitão

    Oi Rafael!
    Show de bola seu comentário, não poderia ter expressado melhor! Obrigado!

    É isso mesmo: focar na quantidade de ações que estão sendo acumuladas e não em preços. Nosso patrimônio é isso: qtde de ações.Quanto mais ações, mais sementes plantadas…

    Abraços!
    Leitão

  17. 17 Rafael

    Leitão e pessoal do Blog, bom dia!

    Acho que de acordo com o post do Leitão, os que estão começando a pedalar sua bike estão se deparando com aquela primeira depressão com três pedras da pista de corrida! Olha quanta coisa ainda tem pela frente!!!!

    Abç Leitão, Vlw!

  18. Minha carteira é ainda um bebê e teve uma queda de rendimento de quase 60%, o que me deixa feliz é perceber que cada mês que passa consigo acumular mais usando menos recursos.

    Força Sardinha, vamos aproveitar essa tempestade para acumular boas empresas e sair dela com a carteira ainda mais cheia.

  19. 19 Anônimo

    Boa Tarde!

    Leitão,

    Sempre nos ajudando com seus comentários perfeitos e diretos e seus textos inspiradores/tranquilizadores, principalmente focando o “viver bem e com qualidade”. Obrigado Professor.
    Estava lendo o post do Sardinha. Leitão me corrija se estou errado, mas se ele começou em 2011, mesmo com toda queda da bolsa, se ele esta negativo 50% é porque a sua seleção provavelmente foi muito mal feita. Estou correto? Pergunto isso porque comecei a 16 meses, claro que estou no prejuízo, mas fico feliz por adquirir todos os meses mais ações com o mesmo valor em reais. Antes disso fiz uma simulação com as ações do meu “cardápio” se tivesse começado a investir Janeiro de 2010 e reinvestido todo dividendo na própria ação. No final de 2014 que foi minha ultima atualização fiquei impressionado com o resultado, mas com algumas ações perdendo muito valor, mas o time me surpreendeu. Mesmo com Ibovespa caindo cerca de 20% no período. Por fim, que tenhamos mais uns 2 anos de tempestades e a manada correndo da bolsa, assim vou acumular muito mais papeis do que imaginava e depois é só esperar a colheita.
    Abraço
    Jânio CF

  20. 20 Gabão

    Leitão Boa tarde!!! O que você acha da raiadrogasil e da odontoprev? Grato

  21. 21 Leitão

    Oi Jânio!
    Obrigado! Bom ter notícias sua! E pelo visto você está caminhando bem, legal!

    O Sardinha ainda não me enviou o email que pedi contanto mais detalhes, então fico limitado para analisar. Mas tem que ver quais ações ele montou, como foi a disciplina e também se anotou corretamente todos os proventos, bonificações, desdobramentos, etc… Pode ser que houve também algum erro nas anotações…

    Nesse cenário atual de queda muito acentuada a maioria das carteiras novas fica mesmo no vermelho… Queda assim não serve de referência para analisar. Serve para acumular mais, e bem.

    Sardinha, assim que puder, mende-me o email com mais detalhes, por favor, assim poderei lhe ajudar mais…

    Abração, Jânio!

    ————————
    Oi Gabão!
    Agora estou meio na correria aqui, mas vou comentar rapidamente. A Odontroprev está com bom desempenho, melhor que a Drogagil, mas as duas merecem um olhar mais calmo sim, com lucros bons…

    —————-
    Abraços!
    Leitão

  22. 22 Alexandre Lima

    Boa tarde.

    O acumulo de patrimônio através de compras de empresas devem ser focado em seus fundamentos e não em suas cotações. Nesse momento que vivemos podemos aumentar nossa porcentagem em boas empresas, aumentado nossa parte do bolo, e quanto maior a parte do bolo mas vamos desfruta-lo. Se a empresa que somos sócios continua boa não ha motivos para nos preocupamos com oscilações de curto prazo.

  23. 23 Rafael

    Leitão, qual sua opinião?

    Tantos aqui estão te cobrando um curso de Investimento em Valor (IV). Mas, esse é o termo correto a utilizar: investir em valor? Não seria melhor especular em valor? Pois o objetivo é ganhar com a valorização do principal, muito embora se utilize da análise fundamentalista para se iniciar uma posição. Assim, como a meta é comprar barato para vender caro, isso não seria uma especulação de longo prazo?

    Vlw abç

  24. 24 Alexandre Lima

    Boa noite.

    Belo post Rafael.

    Quando decidimos tornamos sócios de boas empresas logo estamos investindo em valor, pois só decidimos após analisamos e decidimos que tem valor a empresa, logo não nos importamos sobre o seu preço.

    Pra mim essa sua analise esta perfeita pois independente do prazo se estamos analisando o preço logo estamos especulando.

  25. 25 Leitão

    Oi Rafael!
    Boa colocação!

    Na verdade as duas estratégias são viáveis: Investir em Valor e Especular em Valor.

    A diferença é que, no Investimento em Valor, vamos ter o posicionamento de permanecer com a empresa o máximo possível, enquanto a máquina permanecer gerando valor. O objetivo é tornar-se sócio.

    Na Especulação em Valor o objetivo é usar de conceitos de valor para entrar bem e sair bem, dentro de metas de percentual e tempo. O objetivo é se aproveitar de distorções de preço.

    Abraço!
    Leitão

  26. 26 Pequeno investidor

    Bom Dia Leitão.

    Atualmente, Petrobrás e Vale sem dúvida são umas das ações mais comentadas na bolsa, pelo seus respectivos momentos.
    Tenho as duas em minha carteira e fiquei muito chateado pelas suas respectivas perfomances, pensei em vender ,em não comprar, mais, não sabia em que fazer, dai então, deixei a emoção de lado e fui para o lado da razão.
    Petrobrás – Sofre com a Crise de Petróleo, dólar extremamente alto, e pior estava contaminada de parasitas, porém, acredito que a empresa não perdeu seus fundamentus.
    Vale – Crise nos preços do minério de ferro + desastre em Mariana + desaceleração da economia Chinesa, + dólar extremamente alto, porém , a empresa não perdeu seus fundamentos, pelo contrário, ainda considero a Vale uma excelente empresa.
    Será que essas duas boas empresas não chegarm no fundo oudo poço ou quase lá.
    Não podemos estar diante de uma grande oportunidade comprar essas empresas a preços relativamente baixos.
    Depois que toda esse tsunami passar será que Petrobras e Vale não vão se recuperar, afinal são duas gigantes.
    Estou pensando dentro do meu rodízio em continuar meus aportes ade formal normal nestas empresas
    Qual sua opinião Leitão será que estou viajando na maionese?

    Abração

  27. 27 Leitão

    Oi Pequeno Investidor!
    Sua análise está coerente sim, para sua realidade e sua estratégia pessoal. Não vejo problema. Você já comentou bem os motivos e fazem sentido sim.

    Alguns vão considerar esse período como uma fase de oportunidade, outros vão preferir direcionar para outras áreas. Seja como for, sendo coerente com sua estratégia, ok.

    E se manter uma média de 5% em cada uma, ok, risco controlado.

    Abraço!
    Leitão

  28. 28 Anônimo

    A estratégia de comprar ações de boas empresas aos pouco a partir de um momento atrativo, como agora, e esperar uma boa alta, parece uma boa estratégia. Mas o que vc me diz do caso do Japão que ficou em baixa e ainda não rompeu o topo histórico desde 1989?Isto no Brasil não deve ser uma preocupação? E o que podemos fazer para nos proteger ? abs DIGO

  29. 29 Leitão

    Oi Digo!
    Ao formarmos e alimentarmos uma carteira o objetivo não é “esperar uma boa alta”. Não confunda investir com especular. Especular sim, o objetivo é comprar a um preço e vender por um preço a mais, só isso, comércio de papéis. Já no Investimento o objetivo é tornar-se sócio e crescer com a empresa, e nesse crescimento irá receber Dividendos, não só cotação.

    E não devemos basear nosso olhar apenas em um índice. O IBOV é só uma referência, mas temos muitas empresas com curva de crescimento contínuo, muito mais bonita do que o IBOV… Os índices brasileiro ou japonês podem ficar baixos por anos, mas nossa carteira é melhor do que apenas um mero índice…

    Veja mais:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/11/01/nao-baseie-seu-olhar-apenas-no-indice-ibov/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2013/04/05/o-indice-ibovespa-esta-velho-e-enferrujado/

    Abraço!
    Leitão

  30. 30 Summerholt

    O amigo DIGO está confundindo trade (compra e venda de ativos com objetivo de lucro rápido) com ser sócio de um empreendimento.
    Para o sócio, não importa preço nem momento atrativo. O que importa é participar do projeto (empresa) e crescer com ele.

    O objetivo é formar patrimônio que permita ter uma renda passiva.

    Se o preço vai subir ou descer, não é exatamente algo importante para sócio.

    Analisa o projeto, define critérios e executa os aportes de forma consistente e periódica.

    O resto é seguir a vida.

    Abs.

  31. 31 Frederico

    Oi leitão.
    Atualmente no meu IG reinvisto quase todos os dividendos que recebo. Isso está errado?
    Por causa disso, uma parte valor que destino do meu salário para investir fica parado na corretora, já que sempre compro o mesmo valor em reais. Posso usar esse dinheiro que sobra pra investir no tesouro por exemplo? Ou seria melhor comprar mais ações?

  32. 32 Leitão

    Oi Frederico!
    Reinvestir os dividendos está correto, o bom é isso mesmo, potencializa o crescimento patrimonial. Até que um belo dia você já tenha formado bom patrimônio e queira a partir daí apenas usufruir dos dividendos.

    Você pode manter os aportes que separou do seu salário normalmente, e acrescentar os dividendos nas parcelas mensais. Se o valor ainda for pouco basta já acrescentar na compra do mês seguinte… Mas se for um pouco mais e crescente, pode-se dividir por X e adicionar isso parceladamente, para manter o princípio da diluição dos valores no tempo.

    Lembrando que é sempre bom ter parte destinada para ações e parte para renda fixa. Levando o equilíbrio do longo dos anos.

    Abraço!
    Leitão

  33. 33 Amarildo

    Olá Sardinha e amigos do melhor blog sobre ações.

    Eu também fiz o curso no início de 2011, tenho investido desde então, e gostaria de lhe dizer que não fique triste, pois minha carteira perdeu mais que a sua e ao contrário de você estou feliz, pois estou plantando para colher daqui a 10 anos. E quanto mais as ações de boas empresas caem mais feliz fico, pois desta forma estou aumentando a minha quantidade de ações como alguns colegas disseram a qui no blog, muitas das minhas empresas estão sendo vendidas muito abaixo do custo. Você já deve ter ouvido que é nas crises que surgem as melhores oportunidades, então foque nisso.
    Além de ações, invisto em imóveis, tenho uma previdência construída em 30 anos e após 31 anos no mundo corporativo, resolvi melhorar minha qualidade de vida e montei um pequeno negócio para não ficar parado, o qual para minha surpresa paga as minhas contas e ainda sobra.

    Minha dica é: acumule patrimônio e os frutos virão.

    Abraços.

  34. 34 Leitão

    Oi Amarildo!
    Obrigado pelo ótimo comentário!

    Esses depoimentos pessoais ajudam a muitos aqui! Nada melhor do que a experiência real, na prática!

    Abração!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s