CHAT 31/ago a 06/set
Leia também…
> Histórico de Chat’s (muitas dicas!)
Mais: Antes e depois | Melhores artigos do Blog | Chat’s | Livros
Filed under: chat | 9 Comments
Tags:chat
-
Eduardo Leitão
e-mail: leitao@leitaoemacao.com blog stats
- 2.615.332 visitas (Obrigado!)
- Blog desde 2006...
14 anos no ar!
...mais de 25.000 comentários!
...mais de 5.000 leitores/mês!
Obrigado!Primeira visita ao blog? > Dicas
Pesquisar no Blog…
Histórico de Post’s
-
Posts recentes
- Recesso de 15/dez a 15/jan
- IBOV – Gráfico – 09-12-2020
- RANKING COM 200 AÇÕES por Desempenho Histórico (by Leitão) – Dezembro/2020
- O que acontece quando você tem SORTE na Bolsa?
- VALE3 – Gráfico – 19-11-2020
- IBOV – Gráfico – 10-11-2020
- ABEV3 – Gráfico – 03-11-2020
- CHAT Nov/Dez-2020
- IBOV – Gráfico – 27-10-2020
- GRND3 – Gráfico – 27-10-2020
- PETR4 – Gráfico – 19-10-2020
- VALE3 – Gráfico – 19-10-2020
- Sacos de vento, com pum dentro
- WEGE3 – Gráfico – 14-10-2020
- EGIE3 – Gráfico – 14-10-2020
Comentários
Luiz em Recesso de 15/dez a 15/ja… judi em Bolsa ou Poker? Frank em Recesso de 15/dez a 15/ja… José Maria em Recesso de 15/dez a 15/ja… Davi Cabral em Recesso de 15/dez a 15/ja… Anônimo em Recesso de 15/dez a 15/ja… Leitão em IBOV – Gráfico –… Joe em IBOV – Gráfico –… Leitão em CHAT Nov/Dez-2020 Marcelo em CHAT Nov/Dez-2020 Polly em CHAT Nov/Dez-2020 Leitão em CHAT Nov/Dez-2020 Marcio em CHAT Nov/Dez-2020 Dummy em VALE3 – Gráfico –… Leitão em O que acontece quando você tem… Blogroll
Sobre…
Eduardo Leitão
e-mail:leitao@leitaoemacao.com
Blog no ar desde 2006
+ sobre o Leitão...
estou em:
Belo Horizonte - Minas Gerais
Precisando de ajuda para tomar boas decisões financeiras na vida?
Gosto de ajudar!
Pode me enviar um e-mail direto para leitao@leitaoemacao.com externando suas dúvidas que ajudo no que for possível...depoimentos
Leitão e Amigos, Durante minhas incursões à inúmeros Sites que tratam do Mercado Financeiro, o seu é disparado o mais honesto, transparente e confiante de todos, além é claro do vasto conteúdo já aqui discutido sobre o assunto, mais uma vez PARABÉNS POR ESTA INICIATIVA.
(Vanio Vedova)
---------------------
Leitão, belo trabalho tem feito aqui, o brasileiro de uma maneira geral tem pouca experiência em renda variável e seu blog é rico em informações úteis e valiosas, faço votos que continue. Abraços!
(Marcos)
---------------
Ola leitao! Parabens pelo site e pelas explicacoes! Vc fala portugues e nao o “bovespes”...
(Adriano Fachin)
------------
Leitão sou seu FÃ, parabens pelo blog. Aprendi mais com seu blog do que com os sites q pesquisei sobre o mercado de ações. parabens.
(BetoSMS)
---------------
Realmente! É um achado! Leitão! Meus gigantescos parabéns! Didatico, realista, sincero! São as melhores palavras que consegui pensar pra definir o seu blog :D
Ainda não sou investidor mas trabalho em uma empresa de investimentos e acompanho, mesmo que devagar, pouco e sempre, o mercado… Penso em entrar na roda em breve… Estudar um pouco mais, antes.
Estou realmente abismado! Até o gráfico que você disponibiliza eu consegui ler (e entender). Mestre dos magos! Parabéns mesmo! Já está no meu “Favoritos” Abs
(LeandroSk)
Bom dia, amigos!

Vamos viver mais próximos da natureza, isso nos humaniza…
Abraços!
Leitão
Leitão, tem algum ativo aí desse cardápio que você tiraria hoje? Algum que era bom mas agora já não representa uma boa compra?
Att.
Hadouken
Oi Hadouken!
Bom dia!
Ué, achei que fosse aquele grito de lançar magia do Ryu no Street Fighter… :-) (brincadeira!)
Não, está tudo nos conformes mesmo… Ao longo dos anos é normal fazermos algumas manutenções como por exemplo dar uma pausa nas compras de algumas empresas com desempenho fraco, ou então para reduzir a alocação em determinados setores, ou mesmo se desfazer quando alguma empresa realmente está com mal gerenciamento… (A Usiminas, por exemplo…). Outras vezes é por motivo de fechamento de capital, como no caso da Coelce… E outras vezes acrescentamos no time uma nova empresa que esteja indo muito bem, em substituição de outra que piorou…
Essas manutenções são feitas sempre de forma calma e planejada, sem correria, sem desespero, e nunca em momentos de nervosismo de mercado.
Geralmente o melhor momento para se fazer manutenção corretiva é quando o mercado está otimista, e o melhor momento para ser fazer manutenção “incrementativa” é quando o mercado está depressivo…
Um abraço!
Leitão
Oi Leitão!
Tenho uma dúvida em relação à esses tempos de crise. Atualmente tenho uma carteira com 17 ativos. A maioria deles até o segundo semestre de 2015 apresentaram aumento de lucro, algumas diminuição de lucros e muito poucas apresentaram prejuízos. Minha dúvida é: O que fazer com essas empresas que diminuíram lucros ou tiveram prejuízos?
Abraço e bons investimentos!
Julio Feijo
Oi Julio!
Você tem sempre que analisar o Conjunto dos indicadores fundamentalistas e o Histórico deles. Sempre o melhor conjunto+histórico é que devemos priorizar…
Perfeição não existe. Então, busque ponderar o conjunto e o histórico e relevar o que puder ser relevado. Quando um resultado atual não estiver bom, veja o histórico para ver se é algo pontual ou está se tornando sistemático, frequente… Se perceber isso, então é hora de dar cartão amarelo (pausar novas compras) ou mesmo vermelho (se desfazer da empresa)… Não tem fórmula rígida para isso, vai de seu gosto pessoal, mas sempre em cima da objetividade dos números…
Por exemplo: A uns anos atrás a Usiminas era super lucrativa e mandava bem…. Depois começou a piorar e foi só piorando… passou 01 ano e nada… passou o 02 ano e a coisa continuava… É nesse acompanhamento que vamos tomar a decisão…
Abraço!
Leitão
Oi Julio,
O fator mais importante da análise de lucro e prejuízo de uma empresa é saber o motivo do lucro e o motivo do prejuízo.
Diminuição de lucro, por exemplo, por si só não quer dizer nada. O motivo é que vai fazer a diferença. Se o lucro diminuiu porque entrou um novo concorrente que está abocanhando o mercado, por exemplo, é ruim. Pois se a empresa não fizer nada para conter a perda do mercado, o lucro tende a continuar diminuindo. Agora, se o lucro diminuiu porque a empresa está gastando em ampliação do parque industrial ou em pesquisa e desenvolvimento, isso é sinal que a empresa acredita que esta pequena retração agora vai significar lucros maiores no futuro.
Nos dois casos o lucro terá caído, mas a leitura deste mesmo indicador é completamente diferente.
O que eu faço é ler os comunicados do RI da empresa e comparar com os indicadores para ver se está coerente.
Até mesmo uma empresa com lucro aparente pode ser fria se ela estiver tendo lucro pelo motivo errado, como por exemplo, excesso de alavancagem financeira.
Abraço
Pietra
Oi Pietra!
Puxa, só agora vi sua mensagem, muito boa por sinal, obrigado!
Mas um iniciante que ler um texto desse vai achar que investir em bolsa é a coisa mais complicada do mundo… Rssss….
Na bolsa temos basicamente dois tipos de investidores: o muito dedicado e aprofundador, e o mais objetivo e prático. Um aprofunda mais porque gosta e tem tempo, o outro é mais objetivo… cada um na sua, mas ambos com bom desempenho.
É importante lembrar esses dois perfis pois nem todo mundo tem inclinação para fazer análises econômicas e empresariais mais detalhadas, mas isso não impede em nada de que se possa investir de forma eficiente, com estratégia, segura e com bons resultados. Fica a fica para os iniciantes…
Abraços!
Leitão
Olá Leitão, como vai?
Um dilema: A KLBN4 está com a análise fundamentalista que é um horror, mas o gráfico só sobe, já a ETER3 que está com a análise fundamentalista em ótima situação, apresenta um gráfico em queda. Como se explica isto?
Abraços
Moreschi
Oi Moreschi!
Essas distorções no mercado são assim mesmo, pois boa parte do tempo os preços não seguem os fundamentos, seguem as emoções, as expectativas, etc, ou seja, a subjetividade dos agentes do mercado…
Mas nós não vamos nessa onda de subjetividade não. Ficamos firmes nos fundamentos… E é nessas horas de disparidade que encontramos boas janelas e/ou nos precavemos de furadas (ações ruins a preços caros) …
Veja esse meu artigo de agosto de 2008 (!):
https://leitaoemacao.wordpress.com/2008/10/15/por-que-sobe-por-que-cai/
Abraço!
Leitão