CHAT 14 a 20/dez

14dez15

Leia também…
Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Receba um resumo semanal desse Chat, toda segunda-feira...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livros
      RSS dos comentários



37 Responses to “CHAT 14 a 20/dez”

  1. 1 Leitão

    Bom dia, amigos!

    Abraços e ótima semana a todos!
    Leitão

  2. 2 Rafael (Fe2O3)

    Bom dia leitão!

    O que vc acha da TECN3? Dívida líquida caindo e aparentemente sob controle. Patrimônio Líquido subindo. Os lucros também estão subindo depois de uma queda brusca em 2013-2014. Vende muitos produtos importados os quais compram atrelados ao dólar, mas fazem proteção cambial no mercado futuro de dólar segundo relatório anual de 2014. As margens estão caindo!!! Aff. Mas de uma forma geral me parece uma boa empresa e não me parece ter concorrentes diretos, ou seja, domina o mercado na sua área. O único problema, a meu ver e que pode afetar a empresa é a situação econômica atual e o cambio. A administração me parece ser transparente e a empresa pertence ao Novo Mercado da Bovespa.

    E vc Leitão, o que acha da empresa? Que pontos vc considera importantes a analisar nesse tipo de empresa?

  3. 3 Leitão

    Oi Rafael!
    Boa tarde!

    Olha, a TECN3 é bem recente na bolsa e após um começo até empolgante ela caiu mais na real… Atualmente mantém números razoáveis sim, não é ruim, mas veja: se pensarmos de uma forma bem simples: uma empresa que fabrica relógios, em pleno século XXI, não me inspira confiança. Não precisa de concorrentes diretos, bastam os próprios Smartphones com seus relógios digitais para isso. Mesmo que o produto seja tratado mais como um acessório/peça de vestuário, ainda assim é por demais fútil para ser algo que eu gostaria de ser sócio… Se empresas fortes e com produtos essenciais têm seus problemas, imagina empresas com produtos não essenciais e até mesmo dispensáveis…

    Bem, mas isso não impede de olhar com mais calma e ver se anima a título de diversificação. Essa é só minha opinião mesmo.

    Abraço!
    Leitão

  4. 4 Gabão

    Leitão Boa Tarde!!!! O que você acha da VALID? Grato

  5. 5 Leitão

    Oi Gabão!
    Boa tarde!

    A VLID3 é uma empresa muito interessante, com bons números, bons lucros, constância… Vale a pena olhar para ela com calma sim…

    Abraço!
    Leitão

  6. 6 Rafael (Fe2O3)

    Excelente comentário Leitão. Também considero o produto fútil e estou analisando a empresa para fins de diversificação mesmo. A verdade é que não tem nada melhor do que ouvir uma outra opinião para acalmar os ânimos!!!

    Leitão, uma outra empresa que estou de olho é a UNIP (setor químico). De um ano pra cá vem apresentando bons números relativos, PL subindo, Dívida Liquida caindo, Receita subindo, margens subindo lindamente, os lucros ainda estão tímidos mas estão evoluindo. Olhando os gráfico do site Fundamentus, em 2010 a empresa teve uma redução brusca nos ativos e a partir daí as margens começaram a melhorar! (Pode ser que se livraram de ativos que só davam prejuízos para melhorar os resultados). A UNIP também me parece uma empresa promissora sendo negociada com 50% de desconto em relação ao seu VP.

    Se vc pudesse tecer alguns comentários com relação a essa empresa seria muito bom! Vlw Leitão, obrigado.

  7. 7 Leitão

    Oi Rafael!

    Vixe, a UNIP tem um passado terrível e seu presente também não é nada bonito não. Além do mais, não possui liquidez alguma, não dá nem para comprar mesmo se quiser… É melhor concentrar sua energia em garimpar coisa melhor…

    Abraço!
    Letião

  8. 8 LuiS

    Vixe! Mais uma…

    UNIP lançou hoje FR com intenção de OPA…fechamento de capital…tá virando moda!

  9. 9 Leitão

    Oi Luis!
    A UNIP já vai tarde… Nunca foi boa empresa na bolsa e seu fechamento vai ser bom, evita que outros incautos a comprem…

    Abraço!
    Leitão

  10. 10 Ricardo

    Leitão,
    Como pode uma empresa como a BRADESPAR ter virar de lucro para prejuízo em um ano, Eles só tem a vale embaixo deles?

    E como mesmo com prejuízos eles continuam pagando dividendos em linha com anos de lucro fértil?
    http://fundamentus.com.br/graficos.php?papel=BRAP3&tipo=2

  11. 11 Sérgio Costa

    Boa tarde, Leitão.

    Estou montando uma carteira e pensei em incluir alguma empresa do setor varejista.
    Dando uma olhada no seu cardápio, percebi que apesar de algumas apresentarem bons fundamentos, vc não é muito fã desse tipo de empresa. Tem algum motivo específico?

    Estou pensando em incluir uma dessas 3: GUAR3, GRND3, HGTX3. Vc considera alguma dessas 3 atrativa?

  12. 12 Sérgio Costa

    Opa Leitão, sou eu novamente ;)

    Comecei a montar minha carteira agora, e como pretendo fazer pequenos aportes mensais e diversificar minha carteira com mais ou menos 10 empresas, me deparei com dois problemas:

    1-O custo de cada operação para os aportes mensais
    2-A dificuldade de acompanhar cada empresa que compõe uma carteira diversificada

    Fiquei na dúvida se não seria melhor fazer uma carteira com uma quantidade menor de empresas ( mais ou menos 5 ), pois desta forma, economizo na corretagem com os aportes mensais e ainda consigo acompanhar melhor cada empresa.

    Para aumentar a diversificação pensei em incluir uma ETF (BOVA11) para complementar meu cardápio.

    Sei que na ETF estarei investindo indiretamente em empresas não tão boas, mas em contrapartida, estarei diversificando ao máximo, com um valor mínimo de custo operacional.

    O que vc acha, Leitão?

    Obrigado.

  13. 13 Alexandre Lima

    Olá Sérgio Costa

    quantas menos empresa você tiver em carteira maior terá que ser seu estudo, terá que conhecer a empresa profundamente.
    um exemplo se vc tiver 5 empresas em carteira e uma piorou e vc demorou a ver isso essa empresa conrespondia a 20% da sua carteira.
    se vc tiver por exemplo 20 empresas em carteira cada uma coresponde a 5% da carteira.
    então na minha humilde opinião quanto mais diversificado vc estiver melhor.
    sobre ETF não recomendo pois acompanha o indice e ele é cheio de tranqueiras.
    sobre custos com aportes não vejo diferença em ter 5, 10, 20, 50 empresas pois o custo será sempre sobre sua compra.
    se compra todo mes empresa A todo mes voce pagará xx
    se compra em jan A pagará xx, em fev B pagará xx, em mar C pagará xx.
    se o valor dos aportes for o mesmo, os custos serão proximos.

    Tenho duas das três que vc mencionou sobre varejo.

    o mais importante em ter 1 ou 100 ações é a escolha de boas empresas.

    abç

  14. 14 Sérgio Costa

    Olá Alexandre Lima, valeu pela ajuda!

    Concordo que com uma carteira diversificada é mais fácil diluir o prejuízo que se tem em alguma ação. Entretanto, acho que acompanhar uma empresa já é complicado, com tantos indicadores, notícias, etc. Acompanhar 20 então, é uma tarefa bem difícil (pelo menos para mim que trabalho o dia todo e tenho filho pequeno rsrs)

    A não ser que eu faça os aportes e acompanhe só eventualmente ( mas pelo pouco tempo que tenho acompanhado o mercado, percebi que não dá para ficar muito tempo sem o devido acompanhamento, pois podemos perder boas oportunidades ( ou ganhar bons prejuízos rsrs)

    Quanto aos custos dos aportes, meu raciocínio foi o seguinte, com uma carteira com 20 ações, por exemplo, para eu fazer uma “rodada” de aportes em cada ação minha corretora cobra uma taxa de 9,80 por operação. Então seria um custo de R$ 196,00 por “rodada” (fora emolumentos,etc).

    Sem falar que quanto menor o aporte, mais comprometido fica o investimento por causa do custo da operação. (EX: um custo de R$ 9,80, representa apenas 0,10% da minha operação se eu investir 10.000 na empresa “A”. Porém se eu investir R$ 500,00 em 20 empresas, meu comprometimento passa a ser quase 2% em cada empresa). Com uma carteira menor, eu diminuo tanto o custo operacional, quanto o comprometimento deste custo em relação ao aporte, entendesse?.

    Mas realmente, como vc falou, em uma carteira pouco diversificada, qualquer prejuízo em determinada empresa tem um impacto muito maior em relação a carteira. Porém, em uma carteira diversificada, diminuímos os prejuízos, mas também diminuímos os lucros. Pois sempre estaremos com uma “média”, onde parte do lucro da empresa “A” é anulado pelo prejuízo da empresa “B” e vice versa.

    Quanto as empresas varejistas, tem alguma que vc está considerando interessante no momento atual?

    Obrigado mais uma vez, Alexandre. Grande abraço.

  15. 15 Leitão

    Oi Ricardo!
    A Bradespar está tendo desempenho bem similar à Vale, está coerente sim, já que a Vale também está com histórico de lucros decrescente… E os dividendos atuais pagos acima do “lucro” é dinheiro em caixa guardado de exercícios anteriores e agora sendo distribuído…

    ————————–
    Oi Sérgio!

    O Alexandre fez um bom comentário (Obrigado, Alexandre!).

    Vamos por partes:

    – Sobre empresas varejistas: Nada contra, você citou bons exemplos de boas empresas a se estudar. Eu tenho outras empresas além das do cardápio, só não publico mais porque dá muito trabalho ficar atualizando o blog com tantas empresas…

    – Sobre ETF ou qualquer tipo de fundo, não gosto mesmo. Fundos de índice acompanham o índice, ou seja, fumo! É muito melhor e mais eficiente montar uma carteira pessoal, que supera fácil o IBOV.

    – Sobre diversificação: é vital! 10 empresas é o mínimo, menos que 10 é aumentar o risco… o bom é 20 ou mais empresas, assim dilui o risco e maximiza os retornos, pois se fez boas escolhas, não tem o que temer… E sobre ficar difícil acompanhar todas, não tem nada a ver… não é difícil acompanhar as empresas se você tem critérios frios e objetivos… a partir daí, aprofundar ou não é questão de estilo do investidor. Não precisa ficar acompanhando notícias e nem se deve fazer isso… Em fim, ter 20 ou mais empresas é super saudável e não é difícil não… Não pense que vai conseguir analisar um grupo pequeno de ações e que uma boa análise vai lhe trazer mais sucesso, isso é ilusão. Por mais que analisemos, os problemas ocorrem. Então é melhor errar com algumas empresas numa carteira de 20 do que errar com uma única empresa numa carteira de 5.

    – E sobe custos, hoje em dia são muito baixos, procure que vai achar corretoras e planos baixinhos parar comprar à vontade… E não precisa comprar 10 empresas todo mês… você pode comprar duas por mês que já está bom…

    ———————–
    Abraços!
    Leitão

  16. 16 Alexandre Lima

    Olá Sérgio Costa

    Sobre os custos tem corretora que cobra a metade da corretagem se for no fracionario.

    se vc pretende se tornar um socio(investidor) os balanços são trimestrais, esse é a principal fonte de informação de nossas empresas. ainda existe os aletas das empresa, vc cadastra o seu emali no RI da empresa, e sempre que tiver um fato relevante a propria empresa ira lhe informar.

  17. 17 Bernardo Frade

    Olá amigos!
    Essa mensagem é destinada principalmente as pessoas que ainda não fizeram o curso do Leitão… Leiam o meu relato que valerá muito a pena.

    Eu sempre gostei da área de investimentos, mas nunca trabalhei na área e nem conheço ninguém que trabalhe. Com isso, no começo desse ano resolvi procurar na internet algum curso que eu pudesse fazer online.
    Por sorte, encontrei o blog do Leitão!
    Fiquei receoso de “desembolsar” o valor do curso, mas preferi apostar nos relatos e nas informações que garimpei aqui no blog e me inscrevi.
    Eu não tinha nenhuma noção de como analisar uma empresa e nem como me portar com as inúmeras informações que a mídia empurra na gente.
    Aí fiz o curso… E foi a melhor coisa que fiz!
    Eu não fiz um “desembolso”, eu fiz foi um INVESTIMENTO!!!
    Hoje eu sei analisar qual empresa é boa e qual empresa é ruim, escolho as ações da minha carteira, sei responder a maioria das perguntas que são feitas aqui no blog e isso tudo graças aos ensinamentos do mestre Leitão.
    Logo após a conclusão do curso, foi liberado o acesso ao Buteco do Leitão (blog de acesso aos ex-alunos), do qual tem tópicos de diversos assuntos super interessantes. Sem contar os gênios que participam do blog e dão um show de conhecimento e orientação. Abre aspas, tem uns caras que participam do blog de ex-alunos que eu aplaudo de pé aqui da minha casa… rsrsrs.

    A melhor coisa que eu fiz foi fazer o curso do Leitão, antes mesmo de efetuar a minha primeira compra.
    E aí vai o meu conselho: Quem ainda não fez o curso do Leitão e já começou a fazer compras ou está pensando em fazer compras, se inscreva no próximo do curso do Leitão e só faça suas compras após a conclusão do curso. Pois, aí sim, você estará apto a escolher suas ações e começar a montar sua empresas.
    Observação: Faça o curso completo (os dois módulos), porque você aprenderá a investir e a especular de forma fria e calculista. Pois, segundo os conhecimentos adquiridos no curso você não pode deixar a emoção tomar conta das suas ações e tem que agir sempre de forma racional.

    Leitão se falei alguma coisa errada, por favor me corrija. Além disso, gostaria de parabenizá-lo pelo excelente trabalho que você presta em seu curso e no seu blog.

    Grande abraço a todos!

  18. 18 Leitão

    Oi Bernardo!
    Bom dia!

    Puxa, muito obrigado, valeu mesmo!!

    São feedbacks como esses que me motivam a continuar aqui… Valeu! Foi um ânimo a mais para começar 2016 com mais motivação ainda!

    Fico contente mesmo em saber que você está caminhando bem!

    Paulo Freire, educador, diz que educar é quebrar as correntes, libertar, dar assas… Não tem alegria maior a um professor do que ver seu ex-alunos voando alto depois…

    Um grande abraço e que Deus o abençoe!
    Leitão

  19. 19 Sérgio Costa

    Obrigado Leitão e Alexandre Lima pela atenção!

    Grande abraço!

  20. 20 Rafael (Fe2O3)

    Boa noite, Leitão e pessoal do Blog!

    Encontrei uma tabela na internet que mostra a evolução de Pessoas Físicas na Bolsa de Valores. Percebe-se que de 2006 para 2007 teve uma grande quantidade de novos investidores que dobrou o número de CPFs registrados. De 2007 pra cá o número de investidores vem estabilizado nessa faixa de 500k.

    //rafaelcresende.files.wordpress.com/2015/12/tabela-pessoas-fc3adsicas-na-bolsa.png?w=700

    > Considerando o atual estado de maturidade do mercado brasileiro, vc enxerga o nosso mercado alcançando um número de investidores na faixa dos 1M, 2M…. 10M de pessoas (que seria ~5% da população total)?
    > Em quantos anos isso poderia acontecer?
    > E que benefícios isso teria para investidores que atualmente estejam investindo conscientemente em IG com boas empresas e carteira?

    *Estou levantando a questão, pois me surpreendi como existem tão poucos investidores atualmente no Brasil e gostaria de saber a opinião dos ilustres colegas e Leitão.

    Abaixo segue a tabela com divisão dos investidores por estados e por faixa etária:

    https://rafaelcresende.files.wordpress.com/2015/12/tabela-pessoas-fc3adsicas-na-bolsa-i.png?w=700&h=430

    Vlw, grande abç!

  21. 21 Leitão

    Oi Rafael!
    Bom dia!

    Bastante interessante as estatística que trouxe, obrigado!

    Penso que estão coerentes sim, visto que em 2006 e 2007 estávamos em pleno boom da bolsa, subindo vertiginosamente e atraindo todo tipo de pessoas incautas que pensavam que bolsa era um pote de outro no final do arco-iris. Lembro-me bem dessa época! Falava-se de bolsa até nos barzinhos, nas esquinas, nas igrejas… Só subia e tudo que o “investidor” fazia dava certo…

    Então em 2008 houve aquela queda forte e o povo assustou. Depois disso o mercado veio se estabilizando, dentro da normalidade. Agora, quando o Brasil já estava bem estabilizado, deixaram a Dilma por mais 4 anos e aí pronto… rsss….. (bom para quem quer acumular agora).

    Acredito que o aumento de investidores depende de uma política intencional por parte da Bovespa, procurando desmistificar o investimento em ações. E como ela é super incompetente nisso, vamos continuar dependendo de boons para aumentar o número de investidores… A Bovespa deveria ser a maior interessada em fomentar uma boa educação sobre bolsa, mas pelo visto os líderes ou não estão pensando nisso ou são muito ruins de serviço mesmo… Eu sei o quanto é difícil obter informações com ela e o quanto ela é arcaica e burocrática… Se não fossem as iniciativas pontuais e particulares de alguns, a bolsa continuaria sendo um mito para muitos… Eu tento fazer a minha parte pois considero o tema investimento muito importante e que faz diferença na vida das pessoas. Quem aprende a investir melhor aprende a viver melhor.

    Um aumento do número de investidores é sempre bom. Torna o mercado mais forte, mais líquido, com mais dinheiro. Só que o aumento tem que ser com investidores de qualidade. “Investidores jogadores” não adianta nada… Jogadores perdem seu tempo, seu dinheiro e também o tempo e dinheiro dos outros… Por isso considero o trabalho de educação para a bolsa tão importante.

    E como os brasileiros mesmos não buscam aprender a investir, os estrangeiros, que já sabem, vêm e se dão bem…

    Bem, mas chega de chororô e bora fazer nossa parte, né! O Blog está aqui para isso :-)

    Abraço!
    Leitão

  22. 22 Rafael Resende

    Bom dia Leitão!

    Desses 500k quantos tem o selo de qualidade “O Jeito Eduardo Leitão de Investir” ao longo desses 10 anos?

  23. 23 Leitão

    Rssss! Quem me dera… Nossa turma de amigos é pequena, mas é unida e boa de serviço! Rsss…

    Se ao longo desses 10 anos eu pude ajudar e contribuir com alguns amigos, já valeu a pena… Vez ou outra tenho uns feedbacks muito legais, é isso que vale! :-)

  24. 24 Rodrigo

    Leitão,

    o que você me diz sobre Opções ?

    Tenho visto gente na internet prometer ganhos estratosféricos em um mês com essa modalidade.

    Você considera de alto risco ?

    abs

  25. 25 LUZ

    Leitão, boa tarde

    Parabéns pelo seu site, nos tem ajudado muito!!!!!! Estou com um problema que não sei como resolver. Se você puder me dar uma dica te agradeço muito: Estou com mais ou menos 1.200 ações da COSERN em mãos, ou seja, em papéis mesmo, há muitos anos. Hoje quero vender mas não sei o que fazer.

    Que Deus te abençoe sempre.

    Da Luz

  26. 26 Ricardo

    Olá Leitão,

    Como você está acompanhando os resultados e as disputas de leilões da CEMIG4?

    Acompanhando pelo Fundamentus o lucro dela não diminuiu tanto assim para justificar a queda do preço ao patamar atual concorda?
    Ou você acha que a perda das usinas que ela administrava são razoes suficientes para o preço do papel no patamar atual?

    Abs,

  27. 27 Sérgio Costa

    Leitão, boa tarde!

    Gostaria mais uma vez de parabenizar seu site, pela quantidade, e principalmente qualidade de informações, assim como parabeniza-lo pela presteza com o qual você e os outros leitores do seu site respondem aos que comentam por aqui.

    Sempre investi em renda Fixa, mas ficava com o pé atrás para investir em ações. Porém após pesquisar mais sobre o tema ( e nisso o seu site foi fundamental ), decidi começar a investir um percentual do meus investimentos em Ações.

    Fiz uma pesquisa, olhando alguns fundamentos de empresas de setores diversificados e selecionei 10 empresas para montar minha carteira.

    Sobre a escolha das empresas e a montagem da carteira, tenho duas dúvidas:

    1 – Dos diversos indicadores que existem, quais vc considera mais importantes na escolha da empresa?

    2 – Visto que pretendo fazer aportes trimestrais, é preferível fazer a “primeira rodada”, com valores menores mas que contemplem as 10 empresas que compõem a carteira, ou é preferível na “primeira rodada” escolher poucas empresas, e nas rodadas seguintes eu vou investindo em outras até compor as 10?

    Ah, as 10 empresas que selecionei foram as seguintes:

    BBAS3
    ITUB3
    SEER3
    EZTC3
    JBSS3
    GRND3
    NATU3
    FESA4
    OFSA3
    AGRO3

    Sem entrar em detalhes ( pois sei que seu objetivo não é dar o peixe, e sim ensinar a pescar ), vc considera uma boa carteira? Ou excluiria/incluiria alguma empresa?

    Obrigado mais uma vez Leitão ( ah, e valeu pela dica sobre compra fracionada,Alexandre Lima)

  28. 28 Leitão

    Oi Rodrigo!
    Bom dia!

    Olha, não caia nessa não! Opções/Derivativos são uma modalidade de alto risco e que leva a maioria das pessoas apenas para o lado Jogatina da bolsa. Somente quem tem muita experiência, maturidade e consciência para lidar com isso, e mesmo assim com moderação.

    Jogo vicia, literalmente. No jogo você ganha muito dinheiro sim, é verdade! Por isso muita gente se senta atraída. Mas também perde muito, e no final mais perde do que ganha, mas a pessoa já fica amarrada, laçada.

    Melhor dedicar sua energia para Investimentos e depois, com mais maturidade, talvez Especulações, mas sem cair no jogo.

    ———————————-
    Oi Luiz!
    Obrigado!

    Vixe, não acompanho essa empresa mas pelo que vi a COSERN não tem liquidez nenhuma… Parece que eventualmente, uma vez por mês, dá algum negócio… Olha, nesse caso você está “casado” com esse papel e para conseguir vender talvez tenha que deixar ordens enfileiradas lá no Homeboker e aguardar até que apareça alguém interessado… Talvez tenha que picar as ordens em lotes pequenos para facilitar a venda, e talvez também tenha que colocar ofertas de preço mais baixas, para viabilizar…

    Bem, pelo menos a empresa é lucrativa e paga bons dividendos, não é um fumo que deva sair correndo desesperadamente… Tente ir vendendo aos poucos, se é o seu interesse…

    ——————————
    Oi Ricardo!
    Pois é, a Cemig até então não mostrou resultados que justifiquem o preço tão baixo. Eu sinceramente não sei dizer o que vem pela frente em termos de resultados, todo mundo só pode ficar especulando à respeito. Como eu não gosto de atuar em cima de futurologias, prefiro aguardar… O controle de risco é justamente para isso, para podemos ficar firmes em cima do Presente sem ficar aventurando em Futuros…

    —————————-
    Oi Sérgio!
    Obrigado, que bom que o Blog está ajudando, é para isso mesmo!

    Olha, investir em ações não é complicado, mas precisa um pouco mais de estudo sobre o tema para ter primeiro critérios de seleção de empresas bem claros e objetivos, e segundo ter Estratégia para compras e manutenção, senão você acaba escolhendo empresas ruins e pior, mantendo uma estratégia vulnerável. Investir é bom se a gente pode dormir sossegado à noite…

    Vamos lá:
    – Na sua lista de ações tem empresas que não deveriam estar aí, como por exemplo a AGRO3, ou mesmo a OFSA3 e se bobear mais outras tambem…

    – 10 empresas é um mínimo, mas 20 ou mais é aconselhável para diversificar mais. Em carteiras pequenas não é bom repetir setor, e você está fazendo isso com bancos, por exemplo.

    – A estratégia de compras deve ser mensal e sistemática. Do jeito que comentou não é legal…

    Bem, apontei alguns problemas. Mas aí você pode me perguntar: Leitão, então quais são os critérios e qual e a estratégia correta? A resposta para isso não é breve, infelizmente não dá para explicar tudo em uma única mensagem (não é complicado, mas é preciso mais coisas). Faço isso de duas formas, ao longo dos 10 anos de conteúdo aqui do Blog, ou no meu curso junto aos alunos, onde levo 30 dias intensos acompanhando cada um de perto e explicando tudo… Essas duas formas são as que consigo efetivamente ajudar…

    Procure ir lendo mais do conteúdo do Blog e tenho certeza que vai melhorar nessas questões…

    ————————
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  29. 29 LUZ

    Leitão,

    Gostei muito da sua resposta referente a COSERN, é isso mesmo, muito difícil de negócio. …….. O meu caso é outro muito pior: Tenho os papéis em mãos. Os próprios títulos físicos, de muitos anos, que eu não me lembrava mais. São 1200 ações. ….. Será que eu só tenho uma saída? ….rasga-las ? .

    Obrigado
    LUZ

  30. 30 Leitão

    Oi Luiz!
    Ué, papel em mãos mesmo? Que coisa!
    Nesse caso tente entrar em contato com o banco responsável (se é que existe) ou mesmo diretamente com a Bovespa. Eles vão lhe dar uma orientação melhor… Ah, ou mesmo diretamente com a empresa Cosern… Se você sócio dela eles têm que lhe dar atenção e orientação sobre isso…

    Veja o site de RI deles:
    http://ri.neoenergia.com/Pages/Informa%C3%A7%C3%B5es%20aos%20Investidores/FaleComRI.aspx

    Um abraço!
    Leitão

  31. 31 LUZ

    Valeu Leitão !!!!!!! Muito obrigado. Você é mesmo uma pessoa especial,
    muito difícil de se achar nesse mundo tão egoista.

    Um abração e um bom final de semana.

    LUiz

  32. 32 Leitão

    Oi Luiz!
    Não foi nada, disponha!

    Abração!
    Leitão

  33. Oi prof! tudo que falaram de você aí em cima é verdade!
    Tive uma sorte danada de encontrar seu Blog e ser aluna da primeira turma. Seu curso foi um divisor de águas pra mim!

    Prof. sei que você não é muito fã de alugar ações, por não valer a pena o trabalho x retorno. Porém algumas ações estão com taxas de 10% e até mais ao ano o que eu considero muito bom.
    Gostaria de saber o que você pensa tendo em mente taxas a este patamar e também que trabalho é esse que você tá falando que dá?!
    Pra mim não dá trabalho nenhum rs. A corretora manda um relatório bem honesto isso não é suficiente?
    Um abração!

  34. 34 Lucio

    Oi Leitão,
    Tenho em minha carteira aprox. 20 empresas.
    Do setor elétrico tenho: CMIG4, GETI4 e ELPL4.
    Pensei em desfazer as posições na ELPL4 e substituir por outra empresa melhor do setor.
    O que acha TBLE3? Alguma sugestão??
    Abrs,
    Lucio

  35. 35 Leitão

    Oi Mônica!
    Obrigado! Que bom que você vez em quanto aparece!
    Obrigado mesmo, pelo carinho! :-)

    Sobre aluguéis, pois é, parece que com essa onda de baixa na bolsa eles ficaram mais interessantes… A tendência é que os alugueis fiquem mais interessantes à medida que a bolsa cai, e fiquem menos interessantes à media que a bolsa sobe… (não é tão direto assim, mas é a tendência). Nesse momento fica interessante buscar e pelo homebroker é até fácil mesmo. Eu confesso que não faço por preguiça mesmo, rssss… Mas não siga meu exemplo nisso… Rsss…

    ———————————
    Oi Lucio!
    Trocar a ELPL4 pela TBLE3 seria uma boa sim, empresa muito melhor. Mas tente buscar uma outra empresa de setor variado, para controlar ainda mais o risco. Não é bom ter muito capital em um setor específico, por melhor que ele seja no momento. Em carteiras maiores (20 ou mais) dá para repetir alguma coisa… Mas quanto mais diversificar setores, melhor. Se garimpar, vai encontrar… Aqui mesmo no Blog vez ou outra a turma cita empresas menores, menos conhecidas, mas muito interessantes (veja nos chats)…

    —————
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  36. 36 Jacques Azambuja

    Muito bom. Gostaria de participar dos bate papos mas não sei as datas de ocorrencia e como fazer. Grande abraço.

  37. 37 Leitão

    Oi Jacques!

    Toda semana eu coloco um post para o Chat semanal… Agora estou saindo de recesso e volto a partir de 18/janeiro… Mas tem bastante conteúdo por aqui para ir lendo enquanto isso… Procure ir lendo os Chats passados, artigos, comentários…. (Use o menu lateral para navegar)

    Um abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

