CHAT 30/nov a 06/dez

30nov15

Leia também…
Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Receba um resumo semanal desse Chat, toda segunda-feira...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livros
      RSS dos comentários



34 Responses to “CHAT 30/nov a 06/dez”

  1. 1 Leitão

    Bom dia, amigos!

    Uma excelente semana a todos!
    Leitão

  2. 2 Sérgio Costa

    Leitão, boa tarde!

    Primeiramente gostaria de te parabenizar pela forma que trata todos os leitores do teu site. Vc parece ser um cara nota 10!

    Estou começando a montar minha carteira no início do mês e até o momento estou com apenas 4 empresas (EZTC3, CMIG3, SEER3, BBAS3).
    Tenho algumas perguntas:

    1- Ao montar uma carteira, vc aconselha incluir mais de uma empresa do mesmo ramo (se tiver bons fundamentos), ou deve-se diversificar os ramos também a fim de diminuir a exposição a riscos?

    2- Estou pesquisando para investir em empresas com bons fundamentos que estejam “baratas” para que eu tenha uma boa margem de segurança. Você acha válido investir em empresas que estejam “caras”, se estiverem com bons fundamentos?

    2- Se alguma empresa da minha carteira continua com bons fundamentos, mas o valor da Ação começa a cair, vc acha válido comprar mais para fazer preço médio?

    Sei que foram muitas perguntas, e talvez fique difícil responder em poucas palavras, mas o que vc puder responder já vai ajudar. Abraço :)

  3. 3 Leitão

    Oi Sérgio!
    Boa tarde!

    Obrigado, seja bem vindo à turma aqui no Blog! Aqui estamos entre amigos, na cozinha…

    Vamos lá:

    1- É sempre bom diversificar os setores, pois quando um vai mal os outros compensam. Alguns setores são muito bons, então dá mesmo vontade de incluir mais de uma do mesmo setor… ok, pode sim, desde que a carteira não seja muito pequena… 20 ou mais empresas é o recomendado, pois dá para repetir setor… já carteiras menores não é bom…

    2- São duas estratégias diferentes: Investimento em Valor e Investimento Gradual… cada uma tem uma forma de fazer…. na primeira o preço baixo é importante, na segunda isso fica em segundo plano, pois o sucesso vem com a acumulação de empresas de qualidade ao longo de muitos anos… gradualmente… veja mais:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2010/09/15/as-melhores-estrategias-para-a-bolsa-de-valores/

    3- Preço-médio simplesmente não é uma Estratégia, e se feito da forma errada pode lhe dar problemas… O preço-médio é um componente da Estratégia de Investimento Gradual, que tem mais conceitos para ser aplicado… Não dá para detalhar tudo por uma única msg, mas esse assunto eu comento ao longo de todo Blog… Dica: procure ir lendo os artigos, chats, comentários… tem muito conteúdo aqui no Blog e isso vai lhe ajudar…

    Sergio, foi resumido, mas espero ter ajudado… E se pintar dúvidas pode postar aqui que lhe ajudo mais…

    Abraço!
    Leitão

  4. 4 Sérgio Costa

    Obrigado pelas dicas, Leitão, ajudou muito :)

    Vou “fuçar” teu site com calma, pois tem muita coisa interessante.

    Me diz uma coisa, investi na CMIG3 e no BBAS3 por constatar que as ações destas empresas estão “baratas” tendo em vista os bons fundamentos das mesmas.

    Entretanto, não sei se é o momento certo para continuar fazendo aportes em estatais, tendo em vista a grande influência (negativa) do governo nessas empresas.

    O que você acha? Em momentos de crise política em que a cada dia se descobre um novo caso de corrupção, estas empresas não estão mais propícias a serem contaminadas? Ou o foco deve ser sempre os fundamentos das empresas?

    Obrigado mais uma vez!

  5. 5 Antonio Fernando

    Boa tarde Leitão.

    Eu sou cliente da Wintrade – Alpes Corretora, e hoje recebi um email que , pelo que entendi, vai encerrar as atividades.

    Estou em dúvidas com relação à corretoras, tem algumas que possa me indicar?

  6. 6 Leitão

    Oi Sérgio!
    Disponha!

    Sim, isso… vai fuçando… tem muita coisa para lhe ajudar… :-)

    Ser estatal ou não nem é a questão… foque nos fundamentos e resultados, isso é que importa. Qualquer empresa pode ter problemas, estatal ou não, por isso devemos montar uma boa e bonita carteira diversificada… Procure boas empresas em todos os setores… 20 ou mais…

    ——————————–
    Oi Antonio!
    Boa tarde!

    Olha, muitas estão com dificuldades, justamente porque abriram na fase de alta da bolsa, incentivando os clientes à especulação e jogatina para gerar custos com corretagens e agora, na fase de baixa, não se sustentam…

    Uma corretora que está se mantendo, com baixos custos e bons serviços é a Rico (www.rico.com.vc). Acesse o site deles e veja se lhe atende…

    ———————–
    Abraços!
    Leitão

  7. 7 Danilo

    Bom dia Leitão,

    Qual a sua opinião a respeito dos fundos BDR de grandes bancos, como por exemplo o Bradesco FIC FIA BDR? Creio que a Caixa tenha um também. Fiquei surpreso com o rendimento deles.

    Danilo

  8. 8 Leitão

    Oi Danilo!
    Boa tarde!

    Bem, esse tipo de produto bancário que você comentou é um fundo com empresas norte americanas. Como todo fundo ele tem taxas de adm (2,5 a.a.) e é sujeito à “gestão” deles. Segundo eles, não fazem alavancagem, e usam “critérios cuidadosos”…

    Pelo que vi o tal fundo está com performance boa porque a bolsa norte americana está com performance boa. O fundo está perdendo para o índice SP&500, ou seja, perder para o índice não sei se é gestão ativa… Está somente indo com a maré…

    Se estiver com vontade de diversificar um pouco os investimentos, ok, pode-se estudar com mais calma… Mas não é nada demais, apenas uma diversificação mesmo…

    Abraço!
    Leitão

  9. 9 Sérgio Costa

    Boa tarde, Leitão!

    Estive lendo alguns artigos interessantes sobre investimento em valor em que se encoraja comprar ações de empresas com bons fundamentos, e “segurá-la” ao longo dos anos.

    Entretanto, ao dar uma olhada nos gráficos de algumas empresas com bons fundamentos, percebi que algumas apresentam hoje valor muito próximo ao que tinham a 5 ou 10 anos atrás ( perdendo em valorização até para a própria poupança ).

    Minha pergunta é a seguinte: não seria melhor para o investidor (mesmo que que não seja um especulador), vender essas Ações depois de uma valorização expressiva e recompra-las numa eventual queda de preços?
    Ou você acha que se a empresa continua com bons fundamentos o melhor é segurá-la mesmo depois de uma forte valorização?

    Obrigado mais uma vez, Leitão :)

  10. 10 Leitão

    Oi Sérgio!
    Boa noite!

    Essa questão é recorrente e é uma ambição antiga de muitos. Acertar sempre os momentos caros para sair e os baratos para entrar. Parece muito óbvio e lógico, mas na prática não é bem assim…

    Na prática você raramente vai “adivinhar” os bons momentos para sair, e na prática raramente você vai ter coragem de recomprar… Na prática, quanto tudo está caindo, o medo e a inércia tomam conta.

    Na prática você também perde dividendos durante o período que “fica de fora”.

    Na prática o excesso de preocupação com o fator “cotação” tira o foco que é ser sócio de um negócio. Perde-se dividendos, gera-se custos com Impostos e taxas de corretagem, e no final das contas você se transforma apenas em um especulador mal sucedido… Quando os preços voltam a subir você fica literalmente com as calças na mão…

    Investir e Especular são coisas diferentes e precisam de estratégias distintas. Misturar isso é fatal.

    Abraço!
    Leitão

  11. 11 VH

    Leitão, blz?
    Oq vc acha de LEVE3?

  12. 12 FTA

    Olá Leitão,
    Em seus critérios vc continua o rodízio de aportes regularmente em:NATU, PETR, VALE, CMIG ,BBAS ,CCRO, GGBR ,CSN, ETER, WHRL.
    Pergunto pois , as empresas que estão indo muito bem HOJE, com um preço justo/razoável, mal enchem uma mão, então fica difícil diversificar muito sem flexibilizar os critérios. abs bom dia

  13. 13 Sedex

    As queridinhas estão atualizadas?!

  14. 14 Leonardo

    Leitão, tudo bom?

    Pelos seus critérios, quais são as melhores empresas do setor elétrico? A TBLE3 está entre elas? Estou acompanhando o setor, para comprar daqui a um tempo e queria ver quais devo ficar de olho.

    Valeu

  15. 15 Leitão

    Oi VH!
    A LEVE3 andou melhorando sua gestão e agora está mantendo um resultado constante, mesmo nesses anos de retração. Inclusive pagando dividendos razoáveis… Vale a pena olhar para ela com calma agora…

    ——————————
    Oi FTA!
    Estou sempre aportando e dando manutenção na carteira sim, e se a gente buscar sempre vai encontrar boas empresas, mesmo em momentos de retração econômica… e mesmo as maiores que estão passando por essa retração econômica fazem parte do pacote… É justamente nas crises que acumulamos mais a preços mais baixos, mas tem que saber o que se está fazendo, com calma… por isso poucos o fazem…

    —————————–
    Oi Sedex!
    Estão sim, a turma mesmo é que mantém… É uma boa lista para garimpo:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2015/01/16/queridinhas-do-buteco-do-leitao/

    ——————————–
    Oi Leonardo!
    Tudo jóia!

    Olha, prefiro não dar sugestões pois isso pode prejudicar a terceiros. Cada um deve ter seus critérios e filtrar… Sobre a TBLE3, sim, tem bom desempenho… analise com mais calma…

    Já quando me perguntam sobre algum fumo, aí eu falo mesmo, isso ajuda a evitar erros graves…

    ———————
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  16. 16 Casfre0rk

    leitão, boa tardeee

    Estava lendo Sobre ETF, vc acha uma boa opção? tipw comprar ETFs como investimento e usar algumas ações qnd tiverem leituras claras p especulação?

    E eu fico muito em duvida onde alocar meus recursos , tesouro com taxas muito atrativas e ações com preços tbm atrativos, gostaria de sua opniao.

  17. 17 Leitão

    Oi CasfreOrk!
    Boa tarde!

    Não considero ETF como boa opção não, afinal, são apenas fundos de ações que copiam índices. Para quê vamos tirar um xeróx de um índice quando podemos fazer mais e melhor do que o original? Investir em ações diretamente, com critérios pessoais inteligentes e estratégia segura, é muito melhor…

    Imagine investir em ETF baseado no IBOV! Fumo! Rsss Podemos montar carteiras muito melhores do que o IBOV.

    Veja mais:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2013/04/05/o-indice-ibovespa-esta-velho-e-enferrujado/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/11/01/nao-baseie-seu-olhar-apenas-no-indice-ibov/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/07/04/fundos-de-acoes-sao-melhores-para-quem-tem-pouco-dinheiro-para-aplicar/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2009/06/26/fundos/

    Abraço!
    Leitão

  18. 18 Eduardo Cunha (hehehehhe)

    Pessoal !

    Que dia feliz ! só em saber que a Bruxa e os petralhas estao começando a ruir e o impeachment é logo ali já nos enche de esperança e alivia nossa rotina no trabalho ! Um abraço a todos

  19. 19 Leitão

    Oi Eduardo!
    Hehehe… Ok, mas não deposite suas energias em governos, eles são sempre propensos a nos decepcionar… melhor confiar em Deus, que nunca decepciona… :-)

    A mídia em geral só fala disso, afinal, eles não têm mesmo conteúdo para falar: só sabem propagar notícia ruim, negativismo e tragédia.

    Penso que o melhor é não ligamos a TV ou qualquer coisa que venha da mídia de massa, e direcionarmos nossa mente para coisas boas e positivas…
    Somos o que comemos…

    Abraço!
    Leitão

  20. 20 Eli

    Oi Leitão,

    Nos seus gráficos, você usa escala aritmética ou logarítmica?
    Qual o uso de cada uma delas na análise de longo prazo?

  21. 21 Leitão

    Oi Eli!

    Na maioria das vezes uso a escala normal, aritmética. Somente quando vou ler gráficos de longo prazo (5, 8, 10 ou mais anos) é que uso escala logarítmica. Não tem uma regra para isso, vai do bom senso mesmo, o importante é que, ao aplicar as linhas, esteja representando bem o comportamento do papel.

    Um abraço!
    Leitão

  22. 22 Sérgio Costa

    Leitão, sou eu novamente, boa tarde!

    Algumas empresas apresentam bons fundamentos, porém as ações tem baixa liquidez. (CGRA3, PTBL3, etc).

    Você acha interessante investir nesse tipo de empresa, ou é melhor priorizar empresas com boa liquidez?

    Abraço!

  23. 23 Leitão

    Oi Sérgio!
    Bom dia!

    Bem, número de negócios inferior a 100 por dia começa a complicar, dificulta a compra e a eventual venda. Mas quando a empresa tem qualidade dá para relevar isso, pois se tem qualidade a tendência é cada vez mais melhorar…

    Algumas empresas possuem mais liquidez nas PN do que nas ON. Se ambas possuem tag along (amarração com os donos), então pode-se escolher a mais líquida (olhar também pagamento de dividendos).

    As duas que citou são empresas com bons fundamentos e bom desempenho, então vale a pena estudá-las com mais calma e se for preciso relevar a questão da baixa liquidez, ok.

    Abraço!
    Leitão

  24. 24 Sérgio Costa

    Obrigado mais uma vez, Leitão!

  25. 25 Luiz

    Leitão, depois de tanto gráfico postado você tem alguma interpretação pra tanta ação boa e índices em congestão? Não seria um cansaço (esgotamento é muito forte, rs) de tanta queda mas ao mesmo tempo uma falta de confiança em retomar as valorizações por conta de tudo que ven acontecendo no país?

    Realmente a análise gráfica é fantástica. Incrível como um simples candle resume tudo que aconteceu no dia e aos poucos a ação vai contando a sua história.

    Um abraço.

  26. 26 Leitão

    Oi Luiz!

    O mercado continua normal como sempre: uns investindo e outros especulando, enquanto a maioria fica só jogando…

    Essas “paradas” no mercado são assim mesmo… é o zig-zag de sempre. Vai um pouco, para e faz zig-zag, depois vai mais um pouco… e assim vai… :-)

    A análise gráfica é legal mesmo, ajuda muito na leitura do mercado…

    Abraço!
    Leitão

  27. Leitão, parabenizo novamente suas análises. Tenho valorizado cada vez mais a importância de especializar-se graficamente em poucos papéis. Observo como bons analistas, para atender a demanda de perguntas, fazem observações tão superficiais e destoantes, lançando opiniões a cada calor do momento. Esses últimos 30 dias isso ficou bem evidente.

  28. 28 Leitão

    Oi Danilo!
    Obrigado! Valeu!

    Pois é… Sua observação está correta, é assim mesmo… A gente tem que evitar se contaminar com opiniões de terceiros e buscar ter sempre uma análise simples e fria do momento, bem pouco sujeita a emoções. Até mesmo noticiários são capazes de minar nossa capacidade de análise… Por isso é bom manter essa higiene mental. Uma coisa que me ajuda muito a analisar a bolsa é ir pescar: passar uns dias no meio do mato e na beira do rio faz um bem para os investimentos… rsss

    Abraço!
    Leitão

  29. 29 FTA

    OLÀ Leitão,
    Boa tarde.
    Gostaria de sua opinião sobre a MTSA4,
    Uma empresa com mais de 70 anos ligada ao agronegócio(principal motor do país ultimamente)Com caixa desponível, dívidas super controladas,desempenho longo e bom na bolsa. Vem passando por redução de margens, lucro , mas me parece que o momento tá difícil mesmo .Finalizando os preços cairam bastante ,até mais que a proporção da quedas dos lucros , levando a um bom DY e bom P/l.
    Pouco negociada mas pensando em diversificar a carteira.. abraços e obrigado

  30. 30 Leitão

    Oi FTA!
    Boa tarde!

    Pois é, a MTSA4 tem mantido os resultados a níveis satisfatórios, mas se você reparar verá que ela é bastante estagnada, não cresce, apesar de reter boa parte dos lucros… Ou seja, os preços anteriores não faziam mesmo sentido, e só agora caindo bem é que chama alguma atenção, mesmo assim talvez não esteja tão barata assim… nesse momento de “crise” vai encontrar outras com mais vigor e mais baratas… Mas isso não impede de talvez estudá-la com mais calma e alocar um pouquinho a título de diversificação, se for o caso…

    Dica: Poste lá no Buteco da turma e levante a bola, assim vai ter feedback dos amigos lá, é bom: http://leitaoemacao.com/buteco

    Um abraço!
    Leitão

  31. 31 Amarildo

    Olá Leitão.

    Hoje tomando o café da manhã com minha esposa, conversamos sobre investimentos.
    E ela me chamou a atenção sobre o fato de eu querer divulgar ou praticar conhecimentos antes mesmo de digeri-los ou sedimentá-los.
    Lendo os comentários do blog, percebi que ela tem uma certa razão; o conhecimento deve ser assimilado e fazer parte de você e só após isso transferi-lo.
    Existe muito conhecimento em tudo que o Leitão diz.
    Me sinto um privilegiado em poder usufruir destes saberes, parabéns leitão!

    Abraços.
    Amarildo

  32. 32 Amarildo

    Leitão.

    Estou acompanhando a BPAN4, o banco está melhorando e começou a dar lucros.
    O que você acha deste ativo?

    Abraços.

  33. 33 Leitão

    Oi Amarildo!
    Obrigado! Valeu mesmo!

    Sua esposa tem razão. A gente tem que ouvir as mulheres mesmo… E temos mesmo que assimilar os assuntos antes de começar, isso vale para qualquer coisa. Eu, por exemplo, sempre que quero me aventurar em algo novo, estudo primeiro e depois deixo “decantar” por alguns meses… Só depois de maturado é que retomo o projeto… Funciona melhor.

    Sobre o BPAN4, olha, não vejo nada de bom nele… só prejuízo e números tortos… Apesar do recente lucro, seu passado é bem complicado, o que mostra uma gestão bem confusa… Banco é coisa séria e eu prefiro ficar com os maiores e mais fortes (BB, Itau e Bradesco)… Banco pequeno é uma caixinha de surpresas…

    Grande abraço!
    Leitão

  34. 34 Amarildo

    Muito obrigado Leitão.


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s