CHAT 17 a 23/ago

17ago15

Leia também…
Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Receba um resumo semanal desse Chat, toda segunda-feira...
Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livros
      RSS dos comentários



31 Responses to “CHAT 17 a 23/ago”

  1. 1 Leitão

    Bom dia, amigos!

    Abraços e ótima semana a todos!
    Leitão

  2. 2 Casfre0rk

    Bom dia leitão

    Estou com uma dúvida sobre essa compra da bematech, como q funciona para eu aceitar a proposta deles ou não aceitar, poderia me explicar?

  3. 3 Leitão

    Oi CasfreOrk!
    Bom dia!

    Olha, não tenho ações da Bematech então não acompanho de perto… Mas pelo que pude ver a Totvs vai comprar tudo dela, parece que vão fechar capital da BEMA3.

    Parece também que a oferta é boa, com preço legal e participação na Totvs, o que é bom, já que a Totvs é uma empresa bem gerida, com bons resultados.

    Pelo visto é bom negócio para todos os envolvidos.

    Mas não deixe de se informar com mais calma e inclusive pode até mesmo entrar em contato com o RI de ambas as empresas pedindo mais informações sobre o caso….

    Um abraço!
    Leitão

  4. 4 Cidão

    Olá Leitão, boa tarde!

    Depois de um tempo afastado do mercado penso em voltar a formar uma posição.
    Tive a indicação de seu blog e estou começando a me aventurar aqui!

    Qual sua opinião sobre Eter3?
    Está na menor cotação em muito tempo, apresenta bons dividendos, P/VP interessante, etc. Aparentemente bons indicadores.

    Um abraço!

  5. 5 Leitão

    Oi Cidão!
    Boa tarde!

    Que bom que está voltando a poupar e querendo investir com mais proatividade… isso é muito importante mesmo… em finanças, tempo é dinheiro.

    Eter3 tem sido uma excelente empresa sim. Tenho ela na carteira já a um bom tempo e não tenho o que reclamar. Bem gerida, lucrativa, bons dividendos e sempre voltada com responsabilidade aos acionistas. O único porém com ela é a questão do amianto, que ainda está pendente, mas por mim tudo bem.

    Avalie com mais calma e veja também outras opções, afinal, o bom é montar uma carteira grande e diversificada, 20 ou mais, variando bem os setores…

    Uma dica: Veja esse ranking abaixo, feito e mantido pelos meus ex-alunos:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2015/01/16/queridinhas-do-buteco-do-leitao/

    Tem boas ações para iniciar um garimpo com seus critérios pessoais…

    Um abraço!
    Leitão

  6. 6 Luis Fernando

    Leitão

    Depois dos péssimos resultados da CSN não seria bom dar uma olhada na FESA4. A Fesa tem conseguido se sair bem melhor, nesse 1° semestre ela conseguiu melhorar seus lucros, reduziu suas despesas aumentando sua margem de lucro para +20%. E vejo ela bem administrada: divida sobre controle, muito caixa e ela começou desde o começo do ano a fazer recompra de ações. Venho acompanhando ela desde o ano passado e agora com esse controle do custo a melhora da margem e a recompra de ações devo adiciona-la na carteira de IG.

  7. 7 Leitão

    Oi Luis!

    A Ferbasa parece que andou apertando seus parafusos soltos mesmo, melhorou um pouco.

    Eu já saí dela a um bom tempo justamente por causa do desempenho fraco passado. Não animo voltar por enquanto porque o setor está fraco e já tenho o suficiente desse setor, não quero aumentar nele…

    Se você ainda não tem alocação nesse setor, talvez possa sim estudar ela com calma. Mas veja se não acha coisa melhor em outros setores também… Se as grandes estão sofrendo, imagine o desafio para as pequenas… é dose…

    Um abraço!
    Leitão

  8. 8 Anônimo

    E a NATU3? Como vc a ve no momento?abs

  9. 9 Leitão

    Oi “Anônimo”! (Você esqueceu de dizer seu nome ou nickname)

    A NATU3 cresceu muito nos últimos anos e agora deu uma parada, não dá para crescer tanto sempre… Por isso mesmo está distribuindo todo seu lucro em dividendos, o que é correto fazer… Seus preços caíram bastante e essa correção foi boa, seus preços estão interessantes agora… Vale a pena acompanhar…

    Abraço!
    Leitão

  10. 10 Anônimo

    Oi Leitão,

    Estava aqui comparando minha carteira com as queridinhas do buteco, tenho 15 ações entre as 20 preferidas pelos colegas e as 5 outras aparecem no grupo entre 13 -24% da galera. Ainda é uma carteira jovem, , completará 3 anos em outubro, mas acredito gosto das empresas sigo no planejamento do IG com compras mensais.

    Porém, recentemente no Buteco, o colega Drago levantou alguns questionamentos sobre esse momento que estamos passando com boas oportunidades em Títulos do TD . O Luiz Alvim fez grandes comentários.

    Quem está com carteira jovem vê a tentação a direcionar aporte a mais para Tesouro Direto, mas e aí Leitão? Como segurar essa tentação? hehehe.

    Estou confiando nos ensinamentos do curso e aproveitando para acumular mais ações (a meta é ter pelo menos 1000 ações de cada empresa..hehe).

    Se puder, dê alguma opinião para gente no post do Buteco ou aqui mesmo.

    Obrigado,

    Paciente

  11. 11 Alexandre Lima

    Oi anônimo.

    Vou dá um pitaco. É bom manter o seu plano de alocar o capital, se por exemplo vc estipulou r.fixa 40% e bolsa 60% se atrele a ele e siga, se devido os ensinamentos do Leitão vc está disposto a alocar mais em bolsa devido o momento faça com bastante estudo e diversificação. Pois se bolsa está em baixa, logo seus aportes já será destinados a bolsa pois sua % nela já estará pra trás.
    Sobre tem 1000 ações de cada empresa. É melhor focar em tem % de capital em cada empresa. Pois ter 1000 ações hoje de ETER3 (2.250,00) já de MDIA3 (71.210,00). Uma grande diferença de capital alocado em cada empresa apesar de vc possuir 1000 ações de cada.

    Um abraço.

  12. 12 Bittemilher

    A pouco conversando com um colega sobre a Natura, surgiu o seguinte… não seria melhor pagar a dívida do que distribuir dividendos? até mesmo por que a Natura esta meio perdida no seu canal de vendas…

  13. 13 Marcelo

    Boa tarde Leitão,
    Esse ano decidi aumentar minha carteira para 24 empresas e na compra desse mês está faltando escolher a última… Quando se chega a essa quantidade de empresas, a gente fica meio sem saber o que escolher… rs…
    O que vc pode falar da TAEE11? To quase escalando ela pro meu time…
    Algum colega do blog tem ela?
    Obrigado! Marcelo.

  14. 14 Leitão

    Oi Paciente!
    Que bom que está acompanhando a turma lá no Buteco, isso é ótimo mesmo. Mantém-se sempre atualizado e oxigena os bons conceitos aprendidos. A turma é fera! (http://leitaoemacao.com/buteco)

    E o ranking das Queridinhas é boa referência mesmo:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2015/01/16/queridinhas-do-buteco-do-leitao/

    O Alexandre Lima, logo acima, fez um bom comentário, é isso mesmo que ele comentou (Obrigado, Alexandre!). Se você já fez o dever-de-casa então já planejou previamente suas alocações em Renda Fixa / Renda Variável. Procure manter isso… Se, por exemplo, definiu 50% Tesouro e 50% Ações, ótimo, já vai estar alocando bem nos dois times… Se foi outra combinação qualquer que melhor lhe agrada, ok também… o importante é manter-se tranquilo e com sentimento de competência em todas essas áreas de alocação. Não pode é deixar as emoções do momento afetarem ou as dúvidas minarem seus planos…

    Obs.: Não se engane com taxas da renda fixa, mesmo as atrativas taxas atuais do Tesouro, pois o maior inimigo da renda fixa é sempre a Inflação. Se as taxas do Tesouro estão altas agora é porque a inflação também está no páreo, corroendo logo atrás…

    ——————————-
    Oi Bittemilher!

    Essa é uma questão que só mesmos os Gestores podem analisar, munidos com informações adequadas e com a visão também adequada de quem está dentro do negócio. Nós, de fora, só podemos dar palpites nisso… Mas geralmente as dívidas contraídas são mais baratas do que o dinheiro em mão, por isso preferem continuar alavancados…

    Devemos confiar que a gestão está fazendo sempre o melhor por nós. E quando não conseguirem isso, vai se refletir nos resultados, onde podemos realmente avaliar com mais clareza e aí sim decidir…

    ———————-
    Oi Marcelo!
    Rsss… Ô dúvida boa heim! Rsss
    Parabéns, está indo no caminho certo… boa diversificação…

    A TAEE11 é interessantíssima sim, se já não estiver muito alocado no setor elétrico, ok… só evite concentrar demais em um setor específico…

    Dica: Veja o ranking da turma no link acima que passei para o Paciente… é boa fonte de garimpo…

    ——————-
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  15. 15 Anônimo

    Oi Leitão e Alexandre Lima,

    Obrigado pelos comentários.
    Mantenho minha estratégia de 50:50 RF/RV.

    Alexandre, sobre a meta das 1000 ações , esqueci dessas empresas tipo MDIA/ UGPA que são mais “salgadas” digamos assim. O principal é ter a carteira equilibrada com % iguais mesmo. As 1000 ações da MDIA vão demorar um pouco mais…hehehe

    O número “cabalístico” de 1000 foi só p/enfatizar q a idéia é ter mais ações em número :)

    Leitão, sei que o canto da sereia é bonito nas taxas do TD, mas não mudei o plano. Faço compras mensais de títulos tb. Emoções dominadas :)

    Abraço,

    Paciente

  16. 16 Leitão

    Oi Paciente!
    :-) É isso aí! Então está tudo sob controle :-) O mais importante é que você está com a maturidade necessária para caminhar bem, independente de circunstâncias…

    Abração!
    Leitão

  17. 17 Sedex

    Leitão, tudo bem?
    O que acha da Marcopolo? Me parece uma boa empresa…
    Abraços!!

  18. 18 Leitão

    Oi Sedex!

    A Marcopolo andou caindo de lucratividade e isso precisa mudar… Está derretendo muito os resultados… Ainda não está tão ruim, mas… 2015 não vai ser fácil pra nenhum setor mesmo… A queda nos preços dela estão de acordo com a queda nos resultados mesmo…

    Abraço!
    Leitão

  19. 19 cybersix20

    Oi Leitão, tudo bem?
    Queria fazer uma pergunta diferente. Este ano a retração econômica do país começou a se fazer sentir mais forte em alguns setores e quem assiste tv tem a impressão de que o país vai implodir. Então… o que tem acontecido recentemente quando encontro amigos e colegas é estar todo mundo com cara de enterro reclamando da vida, mesmo quando são pessoas que não estão em dificuldade financeira nem nada. Em geral eu tento não dar muito palpite nessas horas, mas o bom humor acaba aparecendo e às vezes dou uma escorregada e comento que tá tudo bem e que em termos de economia não está acontecendo nada de mais. O país está em relação a dinheiro mais ou menos que nem o Cantareira está em relação à água. Abriram demais a torneira do crédito e gastou o que tinha e o que não tinha. Agora tem que encher tudo de novo… o que demora mesmo… economizar é chato e demorado… gastar é fácil e prazeiroso. Agora a gente vai ter uns anos aí pagando pela esbornia dos 8 anos passados. Nada demais… só é chato e demorado… mas nada que não seja relativamente tranquilo de se fazer.
    Quando o pessoal vê que a crise econômica não surtiu o efeito depressivo em mim… passam pra política e pra corrupção, ou pra violência, ou pra falta de tempo… ou sei lá. Está na moda reclamar e quando a gente não participa as pessoas acham estranho.
    É um efeito colateral esquisito de viver dentro de um orçamento, não ter dívidas, aproveitar a queda da bolsa pra aumentar o estoque de ativos e dar mais valor pra tempo livre do que pra dinheiro.
    Meio besta falar isso, mas estou me sentindo meio isolada às vezes. Como você lida com isso?
    Outros amigos leitores… como lidam com isso?
    Abraço
    Pietra

  20. 20 Alexandre Lima

    Oi cybersix20 realmente a situação fica esquisita, muitas pessoas reclamando e você de boa.
    Eu simplesmente fico no meu mundo. rsrs.
    Hoje dificilmemte entro em uma conversa que o assunto é dívidas ou investimentos.

  21. 21 Leitão

    Oi Pietra!
    Bom dia!

    Você tocou em um assunto fundamental, central. Não é assunto bobo não…

    Você não está sozinha nisso… Eu também estou no seu time e penso da mesma forma. :-)

    Isso nada mais é do que o Comportamento de Massa, fruto de uma sociedade massificada, de uma cultura massificada, de uma mídia massificada… alimentando uma natureza de bando que o ser humano tem… essa simpatia por estar no meio da manada é uma coisa “animal” mesmo.

    A gente tem que ficar lúcido e não cair nisso. Esse comportamento de massa escraviza as pessoas… A gente tem que procurar se alimentar daquilo que nos humaniza, e não do que nos escraviza.

    Muita gente se preocupa com a alimentação física: frutas, verduras, exercícios físicos, etc… (ou nem isso né… gorduras, frituras, sedentarismo, etc); Poucos se preocupam com a alimentação mental (ou espiritual)… Basta ligar uma TV aberta por 15 minutos que você vai se contaminar com um monte de lixo! Isso sem falar de outras formas de alimentação da mente, como grupos de Whatsapp fúteis e idiotas, Facebook igualmente idiota que usa o mesmo processo científico de treinamento de ratos, pombos e macacos para manipular as pessoas, etc, etc…

    Lixo para a mente é o que não falta. Mas coisa boa também tem muita. É só a gente virar a chavinha: PROCURAR o que é bom e ignorar o negativismo…

    Um exemplo: Aqui em casa não se vê TV já a um bom tempo (só a NovoTempo). Outro dia, por acaso, a TV da cozinha estava ligada na Globo e vi uma chamada assim: “Faça a sua doação para o Criança Esperança! E não perca o show do evento essa noite com o cantor de Funk X, cantor de lixo Y, cantor de lixo Z…. O Criança Esperança é logo após a novela Babilônia! (que só tem pornografia, traição, egoísmo, vaidade, lixo, lixo e mais lixo)” – Ai eu pensei: Não é possível que a sociedade não para e pensa sobre isso: “Tem algo errado?!” Pedem dinheiro para ajudar as crianças e negligenciam o que é mais vital para elas: valores.

    Mas em fim, o que quero dizer é que a sociedade está doente, e o que podemos fazer é tentar levar um pouco de luz para essa escuridão. Penso que podemos começar dentro de casa, depois tentar levar isso aos amigos, e depois ao nosso próximo… O mundo precisa muito de luz… Vamos fazendo nossa parte né…

    Antes de terminar, lembrei de uma frase:
    “Não é sinal de saúde estar bem ajustado à uma sociedade profundamente doente”. (Jiddu Krishnamurti)

    E outra:
    “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (João 8:32)

    Abração!
    Leitão
    PS.: Ah! Pietra! Quer frequentar uma turma boa que não fala de crise? http://leitaoemacao.com/buteco (rss, apareça lá)

  22. 22 MarcosW

    Concordo com a Pietra e o Leitao. Ja estou a 5 anos sem TV em casa. Como moro fora do Brasil, so vejo as noticias do Brasil pela internet, assim posso selecionar melhor.

  23. 23 Leitão

    Oi Marcos!

    Pois é…

    Chega a ser assustador… Passo de carro pela cidade e o que mais se vê são antenas de TV dependuradas sobre os telhados… Nos conjuntos habitacionais mais simples, lá estão elas, parafusadas como carrapatos pelas paredes à fora… Fico imaginando isso como se fosse um cano de esgoto ligado diretamente na sala das casas das pessoas, diretamente em suas mentes…

    Mas penso que a melhor forma de combater o mal é promovendo o bem. Então, não nos conformemos…

    Abraço!
    Leitão

  24. 24 roger

    Bom dia Mestre Leitão!
    A vale5 saiu de sua zona de congestão e desceu para baixo, o que acha, pode atingir lá embaixo sua projeção final perto doas 9,00? Abraços

  25. 25 Leitão

    Oi Roger!
    Bom dia!

    Perdeu suporte e tende a cair mais sim… vou fazer uma leitura nova com ela agora… já já posto!

    Abraço!
    Leitão

  26. 26 Fino

    Itaúsa rompeu o suporte…
    Será q busca mais quedas?
    Petrobras a preço de banana novamente

  27. 27 Leitão

    Oi Fino!

    Estou acompanhando… Assim que der boa leitura posto aqui para os amigos…

    Um abraço!
    Leitão

  28. 28 Pietro

    Olá Leitão, oi Pietra , olá Pessoal

    Leitão, é isso mesmo amigo, como as coisas do mundo estão contaminando nossas Famílias de porcarias.
    Se não tivermos fortes na mente e no espírito, vamos nos contaminar também. Temos que ser Prudentes e ficar atento em tudo.

    Tem uma frase dita pelo Santo Padre Pio: ”’Podemos ficar sem o Sol , mas nunca sem a Santa Missa””. A Palavra Santa vai nos direcionar e ajudar em nossa caminhada em nossas vidas.
    Quem busca o mundo, busca o pecado. Nossa Família , nossos filhos são as coisas mais importantes, temos que ensinar o verdadeiro ”valor” para elas….vamos nos alimentar com as coisas do “Alto”

    Pietra….Nossos Investimentos, também tem que estar também em equilíbrio com os nossos pensamentos e emoções. Já me senti assim também , como um vazio dentro de mim, olhando para as coisas do mundo e me sentindo uma porcaria. Foi aí que mudei a minha vida e conceitos , como o Leitão comentou, No momento onde vemos tudo dando errado com o mundo e com as pessoas , ou com dividas, ou com depressão…. etc…., é porque não fizemos o dever de casa corretamente. Estou partilhando o que aconteceu comigo, não sei se é isso que você percebe no sentimento…
    Estou me sentindo tranquilo com meus investimentos na Bolsa porque estou fazendo o dever de casa corretamente dentro do controle e margem de segurança. Pela minha idade, já vi a Bolsa passar por várias crises. Tudo isso vai passar…
    O controle em nossa finanças pessoais são importantíssimas para definir e planejar o nosso futuro. Evitar usar cartões de crédito é um fator fundamental, e é onde muitas familias são contaminadas, conforme o nosso Mestre Leitão já partilhou várias vezes por aqui.
    Abraços a todos.
    Pietro.

  29. 29 Leitão

    Oi Pietro!
    Obrigado pelo seu depoimento!

    As experiências de vida trocadas aqui ajudam a muitos outros leitores, muitas vezes calados, mas sempre aprendendo um pouco com os amigos…

    Para refletir, penso que o maior perigo é o Morno. O quente e o frio a gente sente na hora e já sabe, mas o Morno não ligamos muito… e é aí que está o problema.

    Abraço!
    Leitão

  30. 30 Amarildo

    Olá Pietra.

    Li os comentários sobre isolamento, notícias ruins, cara fechada, e tudo isso é verdade. Por onde ando só vejo pessoas reclamando.
    Possuo uma pequena empresa e meus funcionários começaram a reclamar, então chamei todos e disse-lhes “Crise é igual chifre alguém coloca na sua cabeça e não sai mais” kkkkk ….

    As crises nos mostram oportunidades, basta olharmos para a direção certa, mas tem que querer olhar. Bom, dito isso, busquei mostrar como melhorar nossas vendas e por incrível que pareça, atualmente ninguém fala em crise na empresa. E por fim, fechamos julho com vendas e resultados recordes.

    Meu negócio é um centro automotivo.

    Abraços.

    Amarildo

  31. 31 Leitão

    KKKKKKKKKKK!!!! Essa foi boa, Amarildo!

    Parabéns pela sua liderança com a equipe aí! É isso mesmo!

    Se tivesse um jeito de fazer o povo parar de ver TV e ficar recebendo lixo pela Internet…

    Abraços!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s