CHAT 31/ago a 06/set

31ago15

Leia também…
Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Receba um resumo semanal desse Chat, toda segunda-feira...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livros
      RSS dos comentários



9 Responses to “CHAT 31/ago a 06/set”

  1. 1 Leitão

    Bom dia, amigos!

    Vamos viver mais próximos da natureza, isso nos humaniza…
    Abraços!
    Leitão

  2. 2 Hadouken

    Leitão, tem algum ativo aí desse cardápio que você tiraria hoje? Algum que era bom mas agora já não representa uma boa compra?

    Att.
    Hadouken

  3. 3 Leitão

    Oi Hadouken!
    Bom dia!

    Ué, achei que fosse aquele grito de lançar magia do Ryu no Street Fighter… :-) (brincadeira!)

    Não, está tudo nos conformes mesmo… Ao longo dos anos é normal fazermos algumas manutenções como por exemplo dar uma pausa nas compras de algumas empresas com desempenho fraco, ou então para reduzir a alocação em determinados setores, ou mesmo se desfazer quando alguma empresa realmente está com mal gerenciamento… (A Usiminas, por exemplo…). Outras vezes é por motivo de fechamento de capital, como no caso da Coelce… E outras vezes acrescentamos no time uma nova empresa que esteja indo muito bem, em substituição de outra que piorou…

    Essas manutenções são feitas sempre de forma calma e planejada, sem correria, sem desespero, e nunca em momentos de nervosismo de mercado.

    Geralmente o melhor momento para se fazer manutenção corretiva é quando o mercado está otimista, e o melhor momento para ser fazer manutenção “incrementativa” é quando o mercado está depressivo…

    Um abraço!
    Leitão

  4. 4 Julio Feijo

    Oi Leitão!

    Tenho uma dúvida em relação à esses tempos de crise. Atualmente tenho uma carteira com 17 ativos. A maioria deles até o segundo semestre de 2015 apresentaram aumento de lucro, algumas diminuição de lucros e muito poucas apresentaram prejuízos. Minha dúvida é: O que fazer com essas empresas que diminuíram lucros ou tiveram prejuízos?

    Abraço e bons investimentos!

    Julio Feijo

  5. 5 Leitão

    Oi Julio!

    Você tem sempre que analisar o Conjunto dos indicadores fundamentalistas e o Histórico deles. Sempre o melhor conjunto+histórico é que devemos priorizar…

    Perfeição não existe. Então, busque ponderar o conjunto e o histórico e relevar o que puder ser relevado. Quando um resultado atual não estiver bom, veja o histórico para ver se é algo pontual ou está se tornando sistemático, frequente… Se perceber isso, então é hora de dar cartão amarelo (pausar novas compras) ou mesmo vermelho (se desfazer da empresa)… Não tem fórmula rígida para isso, vai de seu gosto pessoal, mas sempre em cima da objetividade dos números…

    Por exemplo: A uns anos atrás a Usiminas era super lucrativa e mandava bem…. Depois começou a piorar e foi só piorando… passou 01 ano e nada… passou o 02 ano e a coisa continuava… É nesse acompanhamento que vamos tomar a decisão…

    Abraço!
    Leitão

  6. Oi Julio,
    O fator mais importante da análise de lucro e prejuízo de uma empresa é saber o motivo do lucro e o motivo do prejuízo.
    Diminuição de lucro, por exemplo, por si só não quer dizer nada. O motivo é que vai fazer a diferença. Se o lucro diminuiu porque entrou um novo concorrente que está abocanhando o mercado, por exemplo, é ruim. Pois se a empresa não fizer nada para conter a perda do mercado, o lucro tende a continuar diminuindo. Agora, se o lucro diminuiu porque a empresa está gastando em ampliação do parque industrial ou em pesquisa e desenvolvimento, isso é sinal que a empresa acredita que esta pequena retração agora vai significar lucros maiores no futuro.
    Nos dois casos o lucro terá caído, mas a leitura deste mesmo indicador é completamente diferente.
    O que eu faço é ler os comunicados do RI da empresa e comparar com os indicadores para ver se está coerente.
    Até mesmo uma empresa com lucro aparente pode ser fria se ela estiver tendo lucro pelo motivo errado, como por exemplo, excesso de alavancagem financeira.
    Abraço
    Pietra

  7. 7 Leitão

    Oi Pietra!
    Puxa, só agora vi sua mensagem, muito boa por sinal, obrigado!

    Mas um iniciante que ler um texto desse vai achar que investir em bolsa é a coisa mais complicada do mundo… Rssss….

    Na bolsa temos basicamente dois tipos de investidores: o muito dedicado e aprofundador, e o mais objetivo e prático. Um aprofunda mais porque gosta e tem tempo, o outro é mais objetivo… cada um na sua, mas ambos com bom desempenho.

    É importante lembrar esses dois perfis pois nem todo mundo tem inclinação para fazer análises econômicas e empresariais mais detalhadas, mas isso não impede em nada de que se possa investir de forma eficiente, com estratégia, segura e com bons resultados. Fica a fica para os iniciantes…

    Abraços!
    Leitão

  8. Olá Leitão, como vai?
    Um dilema: A KLBN4 está com a análise fundamentalista que é um horror, mas o gráfico só sobe, já a ETER3 que está com a análise fundamentalista em ótima situação, apresenta um gráfico em queda. Como se explica isto?
    Abraços
    Moreschi

  9. 9 Leitão

    Oi Moreschi!

    Essas distorções no mercado são assim mesmo, pois boa parte do tempo os preços não seguem os fundamentos, seguem as emoções, as expectativas, etc, ou seja, a subjetividade dos agentes do mercado…

    Mas nós não vamos nessa onda de subjetividade não. Ficamos firmes nos fundamentos… E é nessas horas de disparidade que encontramos boas janelas e/ou nos precavemos de furadas (ações ruins a preços caros) …

    Veja esse meu artigo de agosto de 2008 (!):
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2008/10/15/por-que-sobe-por-que-cai/

    Abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s