CHAT 18 a 24/jan

18jan16

Leia também…
Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Receba um resumo semanal desse Chat, toda segunda-feira...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livros
      RSS dos comentários



42 Responses to “CHAT 18 a 24/jan”

  1. 1 Vagner

    Leitão,

    o que você espera de 2016 ?

    Noticias sensacionalistas e previsões do apocalipse na bolsa estão ao monte nos rodeando…

    Queria saber sua visão a respeito do ano que se inicia…

    Abraço! Feliz 2016!

  2. 2 Leitão

    Oi Vagner!
    Bom dia!

    Que bom estar de voltar e poder conversar com os amigos aqui no Blog!

    Você foi o primeiro e já emplacou uma pergunta daquelas, heim! Rssss…

    Olha, a despeito de todo o negativismo massivo que tem por aí, que é mais uma “doença” do que um problema econômico, a verdade é que desde que reelegeram o governo Dilma o sentimento negativo tomou conta, e isso torna-se uma profecia auto-realizável, ou seja, se todo mundo fica pessimista, o pior vem mesmo.

    Na pática, vejo muitos amigos próximos que estão perdendo seus empregos, o comércio local está caro e sentindo também pressão, as pessoas estão realmente sentindo o peso da má gestão dos últimos anos…

    Mas não é culpa só do governo não. A maior culpa é pessoal. Muita gente afrouxou o cinto por causa dos anos de vacas gordas e agora, nas magras, sentem a falta de gestão pessoal mesmo. Muitas pessoas deixaram de se qualificar, deixaram de economizar, aumentaram seu custo de vida, deixaram de se desenvolver na profissão, de ter outras cartas na manga… em fim, ser bem sucedido na bonança é fácil, difícil é manter o barco navegando na época de tempestade… E a gente sempre tem que navegar seguro, pois os ciclos se alternam… é natural….

    Pelo visto teremos um 2016 bastante duro. E é bom já se preparar para pelo menos mais 03 anos duros… Mas é na adversidade que a gente cresce, então é melhor a gente encarar isso como uma provação para crescer do que como um castigo e ficar chorando…

    Quanto à bolsa, tende a acompanhar o sentimento do mercado mesmo. Ou seja, período de baixa ainda… Devemos manter uma disciplina segura e tranquila, que suporte o pior cenário… ou seja, é o que sempre comento mesmo… No final das contas, a estratégia não muda, pois estratégia que muda ao sabor do vento não é estratégia, é improviso….

    Um abraço e vamos juntos fazer um 2016 muito bom, fazendo o nosso melhor!
    Leitão

  3. 3 FTA

    Fala Leitão ,
    Bom retorno!!
    Nesse momento atual qual a sua alocação entre RF e Ações? E pretende retirar um pouco mais da RF para aproveitar a baixa? abs e sucesso

  4. 4 ihouse

    Ola Leitao,
    Estou acompanhando seu site a uns 2 meses, e vejo que as suas projeções de Fibo sempre deu certo, tanto em vale, cemig e bbdc4 ( chegando ).
    Parabéns.
    Fiz ate uma menção sua no site do guiainvest, com o link do seu blog.
    Se possível, quando ira fazer novamente os suportes e fibo para as acoes?

    Se possivel, Petr, vale e cemig.
    Obrigado e feliz 2016.

  5. 5 Fred

    Olá Leitão,
    É possivel que meu pai que possui a conta na mesma corretora que eu consiga transferir as ações dele pra mim?? ele quer me dar de presente! kkkk.

    Abraços!

    Fred

  6. 6 Mendigo_Suiço

    Bom dia Leitão,

    Na sua opinião, o valor das ações no mercado estão baixos ou nos anos anteriores o valor que estava superestimado? Ou seja, o valor correto seria o atual e não o de alguns anos atrás?

    Abraço

  7. 7 Leitão

    Oi FTA!
    Tenho mantido uma média de 65% em ações e 35% em RF (sem contar investimento em imóveis). Ano passado comprei dois imóveis e mexi um pouco nesses valores…

    Não pretendo mexer na renda fixa por enquanto visto que já estou bem alocado e já fiz bastante coisa ano passado…

    ————————————-
    Oi IHouse!
    Obrigado pelas visitas e pela citação em outros fóruns, valeu! Fique à vontade aqui na minha cozinha, estamos entre amigos!

    Vou esperar o pregão fechar hoje e amanhã cedo vou dar uma atualizada geral…

    ——————————-
    Oi Fred!
    Heheheh! Bom presente, heim! Acho que isso não é possível, ele teria que vender e passar o dinheiro para você para que possa recomprar tudo (ou então fazer em sistema de doação, mas não sei como é)… Entre em contato com a corretora dele e veja se isso é possível… Vender ações em fase de baixa não é legal… o ideal é ir acumulando agora na fase de baixa….

    —————————–
    Oi Mengido_Suiço!

    O valor das ações pode estar alto e baixo todos os anos… Isso justamente por causa do zig-zag natural dos preços e da também natural valorização da empresa no tempo, ou o inverso, deterioração dos fundamentos no tempo.

    Uma empresa pode custar 50,00 em janeiro de 2015 e estar barata, e custar 60,00 em janeiro de 2016 e também estar barata. Isso porque 60,00 hoje é o preço valorizado no tempo. E o mesmo raciocínio para preço alto… E do mesmo modo, uma empresa pode custar 50,00 em janeiro do ano x e estar cara e depois cair para 40,00 do ano y e continuar cara, pois pode ser que seus fundamentos tenham se deteriorado no tempo, caíram seus lucros…

    Em 2015 tivemos boas empresas a preços bons, e em 2016 também teremos boas empresa a preços bons, isso vai depender da relação preço/valor, preço/qualidade. Quem procura escolher boas empresas e mantém disciplina sistemática de acumulação está sempre dentro do jogo e com boas cartas na mão…

    De modo geral o mercado tem estado em fase de baixa nos últimos anos, e com mais 3 anos de Dilma pela frente, tende a continuar com essas janelas…

    ———————–
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  8. 8 RIOS

    OI Leitao,como vai?
    Desde 21012 tenho uma carteira de acoes e tenho aportado nela sistematicamente.
    Mas estou com uma queda de 32% no valor da carteira sem contar com os dividendos(que amorteceriam um pouco esses numeros).
    Acho que exagerei,pois tenho somente o valor em Renda Fixa suficiente para viver 12 meses,caso perca o emprego, e 80% do total esta nessa carteira de acoes.
    Como vc ve essa situacao, recomeda ,parar de aportar em acoes agora no meu caso? Tudo de Bom

  9. 9 Leitão

    Oi Rios!
    O mercado está em plena baixa então é natural ficar no vermelho, ainda mais com uma carteira nova como a sua. Fique apenas de olho na manutenção dos fundamentos das empresas…

    Não é legal parar de comprar justamente agora quando tudo está mais baixo, mas também não é legal ficar com alocação baixa demais na reserva… O bom é ter pelo menos uns 2 anos de reserva na RF… ou 3 se possível. Mas lembre-se que o custo de vida pode sempre ser menor, principalmente quando se sai do emprego, pois vai gastar menos com gasolina, estacionamento, alimentação na rua, etc… muitos dos custos de vida são diretamente relacionados ao trabalho…

    Por exemplo: Eu mesmo, por ter mais tempo livre, executo um bocado de coisas que, se estivesse trabalhando em uma empresa em horário comercial por exemplo, teria que terceirizar… Assim meu custo de vida é mais baixo…

    Tente manter em paralelo as duas alocações: um bocado para ações e um bocado para RF, até chegar em um equilíbrio saudável entre as duas coisas… é uma dica… E esteja sempre com rédeas curtas em matéria de custo de vida… custo de vida alto é uma armadilha fácil de cair… Ah! E procure ter sempre cartas na manga, evite depender demais de uma única fonte de renda, ou pelo menos tenha planos B, C, D… Até carro tem pneu sobressalente, então a gente também tem que ter… :-)

    Um abraço!
    Leitão

  10. 10 OValter

    Boa tarde Leitão e demais tomadores de café! rsrsrs
    Também estava com a mesma dúvida do Rios sobre a desvalorização do valor da carteira, mas na prática a média de dividendos mensais tem se mantido, lembrando que compro 300 pilas mensais…então é só o psicológico mesmo que assusta, ultimamente tenho assistido mais os noticiários do Discovery, National…e ficar calmo…

    Também estou procurando uma renda extra, cheguei a olhar umas microfranquias, mas venda não sei se vale a pena…

    Abraços a todos e feliz ano novo Mestre…

  11. 11 Leitão

    Oi OValter!
    Obrigado!

    Pois é, não devemos deixar para pensar em alternativas de renda somente quando vem o desemprego… Essas cartas na maga devem estar sempre prontas, seja em fases de vacas magras ou gordas…

    As fontes de renda alternativas podem vir dos investimentos (variados), de empreendimentos, de capacitações que vamos fazendo, etc… Por exemplo: Minha esposa fala que se tudo mais der errado, eu posso trabalhar como marceneiro, ou jardineiro, ou mestre de obras, ou pintor, ou arquiteto, ou escritor, ou por fim professor… Rssss…

    Não precisamos necessariamente sair empreendendo tudo, mas que é bom saber atuar em várias coisas, isso é…

    Abraços!
    Leitão

  12. 12 glauco tonello

    Leitão
    Seguir o dilema
    Nunca colocar todos os ovinhos no mesmo cesto.
    Se for três anos…legal….podemos ir comprando empresas boas com preços bem baixos

    abraços

  13. 13 Ricardo Zanca

    Olá leitão.
    Como você está vendo o cenário da petro no momento?
    Para mim o mercado está precificado muito para baixo a empresa. Mesmo considerando todos os escândalos e preço do petróleo em mínimas históricas.
    Queira sua opinião quando analisamos fundamentos e receitas da empresa.

    Tirando esse assunto polêmico.
    Como você avalia as outras empresas da sua carteira?
    Tenho um interesse especial pela Natura e CEMIG.

    Abraços

  14. 14 Leitão

    Oi Ricardo!
    A Petrobrás tem um único problema realmente grave: prejuízo no balanço. Soma-se isso à gestão desastrosa e péssima imagem atual, vão aí anos para se recuperar, não tem jeito. Uma empresa única em um setor muito bom, só que pessimamente gerida… Quem tem alocação balanceada e controlada, ok, não precisa desfazer… Mas sugiro direcionar os recursos atuais para outras empresas melhores… Já deu para acumular a preços bem baixos, agora é partir para outras…

    A Petrobrás se tornou um caso singular por causa da corrupção. Isso análise nenhuma é capaz de prever…

    Já as várias outras empresas, cada uma enfrenta seu momento em particular na economia atual, algumas com mais vigor, outras com mais desafios, mas sem grandes sustos como esse da petr…

    Abraço!
    Leitão

  15. 15 Luiz

    Fred, Leitão,

    É possível, sim! Chama-se transferência de custódia. ou transferência de valores mobiliários. Só preencher o formulário dizendo de quem é/pra quem vai e tá resolvido. Claro, que depois tem que declarar no imposto, etc, etc. Mas a transferência em si é um processo simples.

    Vejam um exemplo: http://www.xpi.com.br/documentos/Formulario%20STA%20-%20Final%20-%20OK_Final.pdf

  16. 16 Leitão

    Oi Luiz!
    Boa dica, obrigado! Bom saber!

    Então está fácil, Fred!

    Depois que ele passar as ações para você, procure ver a qualidade de cada uma e a partir daí mantenha uma estratégia com elas…

    Abraços!
    Leitão

  17. 17 JC

    Leitão, bom dia.
    Sou novato em bolsa de valores e venho acompanhando seu site a duas semanas. É bastante interessante e esclarecedor, seus livros tem me ajudado muito também.

    Sabendo a necessidade de investir em boas empresas como você fala, e sobre a petrobrás, para um novato e com pouco investimento, vc acredita que vale a pena ter algumas ações em mãos, mesmo sabendo q não é boa? Para o caso de um possível aumento nos papéis, ajudar a compra novas ações de outras empresas melhores?

    A partir daí uma outra dúvida: quando se compra uma ação, e essa passa a ter valor “zerado” (nem sei se é possível isso), existe algum risco da empresa parar de comercializar as ações e vc perder o investido?

    Abraços,

  18. 18 Leitão

    Oi JC!
    Bom dia!

    Seja bem vindo à turma e que bom saber que o Blog e os livros estão ajudando, obrigado!

    Montar uma carteira de investimento em ações é muito bom sim, e esse foco excessivo que muitos têm em Petrobrás é desnecessário. Em uma boa carteira diversificada cada empresa não passa de 5% do total (por exemplo em uma com 20 empresas). Dessa forma, é até possível sim colocar uma ou outra empresa singular em momento igualmente singular (caso da petr), mas veja que a qualidade do TIME é que determina. Escolha um bom time, não concentre-se apenas e uma ou outra mais famosa. Escolhendo e mantendo um bom time você pode ter até jogadores contundidos ou em fase ruim que isso não vai afetar o conjunto…

    Sobre o preço cair até próximo de zero, é possível sim, quando a empresa deteriora por completo seus fundamentos, suas finanças. Casos como as empresas do Eike, recente… Quando uma empresa fica tão ruim a esse ponto você fica sem liquidez, fica preso com um papel que ninguém quer… Elas vão continuar na sua mão, mas na prática perdem totalmente o valor… Mas isso só ocorre com incautos… O investidor de verdade não cai nessas furadas e, mesmo que eventualmente tenha decepção com alguma empresa do time, está tudo sob controle… Uma empresa do time pode até falir que não faz mal, o resto compensa…

    As formas de controlar risco em Investimento são: seleção inteligente de papéis; compras regulares, graduais, equilibradas; alocação equilibrada entre as empresas; diversificação de papéis e setores; entre outros…

    Um abraço!
    Leitão

  19. Boa tarde leitão e amigos do blog,

    Uma dúvida que tenho é q tomou mais força após os escândalos da petro.. As empresas podem manipular os demonstrativos financeiros que são divulgados em suas páginas de ri?
    Existe alguma espécie de auditoria que valida esses dados?

  20. 20 Leitão

    Oi Andre!
    Boa tarde!

    Os sistemas de controle são muito rígidos e sérios… Mas, sim, corrupção é sempre possível, mesmo com todos os mecanismos de controle. A CVM e a Bovespa devem manter controles rígidos de tudo, mas criatividade para fazer coisa errada é sempre possível.

    Por isso mesmo devemos manter estratégia de compras diversificadas e equilibradas sempre, pois quando o improvável ocorrer, já estamos seguros…

    Um abraço!
    Leitão

  21. Boa tarde Mestre Leitão!!

    Quanta queda!

    Ver tudo desabando é um enorme teste para reavaliar a carteira e se manter comprado nas empresas que continuam apresentando resultados positivos.

    Tem muitas empresas tomando cartão amarelo e vermelho na sua carteira mestre?

    Abraço e sucesso!!

    Fulgêncio Bomtempo

  22. 22 Leitão

    Oi Fulgêncio!
    Boa tarde!

    Pois é, a massa tá eufórica mesmo… Eu gosto de quedas livres, bem melhores do que quedas lentas…

    As empresas em geral vão ter que passar essa fase de instabilidade da Dilma, não tem jeito. Mas a Dilma passa e as empresas fortes prevalessem… foi sempre assim. Em 2015 já deu para ver tudo, não tô vendo nenhuma novidade por enquanto… Tirando o caso muito excepcional e imprevisível de corrupção com petr, o resto está dentro do normal para o mercado atual.

    Olha, é apenas divagação e futurologia minha, mas se tive havido alternância no governo federal o cenário seria outro, viu… Mas vamos que vamos né… O jeito é pegar esse limão e fazer uma limonada. Se não dá para ficar contente com bons lucros e dividendos, pelo menos dá para acumular a bons preços…

    Abração!
    Leitão

  23. 23 Mercadão

    Leitão…tudo bem?

    Um investidor do setor elétrico,setor que apanhou bastante nesse último ano,deve rever suas estratégias e investir em outra área?
    Ex: Cemig perdeu bastante valor de mercado.É claro que é muito complicado vender ações da Cemig aos preços atuais.Mais vale um aporte?
    Considero ser uma empresa lucrativa.Mas você viu que ela caiu de 16,xx pra 4,xx. O investidor dessa empresa pode continuar tranquilo?

  24. 24 Sérgio C

    Leitão, boa tarde! Que bom que vc retornou :)

    Sempre investi em renda fixa, porém no segundo semestre de 2015, comecei a investir em ações, por perceber que várias empresas com bons fundamentos estavam bastante descontadas.

    Neste período, procurei sempre fazer aportes mensais, mas mesmo fazendo preço médio sempre que possível, hoje acumulo uma desvalorização de quase 20% em minha carteira.

    Minha pergunta é a seguinte:

    Tendo em vista que a tendência do IBOV ainda é de baixa ate a casa dos 35.000 pts. (assim como a tendência ainda é de baixa em quase todas as ações da minha carteira), é mais prudente vender as ações com prejuízo e recompra-las ao término do movimento baixista?

    Deixa eu te dar um exemplo prático:

    Meu preço médio em ITUB3 é 26,80. Hoje a ação está valendo próximo de 22,00 (18% de desvalorização). Esta ação está em uma tendência de baixa até aproximadamente 20,00. É mais prudente segurar a ação ( e consequentemente a desvalorização), ou é mais prudente vende-la (mesmo que com prejuízo), para recompra-la mais barato?

    Obrigado desde já, Leitão.

  25. 25 Mercadão

    Sergio C

    Eu te entendo….eu sei que a empresa pode valer menos e vc embolsar essa diferença.

    Mas para o investidor a única pergunta que se deve fazer sempre é a seguinte:

    Essa empresa merece meu crédito e continuo sendo sócio dela?

    Se a resposta for sim,não venda suas ações.

    Eu levantei a questão em relação a Cemig.Não penso em vender pra comprar mais barato…..não quero especular com ela….pairou a dúvida da confiabilidade(interferência política) em continuar sendo sócio dela….os números dela são bons…..o mesmo vale para Itaú……

    Acho que são duas empresas boas e merecem o investimento.

  26. 26 Paulo RS

    Caro prof Leitão, tb acho que se o Brasil estivesse sendo governado pelo sangue azul do Aécio estaríamos em melhores lençóis… Continuo curtindo seu blog…

  27. 27 Leitão

    Oi Mercadão!
    O setor elétrico vem enfrentando mais desafios com as mudanças na gestão e também com a crise hídrica, isso vem mesmo impactando o setor. Cada um deve analisar e decidir se continua investindo nele, se dá uma pausa ou se sai aos poucos dele. Essa decisão é bem pessoal, não posso opinar para não influenciar a terceiros. O que posso fazer é ajudar na leitura, como tenho feito…

    Seja como for, quem vem mantendo uma estratégia segura, não tem o que temer. Quem está fazendo a coisa certa muito provavelmente não tem alocação em demasia no setor elétrico (nem em nenhum setor, pois isso é um conceito), também deve estar com olhos críticos sobre a qualidade de cada empresa, nos fundamentos, pois isso também é um conceito… Em fim, se o bom investidor está mantendo os bons conceitos e a disciplina, não tem o que temer…

    ——————————————-
    Oi Sércio C!
    Bom dia! Obrigado pelas visitas!

    Nada disso! Seus investimentos são muito recentes e é super natural esse tipo de oscilação. Carteiras com menos de 5 anos ainda são jovens, em formação, estão ainda muito sujeitas às variações de preço porque ainda não deu tempo de maturar, de aportar bem em todas as empresas, de fazer os rodízios de equilíbrio…

    Não pode começar investir agora e daqui a 6 meses já se desesperar e sair vendendo tudo… Isso é atuar como leigo jogador, o que a maioria faz mesmo.

    Investir é escolher boas empresas e se tornar sócio, crescer com elas. Tenha isso em mente. Ninguém abre uma empresa hoje e em menos de 12 meses já está querendo entregar os pontos e fechar… A gente abre uma empresa para aguentar firme até que se estabilizem os negócios, e assim também é quando se torna sócio de empresas na bolsa…

    No seu caso o que você precisa não é se preocupar com as ações. Você deve se preocupar com o seu ENTENDIMENTO sobre o que é investir em ações. Dedique seu tempo, invista seu tempo em estudar um pouco mais sobre o tema. Aí sim terá segurança para fazer as coisas certas. Investir em ações não é complicado, mas precisa um pouco de estudos no começo para não sair errando e aprendendo de forma cara… Os erros custam caros então é melhor investir em conhecimento primeiro…

    —————————-
    Oi Mercadão, isso mesmo!

    —————–
    Oi Paulo!
    Pois é… Todo governo precisa de alternância no poder. Mesmo um novo governo, depois de uns 8 anos, precisa mudar… Esse jogo da democracia é importante, senão vira ditadura…

    ————
    Abraços!
    Leitão

  28. 28 fino

    Leitao!! Bom retorno ao mundo vermelho da Ibovespa.
    pssa, ciel, abev, wege….ninguem ta saindo ileso!!
    A petr3 ta indo pro buraco….mas lembro que na ultima grande crise do petroleo a petrobras caiu 95%….

    Vc usa peg…grafico..ou “nada”…para decidir qual das empresas comprar.
    Pergunto isso pois nesta promoção de 2016…da vontade de comprar diversas ações….

    Alguma estrategia diferenciada para tempos de derrocada?

  29. 29 Leitão

    Oi Fino!
    Pois é, assim é bom que cai tudo e fica um menu amplo e mais fácil de analisar… Nem é preciso muita técnica não, é apenas bom senso mesmo…

    Mas é preciso calma e evitar ansiedade e ganância, senão aloca-se em demasia e depois fica comprometido demais no capital…

    Tem gente que usa reservas guardadas para casos assim, outros fazem mudanças de alocação (vendem outros patrimônios e investem), etc… Mas uma boa forma de aproveitar a fase de baixa é simplesmente manter a disciplina de sempre. Quem está sempre comprando de forma equilibrada e racional vai aproveitar tudo naturalmente…

    Abraço!
    Leitão

  30. 30 Fausto

    Olá Leitão,

    Gostaria de saber o que você acha dos fundamentos da VLID e sua opinião geral quanto ao tipo de negócio da empresa.

    E quanto a PETR você já deu cartão amarelo ou ela permanece dentro da estratégia de compras regulares devido a sua singularidade, apesar da perda de qualidade nos fundamentos?

    Vlw Leitão!! e mais uma vez obrigado por todos os ensinamentos…. Acompanho o blog sempre, fiz o curso em 2013 e graças aos conceitos aprendidos me sinto muito tranquilo nesses momentos de pessimismo.

    Tem muita coisa barata ai Leitão!! Liquidação total! Sem querer ser chato com o mestre.. mas está nos devendo aquele curso de investimento em valor!! :)

    Abração!!

  31. 31 Leitão

    Oi Fausto!
    Bom ter notícias sua e saber que está caminhando bem! Valeu pelo feedback!

    Tranquilidade é uma das principais características do bom investidor, parabéns!

    A VALID é excelente empresa! Lucrativa, bem gerida, gera valor e está em um ramo muito bom, tecnologia! Junto com bebida e comida, tecnologia não vivemos sem… Rsss…

    A PETR eu continuo mantendo normalmente. Infelizmente penalizado por causa das cacas na gestão, mas… Como ela está em torno de 5% da carteira, tudo bem, deixo lá… E como já comprei a preços bons, agora penso em não aportar mais nela e destinar para outras… Vou ver o que faço a partir desse ano… Mas como disse, até 2015 mantive a alocação controlada nela e já peguei bom preço, já está bom. Mas sei que perderei valor nela nesses anos por causa dessas cacas… Mas corrupção desse nível é caso muito excepcional. Não fosse isso a história seria outra bem diferente… Petr é para mim a mesma coisa que qualquer outra ação que poderia decepcionar. O problema é que muita gente super-alocou nela e agora sofre…

    Quanto ao novo curso de Investimento em Valor, puxa, nem fale… Estou mesmo devendo para a turma, né… Desde que o Heitor nasceu eu tive que deixar na gaveta alguns projetos… Mas acredito que a partir desse ano vou conseguir retomar… :-)

    Abração e apareça sempre lá na turma: http://leitaoemacao.com/buteco
    Leitão

  32. 32 Mauro

    Leitão,

    o que você me diz sobre os FII’s ?!

    Por acaso ja pensou em investir neles ?

    abs

  33. 33 Leitão

    Oi Mauro!
    Bom dia!

    Recentemente comentei sobre isso com o amigo Vidinho, veja:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2015/10/21/ibov-grafico-20-10-2015/#comment-27426

    Abraço!
    Leitão

  34. 34 Vagner

    Leitão,

    acredito que nessa queda, quem entende de investimento em valor tá adorando!

    Sei que o curso ainda não saiu, mas tem alguma dica ou orientação a respeito ?

    abs

  35. 35 Leitão

    Oi Vagner!
    Sim, queda muito acentuada e forte, abrem-se janelas mesmo…

    Não posso dar dicas diretas aqui para não influenciar terceiros, mas vale recordar alguns bons conceitos:

    – Manter as alocações controladas e evitar euforia e ganância, ou seja, se você se sente confortável com, por exemplo, 50% em ações e 50% em renda fixa, cuidado para não mudar muito isso nas compras pontuais;

    – Diversificação: mesmo em investimento em valor é necessário variar as alocações, não devemos concentrar capital em demasia em empresas ou setores;

    – Análise: saiba diferenciar preço baixo de oportunidade de preço baixo de pepino mesmo… Os preços podem cair por fatores pontuais nas finanças e operações, podem cair por puro emocional de massa, ou podem cair por realmente problemas graves na empresa. Tem que ter critérios…

    – Sossego: todo investimento que fazemos, seja qual for, deve nos proporcionar retornos e principalmente sossego. Se o investimento que vai fazer lhe tirar o sossego, tá errado.

    Abraços!
    Leitão

  36. 36 Alexandre Goulart

    Feliz 2016 a todos! Prezado Eduardo (Leitão) e amigos, principalmente aos jovens. Ressalto que está abrindo uma janela de oportunidades (em ações) que não se vê desde 2002. Análises bem estruturadas somadas a uma boa diversificação podem gerar uma bela carteira para quem está começando agora (principalmente investimento em valor/crescimento) e também para quem já está investindo. O momento é de reflexão e de excelentes oportunidades. Basta aplicar os conceitos aprendidos com coerência e bom senso.
    Abraços a todos. E que venha 2016!

  37. 37 Leitão

    Oi Alexandre!
    Que bom vê-lo por aqui!

    É isso mesmo, quem está preparado fica feliz com esse momento. Quem não está preparado fica inseguro e sem saber o que fazer…

    Abração e vamos juntos!
    Leitão

  38. 38 Fausto

    Leitão,

    Iniciei minha carteira em 2013 logo após terminar o curso, recentemente adicionei 7 novas empresas à carteira. Tinha 12, hoje tenho 19 empresas.

    Dentro da sistemática do I.G. você vê alguma prejuízo à estratégia o fato de aumentar o valor destinado as compras periódicas nessas 7 novas empresas a fim de aumentar sua participação relativa na carteira, visto que entraram recentemente e têm pouco capital alocado, comparado com as antigas…

    Distribuiria melhor os recursos entre as ações, melhor diversificação e menos exposição….

    vlw Leitão!!!

  39. 39 Leitão

    Oi Fausto!
    A inclusão de muitas de uma vez causa mesmo esse tipo de desbalanceamento. O bom é já começar com plano para uma carteira grande e diversificada, e as manutenções futuras serão poucas e não impactarão. Mas no seu caso, é válido sim fazer esse balanceamento nas alocações…

    Não é legal parar ou diminuir os aportes que já vinha fazendo, para não prejudicar o preço médio ponderado nas anteriores. Mas pode-se sim dar peso maior às novatas, aportando um pouco mais nelas e mantendo isso por um período de tempo adequado para diluição no tempo (não se deve comprar muito de uma vez, deve-se diluir isso no tempo). Então, após alguns anos, a tendência é que as ações fiquem mais balanceadas… O objetivo é garantir que todas as empresas fiquem percentualmente equilibradas, tipo 5% cada uma, e que todas recebam aportes também sistemáticos ao longo dos anos e com isso garanta bom preço médio ponderado.

    Abraço!
    Leitão

  40. 40 OValter

    Bom dia Leitão!
    Poderia dar uma explicação sobre o que é Investimento em valor, investimento gradual? É diferente? Quando se usa? Vc explicando parece tudo mais fácil…Abraços.

  41. 41 Leitão

    Oi OValter!
    Bom dia!

    No link abaixo eu comentei sobre isso, veja:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2010/09/15/as-melhores-estrategias-para-a-bolsa-de-valores/

    Mas se persistir dúvidas, pode falar!

    Um abraço!
    Leitão

  42. 42 Rafael

    Por falar em FII, as cotas dos FII estão em queda acentuada. Muito disso se deve à Medida Provisória 694/15, a ser vota nesse ano, que irá taxar os rendimentos dos FIIs dentre outras…. como extensão de prazos de resgate e alíquotas do Tesouro Direto… resumindo a MP tem o objetivo de modificar e aumentar o imposto de renda sobre os rendimentos de títulos públicos e títulos privados como CDB, LCI, LCA, fundos de investimento, fundos imobiliários, etc. …


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s