CHAT 24 a 30/ago

24ago15

Leia também…
Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Receba um resumo semanal desse Chat, toda segunda-feira...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livros
      RSS dos comentários



30 Responses to “CHAT 24 a 30/ago”

  1. 1 Leitão

    Bom dia, amigos!

    Abraços e vamos que vamos, para frente!
    Leitão

  2. 2 Pietro

    Bom dia Leitão

    Alguns papéis perdendo a linha da LTA longa… Hummm . Queda violenta na abertura de hoje.. O que achas Leitão??

  3. 3 Leitão

    Oi Pietro!
    Bom dia!

    É simples: Oferta > Procura = Preços caem…

    :-)

    Abraços!
    Leitão

  4. 4 Alexandre Lima

    Bom dia!!!

    Um trecho de uma música pro dia de hoje…

    VERMELHO, VERMELHAÇO, VERMELHUSCO, VERMELHANTE, VERMELHÃO…

    Boa semana e bons investimentos!!!

  5. Olha as oportunidades aparecendo hj.

  6. oportunidade é a palavra que mais ferra as pessoas na bolsa

  7. 7 Zeca Filho

    Olá pessoal
    Nesse momento , é hora de domarmos as emoções nativas, em especial a euforia, a ganância e o medo. Não vamos nos esquecer de algumas regras fundamentais para Investimento em açoes sempre lembradas pelo Mestre Leitão: disciplina, rodízio, equilíbrio, boas empresas, diversificação e aportes graduais. Trata-se de um otimo momentor para testarmos nosso controle emocional e mantermos firme no controle do barco. Barco esse cheio de ações , claro.
    Um abraço
    Zeca Filho

  8. 8 Leitão

    Oi Zeca!
    É isso mesmo!

    Quando o mercado fica eufórico assim eu falo: “-Ufa! Está tudo bem no mercado de ações, tudo normal…”

    Que bom que está tudo bem no mercado…

    ==> Quanto mais emocional ele fica, melhor é.

    Abraços!
    Leitão

  9. 9 LuiS

    Olá Pessoal,

    Alguem fez compras hoje? Quais empresas?

    Agradeceria se compartilhassem.

    Grato

  10. Sim, compras ontem bbas3

  11. 11 Leitão

    Oi LuiS, oi Tinnus!

    Aqui no Blog não fica legal comentar sobre operações diretamente, pode prejudicar a outros…

    Obrigado pela compreensão!
    Abraço!
    Leitão

  12. 12 Casfre0rk

    Leitão, apenas um pensamento que tive, vou receber uma graninha de um veículo que vendi e não vou comprar outro então vou por o $ p girar.

    Estava pesquisando , não achei algo simples de entender.

    Tesouro direto com juros semestrais, ou seja a cada 6 meses ele me paga juros certo? Mas qnt eh o IR a kda 6 meses? 15% ou os 22,5% sobre o ganho?

    E eu iria usar esses juros semestrais para comprar ações.

    Poderia me dar seu ponto de vista?

    Vallleu 0/

  13. 13 Alexandre Lima

    Boa noite.

    Casfre0rk o IR é através da tabela da renda fixa.

    Aplicações até 180 dias: 22,5%;
    Aplicações de 181 a 360 dias: 20%
    Aplicações de 361 a 720 dias: 17,5%
    Aplicações acima de 720 dias: 15%

    logo os primeiros os primeiros pagamentos recebidos dos juros teria o desconto de 22,5% mas após 720 dias os descontos sobre os rendimentos seriam de 15%.

    Sobre comprar ações com os rendimentos é uma estratégia válida desde que esteja dentro de seu planejamento prévio. dentro de suas porcentagem definidas para cada tipo de investimentos.

    Mas pra tudo tem que os objetivos bem traçados.

    DIVERSIFICAR é importantíssimo, existi vários tipos de TD.

    Uma opinião, divida entre os tipos de títulos.

  14. 14 Leitão

    Oi Casfre0rk!

    O Alexandre comentou bem (Obrigado, Alexandre!).

    Retirar os juros da renda fixa para direcionar para ações não acho válido. Melhor deixar os juros sobre juros mesmo, e com isso evita o IR. Se optar pelo Tesouro pode escolher por exemplo dois títulos diferentes, se a intenção for variar: um pré-fixado e outro pós-fixado…

    De todo o capital, você pode direcionar, por exemplo: 50% ações e 50% Tesouro. Mas no caso das ações, o mais importante não é o capital inicial, e sim os APORTES mensais… Ao iniciar aplicação em bolsa, tem que manter aportes fixos disciplinadamente todo mês, e isso vem de renda do seu trabalho…. é isso que vai construir a carteira… Mas o dinheiro destinado a ações não pode ser para uso em curto prazo… se vai vender o carro agora mas vai querer comprar outro logo afrente após alguns meses ou ano, melhor deixar na renda fixa mesmo.

    Uma última observação: Se for destinar, por exemplo, 50% do valor do carro para ações, não aporte tudo de uma vez… divida esse capital por X parcelas (exemplo 24) e vá aportando gradualmente…. Já os 50% para Tesouro, ok, tudo de uma vez… (apenas exemplos didáticos, ok)

    Um abraço!
    Leitão

  15. 15 Casfre0rk

    Opa, vlew Alexandre e leitão 0/

  16. 16 Mario

    Leitão,

    O que acha da CGAS5 ? Me parece boa empresa com bons fundamentos.

    Abs.

  17. 17 Leitão

    Oi Mario!

    A CGAS5 tem mantido um desempenho bom, constante, e resistido bem à retração econômica atual… Mantém bons lucros e bons dividendos… Pode-se olhar para ela com mais calma sim… bom para diversificar setores…

    Um abraço!
    Leitão

  18. Pessoal tomem cuidado com Tesouro Direto! Principalmente com os títulos préfixados e os mistos que são os mais voláteis, ainda mais com essa alta dos juros que ninguém sabe até onde vai… De renda fixa o TD não tem nada! Essas taxas “fixas” que são contratadas no momento da compra somente são válidas se vcs levarem os títulos até o vencimento… e tem vencimento em 2018, 2021, 2035, 2050, etc. Fiquem atentos. Se for necessário desfazer dos títulos antes do vencimento eles serão recomprados pelo governo a preço de mercado e se os juros continuarem subindo isso não vai ser nada bom.
    O título mais indicado nesse momento seria o pósfixado indexado pela Selic que está em cerca de 14% a.a. Isso não é recomendação de compra! Estudem e tirem suas próprias conclusões! O T-Selic pode ser considerado o título que não tem como vc perder dinheiro nele. Mas prestem atenção para os impostos (IOF e IR).
    Grande abraço!

  19. 19 Luiz Augusto

    O ideal é operarmos papeis que tenham pelo menos 100 negócios/dias? No HB temos numero de negócios e quantidade de negócios. Qual que devo olhar.para saber a liquidez do papel?
    Obrigado
    Luiz augusto

  20. Luiz Augusto, na minha opinião depende da sua estratégia. Se for investimento gradual por exemplo isso não importa muito. Se for trade além da liquidez diária os spreads do papel devem ser considerados.

    Para se ter uma orientação de qual seria uma média de negocios diarios “boa” acompanhe as médias de negócios dos principais papeis do IBOV.

    Por exemplo, hj (26/08/2015) Petr4 teve 37k (37 mil) negócios, Vale5 – 27k, BBAS3 – 31k e assim vai… se comparar os 100neg/dia com os maiores do IBOV, 100 neg/dia é muito pouco! Mas vai de cada um e depende da estratégia!

    Outras empresas: WHRL4 – 8 neg (só oito!!!!), ETER3 – 661 neg, CGRA4 – 11 neg

    Grande abraço!

  21. Leitão, boa noite!

    O que vc acha sobre investir gradualmente no exterior? Na Bolsa de NY, por exemplo! Empresas como Colgate, Coca Cola, Mc Donalds, Johnson & Johnson e outras grandes mundiais. Como forma de diversificação e proteção do patrimonio (dividendos e valor das ações em dolar).

    Ja pensou sobre isso? Não sei nada sobre os fundamentos dessas empresas e não invisito no exterior, só estou levantando a possibilidade!

    Grande abraço!

  22. 22 Marcelo

    Pessoal, a Souza Cruz ta fechando capital ne?
    Abraços a todos.

  23. 23 Leitão

    Oi Rafael!
    Obrigado pelos bons comentários!

    Sobre investir no exterior, esse assunto eu não domino pois não senti até hoje necessidade de investir em empresa estrangeira.

    Acredito que seja possível investir indiretamente através da Bovespa ou então diretamente no exterior, não sei direito. Mas seja como for, é uma complicação à mais pois acredito ter taxas, impostos, dificuldades de análises (por ser empresa estrangeira), etc… Essas dificuldades, para o grande investidor, devem ser poucas… Mas para nós, pequenos investidores, imagino ser um bom complicador…

    Em fim, o mercado brasileiro de ações já é bastante bom e não sinto necessidade de fazer malabarismos por enquanto…

    ——————————
    Oi Marcelo!
    Acompanhe no site oficial da empresa, veja:
    http://www.souzacruz.com.br/group/sites/SOU_7UVF24.nsf/vwPagesWebLive/DO7V9MCY?opendocument

    ————
    Abraços!
    Leitão

  24. 24 Luiz Augusto

    Rafael, obrigado pelos comentarios, mas mesmo para Investimento gradual acredito que os papeis devam ter no mínimo 100 negócios/dia e que tenha um bom free float, pois se não na hora de sair caso a empresa feche o capital fica dificil vc se desfazer do papel. E a duvida era se olho o numero de negocios ou a quantidade de negócios.

  25. 25 Marcelo

    Eu tenho CRUZ3 em carteira, então pelo visto vou desfazer, sou minoritário… Uma pena… Assim como COCE5 me doeu, ela aí vai me doer muito também! To triste!…

  26. 26 Leitão

    Oi Luiz!
    O ideal é ter uma liquidez mínima razoável, digamos um mínimo de 100 negócios em um dia comum… Mas para Investimento, tendo a empresa uma boa qualidade que justifique, podemos aceitar baixa liquidez…

    Até porque é o seguinte: se a empresa é de boa qualidade a tendência é que melhore com o passar dos anos isso… e também não temos necessidade de vender a todo momento… e também em caso de fechamento de capital os controladores compram tudo, não precisa de liquidez a mercado…

    Por fim, olhe a Qtde de negócios unitários, não o Volume financeiro…

    Abraço!
    Leitão

  27. 27 Luiz

    Amigos,

    Tempos de “crise”, volatilidade e “crash” da bolsa (com muitas aspas). É impressionante como a gente vira bicho nessas horas. Vou postar aqui a conversa que o meu cérebro primitivo e o meu cérebro desenvolvido tiveram essa semana:

    BOLSA EM QUEDA:
    Primitivo: Bolsa tá derretendo! A China faliu, só vai crescer 5%! Tá todo mundo vendendo, vende você também! Tira tudo da bolsa. Você vai ficar sem nada!
    Desenvolvido: Calma… quedas acontecem pelos motivos mais idiotas possíveis. No longo prazo isso se dilui e vira um pontinho de nada no gráfico. Segue o que você planejou.

    BOLSA EM ALTA:
    Primitivo: Tá subindo! Olha só que beleza tudo verdinho na sua tela! Todo mundo tá se aproveitando da queda pra especular e fazer lucro! Por que você tá de fora? Compra! Compra! CSNA3 subiu 10%! Compra também. Você tá perdendo oportunidades de ouro! Faz um empréstimo e compra 1000 ações de PETR4!
    Desenvolvido: Hey! Você já fez seus aportes do mês e está sem capital alocado a risco. Próxima compra só mês que vem. Paciência… para de olhar ação e vai ver um filme.

    É, amigos… tá difícil essa montanha russa de emoções, mas eu to aprendendo… tempos atrás eu já estaria embaixo da cama chorando. hahaha

  28. 28 Leitão

    Oi Luiz!
    Hehehehe! Gostei desse diálogo! É isso mesmo… Que bom que já está amadurecendo para a coisa :-)

    Abraço!
    Leitão

  29. 29 Daniel

    Olá leitão parabéns pela excelente educação que nos passa aqui. Vc acredita que aprendi leitura de gráficos(fundos,topos, procura, oferta) tudo aqui?
    Vlw vlw vlw vlw vlw vlw vlw vlw vlw!

  30. 30 Leitão

    :-)
    Obrigado, Daniel! Valeu mesmo!
    O intenção é irmos mesmo aprendendo juntos… Também aprendo muito com a turma!

    Abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s