CHAT 23 a 29/nov

23nov15

Leia também…
Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Receba um resumo semanal desse Chat, toda segunda-feira...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livros
      RSS dos comentários



23 Responses to “CHAT 23 a 29/nov”

  1. 1 Leitão

    Bom dia, amigos!

    Uma ótima semana a todos!
    Leitão

  2. 2 Gabão

    Leitão Bom dia!!!! Com a troca de controle da Alpargatas, como ficam os acionistas que possuem preferenciais, sendo que as mesmas não possuem tag along? Grato.

  3. 3 Mendigo_Suiço

    Bom dia Leitão,

    Só para ter uma ideia, quantos anos eu preciso investir, por exemplo, R$1000 por mês, para começar a ter uma receita de dividendos, ou do que for, de mesmo valor? Ou seja, uma retorno de R$1000 mensal (retorno total, sem retirar nada).

    Abraço

  4. 4 Leitão

    Oi Gabão!
    Boa tarde!

    A companhia soltou o seguinte comunicado:

    http://ri.alpargatas.com.br/arquivos/informacoes_investidores/atas_comunicados/Fatos_Relevantes/2015/23_11_2015.pdf

    No meu ver a mudança de controladores a princípio não traz nada de ruim para a companhia, e seria até bom sair um pouco da Camargo Correa (que está com problema de corrupção) e ir para outro dono, no caso a J&F Investimentos. E a J&F disse, nesse mesmo comunicado acima, que pelo menos durante os próximos 12 meses não pretende fechar capital… então por hora nenhum problema.

    Como a empresa só tem 80% de TagAlong para as ON, é preferível ter em carteira só as ON mesmo… Se você tem PN, estude mudar assim que possível (evite a euforia de hoje por causa das notícias, espere arrefecer).

    ————————————–
    Oi Mendigo_Suiço!
    Boa tarde!

    Bem, numa conta bem grosseira você teria que ter hoje acumulado digamos 200k, a 0,5%am = 1000,00am… Digamos que uns 15 anos acumulando 1k am. …. Mas isso uma conta bem grosseria mesmo, só para ter noção…

    15 anos parece muito tempo, mas não é não… Se você for comprar uma casa própria financiada hoje em dia vai pagar 20 anos ou mais… Se vai comprar carro financiado (fumo) vai ficar aí uns 5 anos pagando… Ou seja, tempo é relativo. E se para ter tranquilidade financeira com uma renda passiva legal você precise poupar e investir com disciplina durante 15 anos pelo menos, então está de bom tamanho…. Se for esperar pelo governo vai ficar 35 anos trabalhando e só vai poder usufruir depois dos 65 anos de idade…

    ———————
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  5. 5 Mendigo_Suiço

    Mas Leitão,

    Essa conta não seria para juros de poupança?

    Abraço!

  6. 6 Leitão

    Oi Mendigo!

    Sim, por isso comentei que é uma conta grosseira mesmo, com base no que é mais simples. Se for bem conservador nessas contas vai se surpreender positivamente no futuro…

    Abraço!
    Leitão

  7. 7 DJ

    Leitão, deixe eu meter minha colher nessa , acho que sócio é ON, e de empresas boas, pois sempre existe a possibilidade do majoritário te ferrar, alias, se não me engano PN so existe no Brasil, me corrija se estou errado.
    PN com tag alone você pensa que é sócio, mas pode se ferrar, PN sem tag alone aí você ;e trouxa mesmo..
    Abraço

  8. 8 Leitão

    Oi DJ!
    Sim, ON é melhor, foi o que eu disse acima para o Gabão. Entretanto, isso não é tão unilateral assim. As ações PN com tag along também são opção, e quando a empresa é grande e séria o tratamento de ambas é igualitário, isso sem falar do recebimento de dividendos que em alguns casos a PN é maior… Em fim, vale olhar esses detalhes, mas na dúvida, deve-se optar por ON.

    Abraço!
    Leitão

  9. 9 Leonardo

    Leitão,

    Para IG, qual seria um tempo bom para fazer novos aportes nas empresas? Desde que os bons números sejam mantidos.

    Abraço

  10. 10 Leitão

    Oi Leonardo!
    Bom dia!

    Não entendi muito bem sua pergunta… Os aportes devem ser sempre, regulares, sistemáticos… por exemplo: todo santo mês… separar um valor fixo de sua renda e já destinar para os investimentos… Agora, se for o tempo total para fazer, a resposta também é: sempre. Investir é como cuidar de um jardim, estamos sempre plantando, regando, adubando e quando necessário, podando…

    Abraço!
    Leitão

  11. 11 Anônimo

    Bom dia Leitão,

    Agora estamos num momento que a bolsa de valores está andando meio de lado (ou mesmo p/baixo :), empresas com boa gestão fazendo ajustes para manter crescimento e seguimos comprando regularmente como estabelecido na estratégia IG. Mas me surgiu uma dúvida, e quando estivermos num momento de euforia, com as empresas apresentando lucros, ou seja, quando todo mundo estiver falando que a bolsa é o melhor mundo (hehehe), o que vc faz? Vc reequilibra seus investimentos para manter percentual determinado, vendendo ações que valorizaram demais e coloca em RF para manter 50/50? ou vc segue fazendo compras regulares nas duas frentes (RF e RV), com valores de aportes maiores para RF?

    Não sei se fui claro na minha dúvida…mas como estou vendo esse momento atual como oportunidade, já estou pensando daqui uns 5-10 anos qndo a maré virar…hehehe.

    Abraço,

    Paciente

  12. 12 Leonardo

    Leitão,

    Eu falo novos aportes por papel, já considerando que todo mês irei fazer aportes na carteira. Queria saber mais ou menos de quanto em quanto tempo eu devo fazer mais compras do mesmo papel, considerando que os fundamentos continuem bons.

  13. 13 Leitão

    Oi Paciente!
    Muito boa a questão, e é isso mesmo… Acumular nas fases de baixa…

    Olha, nas fases de alta vai da estratégia de cada um: alguns gostam de vender um pouco para rebalancear com a renda fixa ou mesmo outros investimentos, outros gostam de diminuir os aportes e alocar na renda fixa (justamente para ter grana em eventuais quedas para aproveitar), outros gostam de manter a disciplina inalterada, outros gostam de parar de aportar e direcionar apenas os dividendos, ou mesmo consumir os dividendos… em fim, o importante é ter a consciência de que o momento de acumulação é quando está barato e o momento para rebalanceamentos é quando está caro (justamente o contrário do que a massa faz, né rss).

    —————————
    Oi Leonardo!
    Ah, sim! Ok! Bem, vamos pegar um exemplo didático: digamos que está montando uma carteira com 20 empresas… comprando duas por mês, o rodízio = 10 meses… então a cada 10 meses vai recomprar a ação… Se comprar 4 por mês, o rodízio fica em 5 meses… não precisa mais que isso… aí vai do gosto de cada um…

    ————–
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  14. 14 Pequeno Investidor

    Boa Noite Leitão
    Depois de tanta notícia ruim, e o tanto que o papel apanhou nestes últimos meses acredito que hoje tivemos um fato extremamente positivo para a Cemig.

    http://www.cemig.com.br/sites/Imprensa/pt-br/Paginas/cemig-leilao-2015-resultado.aspx.

    Qual sua opinião?

    Abraços

  15. 15 Leitão

    Oi Pequeno Investidor!
    Boa noite!

    Sim, é positivo sim, dá mais musculatura à empresa. A gestão continua trabalhando bem, agora é transformar essa musculatura em resultados: lucros.

    Abraço!
    Leitão

  16. 16 Gabão

    Leitão Bom dia!!! O que você tem achado da Geti? O fato dela virar Unit, muda alguma coisa na sua estratégia? Obrigado!!!

  17. 17 fabio

    LEITÃO , BOM DIA!

    OQUE VOCÊ ACHA SOBRE INVESTIMENTO EM ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA, ESTIMA-SE RETORNO DE 15 A 20% AO ANO, ACHO QUE NESSA CRISE ENERGÉTICA ESTÁ SENDO MELHOR DO QUE OUTROS INVESTIMENTOS COM , TESOURO DIRETO, LCI ….POUPANÇA…??

  18. 18 DJ

    Gabão, se posso dar minha opinião, a empresa ta enrolando os seus sócios minoritários pois vai obrigar a quem tem ON a ter PN mesmo sem querer. Eu acho que empresa com boa governança não faz esses cambalachos. Saí dela esse mês e realoquei em outra melhor, mas isso fica a critério de cada um. Fica aí minha opinião, vamos ver o que o Leitão acha.

  19. 19 Leitão

    Oi Gabão!

    O DJ comentou bem… é isso, alguns vão achar ruim e outros não vão se importar com a mudança nos papéis… No meu caso em particular não me importo, visto que já gerencio o risco na alocação controlada em cada uma… Prefiro focar nos resultados…

    —————————
    Oi Fabio!
    Não entendi muito bem sua pergunta, visto que não sei como é esse assunto de “investir em energia solar”…. Existe uma empresa na bolsa com isso? Ou é uma sociedade ou grupo de investimento em um empreendimento do ramo?

    Eu gosto do tema de energia solar e penso ser uma boa alternativa, mas não entendo bem da coisa… Pelo que vi o investimento ainda é caro e a vida útil não é tão longa… o assunto é novo e alguns entusiastas estão comprando esse tipo de equipamento mas sem dimensionar o uso, usando como se fosse energia comum de tomada e gastando à beça como a turma faz… e não é bem assim…

    ——————–
    Abraços!
    Leitão

  20. 20 Robert

    Boa noite leitão!

    Andei fazendo algumas análises dos antes e depois dos gráficos do blog esse ano e mais algumas leituras que andem fazendo como estudo para especulação… esse ano está bem difícil de acertar o ponto de compra. Como você falou no curso em tempo de alta mesmo fazendo algumas besteiras ainda conseguimos lucrar na sorte, mas em tempo de baixa tem que ser na risca! E as vezes mesmo com a leitura perfeita, sai uma notícia na tv e o mercado fica maluco!
    Acho que vou me manter apenas o investimento gradual, aproveitar para aprofundar os estudos e quando passar fase de baixa e de volatilidade por causa desse negativismo total ( acho que só quando a Dilma sair né!) para voltar a dar algumas especuladas.

    Abraço

  21. 21 Leitão

    Oi Robert!
    Boa tarde! Desculpe-me a demora…

    Para especulação qualquer momento é viável, pois não precisamos de qualidade no mercado, precisamos de variações de preço e isso temos a todo tempo. Mas é claro que em fases de baixa as boas oportunidades às vezes demoram mais e precisamos de cuidados extras, enquanto nas fazes de alta as oportunidades são mais frequentes e mesmo com erros a coisa dá certo.

    Se você está tendo dificuldades dê mesmo um tempo, fique só no simulado e concentre-se no Investimento, afinal, o investimento é que é o carro-chefe sempre. Uma boa dica para simulado é fazer tudo como se fosse real (análise, plano, registro em planilha, etc) só que sem emitir ordem real… quanto mais real fizer seus simulados melhor (inclusive com o fator emocional no meio).

    Especular é instigante e desafiador, mas é bom fazer isso sem pressão…

    Abraço!
    Leitão

  22. 22 Antonio Fernando

    Boa tarde Leitão.

    Eu sou cliente da Wintrade – Alpes Corretora, e hoje recebi um email que , pelo que entendi, vai encerrar as atividades.

    Estou em dúvidas com relação à corretoras, tem algumas que possa me indicar?

  23. 23 Leitão

    Oi Antonio!
    Boa tarde!

    Olha, muitas estão com dificuldades, justamente porque abriram na fase de alta da bolsa, incentivando os clientes à especulação e jogatina para gerar custos com corretagens e agora, na fase de baixa, não se sustentam…

    Uma corretora que está se mantendo, com baixos custos e bons serviços é a Rico (www.rico.com.vc). Acesse o site deles e veja se lhe atende…

    Abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s